Autor Tópico: Céu, Anjos,Criação...  (Lida 2460 vezes)

Offline Mayconkent

• Nível 00
  • *
Céu, Anjos,Criação...
« Online: 15 de Dezembro de 2011, 18:19:12 »
Olá, Boa Tarde a Todos Meu nome é Maycon e antes de expor o meu questionamento
tenho que contar um pouco da minha vida pra vocês, tenho 19 anos, nasci em um lar
de crença absoluta na Bíblia "protestantes", moro com meus pais e minha irmã de 13 anos
e todos nós frequentamos a igreja 3 vezes por semana, mas mesmo assim a muito tempo
tenho 1000 duvidas sobre as minhas crenças foi então que busquei na Bíblia as resposta
e acredito que isso me fez ter mais ceticismo em um Deus "Bíblico e qualquer outro"
penso que com isso me tornei Ateu... Pois sou incapaz de acreditar que um ser onipotente
bondoso que deixa crianças sofrer com câncer até a morte e etc.

Agora sobre o tópico que eu queria colocar aqui é sobre os Anjos e o Céu

Exemplo:

Céu um lugar de paz e amor onde não a verá dor nem sentimento destrutivos e tals
então porque diabos lúcifer teve inveja, ganancia e Quiz tomar o lugar do bondoso
papai do Céu? "Porque um ser criado das entranhas de Deus sentiria vontade de
tomar o seu lugar?"

Anjos seres poderoso mas sem livre arbítrio... porque la no céu teria um exército com
espadas e tals (Miguel) antes mesmo de Lúcifer se rebelar? 

Qualquer erro me desculpo antecipadamente e deixo claro que estou
aqui para aprender o máximo que eu puder com todos vocês!

Abraços!
« Última modificação: 15 de Dezembro de 2011, 18:22:26 por Mayconkent »

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
Re:Céu, Anjos,Criação...
« Resposta #1 Online: 15 de Dezembro de 2011, 19:25:21 »
Para entender tudo isso, primeiro vc tem que levar em consideração que a Bíblia é uma colcha de retalhos escrita através de séculos por pessoas (Se é que existiram mesmo) que viveram em épocas diferentes sem se conhecer. Depois foi modificada pela igreja na Idade Média conforme a conveniência da época, vc não deve se esquecer que a igreja mandava e desmandava em tudo e matava os oponentes sem qualquer piedade, vc sabe disso.

Lúcifer não existia na Bíblia antes da Idade Média quando descobriram que o melhor modo de encher igreja era fazer a população acreditar e ter medo do diabo, as missas eram feitas em Latim em uma época que 95% da população era composta de analfabetos, em resumo ninguém entendia m$rd@ nenhuma do que ouvia lá, mas estavam na igreja todo domingo para serem vistos pelos manda-chuvas da época.

As representações artisticas de "anjos" branquinhos e de olhos azuis e os "demônios" têm traços europeus, pouco a ver com o tipo físico do Oriente Médio porque espelhavam a cultura européia da época que se julgava superior aos demais, se o cara não fosse branquinho e católico era filho do diabo.

A bíblia tem incoerências aos montes porque as pessoas que supostamente as escreveram não tinham conhecimento da existência de efeitos físicos da natureza ou de microorganismos, assim se um arco-íris apareceu no céu ou suquinho de uva virou vinho ou azedou era apenas  por vontade de Deus...

Religião sempre foi um jogo de manipulação, nada além disso.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #2 Online: 15 de Dezembro de 2011, 19:44:54 »
As representações artisticas de "anjos" branquinhos e de olhos azuis e os "demônios" têm traços europeus, pouco a ver com o tipo físico do Oriente Médio porque espelhavam a cultura européia da época que se julgava superior aos demais, se o cara não fosse branquinho e católico era filho do diabo.

