A Técnica do Espelho
A técnica do espelho, nada mais é que um artifício para ser usado em debates ou até mesmo uma forma mais didática de explicar relatividade entre as religiões. Ela pode simplificar as respostas em alguns debates e até mesmo combater ideias radicais e fundamentalistas..
A ideia é simples e fácil de ser usada.
A pessoa que crê em algo vai explicar o motivo de sua fé. Dai então o outro debatedor em vez de combater o argumento, usa uma outra religião ou filosofia incompatível com a religião descrita e usa exatamente o mesmo argumento dele. Para ficar mais claro vou citar alguns exemplos
1) Eu acredito em Deus por que tinha uma doença, então orei muito e fui curado por Jesus.
Usando a técnica do espelho, damos a seguinte resposta: .... Assim como vários Hinduístas já ficaram doentes e se recuperaram graças as forças de Krishna
a ideia é mostrar que tudo aquilo que existe em uma filosofia pode ser encontrada facilmente em outra.
mais exemplos
2) Eu sinto no meu coração que o cristianismo é a verdade
Usando a técnica do espelho....
Resposta: Assim como os budistas sentem em seu coração que o Budismo é a verdade
3) Mas eu tenho um amigo que era viciado em drogas, bebida, e batia na esposa, e depois que se converteu virou um servo de Deus.
Resposta: Assim como conheço ladrões, traficantes, viciados que se recuperaram através do espiritismo. (pode ser qualquer outra religião)
4) Mas aos domingos vamos todos a igreja, cantamos juntos, pulamos, nos alegramos.....isso não pode ser mentira
Resposta: Assim como os membros da Seicho-no-ie, vão em suas igrejas e cantam, dançam, se alegram, e isso não pode ser mentira
5) Mas ta na bíblia, que devemos acreditar nas palavras de Jesus
Resposta: Mas ta na Alcorão que devemos acreditar nas palavras de Maomé
6) Mas Jesus é o único que morreu e ressuscitou
Resposta: Tamuz, Hórus, Mitra, Átis, Hércules, Krishna todos esses e outros mais morreram e ressuscitaram
7) Mas veja bem, existem milhões e milhões de cristãos no mundo, não pode ser que todo esse povo esteja errado.
Resposta: Existem milhões de Muçulmanos no mundo, não pode ser que todo esse povo esteja errado
8) Mas os Deuses de outras religiões nada mais são que Diabo tentando levá-los para o caminho errado
Resposta: Mas o Deus do cristianismo nada mais é que o Diabo tentando desviá-lo do caminho do Hinduísmo.
9) E se vc estiver errado??? esta pronto pra enfrentar o lago de fogo??
Resposta: E se os Muçulmanos estiverem certos e os cristãos errados, vc esta pronto para enfrentar o inferno
10) O Dia que se converter a Jesus, vai entender o que eu estou falando
Resposta: O dia que se converter ao Xintoísmo, vai entender o que eles estão falando
Se vc crê em algo, pode fazer isso sozinho, sem a necessidade de outra pessoa. É como um treinamento mental.
Vamos la tenho certeza que vc consegue.
Imagine agora qualquer ponto positivo de sua religião................ imaginou????.... muito bem, agora faça uma pesquisa na internet e veja como religiões incompatíveis com a sua possuem características semelhantes...
A partir de agora cada vez que vier em sua mente um argumento que ateste a veracidade de sua crença, pare um pouco, respire e de uma “googleada”. Tenho certeza que vai descobrir que argumentos semelhantes confirmam a veracidade de religiões que não combinam com a sua fé
Gostaria de saber da opinião de todos sobre essa forma de pensar. Criticas, sugestões e novas perguntas e respostas utilizando a técnica do espelho são bem vindas.
Comentem.