Autor Tópico: Proposta de aumento da carga horária escolar  (Lida 5701 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Mussain!

  • Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.228
  • Sexo: Masculino
Re:Proposta de aumento da carga horária escolar
« Resposta #25 Online: 31 de Outubro de 2011, 18:26:54 »
Não vê? Pois e se eu colocar dessa forma:

É uma classe que usa a internet e outros meios adoidado para reclamar de salário, condições e do escambau.... uma classe que todo ano se pega com a polícia e o escambau... Tu acha que se aumentar a carga horária desse povo, não vai aumentar as greves? Acha mesmo?

Offline Dr. Manhattan

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.342
  • Sexo: Masculino
  • Malign Hypercognitive since 1973
Re:Proposta de aumento da carga horária escolar
« Resposta #26 Online: 31 de Outubro de 2011, 18:34:10 »
Não vê? Pois e se eu colocar dessa forma:

É uma classe que usa a internet e outros meios adoidado para reclamar de salário, condições e do escambau.... uma classe que todo ano se pega com a polícia e o escambau... Tu acha que se aumentar a carga horária desse povo, não vai aumentar as greves? Acha mesmo?

Uau! Que riqueza de falácias em tão poucas palavras! De relance já vi Declive Escorregadio, Non sequitur, Petição de Princípio, além de generalização grosseira.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Mr."A"

  • Nível 24
  • *
  • Mensagens: 1.005
  • Sexo: Masculino
Re:Proposta de aumento da carga horária escolar
« Resposta #27 Online: 31 de Outubro de 2011, 19:08:15 »
Recebi a mensagem abaixo por emeio, não sei qual o grau de veracidade. Mas, pelo menos, ela traz
 4 propostas de mudanças no panorama atual.

Citar
Se você é Professor, da Rede Pública ou Particular, LEIA com Atenção!!!
 
Urgente e Atual
 
O ministro da Educação Fernando Haddad solicitou uma pesquisa científica sobre o aumento do número de horas do aluno na Escola e sua correlação com o aumento do Rendimento Escolar. No dia 21 de setembro (21/09/11) ele apresentou os resultados à imprensa, pois deseja um Grande Debate sobre o Assunto.
 
A pesquisa realizada pela Secretaria de Assuntos Estratégicos do Governo revelou que mais tempo (mais horas) na Escola leva a uma melhoria dos resultados do aluno na aprendizagem e nas avaliações (ENEM, SAEB, etc.).
 
Até aí nenhuma surpresa, pois vários países desenvolvidos têm uma carga horária anual maior do que a brasileira e têm resultados melhores. O que vêm a seguir é que é preocupante.
 
Diante do resultado deste estudo, Ricardo Paes de Barros, subsecretário que coordenou a pesquisa apontou alternativas (que seriam, na verdade, Propostas) ao ministro:
 
Proposta 1
 
Proposta 1 – O Estudo de Ricardo Paes de Barros mostrou que um bom professor em sala de aula tem o impacto de 9,6 pontos no Saeb, 20 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e 68% de melhoria do desempenho do aluno. Mostrou também que a melhoria dos resultados acadêmicos pode ser feita com a diminuição das faltas dos alunos e dos professores durante o ano letivo. Esta proposta implica a) criar programas de formação e projetos de incentivo aos docentes, para que mais bem remunerados, preparados e  motivados, possam faltar menos e dar melhores aulas; b) modificar a atual LDB, diminuindo o percentual máximo permitido de faltas aos alunos (25%); c) Reduzir o número de faltas, abonos e licenças permitidas por lei aos docentes.
 
A Proposta 1 requer modificação na legislação educacional e investimentos em Salários e em Programas de Formação Continuada para os Docentes (Formação Profissional, Especialização, Mestrado e Doutorado).
 
 
Proposta 2
 
Proposta 2 – Paes de Barros aponta que a Diminuição do número de alunos em Sala potencializa o rendimento de todos, ao permitir que os Docentes tenham mais tempo para auxiliar os alunos que apresentarem dificuldades. Nesta proposta: a) estabelecer qual é o número mínimo de alunos por sala e série; b) ampliar o número de salas e, consequentemente, de escolas; c) criar incentivos para a carreira docente, pois mais salas e mais escolas demandarão mais professores  mais bem preparados (hoje, desestimulados, muitos estão deixando a carreira docente).
 