Na verdade, as representações comuns de anjos não têm nada a ver com as descrições da bíblia. Tem um artigo do cracked.com que mostra umas ilustrações de como seriam os anjos (na verdade, existiria um hierarquia, com serafins, querubins, tronos etc.):

Serafim:

Tronos:

Querubim:

fonte: http://www.cracked.com/article_18757_5-things-you-wont-believe-arent-in-bible.html
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Titoff

• Nível 23
  • *
« Resposta #3 Online: 15 de Dezembro de 2011, 19:52:05 »
Na verdade, as representações comuns de anjos não têm nada a ver com as descrições da bíblia. Tem um artigo do cracked.com que mostra umas ilustrações de como seriam os anjos (na verdade, existiria um hierarquia, com serafins, querubins, tronos etc.):

Serafim:

Tronos:

Querubim:

fonte: http://www.cracked.com/article_18757_5-things-you-wont-believe-arent-in-bible.html

Now, there are angels in the Bible. But if you encountered some of the angels it describes, you'd probably need a shotgun under your bed to sleep soundly for the rest of your life.*

*NOTE: that is a joke. If angels turn out to be real, and you encounter one, do not shoot it with a shotgun.

:histeria:

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #4 Online: 16 de Dezembro de 2011, 00:13:38 »
Se teu problema com inconsistências bíblicas se resume aos anjos, meu amigo, você ainda não viu nada :lol:
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Irracionalista

• Nível 13
  • *
« Resposta #5 Online: 16 de Dezembro de 2011, 04:28:03 »
Céu um lugar de paz e amor onde não a verá dor nem sentimento destrutivos e tals
então porque diabos lúcifer teve inveja, ganancia e Quiz tomar o lugar do bondoso
tomar o seu lugar?"

Anjos seres poderoso mas sem livre arbítrio... porque la no céu teria um exército com

Isso acontece porque modernamente, existe uma confusão constante entre Satã/Satanás, Lúcifer, Demônio e Diabo. Esses termos tem significados variados na Bíblia e não são a mesma coisa, ao contrário que é pensado muitas vezes por Cristãos. Infelizmente, eu não consigo ainda explicar a maioria dos raciocínios teológicos que justificam isso e já aviso que não tenho a resposta das suas perguntas, mas posso citar alguns pontos.

Primeiro, Satã não é a mesma coisa que Lúcifer. Lúcifer não é exatamente um nome pessoal de um Anjo Caído , mas um termo variado, usado primariamente em  Isaías 14:3-20 para se referir a um Rei Babilônico ("dirás assim do rei de Babilónia". ). Como manda a tradição antiga, Reis eram retratados como figuras praticamente divinas e o título "Portado de Luz" e "Estrela da Manhã" nada mais são que formas de dizer "Vossa Majestade" ou "Meu Senhor".

Esse é o primeiro uso (cronológico) de Lúcifer - que como disse, tem uso tão variado que até Jesus Cristo usa ele (não o título "Lúcifer", mas o de "Estrela da Manhã") em Apocalipse 22:16: Eu, Jesus, enviei o meu anjo, para vos testificar estas coisas nas igrejas. Eu sou a raiz e a geração de Davi, a resplandecente estrela da manhã

Ou seja, esqueça Lúcifer como o Príncipe dos Anjos Caídos - seja lá quem for ele, Lúcifer é só um título usado para ele.

Segundo ponto, Lúcifer não é Satã (isso é aceito até pelas Igrejas que aceitam que Lúcifer é o Príncipe dos Anjos Caídos).

Se você ler os textos mais antigos da Bíblia, cronologicamente, como o Livro de Jó e mesmo Livro dos Números, verá que Satã  é um lacaio de Deus, um servo fiel dele, que executa as tarefas "menos agradáveis" de Javé. Duvida? Veja o começo de Jó:

E num dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, veio também Satanás entre eles.

Então o SENHOR disse a Satanás: Donde vens? E Satanás respondeu ao SENHOR, e disse: De rodear a terra, e passear por ela.

E disse o SENHOR a Satanás: Observaste tu a meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus, e que se desvia do mal.

