Não. A "raça Ariana" do texto é a sucedânea da "raça Lemuriana", ambas sem suporte científico, e não do 'povo ariano' proveniente dos indo-europeus que, posteriormente, foi tingido de uma conotação racial voltada para a discriminação e que chegou ao seu auge no Nazismo.
Segundo, Emmanuel, o alter ego de CX, tudo começou em Capela, o planeta inexistente de onde vieram as almas que reencarnaram aqui no planetinha para formar as quatro raças adâmicas.
"Aqueles seres decaídos e degradados, a maneira de suas vidas passadas no mundo distante da Capela, com o transcurso dos anos reuniram-se em quatro grandes grupos que se fixaram depois nos povos mais antigos, obedecendo às afinidades sentimentais e lingüísticas que os associavam na constelação do Cocheiro. Unidos, novamente, na esteira do Tempo, formaram desse modo o grupo dos árias, a civilização do Egito, o povo de Israel e as castas da Índia.
Dos árias descende a maioria dos povos brancos da família indo- européia nessa descendência, porém, é necessário incluir os latinos, os celtas e os gregos, além dos germanos e dos eslavos." fonte: O caminho da luz - CX
Segundo a teosofia, a raça ariana surgiu com os sobreviventes de um cataclismo que destruiu a raça anterior, a Atlante que, de acordo com Helena Blavatsky, existe já há cerca de um milhão de anos. Na ordem segundo a teosofia, os hiperbóreos foram os primeiros humanos, seguidos dos lemurianos, atlantes e arianos.
Na época da invenção do espiritismo, essas bobagens corriam soltas, abertamente ou discutidas em sociedades secretas e todas elas, de certa forma, misturavam e compartilhavam algumas coisas. Nasceram nessa época a Rosacruz AMORC (início do sec XX), a Rosacruz de Max Hendel, A Golden Dawn, a Teosofia, a Antroposofia, o sistema de Gurdjieff e por aí vai....
Hoje discute-se a influência ocultista no nazismo. Existem evidências bastante sólidas do envolvimento da elite nazista com sociedades esotéricas. Veja abaixo:
Em 1912 era fundada a Sociedade de Thule à qual Hitler veio ter conhecimento, mas que nunca fez parte, adquirindo porém conhecimentos desta ordem a partir de seu secretário e lugar-tenente Rudolf Hess. Criada pelo barão Rudolf von Sebottendorf, que em viagem à Turquia entrou em contato com iniciados drusos que afirmavam receber seus ensinamentos espirituais do “Senhor do Mundo” o senhor de Thule ou Shambala - o governo oculto do mundo, reino dos hiperbóreos. Daí o nome Thule. Para Von Sebottendorf, a raça dos hiperbóreos (ariana) possuía um poder oculto: “quem o controlá-lo poderia dominar o mundo” - este poder seria o vril."http://www.terraluz.kit.net/hitler.htmPortanto, não devemos descartar que a visão nazista da superioridade da raça ariana possa ser decorrente também do envolvimento de alguns articuladores do Reich com essas sociedades secretas.