Já passei por algo parecido com uma cristã, eu comecei fazendo perguntas sobre as controvérsias da bíblia, usei bastante o exemplo de Abraão. Ela então rebateu as incoerências com mais incoerências (sério?). Eu falei também sobre a 'moralidade' cristã, sobre a alusão a escravidão, a ordenação de morte a pessoas que não cumprissem certas doutrinas da religião, enfim, consegui fazer ela se contradizer, foi aqui que veio o pior... ela falou que encontraram a Arca de Noé no monte Ararat na Turquia, e me apresentou isso como verdade indiscutível (Passou no fantástico! Blá blá blá). Após averiguar a história, e mostrar a ela porque era infundada a certeza dela (Estudiosos cristãos, tudo tratado como sigilo, o governo não deixa outros cientistas chegarem perto, etc) ela finalmente recuou um pouco e começou a se questionar, falei então sobre a questão do 'inferno' e se ela realmente se sentia bem em seu Deus "mandar tanta gente pra lá", castigar eternamente por uma vida passageira, etc. Ela se mostrou um pouco aberta aos meus questionamentos, e com a carreira que escolheu (medicina) irá se questionar sobre a religião ainda mais, valeu a pena.