Autor Tópico: Curiosity with Stephen Hawking, Did God Create the Universe?  (Lida 5572 vezes)

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
Curiosity with Stephen Hawking, Did God Create the Universe?
« Online: 29 de Outubro de 2011, 17:14:36 »
<a href="http://www.youtube.com/v/WQhd05ZVYWg" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/WQhd05ZVYWg</a>

O mesmo documentário está passando agorinha mesmo no Discovery Channel.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
Re:Curiosity with Stephen Hawking, Did God Create the Universe?
« Resposta #1 Online: 29 de Outubro de 2011, 18:01:51 »
Eu imaginava que o final ia ser mais ambíguo, como é de praxe em programas que abordam essa questão na mídia mainstream, mas o Hawking não poderia ter sido mais direto. Ele fala claramente: "There is no God."

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 29 de Outubro de 2011, 22:55:07 »
Eu imaginava que o final ia ser mais ambíguo, como é de praxe em programas que abordam essa questão na mídia mainstream, mas o Hawking não poderia ter sido mais direto. Ele fala claramente: "There is no God."

Eu vi o documentário no Discovery e fiquei surpreso com a declaração "deus não existe" no final do programa, feita sem qualquer tipo de ressalva.
Foto USGS

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 29 de Outubro de 2011, 23:02:58 »
Pois é, que mudança desde a ambiguidade calculada em Uma Breve História do Tempo, hein? Será que de tanto escreverem o nome dele como Stephen Hawkins ele acabou achando que era o Richard Dawking? :lol:

Offline Dragão Invisível

• Nível 10
  • *
  • Vejam o Dragão Invisível na minha garagem!
« Resposta #4 Online: 30 de Outubro de 2011, 18:16:23 »
Achei em português:
<a href="http://www.youtube.com/v/EFsKdhhz0L0" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/EFsKdhhz0L0</a>
O ateísmo não é uma filosofia, não é sequer uma visão de mundo, é simplesmente o reconhecimento do óbvio.

Offline Peccatum

• Nível 10
  • *
« Resposta #5 Online: 31 de Outubro de 2011, 18:39:34 »
Verei! Mas nao me surpreende o "There is no God". No "O Grande Projeto" ele já havia escrito que não é necessário deus para explicar o universo.

Offline Feynman

• Nível 32
  • *
« Resposta #6 Online: 01 de Novembro de 2011, 01:50:28 »
Pois é, que mudança desde a ambiguidade calculada em Uma Breve História do Tempo, hein? Será que de tanto escreverem o nome dele como Stephen Hawkins ele acabou achando que era o Richard Dawking? :lol:

:-)

A propósito, não duvido que Dawkins possa ter influenciado esta mudança. Eles trocaram algumas idéias recentemente.

<a href="http://www.youtube.com/v/CMJFfaKZXRs" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/CMJFfaKZXRs</a>
"Poetas dizem que a Ciência tira toda a beleza das estrelas - meros globos de átomos de gases. Eu também posso ver estrelas em uma noite limpa e sentí-las. Mas eu vejo mais ou menos que eles?" - Richard Feynman

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
« Resposta #7 Online: 01 de Novembro de 2011, 13:31:04 »
Ola Uili,

Verdade. Pelo que li no livro do Novello, o que existe é a matemática, que é capaz de descrever uma estrutura que não pode ser chamada de espaço-tempo, e operadores matemáticos, que agem sobre este nada e geram o nosso universo. Isto, considerando-se que este nada é somente mais um dos estados possíveis da matéria e que é, mesmo assim, equivalente ao nada filosófico.

Aceitando-se isso, acho que o problema acaba. Neste cenário (claro, se não estiver errado), o que falar então da nossa criação, a matemática ?

Abs
Felipe
« Última modificação: 01 de Novembro de 2011, 13:33:18 por Feliperj »

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 01 de Novembro de 2011, 18:50:55 »
Olá, Feliperj,

Não entendi lhufas do que você escreveu.

Sinceramente (até demais),

Uili.

