Qual é a origem das diferenças entre as visões de mundo e de religião entre as pessoas?
Uma das hipoteses é de que isso venha da condição existencial das pessoas, coisa que elas não podem evitar e de que ninguém se pode dizer imune ,de que ninguém de pode dizer que não tenha algo disso em sua visão de mundo e em no fato de pertencer ou não pertencer a uma religião ,ou não ,a um tipo de idéia ou não.
Outra é a de que há uma verdade objetiva sobre isso, que só autoridades sabem e/ou que só os normais sabem, que foi o motivo que levou os psiquitras soviéticos a colocarem os dissidentes em hospicios.
Há também a idéia de que não há uma verdade absoluta ,mas que só os grande pensadores qualificados podem discutir sobre isso, no fundo isso leva ao hábito de se pedir citações, mesmo de pesnadores ateus ,como se eles fossem a Biblia enquanto que nas outras versões citadas ,os grandes pensadores só "pegam no ar" ideias que uma certa condição existencial das pessoas leva a que elas tenham.
Me parece que a hipotese de que isso vem da condição existencial das pessoas e que os pensadores só adornam isso é a mais adequada ,mesmo porque sem essa visão não há motivo para a liberdade de impresa nem de opinão...que seria apenas a liberade de ser ignorante...