Então respondeu Satanás ao SENHOR, e disse: Porventura teme Jó a Deus debalde? Porventura tu não cercaste de sebe, a ele, e a sua casa, e a tudo quanto tem? A obra de suas mãos abençoaste e o seu gado se tem aumentado na terra. Mas estende a tua mão, e toca-lhe em tudo quanto tem, e verás se não blasfema contra ti na tua face.

E disse o SENHOR a Satanás: Eis que tudo quanto ele tem está na tua mão; somente contra ele não estendas a tua mão. E Satanás saiu da presença do SENHOR.

Como pode ver aqui, Satanás não é um opositor de Deus. Ele segue e cumpre as ordens dele e só causou todo o tormento que Jó passou porque Deus permitiu que ele fizesse isso. Tanto que a única condição que Deus coloca á Satanás é "somente contra ele não estendas a tua mão", que é um eufemismo para "Não mate Jó" - e Satanás de fato nunca fez isso.

E por fim, os Anjos. Eu não entendo muito ainda deles, mas que eu saiba, Anjos não são seres de pura bondade e amor. Eles são mensageiros (Tanto que Anjo vem de Angellus ou de Malak, ambos termos para mensageiros ou enviados) de Javé e trazem todo tipo de mensagens, tanto que Satã é um deles.  :)
"Make Money, Not War."

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #6 Online: 16 de Dezembro de 2011, 08:39:58 »

Pois é, agora que me dei conta,  deus tem uma divisao de infantaria celestial com os seus anjinhos guerreiros.

Pra que ele iria teria isso?

Offline Mayconkent

• Nível 00
  • *
« Resposta #7 Online: 16 de Dezembro de 2011, 09:12:37 »
Sobre o cachorrinho do papai do céu Duvidas sanadas ! kkkkkkkkkk

Mas realmente é um alivio se desprender de tudo isso, afinal se o papai
do céu é uma criação da mente humana para manipular ou para justificar
a lacuna de duvidas da humanidade isso significa que eu não vou queimar
na mármore do inferno uffaa!

Mas ainda assim fica muitas duvidas infindáveis, onde vamos? Ou qual o
sentido da vida de cada ser humano ?

" Quando você é criado para acreditar em um propósito maior (vida eterna) é
difícil aceitar o espetáculo da vida como uma casualidade do universo"

Viver viver e um dia apenas deixar de existir como uma palha que se torna
apenas esterco na natureza! E o EU?

Desacreditar em Deus é viver lucidamente! Mas uma lucides perturbadora!
Abraços! 

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #8 Online: 16 de Dezembro de 2011, 10:46:15 »
É um pensamento que sempre me causou desconforto, amigo... mas pense: antes de nascermos, também não existíamos. Depois que nossa hora chegar, vai ser como voltar para a não-existência. Assim, se nossa vida se resume a um intervalo entre não-existências, por que não tentar fazer dela a melhor experiência possível?

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #9 Online: 16 de Dezembro de 2011, 11:13:11 »
Essa questão, pra mim, é das que mais deturpa a realidade da vida cotidiana da sociedade. Com a religião entranhada em nosso meio social, a pessoa nunca está preparada para o fim, apenas confortada, e totalmente desamparada psicologicamente.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #10 Online: 16 de Dezembro de 2011, 15:36:12 »
Se o homem é uma entidade que veio de uma não existência, passando a existir, Deus pode ser uma instância coexistente e indissociável do ser humano, de tal forma que, se lhe atribuímos faculdades mágicas, estas se tornem reais.

Se temos numa via, pensamentos que vem até nós, que nos instam a existência, também por outra via, talvez estejamos instando o tempo todo a existência de Deus, seja lá por pensamentos quaisquer, ou por outra demanda qualquer.

Você não qur acreditar, mas isso é tão normal ...(Paisagem da janela) :)

Mais perturbador ainda?
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Mayconkent

• Nível 00
  • *
« Resposta #11 Online: 16 de Dezembro de 2011, 17:06:22 »
Hum? Deus só existe na mente isso?
ou ele se torna no equivalente material
se eu ficar fazendo exercícios de auto-sugestões ?

