Autor Tópico: A União Soviética invadiu a Polônia junto com os nazistas em 1939?  (Lida 1723 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Daniel_1993

  • Nível 12
  • *
  • Mensagens: 247
  • Sexo: Masculino
  • Sou ex-socialista
A União Soviética invadiu a Polônia junto com os nazistas em 1939?
« Online: 24 de Dezembro de 2011, 11:34:12 »
Por Cristiano Alves

10 fatos que refutam a versão mais popular nos livros de história ocidentais


É comum encontrar em livros de história, tanto brasileiros quanto poloneses, a versão segundo a qual "nazistas e comunistas partilharam a Polônia" iniciando a II Guerra Mundial. O autor deste artigo, que estudou em escola brasileira e teve acesso acesso a livros de história poloneses resolveu investigar esta versão que faz parte do credo segundo o qual "comunismo e nazismo são gêmeos", versão essa que ignora vários fatos e tenta reescrever a história. Segue-se aqui uma lista com 10 fatos que refutam completamente este mito, embora apenas um deles já seja necessário para colocar abaixo todo um castelo de cartas de mentiras. Isso você não verá em nenhuma superprodução cinematográfica polaca:

1- A Alemanha invadiu a Polônia, após isso, o governo polonês entrou em colapso, deixando aquele Estado de existir formalmente, pelas regras de Direito Internacional, assim, a Polônia passava a ser um território contestado, isto é, uma “terra-de-ninguém”. Desconstituído o seu governo e cessando a existência deste Estado, o Exército Vermelho retomou áreas que lhe foram tomadas dos alemães durante a I Guerra Mundial e mais tarde incorporadas à Polônia, áreas que compreendem as regiões da Bielorrússia e Ucrânia ocidentais.

2- Quando a Alemanha nazista invadiu a Polônia em setembro, o governo polonês, até então existente, declarou guerra à Alemanha, não à União Soviética. A inexistência de uma declaração de guerra do governo da Polônia contra a URSS por si só já torna falsa a idéia de "invasão soviética".

3- O comandante supremo das forças polonesas, o Marechal da Polônia Rydz-Smigly, ordenou às tropas polonesas que não combatessem os soviéticos, que combatessem somente os alemães, devendo até mesmo entregar as suas armas aos soviéticos no leste do país. Embora algumas tropas polonesas tenham entrado em combate com tropas soviéticas, como durante a batalha pela retomada da Fortaleza de Brest, que desempenhou um papel fundamental na resistência anti-fascista, tratava-se de guarnições agindo isoladamente por conta própria, insubordinadas ao comando supremo polaco. Segue-se a declaração do marechal polonês proibindo o Exército Polonês de combater o Exército Soviético e recomendando a entrega das armas caso fosse exigido pelos comunistas:

http://chss.montclair.edu/english/furr/research/mlg09/rydz_dont_fight.html

4- O presidente Ignaz Mosciski, internado na Romênia, admitiu tacitamente que a Polônia não tinha mais um governo. Isso, aliás, era amplamente conhecido na época, sendo universalmente aceita a sua renúncia tácita. Aqui a prova com notícias de jornal da época:

http://chss.montclair.edu/english/furr/research/mlg09/moscicki_resignation.html

5- O governo da Romênia, aliada da Polônia contra a URSS, não apenas admitiu que a Polônia não tinha mais um governo, como não declarou guerra contra a URSS quando esta recuperou seus antigos territórios. A posição deste país era completamente coerente com a sua neutralidade no conflito, pois se o governo romeno reconhecesse o governo internado da Polônia como um "governo no exílio", este país estaria rompendo a sua neutralidade no conflito, posicionando-se nitidamente a favor do lado polonês.

6- A França, que tinha um tratado de aliança militar com a Polônia contra a URSS, não declarou guerra a esta, embora tenha declarado guerra à Alemanha nazista. Esta guerra entre França e Alemanha era informalmente conhecida pelos soldados como "a guerra de brincadeira", pois praticamente não se viu um só combate entre forças francesas e inglesas contra os alemães durante mais de 8 meses. Partes da França foram conquistadas pelos alemães praticamente sem se disparar um só tiro.

