Autor Tópico: Ciência investiga 'googles humanos', pessoas que nunca esquecem  (Lida 3003 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline West

  • Nível 31
  • *
  • Mensagens: 1.888
  • Sexo: Masculino
  • "Como um grão de poeira suspenso num raio de sol"
Ciência investiga 'googles humanos', pessoas que nunca esquecem
« Online: 29 de Novembro de 2011, 15:00:07 »
Citar
Ciência investiga 'googles humanos', pessoas que nunca esquecem
Síndrome raríssima faz com que pessoa consiga se lembrar de praticamente tudo em sua vida,
do almoço de hoje ao de três anos atrás.
Da BBC




Brad Williams, portador da síndrome de Memória
Autobiográfica Altamente Superior HSAM.(Foto:BBC)


O americano Robert Petrella tem uma memória fora do comum: ele é capaz de memorizar todos os números de telefone armazenados em telefones celulares e, ao olhar uma única fotografia de um lance de um jogo do seu time de coração, o Pittsburgh Steelers, é capaz de dizer a data da partida e o escore final.

Petrella tem uma síndrome raríssima, chamada Memória Autobiográfica Altamente Superior (HSAM, na sigla em inglês), na qual o paciente não se esquece de quase nada do que aconteceu com ele na vida.
Quem tem essa condição é capaz de se lembrar o que comeu no almoço hoje ou três anos atrás, ou de recordar com detalhes as notícias que leu no jornal há décadas. Mesmo se quiserem, essas pessoas não podem apagar memórias como o fim de um namoro ou as lembranças de um acidente.

"Eu notei isso durante o ensino secundário, me dava conta que nem todos recordavam o que eu conseguia lembrar, e pensava que era algo incomum, como ser canhoto ou algo assim. Mais tarde, notei que isso tinha outra dimensão. Sempre tive facilidade nos exames, pois lembrava de tudo sem ter feito revisão dos tópicos", disse Petrella à BBC.

Para o americano, a síndrome acaba sendo bastante útil em sua profissão, já que ele é produtor de documentários para o History Channel e o Discovery Channel.

"Às vezes, me recordo de algo que alguém disse há 30 anos, coisas que as outras pessoas não lembrariam, porque foram ditas no momento, e isso pode tornar as relações raras", diz Petrella."Mas não tenho problemas em viver no passado. As recordações estão na minha cabeça e são parte de mim, mas não me impedem de viver o hoje e olhar para o futuro."

Programa de TV

A HSAM é tão difícil de ser identificada que até então apenas 20 pessoas no mundo - todas nos Estados Unidos - haviam sido diagnosticadas com ela.Mas um programa sobre a síndrome exibido pela rede de TV americana CBS, e visto por pelo menos 24 milhões de pessoas, ampliou o conhecimento sobre a HSAM.Desses telespectadores, 500 entraram em contato com os pesquisadores por acreditarem que tinham HSAM. Mas apenas 10 foram confirmadas com a síndrome.


Somente 20 pessoas foram diagnosticadas com a
doença no mundo. (Foto: BBC)


Há apenas cinco anos essa condição começou a ser chamada de Memória Autobiográfica Altamente Superior, quando o especialista em memória James McGaugh publicou um artigo sobre seu estudo de seis anos de uma paciente com os sintomas.

O quadro já foi retratado na ficção, como no conto 'Funes, o Memorioso', do argentino Jorge Luis Borges, e na série de TV Unforgettable ('Inesquecível', em inglês), que acaba de estrear nos Estados Unidos.
"Provavelmente há pessoas com essa síndrome há séculos, mas suas bases nunca haviam sido investigadas cientificamente. É um quadro muito raro", afirmou McGaugh à BBC.

Para reconhecer a HSAM, os cientistas fazem testes médicos e avaliam os potenciais candidatos com um questionário de acontecimentos públicos ocorridos nos últimos 20 anos. Fatos que vão desde eleições a competições, passando pela a entrega de prêmios e até acidentes aéreos.