(Livro - Quem Pensa Enriquece)

Existe um milhão de possibilidade mas... tudo leva
a misticismo e isso não é um caminho muito perigoso?

abraços

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #12 Online: 16 de Dezembro de 2011, 17:39:14 »
Hum? Deus só existe na mente isso?
ou ele se torna no equivalente material
se eu ficar fazendo exercícios de auto-sugestões ?

(Livro - Quem Pensa Enriquece)

Existe um milhão de possibilidade mas... tudo leva
a misticismo e isso não é um caminho muito perigoso?
abraços
Misticismo soa um tanto perjorativo. Ceticismo sem preconceitos seria mais propositivo.

Até onde eu sei eu não sei.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 16 de Dezembro de 2011, 19:02:44 »

Pois é, agora que me dei conta,  deus tem uma divisao de infantaria celestial com os seus anjinhos guerreiros.

Até Deus tinha gente armada defendendo o Paraíso que ele mesmo criou e tem gente a favor do desarmamento da população no outro tópico. :lol:

Ainda acham que pode dar certo. :biglol:

Offline Irracionalista

• Nível 13
  • *
« Resposta #14 Online: 16 de Dezembro de 2011, 23:47:10 »

Dois fatores: Herança politeísta israelense e adaptação do Cristianismo a "concepção de mundo" romana.

Praticamente todos os deuses e nomes divinos citados na Bíblia são na verdade, nome dados a outras divindades da Israel pré-Invasão Assíria (o primeiro Exílio praticamente deu origem ao monoteísmo bíblico, se a minha memória não me engana). Ou seja, Javé era um dos deuses do panteão semítico, com outros deuses como Asherah, Baal (ou Baal de Sapan ou Baal Hadad), Mot, Yam  como parte do Panteão Semita, todos eles sendo ou filhos ou "afilhados" do casal divino El e Athirat. E como era comum no mundo politeísta, Javé tinha uma série de mensageiros e divindades menores sob suas ordens, além dos seus filhos. Essas divindades menores e filhos de Javé, no momento que o monoteísmo israelense passou a predominar, os anjos passaram a ser vistos não mais deuses menores, mas mensageiros de Javé.

E como o Cristianismo herdou boa parte da tradição e crença angélica judaica, eles basicamente adaptaram os Anjos (e os Santos) como "Criaturas Divinizadas" que se focam em um aspecto menor da Criação, papel muito similar ao tomado por Deuses Menores, Deuses Locais, Semideuses e Heróis na tradição greco-romana. Dessa forma, o Cristianismo (Católico e Ortodoxo) passou a oferecer "todas as vantagens" do Monoteísmo e do Politeísmo.

Sobre o cachorrinho do papai do céu Duvidas sanadas ! kkkkkkkkkk

Eu prefiro chamar ele de "Bode Espiatório" de D´us ou "A Melhor Desculpa que um Deus Incompetente Poderia Inventar"  :)

Desacreditar em Deus é viver lucidamente! Mas uma lucides perturbadora!

Quisera eu fosse assim - não faltam ateus que me parecem tão ou mais malucos do que diversos religiosos.  :|
"Make Money, Not War."

Offline Enio

• Nível 24
  • *
« Resposta #15 Online: 17 de Dezembro de 2011, 00:00:14 »
Sinceramente, se existe uma causa primeira da qual tudo se baseia, esta não poderia ser nem boa e nem má, melhor dizendo, seria apenas algo impessoal, e não pessoal como a maioria das pessoas conceituam Deus. E se existe uma ordem espiritual, não acredito que esta ordem espiritual tenha uma configuração piramidal de como se baseia a nossa sociedade, a idéia de um ser soberano no alto de uma pirâmide dominando todos os que estão abaixo dele. Isso, em relação ao entendimento sobre as coisas espirituais, seria uma deturpação de pessoas interesseiras que querem incutir na cabeça das pessoas mantendo-as sob a condicionamento de nosso modelo social. Não acredito na ordem hierárquica estabelecida pelos católicos.