7- Após o término da guerra, a Inglaterra jamais exigiu que a URSS retirasse suas tropas dos territórios antes pertencentes à Polônia, do contrário, ela estabeleceu que estes territórios jamais deveriam fazer parte do novo Estado polaco. O próprio Winston Churchill chegou a declarar em seus "Discursos secretos" que graças ao Exército Vermelho, o que se conhece hoje por "Polônia" não foi varrido da face da Terra.

8- A Liga das Nações jamais declarou a URSS como invasor de um Estado membro(a Polônia era mebro da Liga). O artigo 16 de sua convenção incitava os países membros a declarar sanções econômicas contra Estados que recorressem à guerra para solução de seus conflitos. Nenhum Estado do mundo declarou qualquer sanção econômica à URSS, nenhum país rompeu relações diplomáticas com a URSS.

Todavia, quando a URSS atacou a Finlândia em 1939, a Liga votou para expulsar a União Soviética e vários países com ela romperam todas as relações diplomáticas.

Uma resposta bem diferente que nos revela como a Liga via o caso da Polônia anteriormente!

9- Todos os países aceitaram a declaração da URSS de neutralidade no conflito polaco-germânico.

10- Qualquer definição de “Estado” no direito internacional compreende a de uma “entidade política organizada”. A partir do momento em que o governo polonês cruzou a fronteira da Romênia, país neutro, com o animus de fugir para aquele país sem constituir um governo no exílio, deixou de existir o Estado Polonês, este seria mais tarde constituído no exílio, porém sem qualquer soberania sobre as terras polonesas, que só vieram a conhecer um governo nacional após a sua libertação pelas tropas do Exército Soviético.

A conclusão é que nenhuma evidência factual ou documental da suporte à idéia de "invasão da Polônia pela Alemanha e URSS", sendo esta uma criação recente, mitológica, que tem por objetivo a reescritura da história e a perseguição política e penal dos comunistas na Polônia e em outros países, assim como uma tentativa frustrada de igualar um ideal humanista, voltado para a libertação da classe operária mundial, com um ideal terrorista e reacionário quase riscou países e povos do mapa. Embora muito se fale sobre o Pacto Molotov-Ribbentrop, jamais se tratou de uma "Aliança militar", mas tão somente de um tratado de não-agressão que objetivava adiar a guerra e impedir que acontecesse o que aconteceu na Guerra Civil Russa, quando alemães e praticamente toda a Europa Ocidental invadiu a Rússia para conter a propagação do comunismo. Ao contrário do alegado, o texto original do Pacto Molotov-Ribbentrop não fala de "partilha da Polônia" como alegado por alguns autores. Livros de história que falam em "invasão da Polônia por Stalin" não passam de revisionistas desonestos que visam encobrir a própria participação de países capitalistas no fortalecimento do nazi-fascismo.


Fontes

FURR, Grover. Did the Soviet Union invade Poland in September 1939? . Artigo científico publicado na página do referido professor em http://chss.montclair.edu/english/furr/research/mlg09/did_ussr_invade_poland.html . Acesso em 20/10/2011

Pacto Molotov-Ribbentrop. Cópia do documento original, em http://www.lituanus.org/1989/89_1_03.htm Acesso em 20/10/2011

------------------------------------

Vocês concordam ?
“You will never be happy if you continue to search for what happiness consists of. You will never live if you are looking for the meaning of life.”
― Albert Camus

“The way to love anything is to realize that it may be lost.”
― G.K. Chesterton

“The first duty of a man is to think for himself”
― José Martí

Não sou mais um marxista-stalinista: ../forum/topic=30157.0.html

Offline André Luiz

  • Nível 38
  • *
  • Mensagens: 3.657
  • Sexo: Masculino
    • Forum base militar
Re:A União Soviética invadiu a Polônia junto com os nazistas em 1939?
« Resposta #1 Online: 26 de Dezembro de 2011, 10:17:07 »
Com ou sem o arranjo juridico do tratado  é fato que tropas sovieticas conquistaram as suas areas de interesse na Polonia

Telegrama da epoca

Molotov apresentou o lado político da questão e afirmou que o governo soviético tinha intenção de aproveitar a ocasião do avanço das tropas alemãs para declarar que a Polónia se estava a desmoronar e que era necessário que a União Soviética, em consequência disso, para ajudar os Ucranianos e os Bielorrussos "ameaçados" pela Alemanha interviesse. Este argumento torna a intervenção da União Soviética plausível para as massas e, ao mesmo tempo, evitava que a União Soviética surja como um agressor.