Uma pessoa com a Memória Autobiográfica Altamente Superior seria capaz de dizer a data precisa e o dia da semana em que os eventos ocorreram, além de outros detalhes.
Os que obtêm mais de 55% no teste são então interrogados sobre experiências mais pessoais.

"Google humano"

"A família nos dá fotos ou diários para que a gente tenha dados precisos e assim provar as informações das quais eles dizem se lembrar. É muito, muito difícil que um indivíduo que registre (dados como esse) além de um certo tempo, como um nível de detalhes tão específico", afirmou McGaugh.Por isso, eles foram apelidados de "Googles humanos".

É o caso de Brad Williams, de 55 anos, que vive em Wisconsin. 'Me dei conta (da síndrome) participando de concursos de perguntas em bares. Sou fanático por esses concursos e sempre fui melhor e mais rápido do que o restante das pessoas', disse Williams.
"Isso também acontece em episódios familiares: eu sempre consigo lembrar de datas específicas e detalhes de tudo."

Williams diz que ser ter HSAM lhe traz algumas vantagens específicas em seu trabalho como jornalista. "O que eu de fato preciso armazenar ou buscar na internet é um volume bem menor de informações do que o que já está na minha cabeça."
No entanto, nem todos os que possuem esse tipo de memória festejam sua condição.

É o caso de Jill Price, a paciente que procurou especialistas por não poder mais suportar seu constante exercício de se lembrar de tudo. Foi o caso dela que serviu de gatilho para os estudos.

"É incessante, incontrolável e imensamente cansativo. As lembranças vêm, simplesmente chegam na minha mente. Não posso controlá-las", escreveu Price em sua autobiografia The Woman Who Can't Forget (A Mulher que Não Consegue Esquecer, em tradução livre do inglês).
Em seu caso, a HSAM acabou complicando suas relações com as pessoas. Entre os pacientes de McGaugh não há nenhum casado ou com relações estáveis.
No entanto, o especialista afirma que casos de insatisfação como os de Price são a minoria.
"A maioria acredita que é um dom. Se questionados se prefeririam não ter a síndrome, eles dizem que não mudariam isso por nada."

Busca no cérebro

Entre esses pacientes, está a atriz Marilu Henner, conhecida pela série de TV Táxi, do fim dos anos 1970. Para ela, visualizar a vida em forma de um calendário tornou mais fácil a tarefa de atuar.

A atriz agora dá palestras motivacionais e escreveu um livro para ajudar outras pessoas a ativar sua memória autobiográfica.
"Não tenho problemas em viver com o passado: as lembranças estão na minha cabeça e são parte de mim. Não me impedem de viver o hoje ou olhar para o futuro."O neurobiólogo McGaugh considera, no entanto, que a HSAM é uma condição pré-existente, que se mantém ao longo do tempo e que ainda carece de explicações neurológicas.

Por ora, a recomendação aos portadores da síndrome é que não encarem sua condição como um grande peso e que não se exponham a circunstâncias traumáticas. Não são bons candidatos, por exemplo, para se alistarem no Exército ou seguir para a guerra.

FONTE:http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2011/11/ciencia-investiga-googles-humanos-pessoas-que-nunca-esquecem.html
"Houve um tempo em que os anjos perambulavam na terra.
Agora não se acham nem no céu."
__________
Provérbio Iídiche.

"Acerca dos deuses não tenho como saber nem se eles existem nem se eles não
existem, nem qual sua aparência. Muitas coisas impedem meu conhecimento.
Entres elas, o fato de que eles nunca aparecem."
__________
Protágoras.Ensaio sobre os deuses. Séc. V a.C.

