Autor Tópico: [E AGORA INCRÉUS ??]O espírito[???] de Dom Hélder psicografa um livro  (Lida 5610 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline 4 Ton Mantis

  • Nível 32
  • *
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
[E AGORA INCRÉUS ??]O espírito[???] de Dom Hélder psicografa um livro
« Online: 15 de Janeiro de 2012, 21:40:29 »
http://www.nenossolar.com.br/option=com_content&view=article&id=629:nascer-morrer-renascer-dom-helder-camara-espirito&catid=2:artigos&Itemid=3





Recentemente foi lançado no mercado cultural um livro mediúnico trazendo as reflexões de um padre depois da morte, atribuído, justamente, ao Espírito Dom Helder Câmara, bispo católico, arcebispo emérito de Olinda e Recife, desencarnado no dia 28 de agosto de 1999 em Recife, Pernambuco.
 
O livro psicografado pelo médium Carlos Pereira, da Sociedade Espírita Ermance Dufaux, de Belo Horizonte, causou muita surpresa no meio espírita e grande polêmica entre os católicos. O que causou mais espanto entre todos foi a participação de Marcelo Barros, monge beneditino e teólogo, que durante nove anos foi secretário de Dom Helder Câmara, para a relação ecumênica com as igrejas cristãs e as outras religiões. Marcelo Barros secretariou Dom Helder Câmara no período de 1966 a 1975 e tem 30 livros publicados.


Ao prefaciar o livro Novas Utopias, do Espírito Dom Helder, reconhecendo a autenticidade do comunicante, pela originalidade de suas idéias e, também, pela linguagem, é como se a Igreja Católica viesse a público reconhecer o erro no qual incorreu muitas vezes, ao negar a veracidade do fenômeno da comunicação entre vivos e mortos, e desse ao livro de Carlos Pereira, toda a fé necessária como o Imprimatur do Vaticano. É importante destacar, ainda, que os direitos autorais do livro foram divididos em partes iguais, na doação feita pelo médium, à Sociedade Espírita Ermance Dufaux e ao Instituto Dom Helder Câmara, de Recife, o que, aliás, foi aceito pela instituição católica, sem nenhum constrangimento.
 
No prefácio do livro aparece também o aval do filósofo e teólogo Inácio Strieder e a opinião favorável da historiadora e pesquisadora Jordana Gonçalves Leão, ambos ligados a Igreja Católica. Conforme eles mesmos disseram, essa obra talvez não seja uma produção direcionada aos espíritas, que já convivem com o fenômeno da comunicação, desde a codificação do Espiritismo; mas, para uma grandiosa parcela da população dentro da militância católica, que é chamada a conhecer a verdade espiritual, porque “os tempos são chegados”; estes ensinamentos pertencem à natureza e, conseqüentemente, a todos os filhos de Deus.
 
A verdade espiritual não é propriedade dos espíritas ou de outros que professam estes ensinamentos e, talvez, porque, tenha chegado o momento da Igreja Católica admitir, publicamente, a existência espiritual, a vida depois da morte e a comunicação entre os dois mundos.
 
Na entrevista com Dom Helder Câmara, realizada pelos editores, o Espírito comunicante respondeu as seguintes perguntas sobre a vida espiritual:
 
Dom Helder, mesmo na vida espiritual, o senhor se sente um padre?
 
Não poderia deixar de me sentir padre, porque minha alma, mesmo antes de voltar, já se sentia padre. Ao deixar a existência no corpo físico, continuo como padre porque penso e ajo como padre. Minha convicção à Igreja Católica permanece a mesma, ampliada, é claro, com os ensinamentos que aqui recebo, mas continuo firme junto aos meus irmãos de Clero a contribuir, naquilo que me seja possível, para o bem da humanidade.
 
Do outro lado da vida o senhor tem alguma facilidade a mais para realizar seu trabalho e exprimir seu pensamento, ou ainda encontra muitas barreiras com o preconceito religioso?
 
Encontramos muitas barreiras. As pessoas que estão do lado de cá reproduzem o que existe na Terra. Os mesmos agrupamentos que se formam aqui se reproduzem na Terra. Nós temos as mesmas dificuldades de relacionamento, porque os pensamentos continuam firmados, cristalizados em determinados pontos que não levam a nada. Mas, a grande diferença é que por estarmos com a vestimenta do espírito, tendo uma consciência mais ampliada das coisas podemos dirigir os nossos pensamentos de outra maneira e assim influenciar aqueles que estão na Terra e que vibram na mesma sintonia.
 
Como o senhor está auxiliando nossa sociedade na condição de desencarnado?
 
