Eu pirateio boa parte dos filmes que vejo, e nunca gosto muito - a imagem é pior, a legenda às vezes é amadora... Quando o filme que quero ver foi lançado no Brasil, acabo esperando para vê-lo quando encontrá-lo em alguma locadora.
Mas citando isto só para dizer que uma forma de competir com a pirataria é a qualidade. Eu já havia visto (pirateado) Tokyo Story, mas tive que comprar a
edição da Criterion Collection pelos seus maravilhosos extras, além de tradução melhorada (o que me fez rever o significado de diversas cenas).
Será que o povo que compra filme pirata na rua, se tivesse dinheiro, não preferiria comprar uma edição com imagem melhor e sem os riscos da pirataria (de não pegar, de ter cenas cortadas, de só ser dublado...)? Quero dizer, será que a pirataria aqui só não atingiria aqueles que não comprariam os DVDs mesmo?
A pirataria via download me parece bem pior por este motivo: é que ela é um serviço melhor do que comprar o DVD - é mais prático. Mas ainda dá um certo trabalho - baixar o filme, em que a qualidade da imagem é aleatória, baixar a legenda... E não tem a sobremesa - os extras. Então uma loja online de filmes (a la itunes) me parece que pode dar certo.
Estou curioso com esse negócio de Netflix... É só pagar 15 (dólares?) e assistir tudo o que quiser por mês? Parece barato demais.