Autor Tópico: Ateísmo um problema mental?  (Lida 5393 vezes)

Offline HIEROS

• Nível 01
  • *
Ateísmo um problema mental?
« Online: 05 de Novembro de 2011, 15:20:42 »

Em um trabalho do Departamento de psicologia da Universidade de Boston intitulado "Sistemas de crenças religiosas de pessoas autistas com alto funcionamiento" comprova a correlação entre o autismo e a alta adesão ao ateísmo, o seja, pessoas com o disturbio mental autista estão mais propensos a serem ateus.

Conferir:

http://csjarchive.cogsci.rpi.edu/proceedings/2011/papers/0782/paper0782.pdf

Offline Irracionalista

• Nível 13
  • *
Re:Ateísmo um problema mental?
« Resposta #1 Online: 05 de Novembro de 2011, 15:34:21 »
o seja, pessoas com o disturbio mental autista estão mais propensos a serem ateus.

Do próprio trabalho: The thinking styles of individuals with HFA are on a continuum with normal functioning and represent a
difference, not a deficit
. Lembre-se que a associação é com "High Functioning Autism", não com posições mais fortes do espectro autista (essas sim, patológicas). Contudo, eu não ficaria nenhum pouco surpreso em ver essa correlação também ser verdadeira.
"Make Money, Not War."

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 05 de Novembro de 2011, 15:51:10 »
Citação de: Caldwell-Harris et. al
Conclusions

Historically the study of religious belief was as far from the purview of cognitive science as any topic in human behavior could be. This has changed over the last decade as cognitive science has come to be the field where it is legitimate to combine in a single research program disparatedisciplines, even when they are outside the traditional cognitive science area of computer modeling of information processing tasks.

Recently, the "cognitive science of religion" has emerged as a research program in which religion is understood as a product of cognitive aspects of the mind, such as an exaggeration of the normal human ability to infer agency, impose patterns on noise, and infer others mental states (Guthrie, 1993; Barrett, 2004).

We suggest that individual differences in cognitive styles is an important predictor of human belief systems, including religious belief. An extreme type of cognitive style is high functioning autism.

The 2 studies reported here found that individuals with HFA have a higher rate than neurotypicals of endorsing atheism and agnosticism. HFA individuals thus resemble another group of high-systemizers (scientists), who also reject religious belief at a relatively high rate.

Ainda bem que a maioria dos HFA e dos cientistas tem uma coisa em comum: Rejeitam as "estórias de auto-ajuda" da religião e do "amiguinho imaginário metafísico".  :P
Foto USGS

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 05 de Novembro de 2011, 15:57:45 »
O autista possui a capacidade de comunicação, de socialização (estabelecer relacionamentos) e de comportamento (responder apropriadamente ao ambiente — segundo as normas que regulam essas respostas) alteradas. Também muitos possuem uma inteligência acima da média e uma tendência a terem um interesse restrito e repetitivo. Não é de se estranhar então que possa haver um alto índice de ateus entre eles: se possuem uma dificuldade de estabelecer um relacionamento com pessoas, que dirá com uma entidade impessoal e invisível? O interessante é que a conclusão não deveria ser que o ateísmo é um problema mental, mas justamente o contrário: a religião pode ser apenas uma consequência secundária  do desenvolvimento evolutivo da socialização na espécie.

Offline Cachaceiro

• Nível 11
  • *
« Resposta #4 Online: 05 de Novembro de 2011, 17:17:10 »
ou entao os problemas do autismo se confundem com a propria religiao.....enquanto um ateu que prefira ficar com um amigo imaginario ao invez de sair com pessoas de verdade é "autismo",um religioso está só praticando sua fé.....em última instância a religião preenche/substitui os espaços do autismo

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 05 de Novembro de 2011, 17:32:12 »
ou entao os problemas do autismo se confundem com a propria religiao.....enquanto um ateu que prefira ficar com um amigo imaginario ao invez de sair com pessoas de verdade é "autismo",um religioso está só praticando sua fé.....em última instância a religião preenche/substitui os espaços do autismo
Você entende o que é autismo, não é? É a Lei de Poe? :|

Offline Cachaceiro

• Nível 11
  • *
« Resposta #6 Online: 05 de Novembro de 2011, 19:06:19 »
Autismo não é (resumidamente) dificuldade diversas de se comunicar com o mundo exterior?

