Autor Tópico: Fundador faz revelações sobre o 'cair no Espírito' e diz pq abandonou a doutrina  (Lida 1463 vezes)

Offline Christiano

• Nível 15
  • *
    • CBP+18
O culto, que atrai cada vez mais seguidores no Brasil e no mundo, chama a atenção por expor seus seguidores a rituais perigosos e intrigantes. Comandados por um líder religioso, os fiéis ficam imóveis, caem e se debatem, em transe, no chão; muitas vezes, todos ao mesmo tempo. O Domingo Espetacular deste domingo (13), investigou o fenômeno e entrevistou ex-fiéis, psicólogos e neurologistas. Em uma conversa exclusiva com a repórter Heloísa Vilela, um dos fundadores do movimento, arrependido, revela que as práticas vão contra às Escrituras Sagradas e pede que os brasileiros e os pastores não adotem essa doutrina, pois, segundo ele, não se trata de uma manifestação sagrada.

"A ridícula situação de alguém que critica o que confessa nunca ter lido ou estudado, já é suficiente para desqualificar a sua crítica."
http://cbp18.ideaboard.net/

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
Re:Fundador faz revelações sobre o 'cair no Espírito' e diz pq abandonou a doutrina
« Resposta #1 Online: 14 de Novembro de 2011, 10:41:51 »
Nos 3 minutos finais a reportagem revela o mistério que derruba as pessoas: é a ação do diabo, alías como acontece em qualquer culto em expansão que ameace o market share da igreja do pastor Edir Macedo. Como a reportagem foi produzida pela Record, o objetivo não poderia ser mais evidente.

Em relação aos "fenômenos", isso já foi bastante discutido aqui: sugestão e histeria coletiva.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Christiano

• Nível 15
  • *
    • CBP+18
Re:Fundador faz revelações sobre o 'cair no Espírito' e diz pq abandonou a doutrina
« Resposta #2 Online: 14 de Novembro de 2011, 18:14:56 »
Considerando que o bispo macedo já tinha colocado em seu blog um vídeo criticando certas práticas das igrejas pentecostais (comparando-as com práticas das seitas afro-brasileiras), além de chamar os cantores gospel (inclusive a Ana Paula Valadão, que aparece na reportagem de ontem) de endemoniados, concordo que essa matéria teve realmente o objetivo de puxar sardinha para o lado da IURD. Mas eu particularmente concordo que as práticas mostradas na reportagem beiram o rídiculo (como no caso das pessoas que imitam animais), não tem nenhum respaldo na Bíblia (como salientado nesse vídeoque achei no youtube essa madrugada e pode mesmo ser algo demoníaco.

Depois que saí da ICAR, eu fiz um retiro da Renascer, antes de toda aquela polêmica do casal Hernandes com a Época (quando a revista chamou os dois de caloteiros). Eles adotam o "cair no espírito". Num dos cultos realizados durante o retiro, eu estava perto de uma moça e cheguei a ampará-la quando ela caiu, para que ela não batesse a cabeça no chão. Noutro culto, duas garotas tentaram me convencer para que eu me deixasse também cair, pois quando eu percebia que ia cair, eu procurava ficar em pé. Elas diziam que eu estava com medo, mas que era para eu me deixar levar. Eu não conseguia e me sentia desconfortável quando via os outros caindo. Eu particularmente concordo com tudo o que o fundador desse "movimento".

Depois do retiro, só fui uma vez no culto da Renascer no templo deles aqui em Assis (que não existe mais, pois acredito que a igreja perdeu todos os fiéis aqui por causa dos escândalos financeiros e da queda do teto da igreja na capital). Depois resolvi não virar membro da igreja, não só por causa dessa doutrina do "cair", mas também por outras razões que agora não vêm ao caso.
"A ridícula situação de alguém que critica o que confessa nunca ter lido ou estudado, já é suficiente para desqualificar a sua crítica."

