Autor Tópico: Túmulos  (Lida 6626 vezes)

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
Túmulos
« Online: 22 de Dezembro de 2011, 03:58:51 »
Tópico fazendo referência a túmulos e arte tumular.

Alguns túmulos de famosos,

Karl Marx  - Cemitério de Highgate, Londres, Inglaterra

Carl Sagan - Lakewie Cemetery, Ithaca, Tompleins Country, Nova York, USA

Isaac Newton -  - Abadia de Westminster, Inglaterra.

Osvaldo Cruz  - Cemitério São João Batista, Rio de Janeiro, Brasil

Fonte

Até onde eu sei eu não sei.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
Re:Túmulos
« Resposta #1 Online: 22 de Dezembro de 2011, 04:06:46 »
Algunmas lápides bizarras.

Fonte

Offline Rocky Joe

• Nível 34
  • *
« Resposta #2 Online: 22 de Dezembro de 2011, 11:15:01 »
Lá vai um japonês. Yasujiro Ozu, cineasta.

O ideograma significa "Nada, Vazio".

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #3 Online: 22 de Dezembro de 2011, 14:18:27 »
Lá vai um japonês. Yasujiro Ozu, cineasta.

O ideograma significa "Nada, Vazio".
A qual tipo de religiosidade está associada a oferta de bebidas em túmulos como esse da foto? Sabe dizer, Martuchelli?

Offline Rocky Joe

• Nível 34
  • *
« Resposta #4 Online: 22 de Dezembro de 2011, 15:27:25 »
Acho que o costume é ofertar uma comida que o falecido gostasse muito, não bebidas em especial. No caso do Ozu, ele era um beberrão conhecido. Imagino que seja daí as bebidas ofertadas.

Do google:

Hoje em dia quase todas as famílias japonesas chamam um monge budista para os serviços fúnebres, de preferência da seita ou escola seguida pela família (nos casos onde não haja como chamar um monge da determinada seita, os familiares podem chamar um monge de outra seita, pois considera-se em última instância que o Budismo na essência é o mesmo). O recitar de sutras, oferenda de flores e acender velas e incenso são da tradição budista. Mas o modo pelo qual familiares e amigos do falecido procedem nesses rituais, contudo, refletem tradições xintoístas (o culto aos antepassados, cumprimentar a foto ou o corpo do morto olhando em seu rosto, oferendas em comida, são de origem xintoísta).
Por isso, os japoneses usam o seguinte ditado popular: “Japonês nasce e vive xintoísta, e morre budista”.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #5 Online: 22 de Dezembro de 2011, 15:44:00 »

(...)Por isso, os japoneses usam o seguinte ditado popular: “Japonês nasce e vive xintoísta, e morre budista”.
Imaginei algo nessa linha de sincretismo mesmo.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #6 Online: 22 de Dezembro de 2011, 18:38:38 »
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #7 Online: 22 de Dezembro de 2011, 20:28:55 »
O legal é que nos tumulos japoneses não tem cadaveres.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #8 Online: 22 de Dezembro de 2011, 21:19:42 »
Cripta com túmulo de São Francisco de Assis

Pela nave se pode descer para a cripta através de uma escadaria dupla. Esse local, que guarda o túmulo de Francisco foi descoberto em 1818.
O túmulo tinha sido escondido pelo irmão Elia para evitar que suas relíquias se espalhassem pela Europa medieval. Por odem do Papa Pio IX, uma cripta foi construída embaixo da Basílica inferior.
Foi projetada por Pasquale Belli com mármore fino em estilo neo-clássico, mas foi redesenhada em pedra crua em estilo neo-Românico por Ugo Tarchi entre 1925 e 1932.

Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 22 de Dezembro de 2011, 22:47:47 »
Eu gosto dos cemitérios americanos, gramados, abertos, e quanto mais simples melhores, só com lápides ou cruzes... esses cemitérios cimentados que provavelmente herdamos dos europeus e entulhados de estátuas e túmulos enormes eu acho horrorosos.

Muscoda, Wisconsin, América

Cemitério Nacional de Arlington, Virginia, América

La Recoleta, Buenos Aires, Argentina (horrível, para mim é como um cemitério não deveria ser)

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 23 de Dezembro de 2011, 19:44:43 »
Acho que esse modelo "casinha" de sepultura é ibérico, tenho observado bastante em cidades etnicamente portuguesas/espanholas e mesmo em localidades onde outras etnias sobressaem, os túmulos deles são assim. O modelo "graminha bonitinha" os americanos herdaram dos ingleses (O RLY?).

