Merry CemeteryO The Merry Cemetery está situado no Norte da Romênia. Esta sob a proteção da UNESCO, é Patrimônio Mundial da Humanidade. É incomum, devido às cores vivas e o design incomum das lápides gravadas, onde epígrafes engraçadas descrevem a vida da pessoa.
Na cidade de Sapanta, Romênia, no Vesel Cimitirul ou "Merry Cemetery", mais de 600 cruzes de madeira contam histórias de vida, detalhes sujos, e os momentos finais dos mortos.
Exibidos em brilhantes, imagens estão as histórias de quase todo mundo que morreu da cidade de Sapanta.
Cruzes ilustradas mostram soldados sendo decapitados e um bêbado sendo atropelado por um caminhão. As epígrafes revelam um nível surpreendente de verdade, por exemplo "Debaixo desta pesada cruz. minha sogra pobre e mentirosa ... Tente não acordá-la. Porque, se ela voltar para casa. Ela vai arrancar minha cabeça fora."
Stan Ioan Patras nasceu em Sapanta em 1908, e com 14 anos ele já tinha começado fazer cruzes e esculturas para o cemitério local. Em 1935, Patras começou esculpindo poemas inteligentes ou irônicos - feito em um dialeto local - sobre o falecido, bem como pintar as cruzes com o falecido, muitas vezes incluindo a forma em que o indivíduo morreu na imagem.
Patras esculpiu e escreveu mais de 800 lapides em 40 anos, até morrer em 1977.


Fonte