A Proposta 2 demanda investimento em infraestrutura e investimento no profissional da educação (Salários e Capacitação). Se a carreira docente for valorizada, atrairá e manterá nela os mais capacitados.
 
Proposta 3
 
Proposta 3 – Aumento do número de horas diárias do aluno na Escola. Essa proposta segue o modelo europeu (período integral) e implica em alguns investimentos: a) melhorar as cantinas escolares para que possam servir almoço aos alunos; b)readequação do currículo para que todo o período de permanência seja bem aproveitado; c) maior número de salas de aulas (hoje, os alunos do matutino e vespertino utilizam as mesmas salas); d) readequação e aumento da carga horária dos professores (o professor receberia o valor das aulas adicionais); e) aumento dos espaços esportivos e culturais da Escola (necessidades de uma Escola de Tempo Integral).
 
Ou seja, a Proposta 3 requer significativos investimentos em infraestrutura. Entretanto, o aumento do salário dos professores seria apenas em função do aumento do trabalho (mais aulas, mais remuneração) e não de um aumento real no valor da hora/aula. É verdade que a Escola de Tempo Integral é um modelo seguido na Europa, mas lá o professor recebe melhores salários (quando comparados com outros profissionais de formação superior) do que aqui.
 
 
Proposta 4
 
Proposta 4 – Aumento dos dias letivos. Dos atuais 200 para 220 dias letivos. Sendo subsecretário da Secretaria de Assuntos Estratégicos da presidência, Paes de Barros julga ser essa a alternativa mais atraente e interessante ao governo pois praticamente não haverá nenhum custo para os cofres públicos. Na prática, esta Proposta levará: a) a um aumento dos dias letivos em detrimento de sábados e feriados; b) aumento da jornada de trabalho (em dias) sem o consequente aumento da remuneração (pois o governo já divide o salário anual em doze meses + o décimo terceiro); c) diminuição dos dias de recesso e férias docentes.
 
A Proposta 4 não requer do Governo praticamente nenhum investimento – só uma mudança na Lei. Já para o docente, significa mais dias de trabalho, mais matéria a ser lecionada e mais avaliações, provas e trabalhos para corrigir e nenhum aumento ou remuneração adicional. Para o aluno, mais matéria, mais pressão por resultados e menos dias livres em casa.
 
 
Fique Atento e Pense Corretamente como PROFESSOR
 

 
O Governo tem a intenção, segundo o ministro, de realizar um DEBATE com a SOCIEDADE para, em seguida, implementar a medida – aumento para 220 dias letivos.
 

Proposta 1 - Investir na Formação e Salários dos Professores e Diminuir a permissão para Faltas (docentes e discentes).
Proposta 2 - Menos alunos por Sala e Professores melhor Preparados e Melhor Remunerados.
Proposta 3 - Escola de Tempo Integral (ainda precisa de muitos ajustes, mas levará o governo à necessidade de INVESTIR muito para sua implantação).
 
CUIDADO, Professor
 
Como mais UMA PROVA de que o Governo não quer INVESTIR em Educação, o subsecretário da Pasta já está indicando o aumento dos dias como a MELHOR proposta para o GOVERNO. Isso é ÓBVIO, pois é a única alternativa que não requer investimentos.
 
O Governo tentará neste DEBATE jogar a população contra os professores que se opuserem aos 220 dias (Alternativa 4).
 
Mas na verdade, NÓS PROFESSORES sabemos que aumentar para 220 dias não vai mudar em NADA o quadro atual de descaso com que as autoridades tratam a Educação.
 
Além disso, a proposta de aumento dos Dias Letivos é a única que não apresentará nenhuma contrapartida positiva para o DOCENTE.
 
Existem, ainda, outras PROPOSTAS com melhores OPÇÕES . Diga isso aos seus colegas e diretores. Diga isso aos seus vizinhos. Diga isso aos seus ALUNOS, sejam eles do Ensino Fundamental, do ENSINO MÉDIO,  do Ensino Superior, da Pós Graduação, do Mestrado ou do Doutorado.
 
TODOS OS PROFESSORES DEVEM SE UNIR neste Debate, pedindo ao Governo que aumente os INVESTIMENTOS na Educação do País.
 
É fato que Todos os Professores Conscientes querem MUDANÇAS na Educação. Mas queremos MUDANÇAS que realmente façam a DIFERENÇA, que AUMENTEM a QUALIDADE do Ensino e que FAÇAM o governo Investir naquilo que é mais precioso – a Educação de nossas Crianças.
 