Também sou fã desses americanos (aliás, coisa mais linda os funerais que a gente vê nos filmes, todo mundo de preto, usualmente roupa social, num belo relvado enterrando seu ente querido abaixo de alguma árvore).

Acho interessante os que existem aqui na região, não são tão minimalistas quanto os americanos nem tão cheios de si quanto os ibéricos, mas possuem uma arte tumular simples que prende sua imaginação. Meus ancestrais estão todos em cemitérios assim. Interesante que os pés do falecido são sempre apontados para leste, uma vez li que era um certo costume devido a uma crença de que Jesus no Dia do Arrebatamento viria pelo leste, como o Sol que nasce para um novo dia de iluminação.

O túmulo do Beethoven é meio nesse estilo (mais caprichado, claro). Acho legal que ao invés do nome completo dele só consta o sobrenome dele, o que dá ainda mais poder ao nome. Quando se é Beethoven não precisa de primeiro nome. :)

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #11 Online: 23 de Dezembro de 2011, 22:33:33 »
Eu gosto dos cemitérios americanos, gramados, abertos, e quanto mais simples melhores, só com lápides ou cruzes... esses cemitérios cimentados que provavelmente herdamos dos europeus e entulhados de estátuas e túmulos enormes eu acho horrorosos.

Muscoda, Wisconsin, América

Cemitério Nacional de Arlington, Virginia, América

La Recoleta, Buenos Aires, Argentina (horrível, para mim é como um cemitério não deveria ser)

O Recoleta é um cemitério interessante e um dos principais pontos turísticos da cidade, eu gostei. :)

Offline Mr."A"

• Nível 24
  • *
« Resposta #12 Online: 23 de Dezembro de 2011, 23:42:19 »
Tem um túmulo erótico? Foi isso mesmo que eu vi? É legal a ideia, mas quem está enterrado ali? Só tem escrito ULTIMO ADEUS. Mais nada.
8-)

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #13 Online: 24 de Dezembro de 2011, 22:26:45 »
Um lugar chamado Cidade dos Mortos realmente existe no norte da Rússia, na Ossétia, escondido em um dos cinco cumes de montanhas que atravessam a região.

Nem preciso dizer que vários mitos e lendas circundam a “cidade”, com os habitantes locais afirmando que ninguém volta vivo de lá.
O local dificilmente recebe turistas, embora isto possa ser devido simplesmente à dificuldade de chegar em Dargavs, a
Cidade dos Mortos, que implica uma viagem de três horas através de sinuosas estradas estreitas e várias colinas.

Imagem do interior de uma cripta(Aquí em tamanho maior)

O clima de montanha certamente também não ajuda. Uma vez lá, você verá que a cidade é na verdade outra colina coberta de pequenos edifícios brancos. É a partir destes edifícios que o lugar ganhou seu nome.
As inúmeras estruturas brancas são de pedra cripta onde os moradores enterraram seus entes queridos. A própria cidade é um cemitério antigo da Ossétia. Cada família da área tem uma cripta, e quanto maior a estrutura, maior o número de pessoas soterradas na mesma. A mais antiga das criptas remonta ao século 16.
A área é de pouco interesse, exceto para arqueólogos que têm feito algumas descobertas incomuns lá. Por exemplo, os cientistas encontraram corpos dentro das criptas que foram enterrados em estruturas de madeira que se parecem com barcos. Mas como barcos foram parar nesse lugar sem rios navegáveis?
Uma explicação é que as almas dos mortos tinham que atravessar um rio a fim de chegar ao céu, e daí o barco. Outra presença interessante é a de um poço em frente de cada cripta. Diz-se que, uma vez que os ossétios enterravam seus mortos, jogavam uma moeda no poço. Se ela batesse em uma pedra no fundo do poço, significava que a alma do morto tinha alcançado o céu.
Alguns edifícios ficam afastados, que são as criptas dos criminosos do local. Também é dito que quando pragas dizimavam famílias inteiras, pessoas que não tinham ninguém para enterrá-las vinham a cripta da família e esperavam pela sua morte. Sinistro, não?