E se Satã é um servo fiel de Deus e cumpre apenas os piores papéis ordenados por este, então isso mostra que Deus na verdade não se passa de um grande tirano carismático. Sim, pois que no fundo é um ser que faz tudo a seu bel prazer, e que engana dizendo para as pessoas que é bom e que possui propósitos de caráter nobre, quando na verdade é o contrário. Eu mesmo já me baseei em outras alegorias, ambas em que Deus e Satã são tiranos, apenas com objetivos diferentes. Numa alegoria, ambos desejam uma completa centralização de poder, e noutra, Deus deseja a centralização de poder, e Satã, a mais completa desordem, o caos absoluto. Sendo que enquanto Satã é honesto em suas intenções malignas, já Deus toma uma atitude disfarçada, hipócrita, se fazendo passar por bom.

Em todas elas, Deus e Satã são maus e o que nos parece bom para cada um deles em relação a nós é o modelo de domínio. O domínio de Satã é através de uma atitude de luta, de barbaridade. Já o domínio de Deus é através do chamado rebanho religioso, em que todos sob seu domínio são ignorantes incapazes de senso crítico e qualquer traço de intelectualidade, apenas vivem para servir cegamente a este tirano populista. Já Satã se mostra como um tirano malévolo. O que Deus aspira é por uma ordem de cegos obedientes. O que Satã aspira é por um ordem baseada em contratos e pactos. Isso explicaria o conceito de que a Deus se obedece a seus planos divinos, e a Satã se subjuga a ele em função de pactos.

Deus representa o poder tirano das instituições religiosas sobre as pessoas e Satã, o das instituições corporativas sobre as pessoas. No fim das contas, a massa popular é sempre o bode expiatório que sofre em função das desculpas que se criam em nome de Deus e Satã. A solução para se escapar disso é conceituar um deus que seja neutro, e impessoal, o que tornaria impossível se usá-lo como desculpa para comportamento tirano. Um deus impessoal teria como efeito uma profunda mudança espiritual nas pessoas e acabaria terminando com o fim do modelo de organização piramidal de essência tirana, este que há milênios tem decidido a formação da sociedade humana desde tempos remotos.

Existem diversas alegorias possíveis que me vem em mente, mas em todas elas Deus e Satã são extremistas e tiranos apenas com propósitos diferentes. Ambas figuras são reflexo da natureza humana. Mas ainda assim volto a dizer que, se realmente existe uma causa primeira real, ela não seria como entendemos Deus ou Satã. Seria na verdade algo neutro, indiferente e que funciona sob um automatismo eterno (atemporal) que, por acaso, sempre existiu e que sempre se manteve numa harmonia constante, em que o que entendemos como harmônico e caótico se anulam ou se fundem num novo conceito e isso é cientificamente observável em relação a todos os fenômenos que envolvem movimento de turbulência, em que existe simultaneidade entre caos e organização.

Offline Irracionalista

• Nível 13
  • *
« Resposta #16 Online: 17 de Dezembro de 2011, 00:48:21 »
Deus representa o poder tirano das instituições religiosas sobre as pessoas e Satã, o das instituições corporativas sobre as pessoas. No fim das contas, a massa popular é sempre o bode expiatório que sofre em função das desculpas que se criam em nome de Deus e Satã. A solução para se escapar disso é conceituar um deus que seja neutro, e impessoal, o que tornaria impossível se usá-lo como desculpa para comportamento tirano. Um deus impessoal teria como efeito uma profunda mudança espiritual nas pessoas e acabaria terminando com o fim do modelo de organização piramidal de essência tirana, este que há milênios tem decidido a formação da sociedade humana desde tempos remotos.

