Autor Tópico: Proposta de aumento da carga horária escolar  (Lida 5700 vezes)

Offline Mr."A"

• Nível 24
  • *
Proposta de aumento da carga horária escolar
« Online: 31 de Outubro de 2011, 00:36:45 »
MEC quer 20 dias a mais de aula por ano
Fonte: Jornal da Tarde: Cidade

O Ministério da Educação (MEC) quer aumentar o tempo que os alunos passam na escola, com a ampliação gradativa do ano letivo de 200 para 220 dias ao longo de 4 anos, ou por meio de uma possível expansão no número de horas diárias de aula.

A declaração foi feita ontem pelo ministro Fernando Haddad durante a abertura de um congresso internacional promovido pelo movimento Todos Pela Educação, em Brasília. A proposta é discutida com União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, Conselho Nacional de Secretários de Educação e Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação.

A ideia surgiu com base em estudo coordenado pelo secretário de Ações Estratégicas da Presidência, Ricardo Paes de Barros, que mostra que o aprendizado se relaciona com a exposição ao conhecimento. “No Brasil essa exposição é baixa, seja porque a carga horária diária é baixa, seja porque o número de dias letivos é inferior ao de outros países”, disse Haddad.

Uma das possibilidades consideradas é a antecipação das metas do Programa Mais Educação, do governo federal, que prioriza a educação integral. Segundo Haddad, há 15 mil escolas no programa, com carga de 7 horas por dia. A meta para 2014 é de alcançar 32 mil, objetivo que pode ser antecipado para 2013 pela presidente Dilma Rousseff.

Outra proposta é aumentar o número de dias letivos, principalmente por causa da falta de estrutura física das escolas, o que seria realizado por um projeto de lei. “Não aprovaremos um projeto de lei sem haver consenso. Não vamos encaminhar sem antes receber o aval daqueles que vão executar isso”, afirmou o ministro, acrescentando que as propostas não são excludentes e há orçamento para a ampliação. “Estamos prevendo aumentar o investimento de 7% do PIB.”

Para o deputado federal Gastão Vieira, presidente da Comissão Especial do Plano Nacional de Educação, a iniciativa do MEC é positiva. “Tudo que deixar o aluno dentro da escola, criando condições para ele efetivamente aproveitar esse tempo, é bem-vindo”, disse.

Enem
Questionado sobre a lentidão da evolução das escolas públicas nos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), Haddad disse que o progresso está se dando no ritmo previsto pelo plano de metas. “Não dá para mudar da noite para o dia um sistema educacional que foi por décadas maltratado.”

Sobre o fato de os alunos de escolas públicas serem, proporcionalmente, os que menos participam do Enem, ele defendeu maior adesão de instituições usando o exame como critério para o vestibular. “Os secretários estaduais de educação têm um papel muito maior nisso do que o ministério.”

___________________________________________________________ ________________________

Com resultado ruim no Enem, MEC quer aumentar ano letivo em 20 dias
Fonte: meionorte.com

Proposta de Haddad é aumentar de 200 para 220 total de dias letivos ao ano ou o de horas na escola por dia

O MEC quer ampliar a jornada escolar obrigatória nas escolas públicas e particulares do país. Pela proposta, ou os colégios aumentam o número de dias letivos (de 200 para 220) ou o total de horas de aulas por dia.O anúncio foi feito ontem pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, um dia após a divulgação dos dados do Enem - houve redução da presença de escolas públicas entre a elite do ensino médio.

Se a mudança for implantada, haverá alterações no sistema educacional, como contratação ou ampliação de jornada de docentes e, provavelmente, aumento nas mensalidades na rede privada. "Ou ampliamos o número de horas por dia ou, caso não haja infraestrutura  para isso, aumentamos o número de dias letivos. Mas essas alternativas não são excludentes", afirmou ontem Haddad. "Estudos têm correlacionado o aprendizado com o tempo que a criança fica exposta no ambiente escolar", disse o pré-candidato à Prefeitura de São Paulo em evento do Todos pela Educação.

O MEC pretende dar quatro anos para as escolas se adaptarem. Dados do Censo Escolar 2010 mostram que só 6% dos alunos têm ao menos sete horas diárias de aula -a jornada obrigatória é quatro.

