Eu não me expressei da forma como eu deveria na minha crítica a metodologia científica.
A metodologia científica é a melhor maneira que o ser humano possui para entender o universo?
Sim, ela é. Não somente ela é a melhor maneira que o ser humano possui para entender o universo em que ele vive e para se entender, como ela é a única via aceitável hoje em dia. Qualquer coisa diferente, no mínimo, deixa muito a desejar.
Ela é perfeita?
Não, EU acho que ela não é perfeita. Eu, minha opnião pessoal.
Nos moldes atuais, é possível que a ciência consiga entender o fenômeno da mente?
Sim, é possível, mas somente se o fenômeno da mente for um epifenômeno. se a mente for derivada unicamente das sinápses, as quais são derivadas da nossa herança genética e do meio ambiente e, realmente, se o que chamamos de mente e livre-arbítrio forem uma ilusão. Nesse caso, como o Agnóstico falou, um dia, provavelmente, nós teremos a tecnologia necessária para entender o que é o pensamento humano.
Se nós realmente possuirmos livre arbítrio quer dizer que nós temos a capacidade de tomar decisões e passar por cima do que nossa carga genética, o que caracterizaria o que eu acredito que é a mente humana e que eu citei acima entre aspas. Nesse caso EU acredito que será difícil para a metodologia científica atual compreender algo que não pode ser mensurável. Eu posso estar errado, pode, com o surgimento de alguma tecnologia futura a ciência nos moldes atuais conseguir entender a mente? Sim, ela pode.
O problema com a metodologia científica atual pode não estar na metodologia em si, e sim na mentalidade humana?
Pode. EU acredito na evolução da metodologia científica, mas não descarto a hipótese de que a evoulção da metodologia científica seria somente uma evolução na mentalidade humana e não nos métodos científicos.
Nossa ciência é, no mínimo, tendenciosa (tendenciosa seria um eufemismo para FDP). Nossos cientistas pesquisam o que dá grana e que os modismos científicos mandam eles pesquisarem. No fim eles morrem de medo de entrarem num buraco sem fundo nas suas carreiras profissionais e, como humanos que são, tem ereções com suas contas bancárias.
Não é a minha prais, não entendo nada de física, mas, de acordo com os Discoverys Channels da vida, teoria das cordas era altamente ridicularizada quando foi proposta, nego quase se ferrou por lutar por ela, hoje ela é respeitada.
Outro exemplo que é mais na minha área. Pesquisas sobre doenças mortais na Africa que matam milhões de pessoas todos os anos. Essas doenças simplesmente não são pesquisadas porque a industria farmacêutica não tem interesse financeiro em pesquisá-las.
Eu não defendo um hipotético futuro como evidência e nem estou encrencando com a necessidade da ciência de exigir evidências, eu me recuso a aceitar como verdade algo que não tenha sustentação. Só acho que não dá para limitar um grupo de pessoas que está tentando entender algo que é, no mínimo, altamente notável como a mente humana. Algo que a metodologia científica atual não está conseguindo entender. Talvez eles estejam no caminho errado e desperdiçando energia, mas se eles não estiverem, esse tipo de censura na atividades deles estaria atrasando o caminho da própria ciência.
Os papas fizeram isso por séculos.