Existem diversas alegorias possíveis que me vem em mente, mas em todas elas Deus e Satã são extremistas e tiranos apenas com propósitos diferentes. Ambas figuras são reflexo da natureza humana. Mas ainda assim volto a dizer que, se realmente existe uma causa primeira real, ela não seria como entendemos Deus ou Satã. Seria na verdade algo neutro, indiferente e que funciona sob um automatismo eterno (atemporal) que, por acaso, sempre existiu e que sempre se manteve numa harmonia constante, em que o que entendemos como harmônico e caótico se anulam ou se fundem num novo conceito e isso é cientificamente observável em relação a todos os fenômenos que envolvem movimento de turbulência, em que existe simultaneidade entre caos e organização.

Eu juro que invejo a habilidade (ou impressão de habilidade) dos autores bíblicos. É incrível o poder que descrições vagas e imprecisas, com diversas lacunas, sendo entremeadas com afirmações categóricas abrangentes tem na mente humana, ainda mais em quem quer crer que no meio desse put-pourri há algo profundo e verdadeiro para a vida humana.

E o que você acaba de escrever é uma demonstração perfeita do trecho acima.
"Make Money, Not War."

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #17 Online: 17 de Dezembro de 2011, 09:10:34 »

Até Deus tinha gente armada defendendo o Paraíso que ele mesmo criou e tem gente a favor do desarmamento da população no outro tópico. :lol:

Ainda acham que pode dar certo. :biglol:

Putz, depois dessa vou ter que mudar de lado...  :lol:

Offline Mayconkent

• Nível 00
  • *
« Resposta #18 Online: 19 de Dezembro de 2011, 09:17:37 »
Bom Dia, Boa Noite, boa Tarde conforme a ocasião tenho que dizer que concordo em
partes com o Enio o único modo para mim de tentar criar uma hipótese onde exista
dois seres sobrenaturais que tenta tomar as rédias das decisões humanas é que esses
sejam neutros e não pessoais...

Eu entendi que a Bíblia não é um livro Divino e com certeza foi feito para manipular
ou para tapar aquilo que temos medo de admitir como verdade, como por exemplo
que tudo surgiu do caos e que assim como as plantas e os animais irracionais não
existimos antes de existir e vamos para o não existir quando deixarmos de existir kkkkkkkkk
"assim como o meu amigo abriu minha mente ali em cima"...

E com certeza é ótimo discutir essas hipóteses da existência de anjos de céu de inferno
é interessante tentar desvendar em nossas mentes o maior mistério do mundo a "VIDA"
mas tem muitas melhores formas do que se basear em afirmações de um livro de mitos!

Abraços

Offline Irracionalista

• Nível 13
  • *
« Resposta #19 Online: 19 de Dezembro de 2011, 12:25:46 »
Eu entendi que a Bíblia não é um livro Divino e com certeza foi feito para manipular
ou para tapar aquilo que temos medo de admitir como verdade, como por exemplo
que tudo surgiu do caos e que assim como as plantas e os animais irracionais não
existimos antes de existir e vamos para o não existir quando deixarmos de existir kkkkkkkkk
"assim como o meu amigo abriu minha mente ali em cima"...

"Com certeza foi feito para manipular"? Você está dizendo que um conjunto de livros, escritos entre a Era de Bronze e no mais tardar o Século I da Era Comum, conseguiram antever uma série de descobertas de séculos muito posteriores e ainda por cima, fazer oposição ativa a elas? Essa posição sua é tão ou mais milagrosa e absurda do que a religiosa.

afirmações de um livro de mitos!

Ser um mito não implica em falsidade, mentira ou logro. Interpretar mitos literalmente é algo tão bobo quanto interpretar que Senhor dos Anéis é uma história verdadeira e que Tolkien afirmava que Hobbits e Elfos existiam.
"Make Money, Not War."