Fonte do texto

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 24 de Dezembro de 2011, 23:59:26 »
Eu já prefiro túmulos menores, mais discretos, como o que se pode ver abaixo

:biglol:
Foto USGS

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #15 Online: 25 de Dezembro de 2011, 01:04:53 »
E as pessoas acham que o Lula é megalomaníaco :lol:
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline EduardoCFF

• Nível 20
  • *
« Resposta #16 Online: 25 de Dezembro de 2011, 12:19:59 »
Seguindo a mesma linha do Geo... temos este pequeno mausoleu tambem.

Taj Mahal
“Se a historia da ciência nos ensina alguma coisa, é que não vamos a lugar nenhum chamando nossa ignorância de deus”

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #17 Online: 25 de Dezembro de 2011, 12:33:49 »
Concordo com o uili sobre os cemitérios americanos. Aqui em Fostaleza temos um parecido, o Parque da Paz.

Também gostei do Antigo Cemitério Judeu de Praga:

Lá existe um túmulo bastante antigo, onde até hoje visitantes colocam velas e recadinhos nas fendas da lápide. É o túmulo do lendário rabino Lev que foi quem, corre a lenda, criou o Golem para defender os judeus da cidade. Os recadinhos são pedidos de ajuda dos estudantes da Universidade Karlov. :)

Ah, e se ele parece atulhado é porque por muito tempo os judeus só podiam enterrar seus mortos nesse cemitério. Então, por falta de espaço eles iam colocando uns sobre os outros.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #18 Online: 25 de Dezembro de 2011, 14:24:39 »
(...)

Ah, e se ele parece atulhado é porque por muito tempo os judeus só podiam enterrar seus mortos nesse cemitério. Então, por falta de espaço eles iam colocando uns sobre os outros.
Estranho que eles enterrassem uns sobre os outros. Seria o caso de cavarem as covas bem fundo para o primeiro?, Ou ajuntavam os ossos de um num cantinho e depois depositavam outro? Poderia ser um lápide comprida, então.
« Última modificação: 25 de Dezembro de 2011, 14:32:01 por sergiomgbr »

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 25 de Dezembro de 2011, 18:24:36 »

Mais uma coisa em que eles têm razão.

Cremou, acabou. 

Sem risco de contaminação, sem espaço perdido, sem o pé no saco de ter que movimentar o corpo por um motivo qualquer após décadas enterrado.

Offline Codex

• Nível 10
  • *
« Resposta #20 Online: 25 de Dezembro de 2011, 19:07:34 »

Cremou, acabou. 

Sem risco de contaminação, sem espaço perdido, sem o pé no saco de ter que movimentar o corpo por um motivo qualquer após décadas enterrado.

Sigo essa linha de interpretação.   :P
Codex, prazer.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 25 de Dezembro de 2011, 21:39:03 »

Cremou, acabou. 

Os japoneses não fazem cemitérios com corpos pelo problema de falta de área. Eu entendo que se eles tivessem área disponível, enterrariam os seus mortos com rituais semelhantes aos dos demais povos.
Foto USGS

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #22 Online: 26 de Dezembro de 2011, 00:41:31 »

Cremou, acabou. 

Os japoneses não fazem cemitérios com corpos pelo problema de falta de área. Eu entendo que se eles tivessem área disponível, enterrariam os seus mortos com rituais semelhantes aos dos demais povos.
Faz parte da tradição budista e xintoista cremar os corpos, mesmo na India, onde sobra espaço.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #23 Online: 26 de Dezembro de 2011, 02:57:48 »
Catacumbas romanas, local subterrâneo que servia de cemitério para os primeiros cristãos.

Catacumbas de Domitila.

« Última modificação: 26 de Dezembro de 2011, 03:02:09 por sergiomgbr »

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 26 de Dezembro de 2011, 07:19:11 »

Cremou, acabou. 

Faz parte da tradição budista e xintoista cremar os corpos, mesmo na India, onde sobra espaço.

Eu penso da seguinte forma, alguém enterra um parente próximo, então essa pessoa tinha uma relação com quem se foi e é compreensível que queira manter a memória.

O tempo passa e depois de algumas décadas quando todos que conheciam aquela pessoa já morreram tb, o que sobra no túmulo é só um monte de ossos de alguém que ninguém mais sabe o que foi em vida e uma fonte de contaminação, nada além disso.

Sou mais a favor da cremação mesmo, por motivos práticos.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!