—Friedrich-Werner von der Schulenburg, embaixador alemão em Moscovo, em um telegrama para o Ministro Alemão dos Negócios Estrangeiros, Moscovo, 10 de Setembro de 1939[24]


Offline Pagão

  • Nível 38
  • *
  • Mensagens: 3.690
  • Sexo: Masculino
Re:A União Soviética invadiu a Polônia junto com os nazistas em 1939?
« Resposta #2 Online: 26 de Dezembro de 2011, 12:17:07 »
Bem se a URSS se limitou a recuperar territórios russos quando indiu a Polónia então também a Alemanha ocupou territórios que já haviam sido alemães e tinha toda a razão nas reivindicações que fazia ao governo de Varsóvia... e que acabaram por conduzir à Guerra Mundial.  ::)
Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Offline Geotecton

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 28.345
  • Sexo: Masculino
Re:A União Soviética invadiu a Polônia junto com os nazistas em 1939?
« Resposta #3 Online: 30 de Dezembro de 2011, 00:54:08 »
Por Cristiano Alves

10 fatos que refutam a versão mais popular nos livros de história ocidentais

Vocês concordam?

Não.


É comum encontrar em livros de história, tanto brasileiros quanto poloneses, a versão segundo a qual "nazistas e comunistas partilharam a Polônia" iniciando a II Guerra Mundial. O autor deste artigo, que estudou em escola brasileira e teve acesso acesso a livros de história poloneses resolveu investigar esta versão que faz parte do credo segundo o qual "comunismo e nazismo são gêmeos", versão essa que ignora vários fatos e tenta reescrever a história. Segue-se aqui uma lista com 10 fatos que refutam completamente este mito, embora apenas um deles já seja necessário para colocar abaixo todo um castelo de cartas de mentiras. Isso você não verá em nenhuma superprodução cinematográfica polaca:

Estou muito curioso para conhecer este "castelo de cartas de mentiras".


1- A Alemanha invadiu a Polônia, após isso, o governo polonês entrou em colapso, deixando aquele Estado de existir formalmente, pelas regras de Direito Internacional, assim, a Polônia passava a ser um território contestado, isto é, uma “terra-de-ninguém”. Desconstituído o seu governo e cessando a existência deste Estado, o Exército Vermelho retomou áreas que lhe foram tomadas dos alemães durante a I Guerra Mundial e mais tarde incorporadas à Polônia, áreas que compreendem as regiões da Bielorrússia e Ucrânia ocidentais.

Primeiro. Ainda que o governo polonês tivesse colapsado, o fato é que o povo polonês e a sua identidade permaneciam, tanto nas áreas tomadas pelos soviéticos como naquelas tomadas pelos alemães.

Segundo. As terras tomadas pelos alemães não faziam parte da URSS e sim do Império Russo. Se for seguir a lógica deste autor, um Estado formado a posteriori não pode reivindicar áreas em um tempo em que não existia.

Terceiro. A anexação dos territórios (típica ação imperialista) foi uma clara práxis contrária ao então discurso de direito de liberdade dos povos adotado pelos soviéticos.


2- Quando a Alemanha nazista invadiu a Polônia em setembro, o governo polonês, até então existente, declarou guerra à Alemanha, não à União Soviética. A inexistência de uma declaração de guerra do governo da Polônia contra a URSS por si só já torna falsa a idéia de "invasão soviética".

A invasão alemã precedeu a soviética em alguns dias, fato que é, inclusive, considerado o início oficial da Segunda Guerra Mundial. Considerando a premissa apresentada no tópico 1 ("A Alemanha invadiu a Polônia, após isso, o governo polonês entrou em colapso, deixando aquele Estado de existir formalmente..."), fica claro que não houve uma declaração formal de guerra da Polônia contra a URSS porque aquela não mais existia.


