Nada disso, o funcionalismo cósmico seria o princípio essencial das leis físicas, de tudo o que faz o universo mover. Dizer que religião e ciência não têm nada em comum é estar criando um dualismo entre elas. E estou tentando dizer que o sobrenatural deve ser entendido numa linguagem natural, porque ele é na verdade natural, apenas entendido de forma errônea. O sobrenatural nada mais seriam do que coisas que ainda transcendem nossa compreensão (pelo menos a da maioria das pessoas). Veja, antigamente o céu era considerado um lugar divino, estável.
Mas depois da astronomia, se tornou uma coisa natural e mecânica. O mesmo em relação ao "sobrenatural", como estou fazendo. O que existiria além da ciência e religião, deste dualismo que nos prende em ignorância seriam princípios comuns. O homem comum costuma adotar uma visão distinta entre as duas, e daí então é que surge o conflito. Mas quando encontra princípios em comum relacionado às coisas funcionais, então tudo passa a ter um sentido mecânico mais amplo.
Não me refiro, novamente, à interpretação literal do conteúdo, mas sim num significado que estaria por detrás disso, mais amplo. E através de procurar princípios comuns entre opostos consegui justamente fazer isso, sair da armadilha dualista da realidade, que gera desentendimento e preconceitos.
Não precisa procurar nada em religião alguma, basta abrir um livro e estudar ciências.
Não é tão somente em religião que procuro. Só tento encontrar princípios em comum entre ambos, sem estar mais apegado a um ou outro, como você.