Do mesmo jeito. Nós temos as mesmas preocupações com aqueles que passam fome, que estão nos hospitais, que são injustiçados pelo sistema que subtrai liberdades, enriquece a poucos e colocam na pobreza e na miséria muitos; todos aqueles desvalidos pela sorte. Nós juntamos a todos que pensam semelhantemente a nós, em tarefas enobrecedoras, tentando colaborar para o melhoramento da humanidade.
 
Como é sua rotina de trabalho?
 
A minha rotina de trabalho é, mais ou menos, a mesma. Levanto-me, porque aqui também se descansa um pouco, e vamos desenvolver atividades para as quais nos colocamos à disposição. Há grupos que trabalham e que são organizados para o meio católico, para aqueles que precisam de alguma colaboração. Dividimo-nos em grupos e me enquadro em algumas atividades que faço com muito prazer.
 
Qual foi a sua maior tristeza depois de desencarnado? E qual foi a sua maior alegria?
 
Eu já tinha a convicção de que estaria no seio do Senhor e que não deixaria de existir. Poder reencontrar os amigos, os parentes, aqueles aos quais devotamos o máximo de nosso apreço e consideração e continuar a trabalhar, é uma grande alegria. A alegria do trabalho para o Nosso Senhor Jesus Cristo.
 
O senhor, depois de desencarnado, tem estado com freqüência nos Centros Espíritas?
 
Não. Os lugares mais comuns que visito no plano físico são os hospitais; as casas de saúde; são lugares onde o sofrimento humano se faz presente.
Naturalmente vou à igreja, a conventos, a seminários, reencontro com amigos, principalmente em sonhos, mas minha permanência mais freqüente não é na casa espírita.
 
O senhor já era reencarnacionista antes de morrer?
 
Nunca fui reencarnacionista, diga-se de passagem. Não tenho sobre este ponto um trabalho mais desenvolvido porque esse é um assunto delicado, tanto é que o pontuei bem pouco no livro. O que posso dizer é que Deus age conforme a sua sabedoria sobre as nossas vidas e que o nosso grande objetivo é buscarmos a felicidade mediante a prática do amor. Se for preciso voltar a ter novas experiências, isso será um processo natural.
 
Mediunidade – Qual é o seu objetivo em escrever mediunicamente?
 
Mudar, ou pelo menos contribuir para mudar, a visão que as pessoas têm da vida, para que elas percebam que continuamos a existir e que essa nova visão possa mudar profundamente a nossa maneira de viver.
 
Qual foi a sensação com a experiência da escrita mediúnica?
 
Minha tentativa de adaptação a essa nova forma de escrever foi muito interessante, porque, de início, não sabia exatamente como me adaptar ao médium para poder escrever. É necessário que haja uma aproximação muito grande entre o pensamento que nós temos com o pensamento do médium. É esse o grande de todos nós porque o médium precisa expressar aquilo que estamos intuindo a ele. No início foi difícil, mas aos poucos começamos a criar uma mesma forma de expressão e de pensamento, aí as coisas melhoraram.. Outros (médiuns) pelos quais tento me comunicar enfrentam problemas semelhantes.
 
Foi uma surpresa saber que poderia se comunicar pela escrita mediúnica?
 
Não. Porque eu já sabia que muitas pessoas portadoras da mediunidade faziam isso. Eu apenas não me especializei, não procurei mais detalhes, deixei isso para depois, quando houvesse tempo e oportunidade.
Imaginamos que haja outros padres que também queiram escrever mediunicamente, relatarem suas impressões da vida espiritual.
 
Por que Dom Helder é quem está escrevendo?
 
Porque eu pedi. Via-me com a necessidade de expressar aos meus irmãos da Terra que a vida continua e que não paramos simplesmente quando nos colocam dentro de um caixão e nos dizem “acabou-se”. Eu já pensava que continuaria a existir, sabia que haveria algo depois da vida física. Falei isso muitas vezes. Então, senti a necessidade de me expressar por um médium quando estivesse em condições e me fossem dadas as possibilidades. É isto que eu estou fazendo.
 
Outros padres, então, querem escrever mediunicamente em nosso País?
 
Sim. E não poucos. São muitos aqueles que querem usar a pena mediúnica para poder expressar a sobrevivência após a vida física. Não o fazem por puro preconceito de serem ridicularizados, de não serem aceitos, e resguardam as suas sensibilidades espirituais para não serem colocados numa situação de desconforto. Muitos padres, cardeais até, sentem a proteção espiritual nas suas reflexões, nas suas prédicas, que acreditam ser o Espírito Santo, que na verdade são os irmãos que têm com eles algum tipo de apreço e colaboram
nas suas atividades.
 
