Autor Tópico: E os espíritas se defendem das acusações de racismo da DE...  (Lida 2577 vezes)

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
Re:E os espíritas se defendem das acusações de racismo da DE...
« Resposta #1 Online: 06 de Dezembro de 2011, 18:34:27 »
Não tem muito o que dissertar. Admitir que os textos do Kardec tem passagens racistas é admitir que ele é fruto da cultura européia da época, ou seja, uma construção humana e não o fruto de conhecimento de espíritos superiores. Logo, é necessário negar qualquer evidência de que os textos sejam racistas. Simples assim. É exatamente a mesma coisa que os cristãos fazem para conciliar o deus onisciente, infalível, todo poderoso e bondoso com o deus descrito na bíblia.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline LaraAS

• Contas Excluídas
  • Nível 27
  • *
« Resposta #2 Online: 06 de Dezembro de 2011, 18:37:53 »
Não tem muito o que dissertar. Admitir que os textos do Kardec tem passagens racistas é admitir que ele é fruto da cultura européia da época, ou seja, uma construção humana e não o fruto de conhecimento de espíritos superiores. Logo, é necessário negar qualquer evidência de que os textos sejam racistas. Simples assim. É exatamente a mesma coisa que os cristãos fazem para conciliar o deus onisciente, infalível, todo poderoso e bondoso com o deus descrito na bíblia.

Na verdade ,mesmo na própria época de Kardec ,havia pessoas não-racistas ,como Alexis de Tocqueville ,que falava mal do racismo nos seus livros e defendia a igualdade de capacidades de negros e brancos ,como por exemplo no seu livro "A democracia na América".

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 06 de Dezembro de 2011, 18:50:37 »
        Na verdade ,mesmo na própria época de Kardec ,havia pessoas não-racistas ,como Alexis de Tocqueville ,que falava mal do racismo nos seus livros e defendia a igualdade de capacidades de negros e brancos ,como por exemplo no seu livro "A democracia na América".

O fato de refletir o senso comum racista da época e não a visão discordante de pensadores a frente de seu tempo reforça ainda mais o caráter humano e não "espiritual" da obra de Kardec.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline PauloH

• Nível 10
  • *
« Resposta #4 Online: 06 de Dezembro de 2011, 21:17:01 »
Espiritismo é tão fácil ser ridicularizado, nem precisa ficar ''caçando'' agulha no palheiro.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 06 de Dezembro de 2011, 22:23:16 »
[...]
http://www.forumespirita.net/fe/livros/obra-de-kardec-racista/
[...]

É muito divertido ver os espíritas se desdobrarem para justificar o conteúdo racista das mensagens de Kardec, assim como os judeus e os cristãos fazem para contextualizar o seu deus misógeno e genocida.
Foto USGS

Offline Sparke

• Nível 13
  • *
« Resposta #6 Online: 06 de Dezembro de 2011, 23:03:26 »
Mas o que ele escreveu, na verdade, não foi obra de espírito superior?

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 06 de Dezembro de 2011, 23:07:12 »
Mas o que ele escreveu, na verdade, não foi obra de espírito superior?

O que torna a situação ainda mais constrangedora.
Foto USGS

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 07 de Dezembro de 2011, 00:59:53 »
O interessante mesmo é ver os espíritas engolirem que o suposto espírito de Kardec, manifestado em um dos médiuns que ele utilizava enquanto vivo para canalizar as verdades dos espíritos superiores, se arrependeu de ter criado o espiritismo.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Sparke

• Nível 13
  • *
« Resposta #9 Online: 07 de Dezembro de 2011, 20:43:18 »
O interessante mesmo é ver os espíritas engolirem que o suposto espírito de Kardec, manifestado em um dos médiuns que ele utilizava enquanto vivo para canalizar as verdades dos espíritos superiores, se arrependeu de ter criado o espiritismo.
Essa não conhecia. Como assim?

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 07 de Dezembro de 2011, 21:23:03 »
Essa não conhecia. Como assim?

Dá uma olhada: ../forum/topic=21473.0.html#msg480319

Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 07 de Dezembro de 2011, 21:24:51 »
"A observação final é que a maioria da notável comunicação foi ditada por M. Morin, a quem Allan Kardec, durante a sua vida-terrena, considerava um de seus melhores médiuns e confiava muito. Para dizer que no mínimo isso é razoável e suporta a impressão da verdade.

All. Kardec.
M. Morin, médium inspirativo, Comunicação fornecida na casa de M. Caussin,
Rua St. Denis , 345, 6 de novembro de 1869.
Allan Kardec falando através de M. Morin.

Sua confissão póstuma:

Durante os últimos anos de minha vida, eu busquei cautelosamente manter em segundo plano todos os homens de inteligência que mereciam estima pública, os quais eram investigadores da ciência do Espiritismo e poderiam ter tomado por si uma parte dos créditos que eu desejei apenas para mim.