NÃO ACEITE OS 220 DIAS. Os 220 dias serão um ENGODO para que o GOVERNO não gaste e não invista mais.
 
Queridos Professores e Professoras da rede Pública e Particular, de todos os níveis
 
Sejam conscientes - Repassem este  E-mail a todos os Docentes e Educadores que vocês Conhecem.
8-)

Offline Geotecton

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 28.345
  • Sexo: Masculino
Re:Proposta de aumento da carga horária escolar
« Resposta #28 Online: 31 de Outubro de 2011, 19:25:33 »
Quando fiz os níveis básico e intermediário, em priscas eras, o número de dias letivos era em torno de 165. Desde então ele aumentou para cerca de 200 e a qualidade de ensino não acompanhou este aumento. Pelo contrário. Então o simples passar de 200 para 220 dias não irá melhorar o ensino.

Se não houver um investimento na infra-estrutura (bibliotecas, laboratórios, locais e equipamentos desportivos, etc) e uma valorização dos professores e funcionários não ocorrerá o tão almejado "salto de qualidade" da educação brasileira.

E os professores e funcionários deveriam tomar a iniciativa da valorização, fazendo pelo menos uma especialização por conta própria. Ou seja, mostre serviço primeiro e depois pleiteie uma melhor colocação.
Foto USGS

Offline Derfel

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.887
  • Sexo: Masculino
Re:Proposta de aumento da carga horária escolar
« Resposta #29 Online: 31 de Outubro de 2011, 19:37:11 »
Não vê? Pois e se eu colocar dessa forma:

É uma classe que usa a internet e outros meios adoidado para reclamar de salário, condições e do escambau....
Que são realmente ruins. Mas o que isso tem a ver com aula em período integral?
Citar
uma classe que todo ano se pega com a polícia e o escambau...
Com a exceção de São Paulo no período recente, onde mais você viu isso? E mesmo em SP, quantas vezes aconteceram nos últimos tempos? E o que isso tem a ver com período integral de aulas?
Citar
Tu acha que se aumentar a carga horária desse povo, não vai aumentar as greves? Acha mesmo?
E quem disse que vai aumentar a carga horária do professor? O que vai aumentar é a carga de horas-aula dos alunos. Um professor de 30h continuará a dar 30h de aula, oras.

Offline HFC

  • Nível 30
  • *
  • Mensagens: 1.619
  • Sexo: Masculino
Re:Proposta de aumento da carga horária escolar
« Resposta #30 Online: 31 de Outubro de 2011, 19:42:46 »
Quando fiz os níveis básico e intermediário, em priscas eras, o número de dias letivos era em torno de 165. Desde então ele aumentou para cerca de 200 e a qualidade de ensino não acompanhou este aumento. Pelo contrário. Então o simples passar de 200 para 220 dias não irá melhorar o ensino.
A relação aqui não é direta, nem é uma objeção fática ao aumento de carga horária.

Se não houver um investimento na infra-estrutura (bibliotecas, laboratórios, locais e equipamentos desportivos, etc) e uma valorização dos professores e funcionários não ocorrerá o tão almejado "salto de qualidade" da educação brasileira.
Concordo.

E os professores e funcionários deveriam tomar a iniciativa da valorização, fazendo pelo menos uma especialização por conta própria. Ou seja, mostre serviço primeiro e depois pleiteie uma melhor colocação.
Professores hoje sobrevivem com o salário. Fazer uma especialização não garante que sejam mais valorizados.
Mars ain't the kind of place
To raise your kids
In fact, it's cold as hell

Offline Derfel

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.887
  • Sexo: Masculino
Re:Proposta de aumento da carga horária escolar
« Resposta #31 Online: 31 de Outubro de 2011, 19:43:11 »
Quando fiz os níveis básico e intermediário, em priscas eras, o número de dias letivos era em torno de 165. Desde então ele aumentou para cerca de 200 e a qualidade de ensino não acompanhou este aumento. Pelo contrário. Então o simples passar de 200 para 220 dias não irá melhorar o ensino.

Se não houver um investimento na infra-estrutura (bibliotecas, laboratórios, locais e equipamentos desportivos, etc) e uma valorização dos professores e funcionários não ocorrerá o tão almejado "salto de qualidade" da educação brasileira.