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #7 Online: 05 de Novembro de 2011, 21:17:47 »
Este tópico ajuda a ilustrar bem a diferença entre causação e correlação...
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Cachaceiro

• Nível 11
  • *
« Resposta #8 Online: 05 de Novembro de 2011, 23:19:52 »
faltou citar que pais religiosos com crianças autistas podem querer esconder esse tipo de coisa...... :umm:

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 05 de Novembro de 2011, 23:36:39 »
Autismo não é (resumidamente) dificuldade diversas de se comunicar com o mundo exterior?
Não. O autismo é uma síndrome que afeta a capacidade de comunição, relacionamento e comportamento, mas nada a ver com comunicar com o mundo exterior, porque o autista não vive em um mundo próprio interior. Também caracteriza-se por um comportamento repetitivo e ritualista. Em que isso tem a ver com amigos imaginários?

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 05 de Novembro de 2011, 23:39:55 »
faltou citar que pais religiosos com crianças autistas podem querer esconder esse tipo de coisa...... :umm:
Mesmo que exista uma minoria assim (como também não religiosos com o mesmo comportamento), ela não interfere no resultado do estudo.

Offline Cachaceiro

• Nível 11
  • *
« Resposta #11 Online: 05 de Novembro de 2011, 23:44:33 »
Mesmo que exista uma minoria assim (como também não religiosos com o mesmo comportamento), ela não interfere no resultado do estudo.
se você diz..... mas acho interessante que a correção me parece ter mais a ver com conservadorismo do que a religião em si......

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 05 de Novembro de 2011, 23:50:53 »
se você diz..... mas acho interessante que a correção me parece ter mais a ver com conservadorismo do que a religião em si......
Que correção?

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #13 Online: 06 de Novembro de 2011, 19:59:57 »
Aqui que é o lugar para eu expressar minha teoria? :hihi:

Que é uma questão de questionar os primeiros deuses, que são papai e mamãe, e por consequência, "Deus"? :smartass: Deve ser mais uma questão de apertos nos parafusinhos da cuca.

Até onde eu sei eu não sei.

Offline Enio

• Nível 24
  • *
« Resposta #14 Online: 06 de Novembro de 2011, 20:03:55 »
Vou falar sobre o que penso sobre o ateísmo e o resultado de minhas especulações.

Não acho o ateísmo uma doença mental. Mas acho uma incoerência lógica. Pois que, pelo o que sei, todo ateu ele rejeita uma causa primária causal de todos os fenômenos, quer dizer, ele ignora a possibilidade de existir uma origem em comum a todos os fenômenos, e essa é uma idéia normalmente aceita por um teísta, apesar de eu também rejeitar o teísmo comum presente nas religiões, de um deus pessoal que pensa, sente, planeja... isso não me convence mais, ao contrário de um deus impessoal, que nada mais seria do que um mecanismo que determinaria todas as leis físicas conhecidas, seja deste ou de qualquer outro universo, mas sempre de forma impessoal, assim como os fenômenos físicos que conhecemos.

A consciência seria sempre resultado de um processo, e não a causa de todos os fenômenos (apesar de considerar esta consciência como sendo a alma). Esta causa primária que falo ela teria que existir, caso contrário seria como dizer que tudo surge do nada absoluto, ou então que não existe uma causa realmente anterior a tudo o que existe, o que seria um absurdo, pois isso seria tão absurdo como um milagre para uma explicação mecânica e causal das coisas. Isso colocaria a própria razão em perigo. Seria como afirmar que não vale a pena concebermos uma causalidade para nada na vida, o que marcaria o fim da investigação da realidade e então, abandonando a razão, cairíamos num profundo sentimentalismo irracional ou então em superstição.

Acho o ateísmo baseado na ciência uma ignorância em relação às especulações filosóficas de causalidade.