Offline SnowRaptor

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 17.962
  • Sexo: Masculino
Re:Ciência investiga 'googles humanos', pessoas que nunca esquecem
« Resposta #1 Online: 29 de Novembro de 2011, 15:09:31 »
Manda um e-mail pra eles, Unknown!
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Gaúcho

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 15.288
  • Sexo: Masculino
  • República Rio-Grandense
Re:Ciência investiga 'googles humanos', pessoas que nunca esquecem
« Resposta #2 Online: 29 de Novembro de 2011, 15:17:30 »
Eu quero. :(
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Fabi

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 6.801
  • Sexo: Feminino
  • que foi?
Re:Ciência investiga 'googles humanos', pessoas que nunca esquecem
« Resposta #3 Online: 29 de Novembro de 2011, 15:20:40 »
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline West

  • Nível 31
  • *
  • Mensagens: 1.888
  • Sexo: Masculino
  • "Como um grão de poeira suspenso num raio de sol"
Re:Ciência investiga 'googles humanos', pessoas que nunca esquecem
« Resposta #4 Online: 29 de Novembro de 2011, 15:28:53 »
Duvido que seja contagioso!  :biglol:
"Houve um tempo em que os anjos perambulavam na terra.
Agora não se acham nem no céu."
__________
Provérbio Iídiche.

"Acerca dos deuses não tenho como saber nem se eles existem nem se eles não
existem, nem qual sua aparência. Muitas coisas impedem meu conhecimento.
Entres elas, o fato de que eles nunca aparecem."
__________
Protágoras.Ensaio sobre os deuses. Séc. V a.C.


Offline Unknown

  • Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 11.331
  • Sexo: Masculino
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
Re:Ciência investiga 'googles humanos', pessoas que nunca esquecem
« Resposta #6 Online: 29 de Novembro de 2011, 17:34:38 »
Manda um e-mail pra eles, Unknown!
Se eu lembrasse direito das aulas de cálculo eu poderia pensar no assunto.

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Contini

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.610
  • Sexo: Masculino
Re:Ciência investiga 'googles humanos', pessoas que nunca esquecem
« Resposta #7 Online: 29 de Novembro de 2011, 17:56:02 »
Eu acho que tenho a síndrome oposta.
Sindrome da Doris.... Tambem tenho!  :(

Mas... Continue a nadar!  :lol:
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

    “O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Dodo

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 5.304
Re:Ciência investiga 'googles humanos', pessoas que nunca esquecem
« Resposta #8 Online: 29 de Novembro de 2011, 19:49:19 »
Qual o assunto do tópico mesmo?
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline Pellicer

  • Nível 21
  • *
  • Mensagens: 703
  • Sexo: Masculino
Re:Ciência investiga 'googles humanos', pessoas que nunca esquecem
« Resposta #9 Online: 29 de Novembro de 2011, 21:10:48 »
Eu definiria "google humano" o sujeito que sempre acha o que procura, e não o sujeito que se lembra de tudo.

Offline Moro

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 20.984
Re:Ciência investiga 'googles humanos', pessoas que nunca esquecem
« Resposta #10 Online: 29 de Novembro de 2011, 22:14:43 »
memória eidética
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar


"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Pregador

  • Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.056
  • Sexo: Masculino
  • "Veritas vos Liberabit".
Re:Ciência investiga 'googles humanos', pessoas que nunca esquecem
« Resposta #11 Online: 30 de Novembro de 2011, 10:19:39 »
Eu queria ter essa síndrome :(
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline West

  • Nível 31
  • *
  • Mensagens: 1.888
  • Sexo: Masculino
  • "Como um grão de poeira suspenso num raio de sol"
Re:Ciência investiga 'googles humanos', pessoas que nunca esquecem
« Resposta #12 Online: 30 de Novembro de 2011, 11:22:55 »
Eu queria ter essa síndrome :(

Você e a torcida do fla!  :biglol:
Mas quem sabe daqui a trocentos bilhões de anos a seleção natural não se encarregará de incorporar em definitivo essa síndrome ao genoma humano?
"Houve um tempo em que os anjos perambulavam na terra.
Agora não se acham nem no céu."
__________
Provérbio Iídiche.

"Acerca dos deuses não tenho como saber nem se eles existem nem se eles não
existem, nem qual sua aparência. Muitas coisas impedem meu conhecimento.
Entres elas, o fato de que eles nunca aparecem."
__________
Protágoras.Ensaio sobre os deuses. Séc. V a.C.

