Acho curioso que, apesar da pirataria provavelmente não ter diminuído muito, ou mesmo aumentado, há essa tendência de superproduções de séries de TV.
Achava que o cenário de pirataria favoreceria mais a um barateamento/fim dessas produções (imagino que "reality" shows sejam mais baratas para produzir e proporcionalmente muito mais rentáveis), em primeiro lugar, e em menor lugar, até do cinema, por ter perdas proporcionalmente menores (imagino) para a pirataria.
Talvez seja o efeito de netflix e variantes, que acabam competindo com a pirataria efetivamente, a ponto até de produzir as próprias séries.
Mas ao mesmo tempo acho que coisas na linha de "kickstarter"+torrent/youtube, ou deixar baixar livros grátis esperando aumentar vendas dos "físicos", não têm sido parte muito significativa disso, apesar de haver quem pratique. Só me lembro de uma série dessas financiada na base de investimentos pessoais e doações, e empacou lá pelo nono episódio, apesar de nem ser nenhuma super-produção.
Para jogos (com talvez alguma possibilidade de adaptar para outros tipos de software, e talvez até, ou até mais, para livros), parece que a melhor estratégia é o "freemium". Não acharia extremamente surpreendente se algum netflix da vida lançasse algo como um pacote básico "grátis", com mais anúncios, uma TV aberta online, essencialmente. Como o youtube meio que faz.