Vocês nem devem lembrar de mim, mas eu postava aqui e outros sites como um socialista stalinista.
Estive revendo minhas posições através de uma longa reflexão nesses últimos anos e percebi que o marxismo é uma grande bobagem.
É realmente vergonhoso que alguém possa ser ainda um marxista, ainda mais stalinista, estou envergonhado das minhas antigas posições.
E após refletir quais são os pontos principais nos quais você percebeu possíveis erros e/ou contradições ?
Bom, eu simplesmente acordei para realidade, deixei de mentir para mim mesmo procurando preencher um vaziou existencial com essa defesa cega e absurda do marxismo, uma ideologia que nunca deu certo em lugar nenhum e nunca irá dar, porque é anti-humano, uma ideologia do ódio e da inveja. Parei de olhar para o mundo pelos primas classistas e coletivistas de Marx, comecei a pensar como um individuo que realmente sou. Ah, pensar como um individuo não quer dizer sou egoísta ou materialista, pois acredito os mais altruístas são os não-marxistas.
Não posso dizer que sou um capitalista agora, pois não sou liberalista ou libertário, mas entendo que a economia de mercado é o que existe, mesmo em países comunistas (vira uma espécie de estatismo capitalista, burocratas desfrutam do conforto burguês enquanto o povo desfruta de um Gulag ). A ideologia marxista ou virá num "capitalismo selvagem" como existe na China ou termina economia planificada congelada como ocorre na Coreia do Norte( a qual dependente do próprio capitalismo chinês).
Antes eu era fechado e só lia blogs stalinistas/marxistas, participava de grupos de facebook de extrema-esquerda ( quando digo extrema-esquerda, é extremo mesmo). Comecei a notar nesses grupos algumas incoerências, como um certo anti-semitismo, anti-americanismo, falavam abertamente em marta e esmagar opositores, mas negavam que Stalin, Fidel, Mao eram ditadores( acreditem, tem muitos esquerdistas que acham que esses ditadores eram democratas). Se dizem anti-racistas mas sempre colocavam a culpa nos brancos cristãos, como se as outras raças fosse compostas por divindades. Chamam os conservadores de nazistas enquanto eles pregavam abertamente a destruição de Israel, sendo pior que católicos tradicionistas. Isso não é mentira minha não, basta frequentar partidos e grupos marxistas que verá comentários desses radicais com muitas curtidas. Tem um stalinista brasileiro famoso na internet que hoje mora lá Russia, defende o nacionalismo russo e a morte de candidatos da oposição como o Bolsonaro, mas fica nervoso quando é comparado com os nazistas.
Então, simplesmente não consigo achar lógica mais no marxismo e no comunismo. Não tem coerência nenhuma nessa extrema-esquerda. Foi um despertar pessoal.