Como o senhor se sentiu em interação com o médium Carlos Pereira?
 
Muito à vontade, pois havia afinidade, e porque ele se colocou à disposição para o trabalho. No princípio foi difícil juntar-me a ele por conta de seus interesses e de seu trabalho. Quando acertamos a forma de atuar, foi muito fácil, até porque, num outro momento, ele começou a pesquisar sobre a minha última vida física. Então ficou mais fácil transmitir-lhe as informações que fizeram o livro.
 
O senhor acredita que a Igreja Católica irá aceitar suas palavras pela mediunidade?
 
Não tenho esta pretensão. Sabemos que tudo vai evoluir e que um dia, inevitavelmente, todos aceitarão a imortalidade com naturalidade, mas é demais imaginar que um livro possa revolucionar o pensamento da nossa Igreja. Acho que teremos críticas, veementes até, mas outros mais sensíveis admitirão as comunicações. Este é o nosso propósito.
 
É verdade que o senhor já tinha alguns pensamentos espíritas quando na vida física?
 
Eu não diria espírita; diria espiritualista, pois a nossa Igreja, por si só, já prega a sobrevivência após a morte. Logo, fazermos contato com o plano físico depois da morte seria uma conseqüência natural. Pensamentos espíritas não eram, porque não sou espírita. Sem nenhum tipo de constrangimento em ter negado alguns pensamentos espíritas, digo que cheguei a ter, de vez em quando, experiências íntimas espirituais.
 
Igreja – Há as mesmas hierarquias no mundo espiritual?
 
Não exatamente, mas nós reconhecemos os nossos irmãos que tiveram responsabilidades maiores e que notoriamente tem um grau evolutivo moral muito grande. Seres do lado de cá se reconhecem rapidamente pela sua hombridade, pela sua lucidez, pela sua moralidade. Não quero dizer que na Terra isto não ocorra, mas do lado de cá da vida isto é tudo mais transparente; nós captamos a realidade com mais intensidade. Autoridade aqui não se faz somente com um cargo transitório que se teve na vida terrena, mas, sobretudo, pelo avanço moral.
 
Qual seu pensamento sobre o papado na atualidade?
 
Muito controverso esse assunto. Estar na cadeira de Pedro, representando o pensamento maior de Nosso Senhor Jesus Cristo, é uma responsabilidade enorme para qualquer ser humano. Então fica muito fácil, para nós que estamos de fora, atribuirmos para quem está ali sentado, algum tipo de consideração.
 
Não é fácil. Quem está ali tem inúmeras responsabilidades, não apenas materiais, mas descobri que as espirituais ainda em maior grau. Eu posso ter uma visão ideológica de como poderia ser a organização da Igreja; defendi isso durante minha vida. Mas tenho que admitir, embora acredite nesta visão ideal da Santa Igreja, que as transformações pelas quais devemos passar merecem cuidado, porque não podemos dar sobressaltos na evolução. Queira Deus que o atual Papa Ratzinger (Bento XVI) possa ter a lucidez necessária
para poder conduzir a Igreja ao destino que ela merece.
 
O senhor teria alguma sugestão a fazer para que a Igreja cumpra seu papel?
 
Não preciso dizer mais nada. O que disse em vida física, reforço. Quero apenas dizer que quando estamos do lado de cá da vida, possuímos uma visão mais ampliada das coisas. Determinados posicionamentos que tomamos, podem não estar em seu melhor momento de implantação, principalmente por uma conjuntura de fatores que daqui percebemos. Isto não quer dizer que não devamos ter como referência os nossos principais ideais e, sempre que
possível, colocá-los em prática.
 
Espíritas no futuro?
 
Não tenho a menor dúvida. Não pertencem estes ensinamentos a nossa Igreja, ou de outros que professam estes ensinamentos espirituais. Portanto, mais cedo ou mais tarde, a nossa Igreja terá que admitir a existência espiritual, a vida depois da morte, a comunicação entre os dois mundos e todos os outros princípios que naturalmente decorrem da vida espiritual.
 
Quais são os nomes mais conhecidos da Igreja que estão cooperando com o progresso do Brasil no mundo espiritual?
 
Enumerá-los seria uma injustiça, pois há base em todas as localidades.
Então, dizer um nome ou outro seria uma referência pontual porque há muitos, que são poucos conhecidos, mas que desenvolvem do lado de cá da vida um trabalho fenomenal e nós nos engajamos nestas iniciativas de amor ao próximo.
 
Amor – Que mensagem o senhor daria especificamente aos católicos agora, depois da morte?
 