3- O comandante supremo das forças polonesas, o Marechal da Polônia Rydz-Smigly, ordenou às tropas polonesas que não combatessem os soviéticos, que combatessem somente os alemães, devendo até mesmo entregar as suas armas aos soviéticos no leste do país. Embora algumas tropas polonesas tenham entrado em combate com tropas soviéticas, como durante a batalha pela retomada da Fortaleza de Brest, que desempenhou um papel fundamental na resistência anti-fascista, tratava-se de guarnições agindo isoladamente por conta própria, insubordinadas ao comando supremo polaco. Segue-se a declaração do marechal polonês proibindo o Exército Polonês de combater o Exército Soviético e recomendando a entrega das armas caso fosse exigido pelos comunistas:

http://chss.montclair.edu/english/furr/research/mlg09/rydz_dont_fight.html

O trecho inicial (em inglês), obtida da própria fonte supra, é o suficiente para mim

Citar
"The Soviets have invaded. My orders are to carry out the retirement into Rumania and Hungary by the shortest routes. Do not engage the Soviets in military actions, only in the event of disarming our units by them. The task for Warsaw and Modlin, which must defend themselves against the Germans, remain unchanged. Units towards whose formations the Soviets have approached should negotiate with them with the aim of the exit of the garrisons into Rumania or Hungary.

Supreme Commander
Marshal of Poland E. Rydz-Smigly"

porque mostra claramente que os soviéticos invadiram a Polônia e que o governo deste país apenas considerava menos mal, naquele momento, a opção soviética simplesmente porque não havia alternativas para que a Polônia se mantivesse como um Estado independente.

Querer "enxergar" nesta ação, um ato de apoio ou até mesmo de neutralidade dos poloneses é forçar um revisionismo que beira o ridículo.


4- O presidente Ignaz Mosciski, internado na Romênia, admitiu tacitamente que a Polônia não tinha mais um governo. Isso, aliás, era amplamente conhecido na época, sendo universalmente aceita a sua renúncia tácita. Aqui a prova com notícias de jornal da época:

http://chss.montclair.edu/english/furr/research/mlg09/moscicki_resignation.html

O que não justifica a invasão da URSS para anexar áreas do estado polonês.


5- O governo da Romênia, aliada da Polônia contra a URSS, não apenas admitiu que a Polônia não tinha mais um governo, como não declarou guerra contra a URSS quando esta recuperou seus antigos territórios. A posição deste país era completamente coerente com a sua neutralidade no conflito, pois se o governo romeno reconhecesse o governo internado da Polônia como um "governo no exílio", este país estaria rompendo a sua neutralidade no conflito, posicionando-se nitidamente a favor do lado polonês.

Errado. A única explicação plausível é que a Romênia, um país minúsculo e com forças armadas ainda menores, não quis arriscar a totalidade de seu território afrontando os soviéticos.


6- A França, que tinha um tratado de aliança militar com a Polônia contra a URSS, não declarou guerra a esta, embora tenha declarado guerra à Alemanha nazista. Esta guerra entre França e Alemanha era informalmente conhecida pelos soldados como "a guerra de brincadeira", pois praticamente não se viu um só combate entre forças francesas e inglesas contra os alemães durante mais de 8 meses. Partes da França foram conquistadas pelos alemães praticamente sem se disparar um só tiro.

A França sabia que a URSS seria vital na guerra contra a Alemanha Nazista e agiu exatamente como preconiza a política geo-estratégica nestas circunstâncias: Sacrificou o acordo com a Polônia.


7- Após o término da guerra, a Inglaterra jamais exigiu que a URSS retirasse suas tropas dos territórios antes pertencentes à Polônia, do contrário, ela estabeleceu que estes territórios jamais deveriam fazer parte do novo Estado polaco. O próprio Winston Churchill chegou a declarar em seus "Discursos secretos" que graças ao Exército Vermelho, o que se conhece hoje por "Polônia" não foi varrido da face da Terra.

Quanta bobagem. A divisão político-territorial da Europa, inclusive de toda a parte à leste da Alemanha, foi decidida na Conferência de Yalta em fevereiro de 1945, onde Roosevelt e Churchill entregaram "de bandeja" o comando daquela parte da Europa para Stálin.


