Autor Tópico: A questão da destruição que as bombas atômicas podem causar  (Lida 5636 vezes)

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
Re:A questão da destruição que as bombas atômicas podem causar
« Resposta #25 Online: 29 de Outubro de 2011, 13:10:17 »
O problema não é o que acontece com a biosfera, mas com a antroposfera :medo:
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #26 Online: 29 de Outubro de 2011, 15:04:18 »
E a ex-URSS teve o acidente de Chernobyl, e isso deu muito medo nos dois lados da guerra fria....
chernobil foi em 1986,a Guerra Fria é de muito antes. O que inspirou o não uso das armas nucleares foram justamente Hiroshima e Nagasaki. E mesmo assim houve duas ocasiões, pelo menos, em que elas quase foram usadas.
Você já leu o que Gorbachev falou sobre Chernobyl? A URSS ficou muito impressionada com este acidente, e a população russa e afins também ficou. A região em torno de Chernobyl vai ficar inabitada por 800 anos.

Eles aceitaram ajuda do ocidente (capitalista, malvado, cruel etc) pra ajudar a resolver a crise de Chernobyl, a Europa inteira ficaria inabitável caso ocorresse uma segunda explosão. Chernobyl assustou todo mundo, e eles tinham armas nucleares muito mais potentes que o acidente dessa usina. E desativaram boa parte destas armas depois desse acidente.
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Irracionalista

• Nível 13
  • *
« Resposta #27 Online: 29 de Outubro de 2011, 15:11:55 »
O problema não é o que acontece com a biosfera, mas com a antroposfera

Exatamente. Mesmo o pior cenário possível de um "Apocalipse Nuclear", que seria iniciar em alto estilo uma cenário de extinção em massa, embora causasse uma redução considerável na riqueza e variedade de espécie, seria algo que logo seria 'remediado" pelas prováveis irradiações evolutivas que ocorreriam posteriormente. Como disse George Carlin: "The planet is fine; the people are fucked"

A região em torno de Chernobyl vai ficar inabitada por 800 anos.

Inabitada por humanos - a vida selvagem no local é vicejante, muito mais do que se poderia prever, aliás. Ao que parece, nós somos muito mais perigosos que qualquer partícula radioativa  :hihi:
"Make Money, Not War."

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #29 Online: 18 de Novembro de 2011, 01:17:55 »
qual o raio de isolamento de chernobyl?
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #30 Online: 18 de Novembro de 2011, 17:10:40 »
Os grandes herois de chernobyl foram os pilotos de helicoptero, os caras fizeram miseria e com nenhuma baixa devido a radiaçao nestas anos todos,  a propria comunidade de pilotos ocidentais elogiou a bravura deles

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #31 Online: 18 de Novembro de 2011, 17:47:21 »
Os grandes herois de chernobyl foram os pilotos de helicoptero, os caras fizeram miseria e com nenhuma baixa devido a radiaçao nestas anos todos,  a propria comunidade de pilotos ocidentais elogiou a bravura deles

Os verdadeiros grandes heróis foram os voluntários que desceram na cúpula rompida para combater o incêndio para direcionar a descarga de cimento que selou o reator. Cerca de 28 deles morreram.
Foto USGS

Offline Muad'Dib

• Nível 34
  • *
« Resposta #32 Online: 19 de Novembro de 2011, 02:15:18 »
Um negócio que eu li em algum canto e fez bastante sentido para mim é uma relação entre a quantidade ignorante de testes atômicos no século passado e a epidemia de câncer que nós estamos vivendo hoje.

Óbvio que tem alimentação, poluição ambiental, maus hábitos e coisa e tal, mas eu acho que deve ser um dos motivos.

O Angeli tem uma frase ótima para nós:

"O ser humano é o único inseto que inventou o próprio inseticida".

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #33 Online: 19 de Novembro de 2011, 09:44:20 »
qual o raio de isolamento de chernobyl?

Nos primeiros dias da catástrofe eram 30 km.

Hoje eu não sei.
Foto USGS

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #34 Online: 19 de Novembro de 2011, 18:11:16 »
e foi algumas milhares de vezes mais forte do que Hiroshima (no quesito radioatividade), não?
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #35 Online: 19 de Novembro de 2011, 18:40:38 »
e foi algumas milhares de vezes mais forte do que Hiroshima (no quesito radioatividade), não?

Sim, porque a contaminação pelo núcleo era muito mais pervasiva, visto que a radioatividade da explosão das bombas rapidamente se dissipou.
Foto USGS

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #36 Online: 20 de Novembro de 2011, 00:31:07 »
por isso que acho a avaliação de que as bombas atômicas poderiam invalidar o mundo para uso humano é demasiadamente forte.
30KM não me parece muito. Sei que depois revisaram e aumentaram o raio, mas ainda não consigo entender como a explosão de todas as bombas nucleares poderia acabar com a vida no planeta.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #37 Online: 20 de Novembro de 2011, 00:42:58 »
por isso que acho a avaliação de que as bombas atômicas poderiam invalidar o mundo para uso humano é demasiadamente forte.
30KM não me parece muito. Sei que depois revisaram e aumentaram o raio, mas ainda não consigo entender como a explosão de todas as bombas nucleares poderia acabar com a vida no planeta.