Para mim tanto o teísmo quanto ateísmo não são resultado de problema mental, mas sim incoerências lógicas. Quer dizer, não podemos simplesmente ignorar, por exemplo, uma causalidade para nosso universo, assim como para o multiverso. A causa primária teria então que ser atemporal, pois se fosse temporal, ela mesma surgiria do nada, pois que não haveria nada anterior a ela, mas esta afirmação seria absurda. Mas por outro lado uma causa primeira pessoal e cheia de gostos pessoais seria também algo bastante absurdo, pois não existe nada de racional que justifique seriamente isso.

Portanto nem o teísmo comum e nem o ateísmo me são mais válidos (pelo menos do ponto de vista filosófico). E por causa disso resta-me somente a possibilidade de um "deus" ou causalidade impessoal em comum para tudo. A temporalidade só seria válida fora desta causa primeira, que seria na verdade o que chamo de eterno presente. Minha religião é a discussão de assuntos metafísicos. E em função do que disse, meu "deus" é uma causalidade impessoal, e não um ser soberano.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 06 de Novembro de 2011, 21:09:44 »
O Ênio voltou com tudo.  ::)

Estejam preparados.  :hihi: :hihi: :hihi:
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #16 Online: 06 de Novembro de 2011, 21:19:26 »
Vou falar sobre o que penso sobre o ateísmo e o resultado de minhas especulações.

Não acho o ateísmo uma doença mental. Mas acho uma incoerência lógica. Pois que, pelo o que sei, todo ateu ele rejeita uma causa primária causal de todos os fenômenos, quer dizer, ele ignora a possibilidade de existir uma origem em comum a todos os fenômenos, e essa é uma idéia normalmente aceita por um teísta, apesar de eu também rejeitar o teísmo comum presente nas religiões, de um deus pessoal que pensa, sente, planeja... isso não me convence mais, ao contrário de um deus impessoal, que nada mais seria do que um mecanismo que determinaria todas as leis físicas conhecidas, seja deste ou de qualquer outro universo, mas sempre de forma impessoal, assim como os fenômenos físicos que conhecemos.

A consciência seria sempre resultado de um processo, e não a causa de todos os fenômenos (apesar de considerar esta consciência como sendo a alma). Esta causa primária que falo ela teria que existir, caso contrário seria como dizer que tudo surge do nada absoluto, ou então que não existe uma causa realmente anterior a tudo o que existe, o que seria um absurdo, pois isso seria tão absurdo como um milagre para uma explicação mecânica e causal das coisas. Isso colocaria a própria razão em perigo. Seria como afirmar que não vale a pena concebermos uma causalidade para nada na vida, o que marcaria o fim da investigação da realidade e então, abandonando a razão, cairíamos num profundo sentimentalismo irracional ou então em superstição.

Acho o ateísmo baseado na ciência uma ignorância em relação às especulações filosóficas de causalidade.

Para mim tanto o teísmo quanto ateísmo não são resultado de problema mental, mas sim incoerências lógicas. Quer dizer, não podemos simplesmente ignorar, por exemplo, uma causalidade para nosso universo, assim como para o multiverso. A causa primária teria então que ser atemporal, pois se fosse temporal, ela mesma surgiria do nada, pois que não haveria nada anterior a ela, mas esta afirmação seria absurda. Mas por outro lado uma causa primeira pessoal e cheia de gostos pessoais seria também algo bastante absurdo, pois não existe nada de racional que justifique seriamente isso.

Portanto nem o teísmo comum e nem o ateísmo me são mais válidos (pelo menos do ponto de vista filosófico). E por causa disso resta-me somente a possibilidade de um "deus" ou causalidade impessoal em comum para tudo. A temporalidade só seria válida fora desta causa primeira, que seria na verdade o que chamo de eterno presente. Minha religião é a discussão de assuntos metafísicos. E em função do que disse, meu "deus" é uma causalidade impessoal, e não um ser soberano.