Offline Pellicer

  • Nível 21
  • *
  • Mensagens: 703
  • Sexo: Masculino
Re:Ciência investiga 'googles humanos', pessoas que nunca esquecem
« Resposta #13 Online: 30 de Novembro de 2011, 11:40:25 »
Eu queria ter essa síndrome :(

Você e a torcida do fla!  :biglol:
Mas quem sabe daqui a trocentos bilhões de anos a seleção natural não se encarregará de incorporar em definitivo essa síndrome ao genoma humano?

Você propõe matar quem não tem essa síndrome antes que completem 10 anos?

Offline DDV

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 9.724
  • Sexo: Masculino
Re:Ciência investiga 'googles humanos', pessoas que nunca esquecem
« Resposta #14 Online: 30 de Novembro de 2011, 18:37:30 »
Essa "doença" seria perfeita para muitas profissões.  :'(


Não acredite em quem lhe disser que a verdade não existe.

"O maior vício do capitalismo é a distribuição desigual das benesses. A maior virtude do socialismo é a distribuição igual da miséria." (W. Churchill)

Offline Gigaview

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 15.604
Re:Ciência investiga 'googles humanos', pessoas que nunca esquecem
« Resposta #15 Online: 30 de Novembro de 2011, 23:48:24 »
A capacidade da memória humana é estimada em 10ˆ8432 bits. (http://www.springerlink.com/content/r1q573654pw65373/), outra estimativa diz que o cérebro é capaz de  armazenar o equivalente a 3 milhões de horas de vídeo, uns 300 anos de reprodução contínua. (http://infornews.org/2010/10/quantos-bytes-cabem-no-cerebro-humano/).

Então, tudo que passa pelos sentidos pode mesmo estar armazenado, pois espaço não é problema. A questão é como recuperar a informação. Quem sabe um dia teremos um "personal memory scanner" para recuperar dados que por algum motivo ficam bloqueados simulando o esquecimento? Quem sabe?
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline West

  • Nível 31
  • *
  • Mensagens: 1.888
  • Sexo: Masculino
  • "Como um grão de poeira suspenso num raio de sol"
Re:Ciência investiga 'googles humanos', pessoas que nunca esquecem
« Resposta #16 Online: 01 de Dezembro de 2011, 08:16:51 »
Eu queria ter essa síndrome :(

Você e a torcida do fla!  :biglol:
Mas quem sabe daqui a trocentos bilhões de anos a seleção natural não se encarregará de incorporar em definitivo essa síndrome ao genoma humano?

Você propõe matar quem não tem essa síndrome antes que completem 10 anos?

Aí seria "seleção artificial"!  :hihi:
"Houve um tempo em que os anjos perambulavam na terra.
Agora não se acham nem no céu."
__________
Provérbio Iídiche.

"Acerca dos deuses não tenho como saber nem se eles existem nem se eles não
existem, nem qual sua aparência. Muitas coisas impedem meu conhecimento.
Entres elas, o fato de que eles nunca aparecem."
__________
Protágoras.Ensaio sobre os deuses. Séc. V a.C.

Offline West

  • Nível 31
  • *
  • Mensagens: 1.888
  • Sexo: Masculino
  • "Como um grão de poeira suspenso num raio de sol"
Re:Ciência investiga 'googles humanos', pessoas que nunca esquecem
« Resposta #17 Online: 01 de Dezembro de 2011, 08:20:56 »
A capacidade da memória humana é estimada em 10ˆ8432 bits. (http://www.springerlink.com/content/r1q573654pw65373/), outra estimativa diz que o cérebro é capaz de  armazenar o equivalente a 3 milhões de horas de vídeo, uns 300 anos de reprodução contínua. (http://infornews.org/2010/10/quantos-bytes-cabem-no-cerebro-humano/).

Então, tudo que passa pelos sentidos pode mesmo estar armazenado, pois espaço não é problema. A questão é como recuperar a informação. Quem sabe um dia teremos um "personal memory scanner" para recuperar dados que por algum motivo ficam bloqueados simulando o esquecimento? Quem sabe?