Embora a radioatividade tenda a se dissipar, uma explosão quase simultânea das ogivas dos arsenais nucleares resultaria na contaminação maciça de corpos de água, inclusive a subterrânea; na formação de aerossóis (i.e, de partículas de ínfima granulação) contaminados que se deslocariam ao redor do planeta aumentando, em muito, o raio de contaminação e pelo "inverno nuclear" com o bloqueio da luz solar em função dos detritos de granulação ultra fina que circulariam a Terra durante meses.
Foto USGS

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #38 Online: 20 de Novembro de 2011, 00:45:54 »
bicho, pega o tanto de poeira que uma bomba nuclear pode espalhar e compara com um vulcão. O globo me parece muito grande para um estrago desse tamanho

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #39 Online: 20 de Novembro de 2011, 00:53:49 »
bicho, pega o tanto de poeira que uma bomba nuclear pode espalhar e compara com um vulcão. O globo me parece muito grande para um estrago desse tamanho

Eu estava pensando não em uma mas em 50.000 ogivas nucleares.
Foto USGS

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #40 Online: 20 de Novembro de 2011, 00:56:07 »
quantos milhões de km2 tem o mundo? Cada bomba pode destruir quantos km2?

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #41 Online: 20 de Novembro de 2011, 01:06:13 »
quantos milhões de km2 tem o mundo? Cada bomba pode destruir quantos km2?

A superfície do planeta tem aproximadamente 510 milhões de km2 dos quais 30% são de terras emersas e a destruição física direta seria algo em torno de 30 milhões de km2.

A despeito disto, Agnóstico, voce tem que ter em mente que a escala de destruição de biomas seria muito maior por causa dos efeitos pós-explosões: Calor; radioatividade residual; "efeito-estufa"; "inverno nuclear"; possíveis mudanças no padrão de correntes marítimas e de ventos; entre outros.
Foto USGS

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #42 Online: 20 de Novembro de 2011, 01:22:43 »
você está dizendo que a área que seria destruída diretamente seria mais que 3x o Brasil?

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #43 Online: 20 de Novembro de 2011, 01:37:41 »
Embora a radioatividade tenda a se dissipar, ...
Dissipar a radiação, calor, etc de uma bomba com o resto do globo (infinito), é tb diferente de dissipar em um raio médio entre bombas muito menor. Nos pontos intermediários deveria haver sobreposição de níveis de radiação, fuligem, etc, por um certo período de tempo, e não constante atenuação.

Mas tb sempre tive essa dúvida do Agnóstico.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #44 Online: 20 de Novembro de 2011, 01:38:04 »
você está dizendo que a área que seria destruída diretamente seria mais que 3x o Brasil?

Sim, em uma situação ideal.

Ou seja, se cada ogiva fosse detonada na exata distância do raio de influência de cada explosão.

Exemplo: Cada ogiva de um SS-18 (ele levava 14 e existiam cerca de 310 mísseis) podia produzir massiva destruição em uma área de até 1.450 km2.
Foto USGS

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #45 Online: 20 de Novembro de 2011, 09:38:26 »
Sim, em uma situação ideal.

Ideal para quem, seu louco? :P

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #46 Online: 20 de Novembro de 2011, 14:28:32 »
Pois é, para acontecer essa destruição física descrita pelo Geo, cada uma das 50 mil ogivas teriam que ser lançadas precisamente "ao lado" do limite do raio de destruição da anterior, o que ná prática tem chances quase zero de acontecer. Eu também me enquadro no time cético quanto a um fim do mundo por causa de nossas bombas atômicas.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #47 Online: 20 de Novembro de 2011, 15:20:40 »
Vocês esquecem fatores como dispersão atmosférica, correntes marítimas, contaminação da cadeia alimentar. Uma única ogiva detonada espalha fragmentos na atmosfera que alcançam longas distâncias, um acidente em um reator, por outro lado, não possui essa variável. Além disso, se houver a contaminação de fontes de água, como aquiferos, maior será o alcance.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #48 Online: 20 de Novembro de 2011, 15:48:03 »
No 11/09, a primeira coisa que pensei, ao ver os aviões se chocando com as torres, foi que numa iminência de uso de armas nucleares, estaríamos aqui em Belo Horizonte sobre uma vasta rede de túneis originados pela mineração de ouro da Mina de Morro Velho, e que se todo mundo pensasse a mesma coisa, seria um rebú de gente entupindo instantaneamente todas as estradas em direção à entrada da mina! :medo:

Edição para acertar o relógio 2 meses!( de 11/11 para 11/09) :harhar:
« Última modificação: 20 de Novembro de 2011, 19:09:05 por sergiomgbr »
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #49 Online: 20 de Novembro de 2011, 16:50:36 »
No 11/11, a primeira coisa que pensei, ao ver os aviões se chocando com as torres,
[...]

Na sua cidade, os ataques às torres gêmeas em 11/09 só passaram na televisão dois meses depois?  :P
« Última modificação: 20 de Novembro de 2011, 18:34:41 por Geotecton »
Foto USGS

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!