Autor Tópico: Qual será origem das diferenças de visão de mundo e de religião entre as pessoas  (Lida 2625 vezes)

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
Re:Qual será origem das diferenças de visão de mundo e de religião entre as pessoas
« Resposta #25 Online: 13 de Janeiro de 2012, 11:19:23 »
Ela foi criada por mãe católica-não-muito-praticante um tanto cética e pai não-praticante. Um dos seus irmãos é ateu, outra é "espiritual-não-religiosa" e outra espírita não-praticante. Todos têm boa formação e são de classe média.

Mas só isso não é suficiente para criarmos um quadro. O problema é que existem tantas variáveis que se torna virtualmente impossível isso (afinal são anos e anos de experiências). Não digo que não haja influências biológicas, apenas que isso não é determinístico e a influência do ambiente teria um papel muito maior.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
Re:Qual será origem das diferenças de visão de mundo e de religião entre as pessoas
« Resposta #26 Online: 13 de Janeiro de 2012, 11:26:34 »
Mas só isso não é suficiente para criarmos um quadro. O problema é que existem tantas variáveis que se torna virtualmente impossível isso (afinal são anos e anos de experiências).

Concordo. Por isso enfatizei que se trata de uma suposição minha, baseada em evidência anedotal.

Não digo que não haja influências biológicas, apenas que isso não é determinístico e a influência do ambiente teria um papel muito maior.

Bem, agora é você quem está supondo. O que penso é que no momento não tenho (não temos?) dados para afirmar uma coisa ou outra. Provavelmente existem estudos com gêmeos criados separadamente que lidam com isso.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline mz

• Nível 09
  • *
  • "Eu não acardito"
« Resposta #27 Online: 13 de Janeiro de 2012, 11:31:21 »
Mas só isso não é suficiente para criarmos um quadro. O problema é que existem tantas variáveis que se torna virtualmente impossível isso (afinal são anos e anos de experiências).

Concordo. Por isso enfatizei que se trata de uma suposição minha, baseada em evidência anedotal.

Não digo que não haja influências biológicas, apenas que isso não é determinístico e a influência do ambiente teria um papel muito maior.

Bem, agora é você quem está supondo. O que penso é que no momento não tenho (não temos?) dados para afirmar uma coisa ou outra. Provavelmente existem estudos com gêmeos criados separadamente que lidam com isso.

Sim, existem. Dawkins e Pinker tratam destes estudos em seus livros. Segundo o relato deles, um filho adotivo é significativamente diferente de um filho biológico, com criações semelhantes, em contraste com gêmeos idênticos criados em ambientes diferentes, que apresentam muitas semelhanças.
Este é o velho debate "Nature versus nurture" (http://en.wikipedia.org/wiki/Nature_versus_nurture).
Vai longe...
"Yeah, well, you know, that's just, like, your opinion, man."
― The Dude (The Big Lebowski)

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #28 Online: 13 de Janeiro de 2012, 13:25:25 »
A National Geographic deste mes tem como tema central os gêmeos, estou lendo ainda mas está bem interessante...
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #29 Online: 13 de Janeiro de 2012, 14:09:51 »
Qual é a origem das diferenças entre as visões de mundo e de religião entre as pessoas?

Genética, cultura e ambiente, provavelmente nessa ordem mesmo.

Eu acho complicado colocar uma "ordem" na coisa (não há sequer como falar de diferentes perspectivas sobre o mundo "sem" o mundo/ambiente/cultura), mas colocaria vivência pessoal e cultura como provavelmente mais importantes do que genética.

...a menos que "genética" for mais no sentido de "genética humana" incluindo aí toda flexibilidade possível, e não a influência em perspectivas mais específicas, mas aí desconsiderar isso seria também como desconsiderar o ambiente, pior, seria desconsiderar as pessoas em si...

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #30 Online: 13 de Janeiro de 2012, 14:19:17 »

Sim, existem. Dawkins e Pinker tratam destes estudos em seus livros. Segundo o relato deles, um filho adotivo é significativamente diferente de um filho biológico, com criações semelhantes, em contraste com gêmeos idênticos criados em ambientes diferentes, que apresentam muitas semelhanças.
Este é o velho debate "Nature versus nurture" (http://en.wikipedia.org/wiki/Nature_versus_nurture).
Vai longe...

Predisposições biológicas nem são necessariamente/significativamente genéticas. Como diferneça de sexo, que embora seja em última instância uma diferença genética, não é assim que costuma se categorizar, acho. Juntando ao "vai longe" há toda uma série de críticas ou limitações com relação a estudos com gêmeos -- não que não valham absolutamente nada, mas que algumas vezes os resultados são meio inflados ou partem de premissas equivocadas.

Offline mz

• Nível 09
  • *
  • "Eu não acardito"
« Resposta #31 Online: 13 de Janeiro de 2012, 14:31:05 »
Qual é a origem das diferenças entre as visões de mundo e de religião entre as pessoas?

Genética, cultura e ambiente, provavelmente nessa ordem mesmo.

Eu acho complicado colocar uma "ordem" na coisa (não há sequer como falar de diferentes perspectivas sobre o mundo "sem" o mundo/ambiente/cultura), mas colocaria vivência pessoal e cultura como provavelmente mais importantes do que genética.

...a menos que "genética" for mais no sentido de "genética humana" incluindo aí toda flexibilidade possível, e não a influência em perspectivas mais específicas, mas aí desconsiderar isso seria também como desconsiderar o ambiente, pior, seria desconsiderar as pessoas em si...