Problema realmente é a recuperação/acesso à informação memorizada, por isso é tão eficaz o uso de certas técnicas de memorização como associações e sequências mnemônicas absurdas (o nosso cérebro adora o absurdo/ridículo) quando se precisa recorrer à velha decoreba nos estudos.
"Houve um tempo em que os anjos perambulavam na terra.
Agora não se acham nem no céu."
__________
Provérbio Iídiche.

"Acerca dos deuses não tenho como saber nem se eles existem nem se eles não
existem, nem qual sua aparência. Muitas coisas impedem meu conhecimento.
Entres elas, o fato de que eles nunca aparecem."
__________
Protágoras.Ensaio sobre os deuses. Séc. V a.C.

Offline Pregador

  • Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.056
  • Sexo: Masculino
  • "Veritas vos Liberabit".
Re:Ciência investiga 'googles humanos', pessoas que nunca esquecem
« Resposta #18 Online: 01 de Dezembro de 2011, 09:36:44 »
A capacidade da memória humana é estimada em 10ˆ8432 bits. (http://www.springerlink.com/content/r1q573654pw65373/), outra estimativa diz que o cérebro é capaz de  armazenar o equivalente a 3 milhões de horas de vídeo, uns 300 anos de reprodução contínua. (http://infornews.org/2010/10/quantos-bytes-cabem-no-cerebro-humano/).

Então, tudo que passa pelos sentidos pode mesmo estar armazenado, pois espaço não é problema. A questão é como recuperar a informação. Quem sabe um dia teremos um "personal memory scanner" para recuperar dados que por algum motivo ficam bloqueados simulando o esquecimento? Quem sabe?

Problema realmente é a recuperação/acesso à informação memorizada, por isso é tão eficaz o uso de certas técnicas de memorização como associações e sequências mnemônicas absurdas (o nosso cérebro adora o absurdo/ridículo) quando se precisa recorrer à velha decoreba nos estudos.

Isso não funciona pra mim. Não mesmo.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Pellicer

  • Nível 21
  • *
  • Mensagens: 703
  • Sexo: Masculino
Re:Ciência investiga 'googles humanos', pessoas que nunca esquecem
« Resposta #19 Online: 01 de Dezembro de 2011, 11:21:45 »
Eu queria ter essa síndrome :(

Você e a torcida do fla!  :biglol:
Mas quem sabe daqui a trocentos bilhões de anos a seleção natural não se encarregará de incorporar em definitivo essa síndrome ao genoma humano?

Você propõe matar quem não tem essa síndrome antes que completem 10 anos?

Aí seria "seleção artificial"!  :hihi:

Bom, o homem faz parte da natureza, mas aceito que não seria uma seleção natural. O pior é que atualmente memória ruim favorece a reprodução. Quantas crianças não nasceram porque a mãe esqueceu de tomar a pílula? Não vejo como pessoas com memória extraordinárias sejam selecionadas naturalmente.

Offline West

  • Nível 31
  • *
  • Mensagens: 1.888
  • Sexo: Masculino
  • "Como um grão de poeira suspenso num raio de sol"
Re:Ciência investiga 'googles humanos', pessoas que nunca esquecem
« Resposta #20 Online: 01 de Dezembro de 2011, 15:36:29 »
Eu queria ter essa síndrome :(

Você e a torcida do fla!  :biglol:
Mas quem sabe daqui a trocentos bilhões de anos a seleção natural não se encarregará de incorporar em definitivo essa síndrome ao genoma humano?

Você propõe matar quem não tem essa síndrome antes que completem 10 anos?

Aí seria "seleção artificial"!  :hihi:

Bom, o homem faz parte da natureza, mas aceito que não seria uma seleção natural. O pior é que atualmente memória ruim favorece a reprodução. Quantas crianças não nasceram porque a mãe esqueceu de tomar a pílula? Não vejo como pessoas com memória extraordinárias sejam selecionadas naturalmente.

