Autor Tópico: Revelação do evangelho ateu, rs  (Lida 4906 vezes)

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
Re:Revelação do evangelho ateu, rs
« Resposta #25 Online: 19 de Outubro de 2011, 01:38:08 »
Um Cristão não é adepto de nada, a princípio. Qualquer predicado que o vincule a qualquer  tipo de apego a princípio é mero perjúrio ( perjorativo). Até que se declare o contrário! Ou cristão não pode ser simplesmente quem admira Jesus Cristo ( e ponto)???

Não. O cristão é aquele que segue o que foi preconizado pelo ente mitológico Jesus naquele compêndio de estórias chamado Bíblia.
Cocordo que é controverso se Jesus é mito ou personagem histórico. É prudente ter cautela mesmo, que seja estória ou compêndio, até que se prove o contrário, mas como acredito que Jesus, ele mesmo (mito ou real) não preconize nem sequer que alguém crie uma religião por ele, também não posso crer que um cristão o faça com sua outorga. Se ficou claro isso, vejo-me como cristão simplesmente por admirá-lo.

« Última modificação: 19 de Outubro de 2011, 01:40:22 por sergiomgbr »
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Salazar

• Nível 20
  • *
« Resposta #26 Online: 19 de Outubro de 2011, 01:41:01 »
Então parabéns, não sabes o significado de cristão.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #27 Online: 19 de Outubro de 2011, 01:48:26 »
Eu fugiria, pois é uma armadilha. :lol:
Sinceramente...? 2...

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #28 Online: 19 de Outubro de 2011, 01:54:24 »
Um Cristão não é adepto de nada, a princípio. Qualquer predicado que o vincule a qualquer  tipo de apego a princípio é mero perjúrio ( perjorativo). Até que se declare o contrário! Ou cristão não pode ser simplesmente quem admira Jesus Cristo ( e ponto)???

Se um Cristão pode ser simplesmente quem admira Jesus Cristo, parabéns, você acaba de converter o Dalai Lama ao Cristianismo. Então não, meramente admirar Jesus não faz de ninguém Cristão, é preciso um compromertimento maior - considerá-lo seu salvador e único caminho para uma vida virtuosa.
Falácia do Escocês? Se não tem um comprometimento maior não é (verdadeiro)cristão? ::)
O Dalai Lama não é já um religioso? Portanto, ainda que admire x ou y, ,  tem seu ideário próprio que é o lamaísmo tibetano, asim como os muçulmanos que vêem Jesus como o profeta Isa, mas se "firmam" no final, em Alá!

Offline Salazar

• Nível 20
  • *
« Resposta #29 Online: 19 de Outubro de 2011, 02:06:06 »
Um Escocês em sua definição é alguem que nasce na Escocia, logo falar que quem não é bebado não é Escocês é uma falacia, pois o conceito de Escocês nada tem haver com bebida.
Agora, o conceito de cristão é alguem que pertence a alguma forma de religião ou culto cristã. Então falar que uma pessoa que não tem o compromentimento de ser praticante de um tipo de religião que tenha como base os ensinamentos do hippie de nazare não é um cristão é algo obvio.
Aprendeu a diferença troll?

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #30 Online: 19 de Outubro de 2011, 02:07:55 »
Seguinte,

se um cristão dissesse à algum de vocês que estaria disposto a ouvir/ler/ver o que vocês tem pra mostrar a respeito do ateísmo e dos motivos da sua falta de crença, por qual assunto começariam e o que mostrariam?

Eu começaria pela evolução e origem do homem, depois pela historia das religiões, pelas improbabilidades de deus, pelas discordâncias na bíblia...
Eu ficaria como advogado do diabo, a me pautar a debater pelo que são as maiores controvérsias entre que acredita e quem duvida, uma vez que seria uma terceira via. Eu não posso me dizer religioso pois não aceitaria argumentos que não podem ser corroborados pela "ciência" (se fosse proposto como verdade irrefutável para mim). Não poderia ser descrente pois não tenho alcance "comprovado pela ciência" sobre as convicções pessoais de outrem! E o que eu mesmo creio ou deixo de crer só faz sentido dentro do meu próprio eu.

Deixando claro que se referir a algúem inadvertidamente como "o cristão" ou "o infiel" ou "o ateu", etc. é muito fácil de cambar para a mais pura iconoclastia.

[Edição para correção ortográfica.]
« Última modificação: 19 de Outubro de 2011, 02:13:10 por sergiomgbr »

Offline Codex

• Nível 10
  • *
« Resposta #31 Online: 19 de Outubro de 2011, 02:17:06 »
Já passei por algo parecido com uma cristã, eu comecei fazendo perguntas sobre as controvérsias da bíblia, usei bastante o exemplo de Abraão. Ela então rebateu as incoerências com mais incoerências (sério?). Eu falei também sobre a 'moralidade' cristã, sobre a alusão a escravidão, a ordenação de morte a pessoas que não cumprissem certas doutrinas da religião, enfim, consegui fazer ela se contradizer, foi aqui que veio o pior... ela falou que encontraram a Arca de Noé no monte Ararat na Turquia, e me apresentou isso como verdade indiscutível (Passou no fantástico! Blá blá blá). Após averiguar a história, e mostrar a ela porque era infundada a certeza dela (Estudiosos cristãos, tudo tratado como sigilo, o governo não deixa outros cientistas chegarem perto, etc) ela finalmente recuou um pouco e começou a se questionar, falei então sobre a questão do 'inferno' e se ela realmente se sentia bem em seu Deus "mandar tanta gente pra lá", castigar eternamente por uma vida passageira, etc. Ela se mostrou um pouco aberta aos meus questionamentos, e com a carreira que escolheu (medicina) irá se questionar sobre a religião ainda mais, valeu a pena.
Codex, prazer.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #32 Online: 19 de Outubro de 2011, 03:27:44 »
Um Escocês em sua definição é alguem que nasce na Escocia, logo falar que quem não é bebado não é Escocês é uma falacia, pois o conceito de Escocês nada tem haver com bebida.
Agora, o conceito de cristão é alguem que pertence a alguma forma de religião ou culto cristã. Então falar que uma pessoa que não tem o compromentimento de ser praticante de um tipo de religião que tenha como base os ensinamentos do hippie de nazare não é um cristão é algo obvio.
Sim, já postei aqui (em outro tópico e em tom de chiste!)dizendo ser troll. Para esclarecer, não posso deixar de ser qualquer coisa que haja no mundo. Mas é por princípio. Portanto sou troll, militante, anarquista, monarquista, republicano, certo, errado, bem, mal...  assim sucessivamente, pois quero dizer que tudo do mundo há em mim. Mas é algo muito diferente de ter atitude troll, ou seja ser troller como parece sugerir seu apelo marcado supra em negrito. Repudio qualquer tom dessa natureza, pois não se adequa a minha conduta. Que fique bem claro desde já!