E os professores e funcionários deveriam tomar a iniciativa da valorização, fazendo pelo menos uma especialização por conta própria. Ou seja, mostre serviço primeiro e depois pleiteie uma melhor colocação.
O problema, Geo, é que a carreira tem que ser atrativa para que os melhores quadros se tornem professores. Para isso tem que haver uma valorização do professor, salarial inclusive, e uma melhor condição de sala de aula. No estado do RN paga-se 936 reais para dar aula no nível médio. Esse valor vai atrair os melhores quadros?

Offline HFC

  • Nível 30
  • *
  • Mensagens: 1.619
  • Sexo: Masculino
Re:Proposta de aumento da carga horária escolar
« Resposta #32 Online: 31 de Outubro de 2011, 19:49:15 »
O aumento de carga horária é uma idéia interessante, mas sozinha, eu suponho que traga resultados pequenos. A valorização dos professores, tornar atrativa a carreira, melhorar a formação dos mesmos, melhorar a qualidade de funcionários, melhorar a infraestrutura (bibliotecas, quadras esportivas, filmotecas, internet) são algumas das idéias para se melhorar a qualidade e os resultados do ensino.
Mars ain't the kind of place
To raise your kids
In fact, it's cold as hell

Offline Mussain!

  • Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.228
  • Sexo: Masculino
Re:Proposta de aumento da carga horária escolar
« Resposta #33 Online: 31 de Outubro de 2011, 20:17:53 »
Não vê? Pois e se eu colocar dessa forma:

É uma classe que usa a internet e outros meios adoidado para reclamar de salário, condições e do escambau....
Que são realmente ruins. Mas o que isso tem a ver com aula em período integral?

Concordo. Nada. Como disse antes, estou colando dessa maneira. Se quiser usar essa frase em específico, interprete assim: Mais horas de trabalho. Vai continuar as "30h" semanais? No papel sim, na prática sabemos que não.

Outra, tanto a carga horária quanto a troca de desvio de função (por exemplo, prof. de português ensinar inglês...) vão aumentar. Concorda?



Citar
Citar
uma classe que todo ano se pega com a polícia e o escambau...
Com a exceção de São Paulo no período recente, onde mais você viu isso? E mesmo em SP, quantas vezes aconteceram nos últimos tempos? E o que isso tem a ver com período integral de aulas?
Amigo, não digo só as que aparecem no jornal da GLOBO...

Por exemplo, aqui mesmo, em fortaleza... Professores até cuspindo na cara de policiais, isso aqui. Aqui. E ainda lembro a "justificativa": "Nós que educamos seus filhos!" hehehe. Engraçado essa frase, nesta situação... Isso aconteceu faz um tempinho. Tem uns 3 anos, por aí...

Óbvio que os jornais não falam tudo. Sabemos que isto acontece em vários cantos do país.

Citar
Citar
Tu acha que se aumentar a carga horária desse povo, não vai aumentar as greves? Acha mesmo?
E quem disse que vai aumentar a carga horária do professor? O que vai aumentar é a carga de horas-aula dos alunos. Um professor de 30h continuará a dar 30h de aula, oras.
Bonito sua frase.... "Um professor de 30h continuará a dar 30h de aula, oras". Sei que tem um monte de professores aqui... E aí pessoal? Respondam a seguinte questão:

"Um professor de 30h faz 30h semanais"?

Heheheeh.

A teoria é bem diferente da prática, Derfel.

Offline Derfel

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.887
  • Sexo: Masculino
Re:Proposta de aumento da carga horária escolar
« Resposta #34 Online: 31 de Outubro de 2011, 20:29:31 »
Não vê? Pois e se eu colocar dessa forma:

É uma classe que usa a internet e outros meios adoidado para reclamar de salário, condições e do escambau....
Que são realmente ruins. Mas o que isso tem a ver com aula em período integral?

Concordo. Nada. Como disse antes, estou colando dessa maneira. Se quiser usar essa frase em específico, interprete assim: Mais horas de trabalho. Vai continuar as "30h" semanais? No papel sim, na prática sabemos que não.
Por que não?
Citar
Outra, tanto a carga horária quanto a troca de desvio de função (por exemplo, prof. de português ensinar inglês...) vão aumentar. Concorda?
Não. Se vai faltar professor de português (?), então por que haveria desvio de função? O que vai ser necessário é a contratação de novos professores... Mas não estou bem certo disso.
Citar
Citar
Citar
uma classe que todo ano se pega com a polícia e o escambau...
Com a exceção de São Paulo no período recente, onde mais você viu isso? E mesmo em SP, quantas vezes aconteceram nos últimos tempos? E o que isso tem a ver com período integral de aulas?
Amigo, não digo só as que aparecem no jornal da GLOBO...

