De vez em quando aparece alguma coisa na TV; a Operação Bola de Cristal é um bom exemplo que passou no Fantástico da TV Globo. Veja aqui:
Nesse caso, o objetivo foi desmascarar falsos videntes mostrando seus truques na TV através de um ator treinado por mágicos que engana uma platéia. Os demais vídeos você acha no YouTube.
Derren Brown, o ilusionista do filme que recomendei no post acima vem fazendo um excelente trabalho de desmistificação dos chamados fenômenos paranormais na TV inglesa há vários anos. O mágico brasileiro Chronus, um dos idealizadores da Operação Bola de Cristal também desempenha papel semelhante no Brasil, como uma espécie de discípulo do mágico James Randi.
Por que essas coisas não passam mais? Por que não são expostos "prá valer" todos os truques utilizados em igrejas evangélicas, centros espíritas, ordens secretas, etc? Em primeiro lugar porque a mídia em geral, principalmente a TV é movida por patrocinadores que compram espaços comerciais com perfil de audiência adequada aos seus objetivos de marketing. Já está mais do que provado que o público gosta mais de estórias de fantasmas, espíritos, zumbis, duendes, etc do que a verdade sobre fantasmas, zumbis, duendes, etc. É por isso que as novelas exploram temas espíritas que incluem a reencarnação, a projeção astral, materializações, etc como se fossem verdades absolutas. O objetivo é gerar audiência conquistando a simpatia do público e não de educar e correr o risco de ser chato e perder audiência. Isso é assim em todo lugar. Veja o Discovery por exemplo. Uma hora você assiste um documentário interessante sobre o sistema solar e logo em seguida uma avalanche de documentários sobre espíritos e casas mal assombradas. Se eles não incluírem essas porcarias o canal fecha porque dificilmente vai gerar interesse suficiente para ser vendido. Já viu a programação do History Channel? E do Bio? Até o Animal Planet tem um programa sobre animais paranormais....
Portanto não existe conspiração mas apenas interesse econômico. Não espere por exemplo que um canal de TV com audiência predominantemente evangélica exiba truques de pastores evangélicos, muito menos se a própria TV é de pastores evangélicos. Muitas vezes o interesse político precede o econômico, como no caso das boas relações com e entre os líderes das religiões campeãs de audiência. Você dá um chute alí e recebe um cruzado de esquerda vindo não se sabe de onde que pode comprometer o seu negócio. Lembra do pastor que chutou a imagem de Nossa Senhora Aparecida que resultou num pesadelo para o "negócio" evangélico com reportagens mostrando podres? E da guerra entre a Globo e a Record? Você acha que estavam discutindo religião ou números do IBOPE? Briga de cachorro grande.
No final das contas isso tudo reflete o baixo nível educacional do povo, seja ele brasileiro, americano, angolano, chinês, seja lá quem for, só varia a representatividade em relação ao total da população. Parece paradoxal mas pessoas esclarecidas e educadas sempre tem melhor acesso à informação que não está na mídia "popular", mas em domínios de conhecimento onde se supõe por exemplo que a pessoa seja capaz de ler textos em outras línguas, tenha formação escolar com domínio do conhecimento básico de ciências e cultura geral com capacidade de enfocar questões sob diferentes pontos de vista. De certa forma o CC é um desses domínios de conhecimento.