O ateísmo não faz nada disso que você escreveu. Tenta de novo.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 06 de Novembro de 2011, 21:24:36 »
Que título sensacionalista, hein? Há vários estudos mostrando correlação entre religião e transtorno obsessivo-compulsivo, e aí? "Religião é um problema mental"?

http://www.anxietyandstress.com/ocdreligionandscrupulosity.html
http://en.wikipedia.org/wiki/Scrupulosity

Offline Mr."A"

• Nível 24
  • *
« Resposta #18 Online: 07 de Novembro de 2011, 09:24:40 »
Como se verifica as crenças pessoais de uma pessoa autista?
8-)

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #19 Online: 07 de Novembro de 2011, 10:56:01 »
O Ênio, para de devaneios, tenta discutir com o Stephen Hawking. Não existia espaço nem tempo antes do Big Bang. E o ateísmo não é anda disso que você disse.

Deus criou o universo?
feature=related

Offline Rocky Joe

• Nível 34
  • *
« Resposta #20 Online: 07 de Novembro de 2011, 12:25:27 »

Ênio, diria eu  que uma cadeia interminável de relações de causalidade é inconcebível, mas uma primeira causa não causada também é inconcebível.

Dizer que algo pode existir fora do tempo é dizer nada.

Como diria Kant, espaço e tempo não são coisas percebidas mas modos de percepção, maneiras de dar sentido ao que sentimos; a que estamos presos a qualquer descrição nossa do mundo. Transcendê-las é impossível - melhor esquecer isso.

Offline PauloH

• Nível 10
  • *
« Resposta #21 Online: 07 de Dezembro de 2011, 01:38:38 »
 Como pode haver o big-bang ''ação'' sem a lei da ação e reação ? A física acredita q o tempo se iniciou no big-bang. Então n tem sentido em falar, ''antes''. E sem tempo não tem sentido em falar ação, movimento. Ou criação, ou big-bang.

« Última modificação: 07 de Dezembro de 2011, 01:48:26 por PauloH »

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #22 Online: 07 de Dezembro de 2011, 09:41:18 »
"A física" não acredita em nada. Existem quase tantas ideias sobre a natureza do tempo quanto existem físicos.

Quanto ao big-bang, bem... que eu saiba, a teoria não fala nada sobre o momento zero, a explosão em si. Só se pode falar alguma coisa com um mínimo de significado físico algumas frações de segundo depois de tudo começar.

Offline Codex

• Nível 10
  • *
« Resposta #23 Online: 08 de Dezembro de 2011, 04:26:39 »
Este tópico ajuda a ilustrar bem a diferença entre causação e correlação...

Pensei a mesma coisa quando li. E também concordei com o que foi dito pelo Derfel.

O autista possui a capacidade de comunicação, de socialização (estabelecer relacionamentos) e de comportamento (responder apropriadamente ao ambiente — segundo as normas que regulam essas respostas) alteradas. Também muitos possuem uma inteligência acima da média e uma tendência a terem um interesse restrito e repetitivo. Não é de se estranhar então que possa haver um alto índice de ateus entre eles: se possuem uma dificuldade de estabelecer um relacionamento com pessoas, que dirá com uma entidade impessoal e invisível? O interessante é que a conclusão não deveria ser que o ateísmo é um problema mental, mas justamente o contrário: a religião pode ser apenas uma consequência secundária  do desenvolvimento evolutivo da socialização na espécie.

Da minha restrita concepção sobre o autismo, sei que há uma dificuldade da pessoa autista em se relacionar com os "outros", a sociedade. Então, as instituições sociais nesse caso, como a igreja, não fazem muito sentido pra realidade dessas pessoas, já que eles possuem essa dificuldade de relacionamento social.
Codex, prazer.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 09 de Dezembro de 2011, 15:42:45 »
Há uma teoria de que o autismo/espectro autista seria essencialmente causado por um cérebro com um dimorfismo sexual masculino mais acentuado. Não sei da aceitação/evidências a favor dessa hipótese, mas combinado a esses achados parece adicionar à hipótese de uma contribuição biológica para a diferença de religiosidade entre homens e mulheres.

Tópico relacionado: Quiz: saiba o quanto você tem de síndrome de Asperger versus neurotipicidade

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!