Offline Mayconkent

• Nível 00
  • *
« Resposta #20 Online: 19 de Dezembro de 2011, 15:41:25 »
Irracionalista, obrigado por abrir a minha mente mais um pouco,
eu fiz a colocação erra das ideias e afirmei como você
mesmo mostrou erradamente... A Bíblia é um conjunto de livro
escritos em uma época onde apenas os mitos respondia
as perguntas como o raio o eclipse e bla bla bla... sendo assim
ela não poderia ser uma forma de manipulação no seculo XXl
em que vivemos (acho que foi isso que você quis dizer néh?)
mas se a bíblia de alguma forma foi montada pela igreja
católica.... onde impôs que as palavras naquele livro é
as "PALAVRAS DO PRÓPRIO DEUS " e entregou ele a pessoas
semi analfabetas... acredito que eles ganharam alguma
vantagem encima de tudo isso não ?

Agora a questão do mito não entendi completamente a tua explicação.

Offline Irracionalista

• Nível 13
  • *
« Resposta #21 Online: 20 de Dezembro de 2011, 03:46:06 »
Agora a questão do mito não entendi completamente a tua explicação.

É que a palavra "Mito" é entendida como "Conto de Fadas", uma mentira completa, algo falso e inexistente. Contudo, Mitos raramente tem a pretensão de serem factuais (no sentido histórico), mas sim são histórias que servem para demonstrar ou exemplificar algum valor ou evento atemporal/cíclico da vida humana (isso faz parte da chamada "Filosofia Perene"). Nesse sentido, a Bíblia tem uma boa soma de trechos que tem seu valor não como "História" (com H maiúsculo), mas sim como Mito.

sendo assim ela não poderia ser uma forma de manipulação no seculo XXl em que vivemos (acho que foi isso que você quis dizer néh?)

Sim, ela pode e é ser usada assim.

mas se a bíblia de alguma forma foi montada pela igreja católica....

Tecnicamente, o Cânone que forma a Bíblia (ao menos aqueles livros que são reconhecidos por boa parte das Igrejas Cristãs modernas, como os 4 Evangelhos, as 13 Epístolas Paulinas, o Pentateuco e os Profetas) antecede boa parte da estruturação do que se chama hoje de Igreja Católica. O que se pode acusar os católicos é de suprimir diversos outros livros cristãos que expunham teologias diferentes da própria (como os Evangelhos Gnósticos e fazer alterações anti-docéticas, anti-ebionitas e "anti-feministas" no texto).

acredito que eles ganharam alguma vantagem encima de tudo isso não ?

E qual vantagem seria essa?
"Make Money, Not War."

Offline Codex

• Nível 10
  • *
« Resposta #22 Online: 20 de Dezembro de 2011, 04:42:09 »
Aconselharia a termo de acréscimo na discussão você questionar algum teísta conhecido a mesma pergunta, fico muito intrigado com qual poderá ser a resposta. Para mim, não passa de mais uma das grandes incoerências bíblicas.
Codex, prazer.

Offline Samarithan

• Nível 02
  • *
« Resposta #23 Online: 20 de Dezembro de 2011, 11:59:37 »
tomar o seu lugar?"

Isso acontece porque modernamente, existe uma confusão constante entre Satã/Satanás, Lúcifer, Demônio e Diabo. Esses termos tem significados variados na Bíblia e não são a mesma coisa, ao contrário que é pensado muitas vezes por Cristãos. Infelizmente, eu não consigo ainda explicar a maioria dos raciocínios teológicos que justificam isso e já aviso que não tenho a resposta das suas perguntas, mas posso citar alguns pontos.

Primeiro, Satã não é a mesma coisa que Lúcifer. Lúcifer não é exatamente um nome pessoal de um Anjo Caído , mas um termo variado, usado primariamente em  Isaías 14:3-20 para se referir a um Rei Babilônico ("dirás assim do rei de Babilónia". ). Como manda a tradição antiga, Reis eram retratados como figuras praticamente divinas e o título "Portado de Luz" e "Estrela da Manhã" nada mais são que formas de dizer "Vossa Majestade" ou "Meu Senhor".