Escolas particulares bem posicionadas no Enem, como Vértice, em SP, ficam perto dos 200 dias letivos, mas possuem jornadas maiores que as quatro horas diárias.

O ministrou afirmou que o plano ainda está em fase inicial, pois será preciso formar consenso antes de enviar um projeto ao Congresso, onde já tramita projeto que prevê ampliação da carga horária de 800 para 960 horas anuais. A ideia do MEC já foi discutida com entidades como Consed (Conselho Nacional de Educação) e Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação).

___________________________________________________________ _______________________

MEC apresenta proposta para deixar aluno mais 20 dias por ano na escola
Fonte: G1

Proposta será debatida com estados e municípios e levada ao Congresso. Segundo pesquisa, aumento do ano letivo melhora desempenho dos alunos.

O ministro da Educação, Fernando Haddad, apresentou nesta quarta-feira (21) em Brasília o resultado de uma pesquisa que levou o MEC a avaliar o aumento de até quatro semanas no calendário letivo da educação básica do país no sistema público e privado. Atualmente, o Brasil tem 200 dias, como prevê a Lei de Diretrizes e Bases (nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996) no ano letivo e carga horária de 800 horas. O ministro propõe um amplo debate sobre a ampliação da carga horária escolar para 220 dias ao ano.

"Sempre que o MEC se vê diante de uma evidência forte que algo pode melhorar a partir da descoberta de um estudo temos que perseguir este objetivo", disse Haddad. O ministro vai discutir a proposta com secretários de educação estaduais e municipais. Ele espera concluir o debate este ano para que a proposta seja encaminhada ao Congresso Nacional em 2012 para votação. "Nenhum país com bom desempenho tem uma carga horária de 800 horas", disse o ministro. "O Chile tem carga de 1.200 horas por ano e o nosso desempenho hoje é equivalente ao que o Chile tinha no ano 2000."

A pesquisa coordenada por Ricardo Paes de Barros, subsecretário da Secretaria de Asssuntos Estratégicos da presidência, mostrou que dez dias a mais de aula aumentam em 44% o aprendizado dos alunos e em sete pontos a nota dos estudantes no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Essa melhoria pode ser atingida aumentando a exposição do aluno ao conhecimento.

Segundo o pesquisador, o aumento da exposição pode ser feito com ampliação da jornada diária e com a diminuição das faltas dos alunos e dos professores durante o ano letivo. Mas a alternativa mais atraente, segundo Barros, é a que tem o menor custo. "Em termos de custo é melhor porque na outra alternativa (mais horas/aula por dia ou menos alunos por sala) você precisa aumentar o espaço na escola colocando restaurantes e espaços esportivos."

A outra variável que provoca melhora é a qualidade do professor. O estudo mostrou que um bom professor em sala de aula tem o impacto de 9,6 pontos no Saeb, 20 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e 68% de melhoria do desempenho do aluno. "Tem um enorme impacto entre se consultar um bom ou um mau médico. Com o professor também é assim, mas a gente não valoriza a profissão e deixa o profissional mais experiente migrar para a rede privada", destacou o pesquisador. Ainda de acordo com ele, o impacto no Saeb com professor experiente seria de 3,3 pontos.
8-)

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *

Offline Cumpadi

• Nível 32
  • *
Re:Proposta de aumento da carga horária escolar
« Resposta #2 Online: 31 de Outubro de 2011, 00:55:00 »
Deviam é rever isso na UnB, que dá 4 (quatro) meses de folga por ano ( acho que até mais que isso ). Acho isso um desperdício de tempo.
http://tomwoods.com . Venezuela, pode ir que estamos logo atrás.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 31 de Outubro de 2011, 01:04:19 »
UFSCar é igual. Eu preferiria mais intervalos que durassem menos tempo do que um longo mês de inatividade no meio do ano e outros três piores ainda entre um e outro.

