Sendo Satanás um servo de Deus, que faz o "trabalho sujo", qual o embasamento biblíco (se existir) para os cristãos argumentarem que Satanás é o grande responsável pelas desgraças do mundo e opositor de Deus?
O argumento mais comum que eu conheço (lembre-se, eu sou só um diletante em teologia e os cristãos são muito versáteis e conseguem justificar quase qualquer coisa usando a Bíblia ) é o que equalizam o Príncipe dos Anjos Caídos com Satanás e se não me engano, também incluem a Serpente do Éden como a mesma criatura, saindo o "Cramunhão" que todo mundo ouviu falar, não só um Anjo Caído, mas também um opositor de Deus e um corruptor da humanidade. Um exemplo (que eu encontrei rapidamente) de explicação para isso pode ser visto aqui. Um texto mais próximo da versão que eu uso pode ser visto aqui.
Lí os dois textos, e achei interessante que em nenhum momento é mencionado na bíblia a origem de Satanás, apenas suposições e equívocos dos teístas. Engraçado é que em um dos artigos o autor dá explicações até rasoáveis sobre como interpretar a bíblia levando em consideração o contexto, mas na conclusão diz "não importa de onde satanás veio, a bíblia..."