Autor Tópico: A questão da destruição que as bombas atômicas podem causar  (Lida 5635 vezes)

Offline LaraAS

• Contas Excluídas
  • Nível 27
  • *
A questão da destruição que as bombas atômicas podem causar
« Online: 28 de Outubro de 2011, 20:36:30 »
        Eu sempre li e ouvi dizer ,inclusive em aulas na escola e em revistas estilo Isto é e Veja  e em livros de autores celebrados como Eric From ,que as bombas atômicas podem destruir o mundo. Que  mesmo só com uma pequena proporção das bombas atomicas sendo lançada já se podem destruir o mundo e matar toda a população.
        Mas nesse forum ,eu li alguns dos tópicos e alguns estão dizendo que isso é exagero ,que as bombas atômicas ,mesmo se todas forem jogadas não iriam fazer tanto mal assim...
        Alguém pode me dar maiores informação sobre isso?

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
Re:A questão da destruição que as bombas atômicas podem causar
« Resposta #1 Online: 28 de Outubro de 2011, 20:50:06 »
É bom lembrar qua a destruição provocada por uma eventual guerra nuclear global não se limitará às bombas em si.

Por exemplo, veja a questão do "Inverno Nuclear":

http://pt.wikipedia.org/wiki/Inverno_nuclear
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 28 de Outubro de 2011, 20:53:41 »
Algumas dezenas de bombas atômicas seriam suficientes para escurecer a Terra por uma década e levar a agricultura ao colapso. Mais gente ia morrer de fome do que com as consequências diretas das bombas nesse cenário.

Artigo completo da Scientific American sobre o assunto (em inglês): http://climate.envsci.rutgers.edu/pdf/RobockToonSciAmJan2010.pdf

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 28 de Outubro de 2011, 22:27:00 »
Eu sempre li e ouvi dizer ,inclusive em aulas na escola e em revistas estilo Isto é e Veja  e em livros de autores celebrados como Eric From ,que as bombas atômicas podem destruir o mundo. Que  mesmo só com uma pequena proporção das bombas atomicas sendo lançada já se podem destruir o mundo e matar toda a população.
[...]

A explosão de todas as bombas nucleares (A, H e N) simultaneamente não faria mais do que um 'risco' na superfície terrestre. Então para a pergunta "elas podem destruir o mundo" a resposta é "não"!

Mas o mesmo não pode ser dito para a vida em geral e em especial para a espécie humana. Se ocorresse uma deflagração total (que é muito difícil) haveria uma série de problemas simultâneos.

O primeiro seria a destruição física no raio de alcance das ogivas, que variam de poucas dezenas de metros até 6 ou 7 km para as ogivas de 1 megaton que equipam os mísseis Titan II (que estão na reserva da USAF).

O segundo seria a radiação que contaminaria a atmosfera, as plantações e os corpos de água em terra e que, mais cedo ou mais tarde, chegariam nas zonas costeiras afetando os recifes de corais e os manguezais.

O terceiro seria a poeira na forma de aerossóis que ficaria em suspensão por muito tempo (semanas a meses, pelo menos) que ampliaria, inicialmente, o atual efeito-estufa (aumento da temperatura) e depois provavelmente ocorreria um grande rebaixamento nela ("inverno nuclear"). Isto afetaria o padrão de circulação atmosférico e oceânico e prejudicaria a fotossíntese.

A partir disto imagine (ou projete) o quanto os seres humanos seriam afetados.
« Última modificação: 28 de Outubro de 2011, 23:21:55 por Geotecton »
Foto USGS

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 28 de Outubro de 2011, 22:52:57 »
Na verdade a palavra "mundo" pode significar algo diferente de "planeta" dependendo de contexto.

Para mim este aqui é um mapa da Terra:

E este aqui é um mapa do mundo:

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 28 de Outubro de 2011, 23:06:50 »
Certeza que o Geo vai corrigir o seu uso errôneo da palavra "mapa". =)
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 28 de Outubro de 2011, 23:12:15 »
Vixi, espero que sim, pois se usei errado eu não sei mesmo o que é um mapa :confuso:

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 28 de Outubro de 2011, 23:34:10 »
Certeza que o Geo vai corrigir o seu uso errôneo da palavra "mapa". =)

Vixi, espero que sim, pois se usei errado eu não sei mesmo o que é um mapa :confuso:

Bem. Se fosse para ser chato ao extremo (ou seja, mais do que já sou  :P), eu diria que a primeira figura tem elementos de um "mapa", como a representação em escala do planeta mas faltam-lhe, no mínimo, a escala e uma legenda; além do fato de que ela é um mosaico de imagens de satélite com pelo menos um ajuste (reparem que não existem nuvens).

E sem dúvida que a segunda figura é aquilo que nós estamos mais acostumados a chamar de "mapa", do tipo "político".
Foto USGS

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 28 de Outubro de 2011, 23:36:42 »
Viu, Snow, você é mais chato do que o Geo :P

Offline TMAG

• Nível 20
  • *
« Resposta #9 Online: 28 de Outubro de 2011, 23:46:03 »
Uma simples guerrinha nuclear entre Paquistão e Índia já seria mais que suficiente para causar muitos problemas em escala global.
Aliás, um país instável como o Paquistão possuir bombas atômicas é um dos maiores perigos que consigo vislumbrar no cenário mundial.O Paquistão me dá medo.
''O objetivo dos Governos é sempre o mesmo: limitar o indivíduo, domesticá-lo, subordiná-lo, subjugá-lo.'' - Max Stirner

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 28 de Outubro de 2011, 23:54:54 »
Deveras, é justamente sobre um potencial conflito Índia × Paquistão que o artigo da SciAm que postei fala. Possivelmente vivemos sob mais risco de uma guerra nuclear hoje do que durante a Guerra Fria e não estamos nem aí.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 29 de Outubro de 2011, 00:03:43 »
Deveras, é justamente sobre um potencial conflito Índia × Paquistão que o artigo da SciAm que postei fala. Possivelmente vivemos sob mais risco de uma guerra nuclear hoje do que durante a Guerra Fria e não estamos nem aí.