Esse é o primeiro uso (cronológico) de Lúcifer - que como disse, tem uso tão variado que até Jesus Cristo usa ele (não o título "Lúcifer", mas o de "Estrela da Manhã") em Apocalipse 22:16: Eu, Jesus, enviei o meu anjo, para vos testificar estas coisas nas igrejas. Eu sou a raiz e a geração de Davi, a resplandecente estrela da manhã

Ou seja, esqueça Lúcifer como o Príncipe dos Anjos Caídos - seja lá quem for ele, Lúcifer é só um título usado para ele.

Segundo ponto, Lúcifer não é Satã (isso é aceito até pelas Igrejas que aceitam que Lúcifer é o Príncipe dos Anjos Caídos).

Se você ler os textos mais antigos da Bíblia, cronologicamente, como o Livro de Jó e mesmo Livro dos Números, verá que Satã  é um lacaio de Deus, um servo fiel dele, que executa as tarefas "menos agradáveis" de Javé. Duvida? Veja o começo de Jó:

E num dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, veio também Satanás entre eles.

Então o SENHOR disse a Satanás: Donde vens? E Satanás respondeu ao SENHOR, e disse: De rodear a terra, e passear por ela.

E disse o SENHOR a Satanás: Observaste tu a meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus, e que se desvia do mal.

Então respondeu Satanás ao SENHOR, e disse: Porventura teme Jó a Deus debalde? Porventura tu não cercaste de sebe, a ele, e a sua casa, e a tudo quanto tem? A obra de suas mãos abençoaste e o seu gado se tem aumentado na terra. Mas estende a tua mão, e toca-lhe em tudo quanto tem, e verás se não blasfema contra ti na tua face.

E disse o SENHOR a Satanás: Eis que tudo quanto ele tem está na tua mão; somente contra ele não estendas a tua mão. E Satanás saiu da presença do SENHOR.

Como pode ver aqui, Satanás não é um opositor de Deus. Ele segue e cumpre as ordens dele e só causou todo o tormento que Jó passou porque Deus permitiu que ele fizesse isso. Tanto que a única condição que Deus coloca á Satanás é "somente contra ele não estendas a tua mão", que é um eufemismo para "Não mate Jó" - e Satanás de fato nunca fez isso.

E por fim, os Anjos. Eu não entendo muito ainda deles, mas que eu saiba, Anjos não são seres de pura bondade e amor. Eles são mensageiros (Tanto que Anjo vem de Angellus ou de Malak, ambos termos para mensageiros ou enviados) de Javé e trazem todo tipo de mensagens, tanto que Satã é um deles.  :)
Gostaria de aproveitar o tópico para tentar sanar algumas dúvidas, participo muito pouco do fórum em sí, mas todos os dias eu entro e procuro ler os tópicos buscando sempre agregar novos connhecimentos.

Sendo Satanás um servo de Deus, que faz o "trabalho sujo", qual o embasamento biblíco (se existir) para os cristãos argumentarem que Satanás é o grande responsável pelas desgraças do mundo e opositor de Deus?
"E os que foram vistos dançando, foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música" Friedrich Nietzsche

Offline Irracionalista

• Nível 13
  • *
« Resposta #24 Online: 20 de Dezembro de 2011, 12:24:59 »
Sendo Satanás um servo de Deus, que faz o "trabalho sujo", qual o embasamento biblíco (se existir) para os cristãos argumentarem que Satanás é o grande responsável pelas desgraças do mundo e opositor de Deus?

O argumento mais comum que eu conheço (lembre-se, eu sou só um diletante em teologia e os cristãos são muito versáteis e conseguem justificar quase qualquer coisa usando a Bíblia  :P) é o que equalizam o Príncipe dos Anjos Caídos com Satanás e se não me engano, também incluem a Serpente do Éden como a mesma criatura, saindo o "Cramunhão" que todo mundo ouviu falar, não só um Anjo Caído, mas também um opositor de Deus e um corruptor da humanidade. Um exemplo (que eu encontrei rapidamente) de explicação para isso pode ser visto aqui. Um texto mais próximo da versão que eu uso pode ser visto aqui.

"Make Money, Not War."

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!