Autor Tópico: Kardec arrependeu-se do Espiritismo?  (Lida 68172 vezes)

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
Kardec arrependeu-se do Espiritismo?
« Online: 29 de Setembro de 2009, 20:34:04 »
Achei essa pérola...

Em "Introduction to The Earl of Dunraven's Record of Experiences With D. D. Home", de Sir Oliver Lodge (Proceedings of Society for Psychical Research, Vol. 35, 1925 pp. 247, 256 e 257), encontramos mais algumas supostas mensagens do espírito de Allan Kardec através da Mediunidade de transe de D. D. Home. Inicialmente aparece uma comunicação por tiptologia, cerca de 3 ou 4 dias após a morte do organizador da doutrina espírita. Em 10 de abril de 1869, pelo transe de Home, trava-se um pretenso diálogo entre o Conde de Dunraven e Kardec em espírito. Este emite alguns conselhos sobre a saúde do Conde, falam sobre uma Srta. ou Sra. Florence e no final parece haver uma referência a uma médium L... N..., a qual não consegui identificar pelas iniciais. http://parapsi.blogspot.com/2008/02/comunicaes-post-mortem-de-kardec-nos.html

No "Tratado de Metapsíquica", Vol. II, p. 109, in fine, encontramos uma suposta mensagem recebida por Home (1) a qual indica provir de Kardec, minutos depois de sua morte.

Segue o trecho:

"O célebre Home, que deu os mais belos exemplos conhecidos de ectoplasmia, teve algumas vezes fatos de lucidez. No dia e no mesmo momento, um minuto depois, diz ele, da hora em que morreu Allan Kardec, um dos protagonistas da doutrina espírita, Home recebia a mensagem espirítica seguinte: 'Lastimo haver ensinado a doutrina espírita, Allan Kardec". A mensagem foi recebida na presença do conde Duraven".

Segundo Charles Richet, esta afirmação de D. D. Home encontra-se na obra deste, chamada "Les Lumières et les Ombres du Spiritualisme", trd. fr. Paris, 1883, Dentu, na página 114.
http://parapsi.blogspot.com/2008/01/kardec-arrependeu-se-do-espiritismo.html

(1) D.D. Home é frequentemente apontado pelos espíritas como o maior médium de todos os tempos e que nunca foi surpreendido em fraude. http://en.wikipedia.org/wiki/Daniel_Dunglas_Home

E agora, senhores espíritas? Para nós céticos não faz a menor diferença, é como argumentar groselhas com abobrinhas...

Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
Re: Kardec arrependeu-se do Espiritismo?
« Resposta #1 Online: 29 de Setembro de 2009, 20:42:35 »
Compulsando a obra referida de D. D. Home (Luz e Sombras do Espiritualismo), a questão fica mais contundente, se realmente for verdade. Uma declaração de um dos médiuns - o qual o livro afirma - ser um dos mais confiáveis do codificador da doutrina Espírita. Tal declaração mostra um Kardec arrependido de seu egoísmo, lamentando a direção que deu ao Espiritismo.

Segue trecho:

"A observação final é que a maioria da notável comunicação foi ditada por M. Morin, a quem Allan Kardec, durante a sua vida-terrena, considerava um de seus melhores médiuns e confiava muito. Para dizer que no mínimo isso é razoável e suporta a impressão da verdade.

All. Kardec.
M. Morin, médium inspirativo, Comunicação fornecida na casa de M. Caussin,
Rua St. Denis , 345, 6 de novembro de 1869.
Allan Kardec falando através de M. Morin.

Sua confissão póstuma:

Durante os últimos anos de minha vida, eu busquei cautelosamente manter em segundo plano todos os homens de inteligência que mereciam estima pública, os quais eram investigadores da ciência do Espiritismo e poderiam ter tomado por si uma parte dos créditos que eu desejei apenas para mim.

Não obstante, muitos destes, ocupando posições altas na literatura e na ciência, teriam ficado perfeitamente satisfeitos, ao dedicarem-se ao Espiritismo e terem brilhado no segundo grau; mas, em meu medo de ser eclipsado, preferi permanecer sozinho na liderança do movimento, ser ao mesmo tempo o cérebro pensador e o braço de ação.