Por exemplo, aqui mesmo, em fortaleza... Professores até cuspindo na cara de policiais, isso aqui. Aqui. E ainda lembro a "justificativa": "Nós que educamos seus filhos!" hehehe. Engraçado essa frase, nesta situação... Isso aconteceu faz um tempinho. Tem uns 3 anos, por aí...

Óbvio que os jornais não falam tudo. Sabemos que isto acontece em vários cantos do país.
3 anos e você disse que todo ano tem. E qual o parâmetro que você tem para dizer que todo ano há um enfrentamento com a polícia? Nem toda greve significa enfrentamento com policiais. Aqui mesmo saiu de uma greve prolongada e sem nenhum enfrentamento com a polícia.
Citar
Citar
Citar
Tu acha que se aumentar a carga horária desse povo, não vai aumentar as greves? Acha mesmo?
E quem disse que vai aumentar a carga horária do professor? O que vai aumentar é a carga de horas-aula dos alunos. Um professor de 30h continuará a dar 30h de aula, oras.
Bonito sua frase.... "Um professor de 30h continuará a dar 30h de aula, oras". Sei que tem um monte de professores aqui... E aí pessoal? Respondam a seguinte questão:

"Um professor de 30h faz 30h semanais"?

Heheheeh.

A teoria é bem diferente da prática, Derfel.
minha esposa é professora. Normalmente as 30h são distribuídas como 20h em sala de aula e 10h de planejamento (que envolve planejar aulas em casa e reuniões pedagógicas semanais). Se a aula for em período integral, nada muda para o professor nesse quesito.
« Última modificação: 31 de Outubro de 2011, 20:33:57 por Derfel »

Offline Mussain!

  • Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.228
  • Sexo: Masculino
Re:Proposta de aumento da carga horária escolar
« Resposta #35 Online: 31 de Outubro de 2011, 20:45:18 »
Citar
Por que não?
Derfel, sua esposa é uma das minúsculas exceções... Por isso. Agora entende?

Citar
Não. Se vai faltar professor de português (?), então por que haveria desvio de função? O que vai ser necessário é a contratação de novos professores... Mas não estou bem certo disso.
Acho que não entendeu. Não que vá faltar professor... Isso já acontece hoje, e é até "normal". Quis dizer que vai aumentar o desvio de função. Prof. de filosofia, ensinando história, de português ensinando inglês, espanhol, alemão, essas coisas que não deveriam acontecer. Entende?

Citar
3 anos e você disse que todo ano tem. E qual o parâmetro que você tem para dizer que todo ano há um enfrentamento com a polícia? Nem toda greve significa enfrentamento com policiais. Aqui mesmo saiu de uma greve prolongada e sem nenhum enfrentamento com a polícia.
Não é todo ano que acontece na minha cidade, pancadaria. Não é todo ano que acontece na sua cidade (acho), pancadaria. Não quis dizer isto.

Disse que todo ano tem professores revoltados. Todo ano tem greve. Isso a nível de nacional, não especificamente aqui ou na sua cidade. E muito provavelmente, todo ano tem pancadaria de professor, alunos e polícia. Os noticiários da GLOBO não dizem tudo que acontece no nosso país.

Aqui, já viraram carros da polícia, jogaram pedra no escritório do prefeito (Se ele tive trabalhando, teria pegado bem na testa hehehe. Ficou o buracão bem em cima da cadeira dele hehehe...) e etc. Mas o prefeito estava ocupado viajando pras europa...

Citar
minha esposa é professora. Normalmente as 30h são distribuídas como 20h em sala de aula e 10h de planejamento (que envolve planejar aulas em casa e reuniões pedagógicas semanais). Se a aula for em período integral, nada muda para o professor nesse quesito.
Parabéns para ela. Ela uma das poucas que gozam desse "privilégio". Agora, fale com os(as) amigos(as) dela... Vai ter uma surpresa. Garanto.  :lol:

Offline Barata Tenno

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 16.283
  • Sexo: Masculino
  • Dura Lex Sed Lex !
Re:Proposta de aumento da carga horária escolar
« Resposta #36 Online: 31 de Outubro de 2011, 21:25:23 »
E o aumento de salario tem que ser proporcional a qualidade do professor.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Derfel

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.887
  • Sexo: Masculino
Re:Proposta de aumento da carga horária escolar
« Resposta #37 Online: 31 de Outubro de 2011, 22:36:18 »
E o aumento de salario tem que ser proporcional a qualidade do professor.
Isso pode ser em um segundo momento. Primeiro tem que tornar a carreira atrativa.

