Falando sério, sem trollagem, qual o problema de admitir que geralmente o que é exibido na televisão não passa de enlatado superficial que jamais vai chegar aos pés da ''Grande Arte''?
Nenhum problema, até porque para mim você está absolutamente correto nesse sentido. Mas é que entre a sua frase anterior que eu "trollei" e esta agora há uma palavra que faz toda a diferença: "geralmente". É que antes você tinha dito:
O fato é que a televisão só serve para atestar a imbecilidade coletiva.
Essa é uma declaração bem mais categórica, mas como você esclareceu que é só geralmente que o que é exibido pela televisão tem má qualidade eu vou tomar sua frase anterior como uma hipérbole. Espero que possamos concordar então que eventualmente a televisão possa exibir conteúdos profundos que cheguem aos pés da grande arte sim.
Na verdade a minha primeira declaração foi trollagem.
![Big LOL! :biglol:](../forum/Smileys/default/28.gif)
Concordo que generalizar que tudo que é exibido na TV é um lixo cultural é bobagem, mas você há de convir que pelo menos 90% da programação televisiva (tanto aberta quanto fechada) ou é um verdadeiro excremento ou é alguma série/documentário/filme que na verdade até tinha boas ideias e um
background interessante, o problema é que as ideias inicialmente boas não podem ser exploradas e aprofundadas devido a própria natureza da maioria dos espectadores televisivos, geralmente pessoas sem muita cultura e que possuem pouco senso crítico, sendo avessas a qualquer coisa que fuja de seu mundinho particular. Isso é atestado com facilidade ao se observar como em seriados e filmes históricos sobre a Grécia e Roma antigas, por exemplo, as ideias e a vida dessas civilizações são mal representadas e caricaturadas para atender aos gostos do norte-americano médio.
Eis o grande problema da televisão, as ''massas'' incultas é que determinam na maioria das vezes a ''qualidade'' dos programas exibidos através da audiência, o que gera uma situação de dependência dos criadores/roteiristas/artistas da aprovação da maioria das pessoas, dificultando bastante a livre criação, inspiração e originalidade desses profissionais.
Mas qualidade artística também é gosto subjetivo, não dá para separar uma coisa da outra. Pode ser que uma obra seja mais popular entre pessoas com mais estudo e maior exposição aos mais variados tipos de obras artísticas, por isso a opinião do Roger Ebert sobre um filme geralmente vai ser mais bem fundamentada do que a minha, mas mesmo assim ainda é gosto subjetivo e outros críticos com tanta reputação quanto ele vão discordar quanto à qualidade de muitas obras.
Concordo que em essência o fenômeno artístico é subjetivo, mas isso não significa que não possam existir padrões para se julgar a qualidade de obras culturais, por exemplo, a complexidade dos temas abordados são muitas vezes bons indicativos da qualidade de determinada produção cultural. Por esse viés podemos sim afirmar que música erudita é melhor que rap e funk carioca.
É a tal da cultura pop, acho que tem hora para aproveitar essas obras mais simples, assim como também tem hora para a tal da grande arte, a depender da sua disposição. Mas não quer dizer que um produto feito para gerar lucro também não possa ter grande qualidade artística. Muitas jóias da literatura eram folhetins publicados em jornais para vender, incluindo obras de Machado de Assis e Dostoiévsky.
Não generalizei, mas tenho convicção de que algo que é feito
apenas com o objetivo de gerar lucro quase sempre é ruim. Para exemplificar, vejamos o caso do Machado. Embora ele tenha tido suas obras publicadas em folhetins de jornais, muito provavelmente suas aspirações não eram apenas financeiras, o reconhecimento da sociedade e de outros escritores era um dos grandes impulsionadores para que assim o fizesse. No século XIX folhetins em jornais geralmente eram o único modo de se alcançar prestígio literário, e quase sempre as quantias recebidas pelas histórias publicadas eram irrisórias. Outra diferença em relação a TV é que na época poucas pessoas liam, e entre essas pessoas boa parte dos leitores eram também escritores.
Claro que essa discussão toda aqui no tópico é sobre gostos subjetivos, eu não gosto de novela, você não gosta de séries americanas, mas o importante para a discussão é que estamos fundamentando nossas opiniões, eu sei porque não gosto de novela global, você sabe porque não gosta de séries e podemos trocar ideias para entendermos melhor ou talvez até mudar os nossos gostos.
Sim, de acordo.
EDIT: Pequenas modificações no texto.