Sim, eu reconheço a minha culpa se o Espiritismo nos dias atuais não soma em seus postos nenhum daqueles campeões - príncipes da língua ou do pensamento; comigo, o homem (ou minha humanidade) superou minha inteligência".

Ao falar do futuro do Espiritismo, ele entendeu isto, e sobre a atual situação:

Enquanto eu sustentei o Espiritismo, conforme eu o concebia, pareceu-me como tudo o que a humanidade poderia imaginar de mais importante e mais vasto; minha razão estava confusa.

Agora que, livre do invólucro material, eu assisto a imensidão dos mundos diferentes, pergunto-me como pude ter me vestido no manto, como isso era, de um semideus; acreditando-me ser um segundo salvador da humanidade. Orgulho monstruoso que eu amargamente lamento.

Eu agora vejo o Espiritismo, como eu o imaginava, tão pequeno, tão contraído, até sobre (inclusive nas menores imperfeições de seus ensinamentos) as perfeições que deveriam se atingir.

Levando em consideração os resultados produzidos pela propagação das idéias espíritas, o que eu agora vejo?

O Espiritismo arrastou-se para a profundidade mais baixa do ridículo, ficou representado apenas por personalidades fracas, as quais me esforcei demais para elevar.

Eu, buscando fazer o bem, incitei muita produção aberrativa apenas do mal. "Mesmo agora conforme a filosofia está relacionada a tão pequenos resultados! Para poucas inteligências isso [o Espiritismo] foi alcançado, quantos estão desavisados de sua existência!

De um ponto de vista religioso, nós encontramos o supersticioso partindo de uma superstição apenas para cair em outra.

Conseqüências de meu egoísmo.

Não tivesse eu não mantido todas as inteligências superiores na sombra, o Espiritismo não seria representado, como a maioria de seus seguidores, por adeptos tirados do meio das classes operárias, as únicas onde minha eloqüência e meu saber poderiam ter acesso.

ALLAN KARDEC".

http://parapsi.blogspot.com/2008/01/kardec-arrependeu-se-do-espiritismo.html
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 29 de Setembro de 2009, 20:50:25 »
É claro que o Leafar vai provar que é tudo mentira....
 8-)

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 29 de Setembro de 2009, 23:20:42 »
o que deve ter acontecido aqui é que o Kardec cagava na cabeça do Morin. Quando Kardec morreu, Morin soltou as asinhas e fez essa incorporação de um kardec arrependido falando que era para prestar mais atenção no... Morin.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #4 Online: 30 de Setembro de 2009, 07:46:54 »
Sim, claro. Kardec tinha o monopólio absoluto das comunicações com os espíritos. Só se faziam comunicações com a sua autorização e todos os que ele porventura não simpatizasse estavam a partir de então impedidos de tentarem comunicações com os espíritos e tirarem conclusões independentes. Por isso são bastante pertinentes as comunicações acima. Quantos homens positivos não teriam sido afastados das investigações... Afff...

Seguem algumas palavras de Kardec, em vida, e comparem se haveria possibilidade de terem provindo da mesma fonte:

Deveremos incluir também entre os desertores do Espiritismo os que se retiram porque a nossa maneira de ver não lhes satisfaz; os que, por acharem muito lento ou muito rápido o nosso método, pretendem alcançar mais depressa e em melhores condições a meta a que visamos? Certamente que não, se têm por guia a sinceridade e o desejo de propagar a verdade. — Sim, se seus esforços tendem unicamente a se porem eles em evidência e a chamar sobre si a atenção pública, para satisfação do amor-próprio e de interesses pessoais!...

