Satanás tem esse poder? Por que ele não é dizimado pelo poder divino?
...
Porque Satanás é útil. Ele faz o trabalho sujo sem que Iavé tenha que sujar suas mãos.
No Livro de Jó, um dos possíveis textos mais antigos do Judaísmo, ele age como um Testa de Ferro de Deus. Um trecho:
E num dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, veio também Satanás entre eles.
Então o SENHOR disse a Satanás: Donde vens? E Satanás respondeu ao SENHOR, e disse: De rodear a terra, e passear por ela.
E disse o SENHOR a Satanás: Observaste tu a meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus, e que se desvia do mal.
Então respondeu Satanás ao SENHOR, e disse: Porventura teme Jó a Deus debalde?
Porventura tu não cercaste de sebe, a ele, e a sua casa, e a tudo quanto tem? A obra de suas mãos abençoaste e o seu gado se tem aumentado na terra.
Mas estende a tua mão, e toca-lhe em tudo quanto tem, e verás se não blasfema contra ti na tua face.
E disse o SENHOR a Satanás: Eis que tudo quanto ele tem está na tua mão; somente contra ele não estendas a tua mão. E Satanás saiu da presença do SENHOR.Em toda a história de Jó, Satanás só faz o papel de "Oposição Amigável', só agindo quando Deus dá permissão a ele e obedecendo as restrições dele.
em outras palavras 59 porcento das pessoas nos EUA acreditam no inferno. Isso é um número pequeno para vc???
.
..... só é a maioria não é mesmo?
Olha o histórico dessa crença - tem declinado constantemente. E não sei quanto a você, mas há uma diferença imensa entre 59 e 99.5%.
pq eu deveria acreditar q as informações da Pew Forum são verdadeiras??? em um país protestante como os EUA, isso não poderia ser uma notícia comprada, ???.
E por qual motivo isso seria algo comprado? Se os "fundies" estivessem comprando, eles jamais colocariam a tendência de queda na crença literal do Inferno (e de outras coisas que a acompanham). Ainda mais a mesma tendência é mostrada por outros instititutos, como Gallup e no ReligiousBelief.
o cristianismo é uma metamorfose ambulante, que no decorrer do tempo faz alterações em seus dógmas, para ficar compatível com a ciência moderna
Na verdade, isso é algo aceito por diversos cristãos de Agostinho de Hipona, no século IV - ele foi um dos pais da visão acomodacionista, onde se o conhecimento científico mostrasse alguma falsidade na Bíblia, caberia aos cristãos interpretar tal trecho como algo metafórico.
se o cristianismo fosse ensinado da mesma forma que era ensinado a 200 anos atras, seria ridicularizado por todos. Por isso é melhor fazer algumas mudanças pra ficar menos incoerente e compatível com o conhecimento atual.
O maior problema é que as vertentes modernas são muito mais loucas do que as antigas - vide o Mormonismo e especialmente, o Fundamentalismo (que surgiu no século XX, no seu começo).