Offline TMAG

• Nível 20
  • *
« Resposta #4 Online: 31 de Outubro de 2011, 01:18:21 »
Não vai mudar nada deixar os moleques mais tempo na escola se o nível de ensino e a estrutura escolar continuarem a mesma coisa.
''O objetivo dos Governos é sempre o mesmo: limitar o indivíduo, domesticá-lo, subordiná-lo, subjugá-lo.'' - Max Stirner

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 31 de Outubro de 2011, 02:28:00 »
Não vai mudar nada deixar os moleques mais tempo na escola se o nível de ensino e a estrutura escolar continuarem a mesma coisa.
Pois é. Acho que temos de tomar uma série de medidas em conjunto para mudar o panorama, como melhorar os cursos de licenciatura e as condições de trabalho do professor (tornar viável a dedicação exclusiva a uma escola, com tempo para preparar as aulas)

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
« Resposta #6 Online: 31 de Outubro de 2011, 03:00:22 »
Ainda é pouco, alguns países têm ano letivo equivalente a 300 dias dos nossos.
O que eu considero um exagero, principalmente se nesses 300 dias não estiverem inclusos os domingos. Nesse caso, teríamos 365 - 300 - 52 = 13 dias de férias por ano apenas, o que considero muito pouco.

Ainda acho que seria melhor ensino em período integral, dividido em currículo obrigatório e atividades eletivas, como nessa reportagem: ../forum/topic=19480.0.html

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Cachaceiro

• Nível 11
  • *
« Resposta #7 Online: 31 de Outubro de 2011, 06:55:00 »
concordo.

Alem do mais,na prática o tempo de aula será o mesmo,porque nos dias extras os professores estarão em greve ::)

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 31 de Outubro de 2011, 07:19:51 »

Alem do mais,na prática o tempo de aula será o mesmo,porque nos dias extras os professores estarão em greve ::)

Eu concordo.
Foto USGS

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #9 Online: 31 de Outubro de 2011, 11:32:21 »
No minimo, mais tempo na escola= menos tempo na rua fazendo merda.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #10 Online: 31 de Outubro de 2011, 11:34:50 »
No minimo, mais tempo na escola= menos tempo na rua fazendo merda.

Essa vai ser a melhor consequência dessa medida.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 31 de Outubro de 2011, 11:35:00 »
O que eu considero um exagero, principalmente se nesses 300 dias não estiverem inclusos os domingos. Nesse caso, teríamos 365 - 300 - 52 = 13 dias de férias por ano apenas, o que considero muito pouco.

Ainda acho que seria melhor ensino em período integral, dividido em currículo obrigatório e atividades eletivas, como nessa reportagem: ../forum/topic=19480.0.html

De fato, mas note que eu escrevi "equivalente a 300 dias", poderiam ser menos dias com carga horária maior.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #12 Online: 31 de Outubro de 2011, 11:39:01 »

De fato, mas note que eu escrevi "equivalente a 300 dias", poderiam ser menos dias com carga horária maior.

Não vi o link ainda (sue me) mas imagino que seja isso. Em outros países a criançada costuma ficar mais horas na escola - o equivalente ao regime integral aqui. Nos EUA, por exemplo, eles têm 3 meses de férias de verão, além de recesso de fim de ano e feriados.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #13 Online: 31 de Outubro de 2011, 11:41:06 »
No Japão é 1 mes de férias de verão e os feriados. Só.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #14 Online: 31 de Outubro de 2011, 11:42:50 »
E quantas horas dentro da escola?

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #15 Online: 31 de Outubro de 2011, 11:47:35 »
6 no primario e 8 do ginásio até o colegial.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 31 de Outubro de 2011, 11:52:10 »
No Brasil  não rola escola em tempo integral porque a maioria tem um turno matutino e outro vespertino, elas não têm estrutura para receber todos esses alunos de uma vez. Seria preciso dobrar a base instalada.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #17 Online: 31 de Outubro de 2011, 11:54:23 »
6 no primario e 8 do ginásio até o colegial.

Yep, é de cedo que se torce o pepino...

Não sei se eu exatamente concordo com essa filosofia, mas até aí eu não sei que métodos pedagógicos são aplicados no Japão.