Não obstante, muitos destes, ocupando posições altas na literatura e na ciência, teriam ficado perfeitamente satisfeitos, ao dedicarem-se ao Espiritismo e terem brilhado no segundo grau; mas, em meu medo de ser eclipsado, preferi permanecer sozinho na liderança do movimento, ser ao mesmo tempo o cérebro pensador e o braço de ação.

Sim, eu reconheço a minha culpa se o Espiritismo nos dias atuais não soma em seus postos nenhum daqueles campeões - príncipes da língua ou do pensamento; comigo, o homem (ou minha humanidade) superou minha inteligência".

Ao falar do futuro do Espiritismo, ele entendeu isto, e sobre a atual situação:

Enquanto eu sustentei o Espiritismo, conforme eu o concebia, pareceu-me como tudo o que a humanidade poderia imaginar de mais importante e mais vasto; minha razão estava confusa.

Agora que, livre do invólucro material, eu assisto a imensidão dos mundos diferentes, pergunto-me como pude ter me vestido no manto, como isso era, de um semideus; acreditando-me ser um segundo salvador da humanidade. Orgulho monstruoso que eu amargamente lamento.

Eu agora vejo o Espiritismo, como eu o imaginava, tão pequeno, tão contraído, até sobre (inclusive nas menores imperfeições de seus ensinamentos) as perfeições que deveriam se atingir.

Levando em consideração os resultados produzidos pela propagação das idéias espíritas, o que eu agora vejo?

O Espiritismo arrastou-se para a profundidade mais baixa do ridículo, ficou representado apenas por personalidades fracas, as quais me esforcei demais para elevar.

Eu, buscando fazer o bem, incitei muita produção aberrativa apenas do mal. "Mesmo agora conforme a filosofia está relacionada a tão pequenos resultados! Para poucas inteligências isso [o Espiritismo] foi alcançado, quantos estão desavisados de sua existência!

De um ponto de vista religioso, nós encontramos o supersticioso partindo de uma superstição apenas para cair em outra.

Conseqüências de meu egoísmo.

Não tivesse eu não mantido todas as inteligências superiores na sombra, o Espiritismo não seria representado, como a maioria de seus seguidores, por adeptos tirados do meio das classes operárias, as únicas onde minha eloqüência e meu saber poderiam ter acesso.

ALLAN KARDEC".

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 07 de Dezembro de 2011, 21:34:41 »
Por favor, façam comentários sobre este assunto aqui: ../forum/topic=21473.0.html#msg480319

Offline Sparke

• Nível 13
  • *
« Resposta #13 Online: 08 de Dezembro de 2011, 09:45:15 »
Interessante! Vou ler esse tópico.

Obrigado!

Offline Bogoton

• Nível 10
  • *
« Resposta #14 Online: 15 de Dezembro de 2011, 14:26:47 »
Retirado  do "ESPIRITUALISTAS":

"Importante registrar que, nos séculos passados, o conhecimento dos europeus sobre a cultura africana era escasso"

O "Livro dos Espíritos" não é (era) dos espíritos? É  (era) dos europeus?

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #15 Online: 15 de Dezembro de 2011, 17:14:40 »
Os espíritos superiores possuíam a mesma mentalidade atrasada do povo do Séc. XVIII :P
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline PauloH

• Nível 10
  • *
« Resposta #16 Online: 26 de Janeiro de 2012, 23:58:52 »
Não sei se é um local certo para dizer isso, porem eu também não levava a sério essa questão de ''mediunidade''. Na verdade ainda não levo.

Porem, a algum tempo eu comecei a ''ver'' uma ''sutil'' luz ao redor dos corpos e objetos. Bastando o ambiente ter menos luz para ver com mais clareza. De primeira pensei ser um problema de visão, resolvi deixar meu lado cético um pouco de lado e pesquisei na net, e vi mais relatos sobre isso.

E agora? Me converto de vez? Ou tomo remédio pra louco?  :histeria:

Ou vai ver é um mero desfoque da minha retina, causando a impressão errada.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 27 de Janeiro de 2012, 00:03:50 »
Não sei se é um local certo para dizer isso, porem eu também não levava a sério essa questão de ''mediunidade''. Na verdade ainda não levo.

Porem, a algum tempo eu comecei a ''ver'' uma ''sutil'' luz ao redor dos corpos e objetos. Bastando o ambiente ter menos luz para ver com mais clareza. De primeira pensei ser um problema de visão, resolvi deixar meu lado cético um pouco de lado e pesquisei na net, e vi mais relatos sobre isso.

Pode ser catarata. Esse é um sintoma clássico. Sua visão tem melhorado para ver de perto?

Offline PauloH

• Nível 10
  • *
« Resposta #18 Online: 27 de Janeiro de 2012, 00:18:40 »

Pode ser catarata. Esse é um sintoma clássico. Sua visão tem melhorado para ver de perto?

Não tenho problemas para ver de perto. Catarata está descartado, pois consulto oculista.
« Última modificação: 27 de Janeiro de 2012, 00:24:20 por PauloH »

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!