Offline Rocky Joe

• Nível 34
  • *
« Resposta #9 Online: 02 de Novembro de 2011, 00:28:47 »
Acho que o que ele está mencionando é que, de acordo com as leis da física atuais, não precisamos de um Deus (ou qualquer coisa externa) para iniciar o universo, as próprias leis da física dão conta disso. Há um vídeo do Sean Carroll sobre isso, em inglês:

Me incomoda colocar coisas em inglês no fórum, mas não dá para explicar com as próprias palavras. Nem sei se entendi o vídeo! :P Daqui a alguns anos, quem sabe. Tenho vontade de fazer mestrado em cosmologia.

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
« Resposta #10 Online: 03 de Novembro de 2011, 13:31:27 »
Ola Uili/Martuchrlli.

Relendo, acho que ficou um comentário muito solto mesmo. Eu vou fazer o seguinte: depois, vou transcrever alguns trechos do Novello, e ai refazer os comentários.

Mas é mais ou menos o que o Martuchelli falou, porém meio que "respondendo" ao que o Geo colocou, qdo falou que a afirmação foi feita sem nenhuma ressalva.

Abs
Felipe

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 25 de Dezembro de 2011, 20:03:32 »
Vai passar este documentário hoje às 21h no Discovery Channel. Ver alguém falando que Deus não existe na televisão em pleno Natal não tem preço :biglol:

Offline Feynman

• Nível 32
  • *
« Resposta #12 Online: 28 de Dezembro de 2011, 23:20:49 »
Ver alguém falando que Deus não existe na televisão em pleno Natal não tem preço :biglol:

2

Pena que o argumento tido como o mais decisivo a favor da não-existência de deus, segundo transparece o documentário, a saber, a impossibilidade de existência de algo antes de o tempo existir, logo a inexistência de deus, seja muito fraco. Parte do pressuposto de que o universo, toda a existência, é algo peremptoriamente finito e relativamente bem conhecido, de forma muito factual. Se assim o fosse, os mesmos grandes pesquisadores que estruturaram a modelo padrão da cosmologia não estariam pesquisando, hoje, situações que pudessem dar origem ao nosso universo ponderável. Por mais conjecturais que sejam, é claro que estas tentativas não depõe a favor de uma plena certeza em relação à existência do cosmos.

Depor contra a existência de deus é muito mais producente a partir de uma argumentação de contingência aliada ao que sabemos sobre a Natureza e sobre a História. O documentário acerta ao tangenciar alguns destes aspectos, mas peca ao sustentar o argumento simples da finitude do tempo.

Mas é claro que também estou contente com as repetidas exibições deste monólogo do Hawking.
"Poetas dizem que a Ciência tira toda a beleza das estrelas - meros globos de átomos de gases. Eu também posso ver estrelas em uma noite limpa e sentí-las. Mas eu vejo mais ou menos que eles?" - Richard Feynman

Offline PauloH

• Nível 10
  • *
« Resposta #13 Online: 28 de Dezembro de 2011, 23:29:31 »
 Apesar de excluir Deus, abre espaço para coisas ainda mais absurdas, vários universos.

Offline Feynman

• Nível 32
  • *
« Resposta #14 Online: 28 de Dezembro de 2011, 23:58:07 »
Apesar de excluir Deus, abre espaço para coisas ainda mais absurdas, vários universos.

Que bom que reconheces que deus é absurdo.

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
« Resposta #15 Online: 29 de Dezembro de 2011, 17:10:54 »
Ola PauloH,

Absurdo é sustentar que so existiu um evento (um big bang). Se vc refletir um pouco, talvez concorde que a sustentação de um evento único é muito mais problemática que a de um multi-verso.

E pq só podemos ter existência em espaços onde temos dimensões temporais ? Isso, se o tempo realmente existir, o que é outra discussão.

Feynman, a qual Deus vc se refere como absurdo ?

Abs
Felipe

Offline Feynman

• Nível 32
  • *
« Resposta #16 Online: 29 de Dezembro de 2011, 17:51:20 »
Não vejo como qualquer especificação de minha parte possa fazer diferença. Todos os personagens folclóricos tidos como deuses. Melhor?