Tendes um modo de ver diferente do nosso, não simpatizais com os princípios que admitimos! Nada prova que estais mais próximos da verdade do que nós. Pode-se divergir de opinião em matéria de ciência; investigai do vosso lado, como nós investigamos do nosso; o futuro dará a ver qual de nós está em erro ou com a razão. Não pretendemos ser os únicos a reunir as condições fora das quais não são possíveis estudos sérios e úteis; o que temos feito podem outros, sem dúvida, fazer. Que os homens inteligentes se agreguem a nós, ou se congreguem longe de nós, pouco importa!... Se os centros de estudos se multiplicarem, tanto melhor; será um sinal de incontestável progresso, que aplaudiremos com todas as nossas forças.
(Allan Kardec (em vida) em Obras Póstumas - Os desertores)

Um abraço.
"Ide com a onda que nos arrasta; necessitamos do movimento, que é vida, ao passo que vós nos apresentais a imobilidade, que é a morte.... Queremos lançar-nos à vida, porquanto os séculos vindouros, que divisamos, têm horror à morte." (Obras Póstumas - Allan Kardec).

visite: http://conviccao-espirita.blogspot.com/2013/08/apresentacao-deste-blog.html

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 30 de Setembro de 2009, 08:37:54 »
Leafar,

D.D. Home, tem o reconhecimento dos seus coleguinhas espíritas e é constantemente apontado como um médium extraordinário que foi intensivamente estudado pelo papai da "ciência" espírita, Sir William Crookes. Quer dizer, quando um espírito diz que Mozart tem residência com jardins em Jupiter fica por isso mesmo, mas quando aparece um Kardec arrependido se manifestando através de D.D. Home e Morin, reconhecido pelo próprio Kardec em vida como um de seus melhores médiuns, o fato vira piada de espírito brincalhão?

Como já disse, para os céticos isso tudo é indiferente mas evidencia muito bem mais uma contradição vexaminosa  da crendice espírita.

Como já esperava, o sectarismo doutrinário jamais admitiria uma contradição desse tipo. Talvez seja mais fácil tentar provar para uma criança de cinco anos que papai noel não existe enquanto ela segura seu precioso presente ao lado da arvore de Natal.

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #6 Online: 30 de Setembro de 2009, 11:18:39 »
Você concorda com as comunicações do D. D. Home e do Sr. Morin? Você realmente acha que Kardec se arrependeu?
"Ide com a onda que nos arrasta; necessitamos do movimento, que é vida, ao passo que vós nos apresentais a imobilidade, que é a morte.... Queremos lançar-nos à vida, porquanto os séculos vindouros, que divisamos, têm horror à morte." (Obras Póstumas - Allan Kardec).

visite: http://conviccao-espirita.blogspot.com/2013/08/apresentacao-deste-blog.html

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #7 Online: 30 de Setembro de 2009, 11:53:48 »
...Você realmente acha que Kardec se arrependeu?

Ué, e isto não está claro no texto do Giga?

Offline Kratos

• Nível 10
  • *
« Resposta #8 Online: 30 de Setembro de 2009, 12:14:41 »
Exegese hermeneutica da DE.
 :hihi: :hihi: :hihi: :biglol: :biglol:

Esperando o malabarísmo espiritualista.
"Não é o bastante ver que um jardim é bonito sem ter que acreditar também que há fadas escondidas nele?"

Douglas Adams (1952-2001)

Offline Anne

• Nível 20
  • *
« Resposta #9 Online: 30 de Setembro de 2009, 12:35:01 »
Leafar, o q representa pra vc esse tal D.D.Home? Vc acha q ele seja um médium ou um troll?

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #10 Online: 30 de Setembro de 2009, 13:28:41 »
...Você realmente acha que Kardec se arrependeu?

Ué, e isto não está claro no texto do Giga?
Claríssimo!

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #11 Online: 30 de Setembro de 2009, 13:32:02 »
Leafar, o q representa pra vc esse tal D.D.Home? Vc acha q ele seja um médium ou um troll?
Médium, e parece que dos bons. Ele passou pelas mãos de Allan Kardec no final da década de 1850 e início da década de 1860. Mais tarde passou também pelas mãos de William Crookes. Há vários artigos sobre ele nas Revistas Espíritas de 1858 e 1859, principalmente.

Um abraço.

Offline Anne

• Nível 20
  • *
« Resposta #12 Online: 30 de Setembro de 2009, 13:57:07 »
Médium, e parece que dos bons. Ele passou pelas mãos de Allan Kardec no final da década de 1850 e início da década de 1860. Mais tarde passou também pelas mãos de William Crookes. Há vários artigos sobre ele nas Revistas Espíritas de 1858 e 1859, principalmente.