Offline uiliníli

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 18.107
  • Sexo: Masculino
Re:Proposta de aumento da carga horária escolar
« Resposta #38 Online: 31 de Outubro de 2011, 23:13:47 »
Concordo com o Derfel, se o salário continuar baixo e a profissão despretigiada, não vai atrair estudantes talentosos para a carreira.

Offline Derfel

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.887
  • Sexo: Masculino
Re:Proposta de aumento da carga horária escolar
« Resposta #39 Online: 31 de Outubro de 2011, 23:32:53 »
Mussain, você está fazendo uma correlação que não existe. Aumento da carga de hora-aula dos alunos nada tem a ver com aumento de carga horária dos professores. Você pode até dizer que os novos professores contratados o seriam por 40h, mas não os que já estão na carreira. Além disso, onde tem PCCR, até para se ter esse professor de 40h teria que modificar a lei.

Offline Mussain!

  • Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.228
  • Sexo: Masculino
Re:Proposta de aumento da carga horária escolar
« Resposta #40 Online: 31 de Outubro de 2011, 23:59:12 »
Não sei o que é PCCR. O que é?

Offline Derfel

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.887
  • Sexo: Masculino
Re:Proposta de aumento da carga horária escolar
« Resposta #41 Online: 01 de Novembro de 2011, 22:34:35 »
Não sei o que é PCCR. O que é?
Plano de Cargos Carreira e Remuneração

Offline Dr. Manhattan

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.342
  • Sexo: Masculino
  • Malign Hypercognitive since 1973
Re:Proposta de aumento da carga horária escolar
« Resposta #42 Online: 02 de Novembro de 2011, 12:36:08 »
Concordo com o Derfel, se o salário continuar baixo e a profissão despretigiada, não vai atrair estudantes talentosos para a carreira.

Costumo dar aulas na licenciatura e vocês não imaginam o grau de desânimo que observo nos estudantes frente à perspectiva de, depois de penar por 4 anos numa faculdade (e não damos moleza para eles), serem recompensados com um salário de reles R$ 1200,00. Sem falar do ambiente frequentemente nocivo que eles encontram nas salas de aula.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Rocky Joe

  • Nível 34
  • *
  • Mensagens: 2.757
  • Sexo: Masculino
Re:Proposta de aumento da carga horária escolar
« Resposta #43 Online: 02 de Novembro de 2011, 14:02:22 »
Concordo com o Derfel, se o salário continuar baixo e a profissão despretigiada, não vai atrair estudantes talentosos para a carreira.

Costumo dar aulas na licenciatura e vocês não imaginam o grau de desânimo que observo nos estudantes frente à perspectiva de, depois de penar por 4 anos numa faculdade (e não damos moleza para eles), serem recompensados com um salário de reles R$ 1200,00. Sem falar do ambiente frequentemente nocivo que eles encontram nas salas de aula.

Eu estou nessa situação. Formei-me ano passado em Licenciatura em Física, estou dando aula para o estado do RJ e os alunos interessados não passam de cinco. Mas isto não me desanima - faz parte, e é papel do professor motivar. O que realmente me desanima é ter apenas dois tempos por semana para dar aula. Não há definitivamente como ensinar a matéria, motivar e avaliar.

Por isso no tempo vago estou estudando para o exame de admissão do mestrado aqui do Rio... Sem contar que a bolsa de mestrado é maior do que o salário que ganho.

Edit: erros de digitação.
« Última modificação: 02 de Novembro de 2011, 14:06:16 por Martuchelli »

Offline LaraAS

  • Contas Excluídas
  • Nível 27
  • *
  • Mensagens: 1.386
  • Sexo: Feminino
Re:Proposta de aumento da carga horária escolar
« Resposta #44 Online: 02 de Novembro de 2011, 14:07:24 »
Concordo com o Derfel, se o salário continuar baixo e a profissão despretigiada, não vai atrair estudantes talentosos para a carreira.