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 14 de Novembro de 2011, 18:43:29 »
Curioso o Edir Macedo criticar práticas de outras denominações pentecostais que parecem de religiões afro-brasileiras, já que os cultos da Universal são cheios dessas mesmas práticas...
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 14 de Novembro de 2011, 19:12:26 »
Até parece que esse pastor aprendeu a técnica com o pessoal do Yelllow Banboo:

../forum/topic=20257.100.html#msg646892
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 14 de Novembro de 2011, 19:23:21 »
Considerando que o bispo macedo já tinha colocado em seu blog um vídeo criticando certas práticas das igrejas pentecostais (comparando-as com práticas das seitas afro-brasileiras), além de chamar os cantores gospel (inclusive a Ana Paula Valadão, que aparece na reportagem de ontem) de endemoniados, concordo que essa matéria teve realmente o objetivo de puxar sardinha para o lado da IURD. Mas eu particularmente concordo que as práticas mostradas na reportagem beiram o rídiculo (como no caso das pessoas que imitam animais), não tem nenhum respaldo na Bíblia (como salientado nesse vídeoque achei no youtube essa madrugada e pode mesmo ser algo demoníaco.

Depois que saí da ICAR, eu fiz um retiro da Renascer, antes de toda aquela polêmica do casal Hernandes com a Época (quando a revista chamou os dois de caloteiros). Eles adotam o "cair no espírito". Num dos cultos realizados durante o retiro, eu estava perto de uma moça e cheguei a ampará-la quando ela caiu, para que ela não batesse a cabeça no chão. Noutro culto, duas garotas tentaram me convencer para que eu me deixasse também cair, pois quando eu percebia que ia cair, eu procurava ficar em pé. Elas diziam que eu estava com medo, mas que era para eu me deixar levar. Eu não conseguia e me sentia desconfortável quando via os outros caindo. Eu particularmente concordo com tudo o que o fundador desse "movimento".

Depois do retiro, só fui uma vez no culto da Renascer no templo deles aqui em Assis (que não existe mais, pois acredito que a igreja perdeu todos os fiéis aqui por causa dos escândalos financeiros e da queda do teto da igreja na capital). Depois resolvi não virar membro da igreja, não só por causa dessa doutrina do "cair", mas também por outras razões que agora não vêm ao caso.

...e pode mesmo ser algo demoníaco?  :olheira:

Será que o maior ufólogo de Assis também acredita no capeta? Explica isso, Christiano.

Offline cavecanem

• Nível 10
  • *
  • festina lente
« Resposta #6 Online: 14 de Novembro de 2011, 21:30:27 »
Engraçado. O repertório neopentecostal sempre aumenta. Eu desconhecia essa pratica.

Agora, bangear e formar mosh nos cultos eu sabia que rolava, como mostra esse video:

Estou esperando os pastores aderirem a esse lance de 'cair no espírito' para que, em breve, o stage diving vire a nova febre entre os evangélicos. :lol:
"Por necessidade de recolhimento, livrei-me de Deus, desembaracei-me do último chato." Cioran

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 14 de Novembro de 2011, 21:36:44 »
Engraçado. O repertório neopentecostal sempre aumenta. Eu desconhecia essa pratica.

Agora, bangear e formar mosh nos cultos eu sabia que rolava, como mostra esse video:

Estou esperando os pastores aderirem a esse lance de 'cair no espírito' para que, em breve, o stage diving vire a nova febre entre os evangélicos. :lol:

D+  :histeria:

EDIT
-------

Bem vindo ao fórum cavecanem. Existe um tópico de apresentações na área de Papo Furado, dê uma passada por lá.
« Última modificação: 14 de Novembro de 2011, 21:41:40 por Gigaview »

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 14 de Novembro de 2011, 21:45:01 »
[...]

[...]