Um abraço.

E o M. Morin?

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #13 Online: 30 de Setembro de 2009, 14:05:33 »
Claríssimo!

Ah! Então Kardec de arrependeu.

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #14 Online: 30 de Setembro de 2009, 15:12:50 »

Um abraço.

E o M. Morin?
O Sr. Morin era um dos médiuns da Sociedade Espírita de Paris. Trabalhou com Kardec até ele morrer, pois se encontram referências a ele até nas últimas Revistas Espíritas de 1869, antes de Kardec falecer.

Um abraço.

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #15 Online: 30 de Setembro de 2009, 15:15:35 »
Claríssimo!

E o que você conclui então a partir disso?

Offline Anne

• Nível 20
  • *
« Resposta #16 Online: 30 de Setembro de 2009, 15:29:28 »
Claríssimo!

Era exatamente o q eu ia te perguntar...

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #17 Online: 30 de Setembro de 2009, 16:09:35 »
Que Kardec sobreviveu à morte para depois, hipoteticamente, ter se arrependido de criar o Espiritismo?

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #18 Online: 30 de Setembro de 2009, 17:08:17 »

Que no mundo dos espíritos, nem os próprios espíritos sabem o que estão falando...  :biglol:

É brincadeira.

Concluo apenas que não existem provas. Apenas uma guerrinha de egos entre médiuns.

Offline Anne

• Nível 20
  • *
« Resposta #19 Online: 30 de Setembro de 2009, 17:16:19 »
Que Kardec sobreviveu à morte para depois, hipoteticamente, ter se arrependido de criar o Espiritismo?

Não. Qual a sua conclusão sobre os médiuns quanto a afirmação a respeito de Kardec. Eles estão mentindo ou falando a verdade? (no seu entender)

Kardec se arrependeu ou não? Do q ele se arrependeu exatamente?

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 30 de Setembro de 2009, 17:29:32 »
Você concorda com as comunicações do D. D. Home e do Sr. Morin? Você realmente acha que Kardec se arrependeu?

:histeria:

Leafar, não meça as pessoas com a sua própria régua...

Até que alguém prove cientificamente que os espíritos existem, vou continuar achando isso tudo uma enorme xaropada.

O que está em discussão sob o ponto de vista cético é a contradição, a falta de lógica.

Médiuns podem falar de seres que habitam o interior do sol, das civilizações de Vênus e de Marte, da casa de Mozart em Jupiter mas não podem falar que Kardec se arrependeu. E olha que o "espirito" de Kardec utilizou 2 (dois) médiuns que ele conheceu pessoalmente, que eram de sua confiança e que são consagrados pelo espiritismo. Quem melhor do que Kardec para atestar a legitimidade do meio utilizado para enviar a sua própria mensagem?

Considero essa comunicação uma besteira que só serve para evidenciar mais uma dentre tantas incoerências do espiritismo.

Você é quem deveria estar preocupado e questionar mais aquilo que você acredita.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 30 de Setembro de 2009, 18:24:26 »

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 30 de Setembro de 2009, 18:27:02 »

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #23 Online: 30 de Setembro de 2009, 19:40:27 »
De certo ele não achou Mozart, em Júpiter. Ou estava com 72 virgens. Ou no inferno de algum deus a muito esquecido. :)
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Kratos

• Nível 10
  • *
« Resposta #24 Online: 30 de Setembro de 2009, 20:40:20 »
De certo ele não achou Mozart, em Júpiter. Ou estava com 72 virgens. Ou no inferno de algum deus a muito esquecido. :)

Também... Uma atmosfera rica em hamônia, hidrogênio e hélio.

:hihi: :biglol: :biglol: :biglol:

Imagina em Venus a 900º Fahrenheit
« Última modificação: 30 de Setembro de 2009, 20:45:40 por Kratos »
"Não é o bastante ver que um jardim é bonito sem ter que acreditar também que há fadas escondidas nele?"

Douglas Adams (1952-2001)

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!