Costumo dar aulas na licenciatura e vocês não imaginam o grau de desânimo que observo nos estudantes frente à perspectiva de, depois de penar por 4 anos numa faculdade (e não damos moleza para eles), serem recompensados com um salário de reles R$ 1200,00. Sem falar do ambiente frequentemente nocivo que eles encontram nas salas de aula.

            Sou professora de História e na verdade ,o salário nas escolas públicas não é só esse ,somando os bonus ,por 33 horas por semana ,mais 4 de httc ,dá uns 2400 reais ,com só uns 150 de impostos de renda  ,sendo que a média de salário para os empregos em que se precisa de nível superior é de 3200.

Offline Dr. Manhattan

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.342
  • Sexo: Masculino
  • Malign Hypercognitive since 1973
Re:Proposta de aumento da carga horária escolar
« Resposta #45 Online: 02 de Novembro de 2011, 14:09:57 »
Isso depende do estado. No caso, me referia à realidade do estado do Ceará. Nesse caso os salários dos professores recém-contratados com nível superior é esse mesmo que citei.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline LaraAS

  • Contas Excluídas
  • Nível 27
  • *
  • Mensagens: 1.386
  • Sexo: Feminino
Re:Proposta de aumento da carga horária escolar
« Resposta #46 Online: 02 de Novembro de 2011, 14:14:03 »
Isso depende do estado. No caso, me referia à realidade do estado do Ceará. Nesse caso os salários dos professores recém-contratados com nível superior é esse mesmo que citei.

          Bom ,no meu caso eu estou falando de São Paulo mas no caso do Ceará você não citou as horas aulas para esse salário e você disse que é o salário dos recém-contratados , se já estiverem dando aula faz tempo ,o salário é maior?
          Há política de bonus no Ceara? Se há ,nesse salário que você está citando ,estão ou não incluidos os bonus?
         

Offline Dr. Manhattan

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.342
  • Sexo: Masculino
  • Malign Hypercognitive since 1973
Re:Proposta de aumento da carga horária escolar
« Resposta #47 Online: 02 de Novembro de 2011, 14:41:51 »
Não sei quanto a bônus, mas a hora-aula aqui é de uns R$ 7,30, se não me engano.

Googlegoolge... Olha só:

Citar
Um professor de nível médio em início da carreira no Distrito Federal, por exemplo, ganha 143,12% a mais do que o mesmo profissional no Ceará. Enquanto o docente de Brasília recebe, por 40 horas semanais, R$ 3.227,87; o cearense embolsa R$ 1.327,66.

O professor cearense perde, inclusive, para o docente do Maranhão. A diferença entre os dois estados chega a 111,68% no contracheque. O professor maranhense recebe R$ 2.810,36. Ou seja, um mestre no Maranhão ganha mais do que o dobro do que recebe o profissional do Ceará.

fonte: http://www.sindiute.org.br/option=com_content&view=article&id=534:professor-cearense-tem-6o-pior-salario-do-pais&catid=29:noticia-principal&Itemid=75
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Derfel

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.887
  • Sexo: Masculino
Re:Proposta de aumento da carga horária escolar
« Resposta #48 Online: 02 de Novembro de 2011, 14:41:51 »
Gostaria de saber onde é esse paraíso. Minha esposa, professora de biologia, com especialização e 13 anos de sala de aula, ganha 956 reais, líquido.

Offline LaraAS

  • Contas Excluídas
  • Nível 27
  • *
  • Mensagens: 1.386
  • Sexo: Feminino
Re:Proposta de aumento da carga horária escolar
« Resposta #49 Online: 02 de Novembro de 2011, 14:57:38 »
Gostaria de saber onde é esse paraíso. Minha esposa, professora de biologia, com especialização e 13 anos de sala de aula, ganha 956 reais, líquido.

         Por quantas horas semanais ?  Você está contando os bônus? Em que região e estado ela trabalha?
         Agora ,a minha pergunta é justamente a contrária a sua: Onde é esse inferno de que você está falando? Em Angola?
         A minha realidade não é essa. Eu ganho ,em escola estadual 2400 reais (contanto os bonus) para 33 horas semanais ,mais 4 httc ,e o líquido é 2250 reais ,em São Paulo ,SP.
« Última modificação: 02 de Novembro de 2011, 15:06:25 por LaraAS »

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!