Quando eu penso que eles (religiosos) chegaram ao "fundo do poço da estupidez", aparece um (muitos!) que mostra(m) como é possível descer pelo menos mais um palmo.
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 14 de Novembro de 2011, 21:47:38 »
Considerando que o bispo macedo já tinha colocado em seu blog um vídeo criticando certas práticas das igrejas pentecostais (comparando-as com práticas das seitas afro-brasileiras), além de chamar os cantores gospel (inclusive a Ana Paula Valadão, que aparece na reportagem de ontem) de endemoniados, concordo que essa matéria teve realmente o objetivo de puxar sardinha para o lado da IURD.

O senhor Macedo nada tem de "bispo", considerando a tradição católica. Eu o classificaria de maneira bem diferente.

Mas eu particularmente concordo que as práticas mostradas na reportagem beiram o rídiculo (como no caso das pessoas que imitam animais), não tem nenhum respaldo na Bíblia (como salientado nesse vídeoque achei no youtube essa madrugada e pode mesmo ser algo demoníaco.
[...]

"Pode mesmo ser algo demoníaco"?

:o

Voce só pode estar de brincadeira...
Foto USGS

Offline Christiano

• Nível 15
  • *
    • CBP+18
« Resposta #10 Online: 15 de Novembro de 2011, 08:11:28 »

Será que o maior ufólogo de Assis também acredita no capeta? Explica isso, Christiano.
Olá Giga, o fato de eu ser ufólogo não quer dizer que não acredite no diabo e em demônios. O que eu contesto é a idéia de que OVNIs e ETs são "coisa do diabo" e "obras do diabo para enganar as pessoas", como muitos pastores acreditam. Nisso eu nunca acreditei, mesmo quando eu me considerava evangélico e muito menos depois que me batizei na igreja SUD.

Eu acredito na Bíblia e ela relata a existência do diabo e que o próprio Cristo expulsou demônios, como no caso relatado em Mateus 8:28-34. Se a Bíblia fala em demônios, eu não poderia deixar de acreditar neles.

Logicamente em alguns momentos a Bíblia usa alegorias e metáforas, como no caso da serpente (uma alegoria para o diabo) que teria feito Eva comer do fruto do bem e do mal e convencer Adão a fazer o mesmo. Mas outras passagens, eu acredito, devem ser interpretadas de modo literal, como o caso acima, relatado no Evangelho segundo Mateus.

Offline Christiano

• Nível 15
  • *
    • CBP+18
« Resposta #11 Online: 15 de Novembro de 2011, 08:20:50 »
Considerando que o bispo macedo já tinha colocado em seu blog um vídeo criticando certas práticas das igrejas pentecostais (comparando-as com práticas das seitas afro-brasileiras), além de chamar os cantores gospel (inclusive a Ana Paula Valadão, que aparece na reportagem de ontem) de endemoniados, concordo que essa matéria teve realmente o objetivo de puxar sardinha para o lado da IURD.

O senhor Macedo nada tem de "bispo", considerando a tradição católica. Eu o classificaria de maneira bem diferente.
Eu só o chamo de bispo porque se convencionou a chamá-lo assim. Para mim ele está mais para estelionatário do que para bispo. Eu também não o chamaria de "senhor". Com um cara desses não se deve ser tão educado. rsrs

Mas eu particularmente concordo que as práticas mostradas na reportagem beiram o rídiculo (como no caso das pessoas que imitam animais), não tem nenhum respaldo na Bíblia (como salientado nesse vídeoque achei no youtube essa madrugada e pode mesmo ser algo demoníaco.
[...]

"Pode mesmo ser algo demoníaco"?

:o

Voce só pode estar de brincadeira...
Não. Como cristão, eu acredito tanto em Deus quanto no diabo. E, para mim, se algo não é de Deus, certamente é do diabo. Mas logicamente eu sou contra aquele tipo de pessoas que coloca a culpa de tudo que acontece de errado com ela no diabo ou em demônios. Eu pessoalmente acredito em possessões e que o diabo possa realmente afetar a vida das pessoas, mas isso não exime as pessoas de culpa quando algo ruim acontece. Já vi pessoas que cometem um crime e dizem "foi o diabo que me fez fazer isso". Já vi um caso de um homem que colocou o próprio filho (um bebê) no microondas e a esposa dele, se não me engano, disse que não foi o marido que tinha feito isso, mas o diabo. Oras, isso é uma idiotice. Nada exime o cara da culpa de ter tentado matar o próprio filho "assando" ele no microondas.