8- A Liga das Nações jamais declarou a URSS como invasor de um Estado membro(a Polônia era mebro da Liga). O artigo 16 de sua convenção incitava os países membros a declarar sanções econômicas contra Estados que recorressem à guerra para solução de seus conflitos. Nenhum Estado do mundo declarou qualquer sanção econômica à URSS, nenhum país rompeu relações diplomáticas com a URSS.

Todavia, quando a URSS atacou a Finlândia em 1939, a Liga votou para expulsar a União Soviética e vários países com ela romperam todas as relações diplomáticas.

Uma resposta bem diferente que nos revela como a Liga via o caso da Polônia anteriormente!

Eu queria que este "historiador" explicasse os casos da Estônia, da Letônia e da Lituânia, pois todos eles são idênticos ao caso da Polônia. Ou seja, foram invadidos entre setembro de 1939 e julho de 1940 após a celebração do Pacto Molotov-Ribbentrop.


9- Todos os países aceitaram a declaração da URSS de neutralidade no conflito polaco-germânico.

Certo. E isto não "prova" que a URSS não invadiu e anexou áreas da Polônia.


10- Qualquer definição de “Estado” no direito internacional compreende a de uma “entidade política organizada”. A partir do momento em que o governo polonês cruzou a fronteira da Romênia, país neutro, com o animus de fugir para aquele país sem constituir um governo no exílio, deixou de existir o Estado Polonês, este seria mais tarde constituído no exílio, porém sem qualquer soberania sobre as terras polonesas, que só vieram a conhecer um governo nacional após a sua libertação pelas tropas do Exército Soviético.

É claro que o governo polonês no exílio não tinha soberania sobre as suas próprias terras, pois estas foram tomadas pelos alemães e pelos soviéticos. E depois da Segunda Guerra a Polônia recuperou uma soberania apenas parcial sobre as suas terras por dois motivos:

a) Diversas áreas que foram tomadas pelos soviéticos não foram devolvidas e

b) No período em que foi formada a República Popular da Polônia (Polska Rzeczpospolita Ludowa), esta esteve sob tutela informal da URSS, que podia invadi-la a qualquer instante, assim como fez na Hungria (1956) e na Tcheco-Eslováquia (1968).


A conclusão é que nenhuma evidência factual ou documental da suporte à idéia de "invasão da Polônia pela Alemanha e URSS", sendo esta uma criação recente, mitológica, que tem por objetivo a reescritura da história e a perseguição política e penal dos comunistas na Polônia e em outros países, assim como uma tentativa frustrada de igualar um ideal humanista, voltado para a libertação da classe operária mundial, com um ideal terrorista e reacionário quase riscou países e povos do mapa. Embora muito se fale sobre o Pacto Molotov-Ribbentrop, jamais se tratou de uma "Aliança militar", mas tão somente de um tratado de não-agressão que objetivava adiar a guerra e impedir que acontecesse o que aconteceu na Guerra Civil Russa, quando alemães e praticamente toda a Europa Ocidental invadiu a Rússia para conter a propagação do comunismo. Ao contrário do alegado, o texto original do Pacto Molotov-Ribbentrop não fala de "partilha da Polônia" como alegado por alguns autores. Livros de história que falam em "invasão da Polônia por Stalin" não passam de revisionistas desonestos que visam encobrir a própria participação de países capitalistas no fortalecimento do nazi-fascismo.


Fontes

FURR, Grover. Did the Soviet Union invade Poland in September 1939? . Artigo científico publicado na página do referido professor em http://chss.montclair.edu/english/furr/research/mlg09/did_ussr_invade_poland.html . Acesso em 20/10/2011

Pacto Molotov-Ribbentrop. Cópia do documento original, em http://www.lituanus.org/1989/89_1_03.htm Acesso em 20/10/2011

Revisionismo histórico sob influência ideológica é uma temeridade.
« Última modificação: 31 de Dezembro de 2011, 15:37:55 por Geotecton »
Foto USGS

