Autor Tópico: Quantos escravos trabalham para você?  (Lida 4186 vezes)

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
Re:Quantos escravos trabalham para você?
« Resposta #25 Online: 27 de Novembro de 2011, 15:44:12 »
realmente não sei qual a conclusão que o site quer chegar. É justo nos cobrar moralmente por essa escravidão que geramos advindas dos nossos hábitos de consumo?

Realmente. Por que não legalizam a escravidão de novo? Quanto preconceito. É algo tão tradicional, não tem porque haver tanta discriminação.

Nossa, exatamente o que quis dizer.

Ok, agora que você já sabe que tem escravos, vai virar ermitão?
E eu pensando que fosse sarcasmo... :stunned:

Edição: Arrumando quotes. (Quase podia jurar que postei isso certinho!)
« Última modificação: 27 de Novembro de 2011, 18:57:49 por sergiomgbr »
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
« Resposta #26 Online: 27 de Novembro de 2011, 17:58:40 »
29.

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #27 Online: 27 de Novembro de 2011, 18:02:19 »
realmente não sei qual a conclusão que o site quer chegar. É justo nos cobrar moralmente por essa escravidão que geramos advindas dos nossos hábitos de consumo?
Pela leitura que fiz, ele não está cobrando você, ele está pedindo para você cobrar as grandes empresas que fabricam os bens que você consome a serem mais exigentes em suas relações com suas fornecedoras.
Há muito tempo atrás surgiu a ideia de se criar uma ISO19000 visando monitorar as cadeias produtivas de maneira a eliminarem o trabalho escravo na produção deles. A ideia não surgiu por espírito humanitário, mas sim por razões políticas. E também por razões políticas foi engavetada e esquecida.

It's an award I've won"

Offline TMAG

• Nível 20
  • *
« Resposta #28 Online: 27 de Novembro de 2011, 19:24:54 »
Tenho 62 escravos, uma pena que não possa puni-los pessoalmente.
''O objetivo dos Governos é sempre o mesmo: limitar o indivíduo, domesticá-lo, subordiná-lo, subjugá-lo.'' - Max Stirner

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #29 Online: 28 de Novembro de 2011, 00:48:36 »
Há muito tempo atrás surgiu a ideia de se criar uma ISO19000 visando monitorar as cadeias produtivas de maneira a eliminarem o trabalho escravo na produção deles. A ideia não surgiu por espírito humanitário, mas sim por razões políticas. E também por razões políticas foi engavetada e esquecida.

Esta "pesquisa" é uma tolice sem tamanho pois não tem como afirmar (e muito menos mensurar), mesmo em um grau grosseiro, que os consumidores estão sendo beneficiados por trabalho escravo.

Além disto qual é a definição de "trabalho escravo", para esta "pesquisa"? Dependendo dela, é possível afirmar que eu, indivíduo do setor privado, sou "escravo" da casta de funcionários públicos deste país, porque a minha contribuição ao Estado (e aos que dele vivem) é muito maior que o meu retorno.

Como eu escrevi antes: Ridículo.
Foto USGS

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #30 Online: 28 de Novembro de 2011, 00:54:05 »
Tenho 62 escravos, uma pena que não possa puni-los pessoalmente.

Deveriam fazer algo como um "click chicote". Você vai num site e com um click patrocina o chicoteamento de algum escravo em algum lugar do mundo.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #31 Online: 28 de Novembro de 2011, 02:41:55 »
Esta "pesquisa" é uma tolice sem tamanho pois não tem como afirmar (e muito menos mensurar), mesmo em um grau grosseiro, que os consumidores estão sendo beneficiados por trabalho escravo.

Além disto qual é a definição de "trabalho escravo", para esta "pesquisa"? Dependendo dela, é possível afirmar que eu, indivíduo do setor privado, sou "escravo" da casta de funcionários públicos deste país, porque a minha contribuição ao Estado (e aos que dele vivem) é muito maior que o meu retorno.

Como eu escrevi antes: Ridículo.

Não leve o número a sério, isso é apenas para chamar a atenção para o fato de que ainda existe escravidão no mundo moderno e que ela é usada na cadeia de suprimentos de muitos produtos que nós consumimos. O número mesmo é uma estimativa grosseira, até porque o ponto todo do negócio é que você não sabe onde exatamente essa mão-de-obra de obra está. Mas pode inclusive ser um número subdimensionado.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #32 Online: 28 de Novembro de 2011, 08:02:11 »
vindo para o trabalho, ouvi na CBN que a Nestle está sendo acusada de utilizar-se indiretamente de mão de obra escrava na costa rica.

A alegação dela é que não tem como controlar todos os fornecedores.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #33 Online: 28 de Novembro de 2011, 09:32:30 »
Bullshit da Nestle, mas é um ponto interessante, pois o país/estado deveria ser o primeiro a ser cobrado e não as empresa, apesar de ambos terem suas parcelas de culpa.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #34 Online: 28 de Novembro de 2011, 11:34:17 »
Além disto qual é a definição de "trabalho escravo", para esta "pesquisa"?
Geralmente trabalho sem remuneração, sob condições aviltantes ou que restringem as liberdades do indivíduo (tipo alguns casos onde as pessoas não podiam ir embora).

It's an award I've won"

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #35 Online: 28 de Novembro de 2011, 11:37:04 »
Bullshit da Nestle, mas é um ponto interessante, pois o país/estado deveria ser o primeiro a ser cobrado e não as empresa, apesar de ambos terem suas parcelas de culpa.
A ideia de cobrar a empresa é interessante para evitar que ela mande produzir tudo em algum país onde a escravidão é "permitida".

