Autor Tópico: Ateísmo um problema mental?  (Lida 5394 vezes)

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
Re:Ateísmo um problema mental?
« Resposta #25 Online: 09 de Dezembro de 2011, 15:47:05 »
Há uma teoria de que o autismo/espectro autista seria essencialmente causado por um cérebro com um dimorfismo sexual masculino mais acentuado. Não sei da aceitação/evidências a favor dessa hipótese, mas combinado a esses achados parece adicionar à hipótese de uma contribuição biológica para a diferença de religiosidade entre homens e mulheres.

Tópico relacionado: Quiz: saiba o quanto você tem de síndrome de Asperger versus neurotipicidade
Ah, esse gene Y! :P
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Bulldog

• Nível 20
  • *
  • "Interessante..." Thanos ao ser morto por Drax...
« Resposta #27 Online: 22 de Dezembro de 2011, 21:32:04 »
Como se verifica as crenças pessoais de uma pessoa autista?
Dependendo do grau de autismo é impossível verificar.
"Na primeira noite eles se aproximam
e roubam uma flor
do nosso jardim.
E não dizemos nada.
Na segunda noite, já não se escondem;
pisam as flores,
matam nosso cão,
e não dizemos nada.
Até que um dia,
o mais frágil deles
entra sozinho em nossa casa,
rouba-nos a luz, e,
conhecendo nosso medo,
arranca-nos a voz da garganta.
E já não podemos dizer nada."
No Caminho com Maiakovski

Offline Corbie

• Nível 00
  • *
« Resposta #28 Online: 08 de Julho de 2012, 06:48:02 »
Autismo e síndrome de Asperger são pouquíssimo provavelmente problemas mentais. O progresso dos estudos sobre o assunto têm apontado para a "neurodiversidade" - para o fato de autistas e aspies serem simplesmente donos de um cérebro com uma configuração diversa da dos "neurotípicos" - as pessoas chamadas "normais". Ademais, o estudo tratado neste tópico em momento nenhum relaciona ateísmo com o conceito de problema mental.

Prova disso é o fato de muitos portadores de síndrome de Asperger terem um QI mais elevado do que a média. Fato. Pesquisem a quantidade de gênios da atualidade com síndrome de Asperger diagnosticada.

De qualquer forma, síndrome de Asperger é conhecidamente um padrão mental em que se tem elevado QI e reduzida aptidão para interação social. Assim, os portadores de síndrome de Asperger tendem a ser, ao mesmo tempo, mais inteligentes e menos contaminados por tendências sociais do que as pessoas comum. Tudo isso influenciari para que Aspies sejam ateus ou céticos.

Ora, por terem uma inteligência mais elevada, teriam maior tendência a ser ateus, e, por terem menos tendência a serem contaminados por influências sociais, têm menos chances de serem convertidos para alguma religião. Esta parece ser a conclusão a que aponta o estudo tratado neste tópico.

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #29 Online: 08 de Julho de 2012, 20:40:38 »
Sabemos de fatores que tornam as pessoas atéias, mas pouco do que as tornam crentes. Existem proponentes...

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!