Eu sempre li e ouvi dizer ,inclusive em aulas na escola e em revistas estilo Isto é e Veja e em livros de autores celebrados como Eric From ,que as bombas atômicas podem destruir o mundo. Que mesmo só com uma pequena proporção das bombas atomicas sendo lançada já se podem destruir o mundo e matar toda a população.
[...]
A explosão de todas as bombas nucleares (A, H e N) simultaneamente não faria mais do que um 'risco' na superfície terrestre. Então para a pergunta "elas podem destruir o mundo" a resposta é "não"!
Mas o mesmo não pode ser dito para a
vida em geral e em especial para a espécie humana. Se ocorresse uma deflagração total (que é muito difícil) haveria uma série de problemas simultâneos.
O primeiro seria a destruição física no raio de alcance das ogivas, que variam de poucas dezenas de metros até 6 ou 7 km para as ogivas de 1 megaton que equipam os mísseis Titan II (que estão na reserva da USAF).
O segundo seria a radiação que contaminaria a atmosfera, as plantações e os corpos de água em terra e que, mais cedo ou mais tarde, chegariam nas zonas costeiras afetando os recifes de corais e os manguezais.
O terceiro seria a poeira na forma de aerossóis que ficaria em suspensão por muito tempo (semanas a meses, pelo menos) que ampliaria, inicialmente, o atual efeito-estufa (aumento da temperatura) e depois provavelmente ocorreria um grande rebaixamento nela ("inverno nuclear"). Isto afetaria o padrão de circulação atmosférico e oceânico e prejudicaria a fotossíntese.
A partir disto imagine (ou projete) o quanto os seres humanos seriam afetados.