A maioria das guerras e a corrupção são frutos de instituições religiosas? Onde está a evidência para isso?
E é praticamente impossível que o fundamentalismo religioso seja responsável por conflitos na história, dado que ele é uma corrente que apareceu no século XX (O movimento fundamentalista norte-americano surgiu no começo do século XX, opondo-se á teologia liberal que estava ganhando força desde 1850). Bom, a menos que você inclua o Sionismo judaico como fundamentalista também, mas seria bizarro.
Onde está a evidência de que muitas guerras são frutos de fundamentalismo religioso? Ora, em qualquer jornal, em qualquer emissora de televisão.
Eu acho que me expressei mal ao falar que a corrupção deriva de instituições religiosas, o que eu quis dizer é que praticamente toda instituição religiosa organizada (como a católica, por exemplo) sofre de uma corrupção incombatível. Você pode argumentar que qualquer governo também sofre de corrupção, e isso não significa nada. Mas quando uma instituição que diz pregar o AMOR, a IGUALDADE, a CORDIALIDADE, a CARIDADE, entre outras qualidades, é absurdamente corrupta, então temos um problema.
A Inquisição Católica, mero exemplo, não foi fruto de fundamentalismo religioso? Foi fruto de que então?
Estatisticamente, Padres Católicos são tão propensos a cometer tal crime quanto membros de qualquer outra profissão - o que torna tais casos deprimentes é que a própria instituição, ao invés de expulsar tais membros e deixá-los a cargo da justiça, tenha acobertado os casos.
Então você me diz que não se assusta quando milhares de PADRES, pessoas que fizeram um voto PARA COM SEU DEUS, que deveriam acreditar firmemente nos ideais de amor, bondade, justiça divinos, que são conselheiros espirituais de milhares de pessoas, que são vistos como homens dignos, puros, são acusados de PEDOFILIA, porque, 'estatisticamente' eles são tão propensos a isso quanto qualquer profissão? Faça um favor. Então de que está servindo a educação religiosa a que eles são submetidos? Se PADRES estão sujeitos a cometer qualquer 'erro', digamos assim, como qualquer outra pessoa, de que serve a religião então?
E escândalos de pedofilia são apenas a ponta do iceberg, a ICAR tem muito mais podridão do que isso. Me assusta profundamente o fato de que uma instituição que é farol de pureza, justiça, paz divinos pra milhões seja tão podre, se não mais, do que qualquer outra instituição, sociedade, que não esteja sob os dogmas de Deus. Se isso não te assusta, então temos REALMENTE um problema aí.
Não confunda correlação com causa.
Não estou confundindo. Até onde vai meu parco conhecimento de Geografia, países desenvolvidos onde a educação é apontada como acima da média tendem a ter uma população menos religiosa e uma condição de vida melhor e mais justa. É meramente estatística. A educação é a causa? Ora, eu não tenho motivos pra dizer que não. Não estou inferindo uma correlação sem evidências.
Basta ver que, do outro lado, países sub-desenvolvidos onde a educação não é das melhores apresentam justamente o oposto, um alto índice de religiosidade e condições de vida não tão favoráveis.
Isso se torna claro pra mim porque acredito que as religiões atuais são meramente usadas para controle de mentes. Aquela paróquia da cidadezinha que reúne aquelas pessoas ao domingo pra missa não está tentando, através da religião, fazer um controle de mente DIRETO dessas pessoas, da mesma forma que a professora da Coréia do Norte que ensina seus alunos a cantar hinos de louvores ao seu ditador não está INTENCIONALMENTE tentando controlar suas mentes, mas tudo são derivações das partes mais altas de hierarquia (Vaticano e governo ditatorial, respectivamente). Como qualquer forma de controle, os que são os controladores não querem educar quem está sendo controlado, pois uma pessoa mais educada costuma ser mais crítica e racional, não aceitando ser controlada como num regime ditatorial. Eu vejo isso como a causa de países onde a educação é melhor serem menos propensos a esse tipo de controle (no caso da discussão, o religioso)
Toda instituição de caridade faz o mesmo - salvo aquelas que são fundadas e mantidas por filantropos com grandes fortunas (como a The Bill & Melinda Gates Foundation).
Sim, mas isso não muda em nada o que eu falei 'É muito fácil fazer caridade com o dinheiro dos outros, né?'.
Não vejo mérito nenhum na ICAR em fazer caridade, já que o dinheiro vem dos fiéis. O papa não deixa de sentar sua bunda divina no trono de ouro e segurar o cetro dourado, mas pega o dinheiro que arrecada ao redor do mundo, tira uma parte pra poder fazer o Vaticano um pouco mais rico e depois 'faz caridade' com o restante. E depois vai lá pra África falar que o pessoal não pode usar camisinha porque Deus não aprova.
Não seria mais fácil eliminar o intermediário, ou quem sabe substituir por outras instituições de ajuda humanitária?
Dizer que a vale a pena a ICAR existir porque faz caridades não é argumento;