Mas da mesma forma, pessoas de memória ruim também podem morrer mais por esquecerem de tomar o medicamento, por exemplo, não necessariamente antes de deixarem descendentes.  :hihi:

A saída mais provável talvez fosse utilizar engenharia genética para identificar o gene responsável (como se tudo só dependesse apenas de um gene, o que sabemos que não é verdade) pela "anomalia" afim de reproduzi-la no restante da população(Admirável Mundo Novo!).  :)
"Houve um tempo em que os anjos perambulavam na terra.
Agora não se acham nem no céu."
__________
Provérbio Iídiche.

"Acerca dos deuses não tenho como saber nem se eles existem nem se eles não
existem, nem qual sua aparência. Muitas coisas impedem meu conhecimento.
Entres elas, o fato de que eles nunca aparecem."
__________
Protágoras.Ensaio sobre os deuses. Séc. V a.C.

Offline Sergiomgbr

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 11.712
  • Sexo: Masculino
  • uê?!
Re:Ciência investiga 'googles humanos', pessoas que nunca esquecem
« Resposta #21 Online: 01 de Dezembro de 2011, 15:56:36 »


A saída mais provável talvez fosse utilizar engenharia genética para identificar o gene responsável (como se tudo só dependesse apenas de um gene, o que sabemos que não é verdade) pela "anomalia" afim de reproduzi-la no restante da população(Admirável Mundo Novo!).  :)

O filme"Gattaca, a experiência genética" usa como argumento a engenharia genética.


Até onde eu sei eu não sei.

Offline Pregador

  • Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.056
  • Sexo: Masculino
  • "Veritas vos Liberabit".
Re:Ciência investiga 'googles humanos', pessoas que nunca esquecem
« Resposta #22 Online: 01 de Dezembro de 2011, 16:32:17 »
Eu queria ter essa síndrome :(

Você e a torcida do fla!  :biglol:
Mas quem sabe daqui a trocentos bilhões de anos a seleção natural não se encarregará de incorporar em definitivo essa síndrome ao genoma humano?

Você propõe matar quem não tem essa síndrome antes que completem 10 anos?

Aí seria "seleção artificial"!  :hihi:

Bom, o homem faz parte da natureza, mas aceito que não seria uma seleção natural. O pior é que atualmente memória ruim favorece a reprodução. Quantas crianças não nasceram porque a mãe esqueceu de tomar a pílula? Não vejo como pessoas com memória extraordinárias sejam selecionadas naturalmente.

Mas da mesma forma, pessoas de memória ruim também podem morrer mais por esquecerem de tomar o medicamento, por exemplo, não necessariamente antes de deixarem descendentes.  :hihi:

A saída mais provável talvez fosse utilizar engenharia genética para identificar o gene responsável (como se tudo só dependesse apenas de um gene, o que sabemos que não é verdade) pela "anomalia" afim de reproduzi-la no restante da população(Admirável Mundo Novo!).  :)

Mas daí perde a graça. Se todos se lembram de tudo, ninguém tem vantagem hehe
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Pellicer

  • Nível 21
  • *
  • Mensagens: 703
  • Sexo: Masculino
Re:Ciência investiga 'googles humanos', pessoas que nunca esquecem
« Resposta #23 Online: 01 de Dezembro de 2011, 17:45:33 »
Mas da mesma forma, pessoas de memória ruim também podem morrer mais por esquecerem de tomar o medicamento, por exemplo, não necessariamente antes de deixarem descendentes.  :hihi:

Um cenário em que a grande maioria da população não lembra de tomar o medicamento e cria superbactérias, que infectam o mundo inteiro e o tratamento só é possível com um esquema extremamente rigoroso onde um esquecimento é morte certa é perfeitamente possível e se enquadra como seleção natural.

Offline DDV

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 9.724
  • Sexo: Masculino
Re:Ciência investiga 'googles humanos', pessoas que nunca esquecem
« Resposta #24 Online: 02 de Dezembro de 2011, 15:10:51 »
Já imaginaram um médico com essa "doença"? O Dr. House não seria nada perto dele!  :)
Não acredite em quem lhe disser que a verdade não existe.

"O maior vício do capitalismo é a distribuição desigual das benesses. A maior virtude do socialismo é a distribuição igual da miséria." (W. Churchill)

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!