Eu penso que é mais ou menos a mesma coisa, apenas acho necessário ceticismo/não precipitação quanto a isso de capacidades extraordinárias necessariamente terem algo de genético.
Não que isso nunca possa ocorrer, apenas acho que freqüentemente (mas nem necessariamente mais freqüentemente) tem menos de genética nisso que chamam de "dom" ou "talento", bem como não ser uma genética específica favorecendo aquele talento, mas sim a coisas associadas ao desenvolvimento de qualquer habilidade, como perseverança, disciplina, ou mesmo coisas nem sempre tidas como traços positivos, como um senso de ter que ser o melhor, competitividade, ou ainda déficits em outras áreas que acabam sendo contrabalançados, como sociabilidade, dedicando menos tempo ao convívio social e trocando isso por alguma outra habilidade. Particularmente desconfio de um importante papel do que me parece ser uma tendência às crianças desenvolverem "manias", se fixarem com qualquer coisa mais ou menos arbitrária.
Tem uns livros do Malcom Gladwell que abordam coisas relacionadas a isso, embora não tenha lido nenhum. Um deles é bem especificamente sobre isso mesmo.