Offline José H.

• Nível 13
  • *
« Resposta #12 Online: 15 de Novembro de 2011, 10:05:13 »
[...]

[...]

Quando eu penso que eles (religiosos) chegaram ao "fundo do poço da estupidez", aparece um (muitos!) que mostra(m) como é possível descer pelo menos mais um palmo.

O pior é que, com certeza essas pessoas devem condenar quem faz exatamente a mesma coisa em um templo não cristão. :enjoo:

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #13 Online: 15 de Novembro de 2011, 13:24:27 »

Olá Giga, o fato de eu ser ufólogo não quer dizer que não acredite no diabo e em demônios. O que eu contesto é a idéia de que OVNIs e ETs são "coisa do diabo" e "obras do diabo para enganar as pessoas", como muitos pastores acreditam. Nisso eu nunca acreditei, mesmo quando eu me considerava evangélico e muito menos depois que me batizei na igreja SUD.

Eu acredito na Bíblia e ela relata a existência do diabo e que o próprio Cristo expulsou demônios, como no caso relatado em Mateus 8:28-34. Se a Bíblia fala em demônios, eu não poderia deixar de acreditar neles.

Logicamente em alguns momentos a Bíblia usa alegorias e metáforas, como no caso da serpente (uma alegoria para o diabo) que teria feito Eva comer do fruto do bem e do mal e convencer Adão a fazer o mesmo. Mas outras passagens, eu acredito, devem ser interpretadas de modo literal, como o caso acima, relatado no Evangelho segundo Mateus.

:olheira:
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 15 de Novembro de 2011, 13:38:34 »

Nesse caso, como você é ufólogo, seria mais coerente acreditar nos deuses astronautas e naquela estória de que o capeta foi um anjo astronauta que se rebelou contra o comandante da nave-mãe responsável pelo planeta Terra onde havia um laboratório chamado Eden para experiências com seres de DNA híbrido que resultou no homo sapiens. A versão da cientologia também é uma opção interessante. Tem cientologia aí em Assis? Já foi lá?

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 15 de Novembro de 2011, 13:45:54 »
Não. Como cristão, eu acredito tanto em Deus quanto no diabo.

Os cristãos escolásticos não admitem que o diabo exista como uma entidade transcendental distinta, de tal modo que este personagem é apenas a representação da maldade humana.

E, para mim, se algo não é de Deus, certamente é do diabo.

Entendi.

Mas eu tenho uma dúvida: Qual é o critério objetivo para classificar algo como divino ou como diabólico? O conteúdo da Bíblia?

E como voce pode demonstrar que Javé (o principal deus judaico-cristão) é o "correto" e não um dos muitos outros deuses, como Baal, Odin, Zeus ou Tupã?

Mas logicamente eu sou contra aquele tipo de pessoas que coloca a culpa de tudo que acontece de errado com ela no diabo ou em demônios. Eu pessoalmente acredito em possessões e que o diabo possa realmente afetar a vida das pessoas, mas isso não exime as pessoas de culpa quando algo ruim acontece. Já vi pessoas que cometem um crime e dizem "foi o diabo que me fez fazer isso". Já vi um caso de um homem que colocou o próprio filho (um bebê) no microondas e a esposa dele, se não me engano, disse que não foi o marido que tinha feito isso, mas o diabo. Oras, isso é uma idiotice. Nada exime o cara da culpa de ter tentado matar o próprio filho "assando" ele no microondas.

Estamos diante de um problema intransponível para os cristãos. Se o diabo influencia no dia-a-dia das pessoas, então estas não tem livre-arbítrio. E se for este o caso elas não são responsáveis pelas suas ações, embora sejam culpadas.
Foto USGS

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!