Uma guerra Índia x Paquistão (cerca de 30 ogivas/bombas) ou até mesmo Índia x China (cerca de 320 ogivas/bombas) não passariam de meros "fogos-de-artifício" se comparados com uma guerra EUA x URSS no auge da posse de armas nucleares por parte deles em 1986 (cerca de 50.000 ogivas/bombas).
Foto USGS

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 29 de Outubro de 2011, 00:12:58 »
Sim, mas EUA e Rússia eram comandados por pessoas inteligentes e que sabiam que um enfrentamento nuclear não seria do interesse de ninguém. O Paquistão pode sofrer um golpe de estado a qualquer momento e cair nas mãos de fanáticos.

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #13 Online: 29 de Outubro de 2011, 00:22:02 »
E a ex-URSS teve o acidente de Chernobyl, e isso deu muito medo nos dois lados da guerra fria....
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 29 de Outubro de 2011, 00:24:18 »
Chernobyl foi um acidente, claro que inspirou temor, mas não com relação a uma guerra.

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #15 Online: 29 de Outubro de 2011, 00:32:14 »
Inspirou temor com relação as consequências da radiação ionizante, e como ela(a radiação) não é tão controlável assim.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline TMAG

• Nível 20
  • *
« Resposta #16 Online: 29 de Outubro de 2011, 00:49:17 »
Inspirou temor com relação as consequências da radiação ionizante, e como ela(a radiação) não é tão controlável assim.

Mas comparar os efeitos de Chernobyl com os de uma guerra nuclear é absolutamente desproporcional, uma guerra entre Índia e Paquistão teria consequências muito mais graves para o mundo inteiro.
''O objetivo dos Governos é sempre o mesmo: limitar o indivíduo, domesticá-lo, subordiná-lo, subjugá-lo.'' - Max Stirner

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #17 Online: 29 de Outubro de 2011, 00:59:10 »

Mas comparar os efeitos de Chernobyl com os de uma guerra nuclear é absolutamente desproporcional, uma guerra entre Índia e Paquistão teria consequências muito mais graves para o mundo inteiro.
Foi exatamente essa sensação que os EUA e (ex)URSS tiveram quando aconteceu o acidente de Chernobyl, tanto é que um monte de bombas atômicas foram desativadas.

É claro que os efeitos de uma bomba atômica é muito pior que o acidente de Chernobyl, os EUA e URSS
tinham bombas que equivaliam a 400 Chernobyls....

Só que o paquistão e a índia são o paquistão e a índia, duvido que eles tenham maturidade o suficiente pra lidar com questões nucleares.

Offline TMAG

• Nível 20
  • *
« Resposta #18 Online: 29 de Outubro de 2011, 01:01:29 »
Não tenho muita preocupação em relação a Índia, o que me mete medo são os malucos do Paquistão.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 29 de Outubro de 2011, 01:49:45 »
É possivelmente o país mais instável do planeta. Lembremos que Osama Bin Laden estava escondido lá não dentro de uma caverna, mas numa mansão a 7 km de uma base militar. O presidente do país não tem controle sobre setores do próprio exército.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #20 Online: 29 de Outubro de 2011, 02:29:44 »
Acho que pior que India x Paquistão é um provavel Irã x Israel.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 29 de Outubro de 2011, 10:45:59 »
E a ex-URSS teve o acidente de Chernobyl, e isso deu muito medo nos dois lados da guerra fria....
chernobil foi em 1986,a Guerra Fria é de muito antes. O que inspirou o não uso das armas nucleares foram justamente Hiroshima e Nagasaki. E mesmo assim houve duas ocasiões, pelo menos, em que elas quase foram usadas.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 29 de Outubro de 2011, 11:48:15 »
Acho que pior que India x Paquistão é um provavel Irã x Israel.

O Irã abandonou seu programa de desenvolvimento de armas nucleares. E se é do "Armadinejade" que você tem medo, esse cara nunca mandou nada no país.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #23 Online: 29 de Outubro de 2011, 11:55:55 »
chernobil foi em 1986,a Guerra Fria é de muito antes. O que inspirou o não uso das armas nucleares foram justamente Hiroshima e Nagasaki. E mesmo assim houve duas ocasiões, pelo menos, em que elas quase foram usadas.

Fique sabendo recentemente que Reagan ficou fortemente impressionado pelo filme "O dia seguinte", o que o incentivou a uma atitude mais aberta ao desarmamento. Não sei a que ponto isso é verdade, mas sabendo o RR consultava um astrólogo antes de preparar sua agenda...

Pessoalmente, acho que uma guerra nuclear entre URSS e EUA no começo dos anos 80 seria uma grande tragédia para a nossa civilização global, que levaria muitas décadas ou mesmo um século para se recuperar. Mas o fato é que a biosfera terrestre já passou por crises piores.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 29 de Outubro de 2011, 13:09:08 »
[...]
Mas o fato é que a biosfera terrestre já passou por crises piores.

Mas não sob a nossa presença.
Foto USGS

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!