Offline Luiz Carlos

• Nível 10
  • *
« Resposta #17 Online: 03 de Janeiro de 2012, 09:37:51 »

Eu vi o documentário no Discovery e fiquei surpreso com a declaração "deus não existe" no final do programa, feita sem qualquer tipo de ressalva.

Fiquei igualmente surpreso, não é muito o perfil do "Discovery", normalmente eles evitam esse tipo de afirmação para evitar problemas com a audiencia religiosa nos EUA. Pra quem ainda não assistiu, recomendo

Offline genjikhan

• Nível 18
  • *
  • Razão+imparcialidade= espirito livre
« Resposta #18 Online: 03 de Janeiro de 2012, 13:34:28 »
É possivel que essa declaração no final só tenha sido possível graças à outra série-documentário que abordou a mesma questão,que foi no 1º episódio de "Through the wormhole" . Achei impressionante que a maioria das pessoas tenha ignorado essa excelente série,mesmo que o apresentador seja o "Morgan Freeman" .
"Não há fatos eternos,assim como não há verdades absolutas" - Friederich Nietzsche

"Os males de que padece o ser humano vêm em seu maior número,vêm dele mesmo" - Plínio

"Quem conhece a sua ignorância revela a mais profunda sapiência. Quem ignora a sua ignorância vive na mais profunda ilusão" - Lao Tsé

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 04 de Janeiro de 2012, 22:41:46 »
É possivel que essa declaração no final só tenha sido possível graças à outra série-documentário que abordou a mesma questão,que foi no 1º episódio de "Through the wormhole" . Achei impressionante que a maioria das pessoas tenha ignorado essa excelente série,mesmo que o apresentador seja o "Morgan Freeman" .

É um ótimo documentário em série. Mas a maioria das pessoas simplesmente não consegue acompanhar a exposição, mesmo ela sendo em um nível de segundo grau.
Foto USGS

Offline genjikhan

• Nível 18
  • *
  • Razão+imparcialidade= espirito livre
« Resposta #20 Online: 05 de Janeiro de 2012, 12:50:33 »
Eu diria que alguns dos episódios que envolvem fisica avançada seriam os mais chatos,porque fica muito em suposições e teorias . Os episódios que mais gostei dessa série foram os episódios relacionados à biologia,como o relacionado à biogênese,a possibilidade de existir vida após a morte e a possível existência de um "sexto-sentido" e eles mostram alguns indícios para sustentar as teorias .
"Não há fatos eternos,assim como não há verdades absolutas" - Friederich Nietzsche

"Os males de que padece o ser humano vêm em seu maior número,vêm dele mesmo" - Plínio

"Quem conhece a sua ignorância revela a mais profunda sapiência. Quem ignora a sua ignorância vive na mais profunda ilusão" - Lao Tsé

Offline PauloH

• Nível 10
  • *
« Resposta #21 Online: 06 de Janeiro de 2012, 23:24:24 »

Sempre fui ateu, o que eu não nego é a evidente inteligencia nas coisas.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 07 de Janeiro de 2012, 13:50:06 »

Sempre fui ateu, o que eu não nego é a evidente inteligencia nas coisas.

A quais "coisas" voce se refere?
Foto USGS

Offline Feynman

• Nível 32
  • *
« Resposta #23 Online: 07 de Janeiro de 2012, 15:54:13 »
E a que tipo de inteligência?

Offline Irracionalista

• Nível 13
  • *
« Resposta #24 Online: 07 de Janeiro de 2012, 17:28:14 »
A quais "coisas" voce se refere?

Aposta: Na vida em geral, em algumas adaptações biológicas como os olhos, o sistema nervoso, as asas de insetos e aves, também no "ajuste fino" de constantes físicas que permitem a existência da vida (Princípio Antrópico "Leve"), no equilíbrio visto em ecossistemas e interações presa/predador (que é uma ilusão de equilíbrio, na verdade). Ou seja, tudo aquilo que faria o genial William Paley comparar com um relógio, um belo invento humano.

Todos eles são ótimas evidências de Design. O que não implica de forma alguma na existência de um Designer. :)
« Última modificação: 07 de Janeiro de 2012, 17:38:15 por Irracionalista »
"Make Money, Not War."

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!