Offline Salazar

• Nível 20
  • *
« Resposta #18 Online: 31 de Outubro de 2011, 12:37:53 »
Ainda bem que é meu ultimo ano na escola!
E não vejo a logica desse cara. Se 200 dias não são suficientes para fazer a merda entrar na cabeça dos alunos não vai ser 20 dias a mais que vai conseguir fazer isso.
O problema não é o tempo que os alunos ficam na escola, e sim como as aulas são administradas e o conteúdo é passado para os alunos. E para melhorar isso não é só o professor que tem que melhorar, sem a ajuda dos malas que são os alunos de escola publica, nada feito.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #19 Online: 31 de Outubro de 2011, 12:39:11 »
Sim, tem tudo isso também.

É uma luta inglória...

Offline Luiz F.

• Nível 30
  • *
« Resposta #20 Online: 31 de Outubro de 2011, 13:06:49 »
Isso já foi feito uma vez e parece que não adiantou muito.

Quando eu entrei na escola, há uns bons 18 anos atrás os dias letivos eram 180. Acho que eu estava na terceira série quando os dias letivos passaram a 200. Eu não tenho os dados, mas não acredito que isso tenha trazido alguma melhora no aprendizado dos alunos.

O governo só está tapando o sol com a peneira, afinal é muito mais barato pagar um pouco mais de salário para os funcionários e professores por esses dias a mais do que fazer maciços investimentos nas estruturas das escolas e na capacitação dos professores.
"Você realmente não entende algo se não consegue explicá-lo para sua avó."
Albert Einstein

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 31 de Outubro de 2011, 13:30:04 »
Como disse o Barata, ao menos isso significa menos dias na rua sofrendo influências potencialmente ruins no caso de algumas crianças. Mas, claro, sem melhorar a qualidade do que é ensinado na escola também, nem 365 dias letivos vão dar jeito na educação.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 31 de Outubro de 2011, 15:59:09 »
Isso serviria para melhor distribuir as disciplinas. No meu tempo também eram 180 dias (no primário, em MG), mas também não havia disciplinas como filosofia, por exemplo. No final existem muitas disciplinas e pouco tempo disponível. No CEFET-MG tínhamos período integral, pela manhã estudávamos as disciplinas do ensino médio e a tarde disciplinas específicas, como eletrônica, eletricidade básica, eletrotécnica e por aí vai. Pode ser também algo parecido hoje, até mesmo para suprir o problema da falta de infraestrutura. Poderia concentrar disciplinas de sala de aula em um período e disciplinas de laboratório e educação física em outro, alternando as turmas.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 31 de Outubro de 2011, 16:33:32 »
Nem li bem o texto, mas pelo título vou dar minha opinião:

Uma burrice! Não ajudaria em nada aumentar a carga horária do aluno. Mas com certeza iria ter mais greves de professores, um ensino mais cansativo e mais faltas para os currículos dos alunos. Sou a favor da ideia da conscientização. Não é porque vou obrigar meu funcionário a trabalhar mais horas que isto signifique que terei mais retorno... Os alunos deveriam sim ser mais incentivados a procurar outras fontes, saindo daquela mesmice dos colégios. Assim, teriam perguntas novas, mais diversificadas, que viria a somar mais do que a mesmice dos colégios...

Concordaria se houvesse uma inclusão curricular relacionado a isto que falei, e que não mexesse na carga horária.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 31 de Outubro de 2011, 17:01:14 »
Nem li bem o texto, mas pelo título vou dar minha opinião:

Uma burrice! Não ajudaria em nada aumentar a carga horária do aluno. Mas com certeza iria ter mais greves de professores, um ensino mais cansativo e mais faltas para os currículos dos alunos. Sou a favor da ideia da conscientização. Não é porque vou obrigar meu funcionário a trabalhar mais horas que isto signifique que terei mais retorno... Os alunos deveriam sim ser mais incentivados a procurar outras fontes, saindo daquela mesmice dos colégios. Assim, teriam perguntas novas, mais diversificadas, que viria a somar mais do que a mesmice dos colégios...

Concordaria se houvesse uma inclusão curricular relacionado a isto que falei, e que não mexesse na carga horária.

Não entendo qual a correlação do aumento da carga horária de aula com greve de professores. Um professor que é contratado por 30h, dará 30h independente se o aluno permanecer o dia todo ou não. O que talvez fosse necessário seria concurso para contratação de mais professores.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!