Realmente, atribuir uma ordem de influência é controverso. Mas eu particularmente sinto que a genética (biologia) é o que predispõe a pessoa. Não quer dizer que ela será necessariamente "guiada" pela genética, mas que esta irá direcionar as potenciais características da pessoa, que serão fixadas pelo resto (educação, cultura, vivências etc).
Por exemplo, uma pessoa nasce com predisposição para ter talento em música, mas por falta de contato com educação musical  ela acaba não desenvolvendo esta capacidade.
Por outro lado, se uma criança sem predisposição para música iniciar os estudos musicais desde pequena, ela pode até aprender a tocar um instrumento, mas não será um grande músico.
É o tal do "dom que Deus me deu".  8-)

Obs. Banzai, concordo com a distinção entre predisposições genéticas e biológicas. Não penso em genética necessariamente como características hereditárias. Penso mais no sentido de "hardware biológico".  :hein:

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #32 Online: 13 de Janeiro de 2012, 14:57:17 »
Eu penso que é mais ou menos a mesma coisa, apenas acho necessário ceticismo/não precipitação quanto a isso de capacidades extraordinárias necessariamente terem algo de genético.

Não que isso nunca possa ocorrer, apenas acho que freqüentemente (mas nem necessariamente mais freqüentemente) tem menos de genética nisso que chamam de "dom" ou "talento", bem como não ser uma genética específica favorecendo aquele talento, mas sim a coisas associadas ao desenvolvimento de qualquer habilidade, como perseverança, disciplina, ou mesmo coisas nem sempre tidas como traços positivos, como um senso de ter que ser o melhor, competitividade, ou ainda déficits em outras áreas que acabam sendo contrabalançados, como sociabilidade, dedicando menos tempo ao convívio social e trocando isso por alguma outra habilidade. Particularmente desconfio de um importante papel do que me parece ser uma tendência às crianças desenvolverem "manias", se fixarem com qualquer coisa mais ou menos arbitrária.

Tem uns livros do Malcom Gladwell que abordam coisas relacionadas a isso, embora não tenha lido nenhum. Um deles é bem especificamente sobre isso mesmo.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #33 Online: 13 de Janeiro de 2012, 15:01:43 »
Sobre essa coisa de política, se não me engano a divisão tem uma considerável correlação com diferenças comuns entre homens e mulheres, mulheres sendo mais esquerdistas e os homens direitistas. Não necessariamente "de fato", mas seria a tendência biológica de acordo com algumas diferenças que encontram no cérebro ou padrões de atividade cerebral de esquerdistas e direitisas, que são respectivamente um pouco como padrões mais comumente femininos ou masculinos.

Offline mz

• Nível 09
  • *
  • "Eu não acardito"
« Resposta #34 Online: 13 de Janeiro de 2012, 15:18:07 »
Eu penso que é mais ou menos a mesma coisa, apenas acho necessário ceticismo/não precipitação quanto a isso de capacidades extraordinárias necessariamente terem algo de genético.

Concordo. Acho que não tem nada absoluto nesta questão.

Só acho que é importante reconhecer o componente biológico, em oposição à ideia de que todos os seres humanos são iguais e que só a educação/cultura/ambiente influenciam na sua visão de mundo.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #35 Online: 13 de Janeiro de 2012, 15:24:04 »
Sim, com certeza, não é como se fosse possível seqüestrar um monte de bebês ao nascer, colocar todos num ambiente controlado  e isolado, e assim criar pessoas perfeitamente homogêneas, com as mesmas habilidades, opiniões e gostos. Mas provavelmente nem mesmo se fossem todos gêmeos/clones...

Offline genjikhan

• Nível 18
  • *
  • Razão+imparcialidade= espirito livre
« Resposta #36 Online: 13 de Janeiro de 2012, 15:31:49 »
Usando o MBTI como referência,seria possível que o resultado que a pessoa receba desse teste seja apenas por causa dos genes? Estou usando esse teste como referência,porque a personalidade de cada pessoa está por trás dessas diferenças de visão do mundo e visão religiosa .
"Não há fatos eternos,assim como não há verdades absolutas" - Friederich Nietzsche

"Os males de que padece o ser humano vêm em seu maior número,vêm dele mesmo" - Plínio

"Quem conhece a sua ignorância revela a mais profunda sapiência. Quem ignora a sua ignorância vive na mais profunda ilusão" - Lao Tsé

Offline mz

• Nível 09
  • *
  • "Eu não acardito"
« Resposta #37 Online: 13 de Janeiro de 2012, 15:53:16 »
Usando o MBTI como referência,seria possível que o resultado que a pessoa receba desse teste seja apenas por causa dos genes? Estou usando esse teste como referência,porque a personalidade de cada pessoa está por trás dessas diferenças de visão do mundo e visão religiosa .
Apenas por causa dos genes eu acho muito forte.
Os traços abordados neste teste me parecem ter uma origem biológica, mas as gradações podem sofrer influência do ambiente etc.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #38 Online: 13 de Janeiro de 2012, 15:53:53 »
Não dá para falar que nada, a não ser uma proteína, é "apenas por causa dos genes".

Você pode no entanto ter coisas como, irmãos gêmeos tendendo a ter resultados significativamente mais parecidos que não gêmeos, mesmo quando crescem separados sob condições bastante ideais para esse tipo de verificação. Mas não dá para esperar algo absolutamente, invariavelmente idêntico, como se virtualmente fossem uma mesma pessoa apenas vivendo em lugares diferentes.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!