Offline Osler

  • Nível 25
  • *
  • Mensagens: 1.115
Re:A União Soviética invadiu a Polônia junto com os nazistas em 1939?
« Resposta #4 Online: 30 de Dezembro de 2011, 11:29:07 »
Geo, eu já falei que vc é meu ídolo?  :ok:
“Como as massas são inconstantes, presas de desejos rebeldes, apaixonadas e sem temor pelas conseqüências, é preciso incutir-lhes medo para que se mantenham em ordem. Por isso, os antigos fizeram muito bem ao inventar os deuses e a crença no castigo depois da morte”. – Políbio

Offline Sergiomgbr

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 11.712
  • Sexo: Masculino
  • uê?!
Re:A União Soviética invadiu a Polônia junto com os nazistas em 1939?
« Resposta #5 Online: 30 de Dezembro de 2011, 11:48:21 »
(...)
(Polska Rzeczpospolita Ludowa),
Pra você também! :lol:
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Geotecton

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 28.345
  • Sexo: Masculino
Re:A União Soviética invadiu a Polônia junto com os nazistas em 1939?
« Resposta #6 Online: 30 de Dezembro de 2011, 18:46:49 »
Geo, eu já falei que vc é meu ídolo?  :ok:


Não. :vergonha:

E muito obrigado pelas suas palavras.  :)
Foto USGS

Offline TMAG

  • Nível 20
  • *
  • Mensagens: 646
  • Sexo: Masculino
Re:A União Soviética invadiu a Polônia junto com os nazistas em 1939?
« Resposta #7 Online: 31 de Dezembro de 2011, 01:17:16 »
Geo, eu já falei que vc é meu ídolo?  :ok:

Li: ''Geo, já falei que vc é meu lindo? ''
''O objetivo dos Governos é sempre o mesmo: limitar o indivíduo, domesticá-lo, subordiná-lo, subjugá-lo.'' - Max Stirner

Offline Moro

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 20.984
Re:A União Soviética invadiu a Polônia junto com os nazistas em 1939?
« Resposta #8 Online: 31 de Dezembro de 2011, 15:30:35 »
Interessante que o pacto Molotov-Ribbentrop nunca existiu. Isso è invenção dos burgueses.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar


"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Geotecton

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 28.345
  • Sexo: Masculino
Re:A União Soviética invadiu a Polônia junto com os nazistas em 1939?
« Resposta #9 Online: 31 de Dezembro de 2011, 15:33:35 »
Geo, eu já falei que vc é meu ídolo?  :ok:

Li: ''Geo, já falei que vc é meu lindo? ''

'Tá' me estranhando?  :lol:
Foto USGS

Offline Moro

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 20.984
Re:A União Soviética invadiu a Polônia junto com os nazistas em 1939?
« Resposta #10 Online: 31 de Dezembro de 2011, 15:35:38 »
Muito conveniente justificar atos contra um pais partindo do principio que ele deixou de existir políticamente, então tecnicamente nao era invasão de um país. Nao tenho nem como argumentar.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar


"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Osler

  • Nível 25
  • *
  • Mensagens: 1.115
Re:A União Soviética invadiu a Polônia junto com os nazistas em 1939?
« Resposta #11 Online: 31 de Dezembro de 2011, 16:22:30 »
 :biglol:
Geo, eu já falei que vc é meu ídolo?  :ok:

Li: ''Geo, já falei que vc é meu lindo? ''

'Tá' me estranhando?  :lol:

Tá me estranhando   :biglol:
“Como as massas são inconstantes, presas de desejos rebeldes, apaixonadas e sem temor pelas conseqüências, é preciso incutir-lhes medo para que se mantenham em ordem. Por isso, os antigos fizeram muito bem ao inventar os deuses e a crença no castigo depois da morte”. – Políbio

Offline Hold the Door

  • Editores
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 5.656
  • Sexo: Masculino
Re:A União Soviética invadiu a Polônia junto com os nazistas em 1939?
« Resposta #12 Online: 31 de Dezembro de 2011, 17:20:23 »
:biglol:
Geo, eu já falei que vc é meu ídolo?  :ok:

Li: ''Geo, já falei que vc é meu lindo? ''

'Tá' me estranhando?  :lol:

Tá me estranhando   :biglol:

O Franciscodog tá passando uma cantada de pedreiro no Geo  :biglol:
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!