[Edição corrigindo ortografia e sintaxe]
« Última modificação: 19 de Outubro de 2011, 03:32:01 por sergiomgbr »

Offline Lucas Andarilhodocéu

• Nível 10
  • *
« Resposta #33 Online: 19 de Outubro de 2011, 13:00:09 »
Sérgio é agnóstico?

Bom, eu também entendo que cristão é todo aquele que segue jesus cristo e suas doutrinas, e que acredita que só ele é a salvação.

Alguém sabe um link pra pesquisa sobre como foi formada a bíblia pelos olhos de historiadores céticos? Quem possivelmente escreveu, como as outras culturas influenciaram e como chegou até nós o que é hoje? Sobre fraudes e falsificações da igreja católica daquele tempo, e sobre os historiadores do tempo de jesus, tais como Flávio Josefo e Fílon de Alexandria.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #34 Online: 19 de Outubro de 2011, 13:40:55 »
Aqui mesmo no fórum você encontra isso. Dê uma olhada na ferramenta de procura e no tópico Contradições da Bíblia.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #35 Online: 19 de Outubro de 2011, 13:53:55 »
Sérgio é agnóstico?

Bom, eu também entendo que cristão é todo aquele que segue jesus cristo e suas doutrinas, e que acredita que só ele é a salvação.

Alguém sabe um link pra pesquisa sobre como foi formada a bíblia pelos olhos de historiadores céticos? Quem possivelmente escreveu, como as outras culturas influenciaram e como chegou até nós o que é hoje? Sobre fraudes e falsificações da igreja católica daquele tempo, e sobre os historiadores do tempo de jesus, tais como Flávio Josefo e Fílon de Alexandria.
Sou o que sou. Como assim? Como eu poderia me definir, se eu abraço o mundo? Mais ou menos uma salvaguarda para mim evitar normalmente me autodefinir, lembrando daquele ditado, "nunca digas dessa água não beberei" :P

Nunca se sabe se vai encarnar um "Matrix", logo em você, no meio de uma multidão para perseguir o Neo! :olheira:

[Edição correção gramatical}
« Última modificação: 19 de Outubro de 2011, 13:58:19 por sergiomgbr »

Offline pablito

• Nível 14
  • *
« Resposta #36 Online: 19 de Outubro de 2011, 14:40:08 »
Sérgio é agnóstico?

Para parte do velho testamento, sugiro "A Bíblia NÃO tinha razão": http://www.agirafa.com.br/girafa/detalhe_produto.asp?id=144.

Sobre a conversa acerca da definição de cristão, gostaria de dar um... digamos, um testemunho.

Conversava com um fulano e ele se definiu como cristão.
Perguntei se ele acreditava que o sacrifício de Jesus na cruz tinha garantido a remissão do Pecado Original.
Ele me olhou com uma cara estranha e disse que nunca tinha ouvido falar disso.
Perguntei pra ele como ele entendia a trindade.
Ele, com ar de surpreso diante de minha informação, não entendia que jesus fosse deus (e olha que eu nem falei do Espírito Santo, hem).

Bem, esse conhecido meu é um tipo de cristão... um tipo que de cristão tem muito pouco, pois só consegue ver jc como um líder pacifista.

Bem, já que sou ateu, não sou eu que vou definir exatamente o que é um cristão... mas que é muito estranho um [autoproclamado] cristão que não segue o cristianismo pregado nas igrejas (seja a católica ou as denominações protestantes) isso é...

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #37 Online: 19 de Outubro de 2011, 14:51:56 »

Salazar, debata sem ofender, se achar que algum forista esta quebrando alguma regra, denuncie a moderação. Considere-se advertido.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Aparecido das Dores

• Nível 02
  • *
« Resposta #38 Online: 19 de Outubro de 2011, 14:53:13 »
Bom, o cristão em questão aceitou ouvir sem questionar o que eu mostrasse pra ele, em troca eu também ouviria o que ele tem pra me mostrar sobre sua crença. Prometi tratar do assunto com seriedade, porque nas outras conversas eu fui um pouco debochado (não tem como não ser), o cristão também prometeu ouvir o que os ateístas têm.

Bem cara, se o seu amigo estiver mesmo disposto a ouvir, o que é bem difícil, acho que O DOSSEL SAGRADO de Peter L. Berguer é uma boa escolha.

Offline Salazar

• Nível 20
  • *
« Resposta #39 Online: 19 de Outubro de 2011, 15:02:18 »
Salazar, debata sem ofender, se achar que algum forista esta quebrando alguma regra, denuncie a moderação. Considere-se advertido.
Copy that.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!