It's an award I've won"

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #36 Online: 28 de Novembro de 2011, 16:34:24 »

A menos que se seja partidário do espectro libartarianista-anarquista, aí a idéia seria de que as empresas deveriam dar exemplo, e as pessoas fazerem sua parte de boicotar pelo menos, sendo mais um exemplo de como o estado é falho do que uma razão para "cobrar" dele, esperar que faça algo em vez de fazer o que pode, que seria boicotar/incitar um boicote com essa mesma justificativa.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #37 Online: 28 de Novembro de 2011, 17:04:09 »
Além disto qual é a definição de "trabalho escravo", para esta "pesquisa"?
Geralmente trabalho sem remuneração, sob condições aviltantes ou que restringem as liberdades do indivíduo (tipo alguns casos onde as pessoas não podiam ir embora).

Acho meio relativo isso. Por exemplo, de onde eu vim, é comum crianças de 9, 10 anos ajudando os pais no curral a tratar do gado e dos bichos antes e depois da escola. Isso é trabalho escravo infantil? Isso é imoral?
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #38 Online: 28 de Novembro de 2011, 17:34:30 »
Acho meio relativo isso. Por exemplo, de onde eu vim, é comum crianças de 9, 10 anos ajudando os pais no curral a tratar do gado e dos bichos antes e depois da escola. Isso é trabalho escravo infantil? Isso é imoral?
Não, isso é um outro caso.

Achei uns links mais esclarecedores sobre o assunto:
http://revistaescola.abril.com.br/politicas-publicas/legislacao/caracteriza-trabalho-escravo-hoje-469810.shtml
http://www.reporterbrasil.org.br/conteudo.php?id=4
http://www.guiatrabalhista.com.br/tematicas/trabalho_escravo.htm
http://www.coletivoverde.com.br/zara-trabalho-escravo/

It's an award I've won"

Offline Cumpadi

• Nível 32
  • *
« Resposta #39 Online: 28 de Novembro de 2011, 17:45:30 »
59 escravos.
http://tomwoods.com . Venezuela, pode ir que estamos logo atrás.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #40 Online: 28 de Novembro de 2011, 18:08:05 »
Não, isso é um outro caso.

Achei uns links mais esclarecedores sobre o assunto:
http://revistaescola.abril.com.br/politicas-publicas/legislacao/caracteriza-trabalho-escravo-hoje-469810.shtml
http://www.reporterbrasil.org.br/conteudo.php?id=4
http://www.guiatrabalhista.com.br/tematicas/trabalho_escravo.htm
http://www.coletivoverde.com.br/zara-trabalho-escravo/

Mas eu digo isso porque ao fazer o "teste", no final constam que milhares de crianças trabalham como escravos em rebanhos de gado. E por já ter presenciado diversas entidades de proteção a infância e juventude (um deles na minha sala) dizerem que o pai que coloca o filho pra ajudar no mercado da família ou na fazenda fazendo atividades pesadas deveria ser preso. Então, essa é minha dúvida.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #41 Online: 28 de Novembro de 2011, 18:24:27 »
No exemplo que você deu seria "só" exploração de trabalho infantil, não de trabalho escravo. O que o teste indica é que há trabalho escravo infantil. 

It's an award I've won"

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #42 Online: 28 de Novembro de 2011, 18:34:06 »
No exemplo que você deu seria "só" exploração de trabalho infantil, não de trabalho escravo. O que o teste indica é que há trabalho escravo infantil. 

Mas eu procurei por lá e não encontrei a metodologia deles e o que eles consideram ou não como trabalho escravo infantil. Eles dizem que "25.000 crianças trabalham como escravas nas fazendas de gado" e em um de seus links esse é o número total estimado de trabalhadores nessa situação. Então creio que haja um certo exagero em alguns desses números e eles estejam jogando esse grupo de crianças como escravos.

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #43 Online: 28 de Novembro de 2011, 18:41:08 »
Pode ser.

It's an award I've won"

Temma

• Visitante
« Resposta #44 Online: 28 de Novembro de 2011, 21:27:54 »

Ué. Mas isso não é feito com os consumidores de drogas ilícitas o tempo todo através da máxima "quem compra drogas financia o tráfico"?

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #45 Online: 28 de Novembro de 2011, 21:31:35 »
sim, e?
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Temma

• Visitante
« Resposta #46 Online: 28 de Novembro de 2011, 21:38:28 »
Mas não está claro? Para os que aceitam a segunda cobrança, responsabilizando os consumidores, no melhor estilo tropa de elite "é você que financia essa merda aqui", a primeira cobrança deve ser válida.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #47 Online: 28 de Novembro de 2011, 21:43:30 »
sim, e?

ou você se sente culpado pela escravidão e por aquecer o planeta, ou não culpa o cara que fuma baseado pelo assassinato do traficante

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #48 Online: 28 de Novembro de 2011, 21:51:24 »
Ninguém tem responsabilidade de nada, que se foda o próximo o importante é eu aproveitar minha vida ao máximo, vou comprar produtos roubados, jogar lixo na rua, furar fila, sonegar imposto, comprar pirataria e contrabando.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #49 Online: 28 de Novembro de 2011, 21:53:06 »
 :stunned:   :enjoo:

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!