Que amem, amem muito, porque somente através do amor vai ser possível trazer um pouco mais de tranqüilidade à alma. Se nós não tentarmos amar do fundo dos nossos corações, tudo se transformará numa angústia profunda. O amor, conforme nos ensinou o Nosso Senhor Jesus Cristo, é a grande mola salvadora da humanidade.
 
Que mensagem o senhor deixaria para nós espíritas?
 
Que amem também, porque não há divisão entre espíritas e católicos ou qualquer outra crença no seio do Senhor. Não há. Essa divisão é feita por nós não pelo Criador. São aceitáveis porque demonstram diferenças de pontos de vista, no entanto, a convergência é única, aqui simbolizada pela prática do amor, pois devemos unir os nossos esforços.
 
Que mensagem o senhor deixaria para os religiosos de uma maneira geral?
 
Que amem. Não há outra mensagem senão a mensagem do amor Ela é a única e principal mensagem que se pode deixar.“
\"Deus está morto\"-Nietzsche

\"Nietzsche está morto\"-Deus

Offline Geotecton

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 28.345
  • Sexo: Masculino
Re:[E AGORA INCRÉUS ??]O espírito[???] de Dom Hélder psicografa um livro
« Resposta #1 Online: 15 de Janeiro de 2012, 21:49:37 »
 :o
Foto USGS

Offline 4 Ton Mantis

  • Nível 32
  • *
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
Re:[E AGORA INCRÉUS ??]O espírito[???] de Dom Hélder psicografa um livro
« Resposta #2 Online: 15 de Janeiro de 2012, 21:52:43 »
Estão vendo só ? O Geo já ficou impressionado... :hihi: ::) :hihi:
\"Deus está morto\"-Nietzsche

\"Nietzsche está morto\"-Deus

Offline HFC

  • Nível 30
  • *
  • Mensagens: 1.619
  • Sexo: Masculino
Re:[E AGORA INCRÉUS ??]O espírito[???] de Dom Hélder psicografa um livro
« Resposta #3 Online: 15 de Janeiro de 2012, 22:09:58 »
Eu ficaria ainda mais surpreendido se tivessem psicografado o sobrinho homônimo dele !!! :biglol:
Mars ain't the kind of place
To raise your kids
In fact, it's cold as hell

Offline Moro

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 20.984
Re:[E AGORA INCRÉUS ??]O espírito[???] de Dom Hélder psicografa um livro
« Resposta #4 Online: 15 de Janeiro de 2012, 22:34:06 »
covarde esse espírito
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar


"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Gigaview

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 15.604
Re:[E AGORA INCRÉUS ??]O espírito[???] de Dom Hélder psicografa um livro
« Resposta #5 Online: 16 de Janeiro de 2012, 01:52:01 »
Deu até prá sentir o alto teor de vaselina ectoplasmática. :histeria:

Outra previsão do Giga: O Dr Ulisses vem aí...     :lol:
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.


Offline Geotecton

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 28.345
  • Sexo: Masculino
Re:[E AGORA INCRÉUS ??]O espírito[???] de Dom Hélder psicografa um livro
« Resposta #7 Online: 16 de Janeiro de 2012, 08:33:30 »
Parece que um especialista forense viu os originais do texto e concluiu que não há qualquer indício de falsificação.

De maneira alguma.  ::)
Foto USGS

Offline 4 Ton Mantis

  • Nível 32
  • *
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
Re:[E AGORA INCRÉUS ??]O espírito[???] de Dom Hélder psicografa um livro
« Resposta #8 Online: 16 de Janeiro de 2012, 08:45:57 »
Pelo que vejo,os espíritas desejam ardentemente que o Kardecismo seja no futuro o "ponto de convergência" das religiões. :umm: ::) :umm:
\"Deus está morto\"-Nietzsche

\"Nietzsche está morto\"-Deus


Offline 4 Ton Mantis

  • Nível 32
  • *
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
Re:[E AGORA INCRÉUS ??]O espírito[???] de Dom Hélder psicografa um livro
« Resposta #10 Online: 16 de Janeiro de 2012, 23:59:25 »
Eu queria ver um médium psicografar do 'espírito' de um pastor evangélico... :lol:
« Última modificação: 17 de Janeiro de 2012, 00:02:36 por 4 Ton Mantis »
\"Deus está morto\"-Nietzsche

\"Nietzsche está morto\"-Deus

Offline Buckaroo Banzai

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 38.735
  • Sexo: Masculino
Re:[E AGORA INCRÉUS ??]O espírito[???] de Dom Hélder psicografa um livro
« Resposta #11 Online: 17 de Janeiro de 2012, 00:10:14 »
Espera só um dos mais famosos morrer, não deve demorar muito depois disso.

"Até porque eles vão querer se apressar para corrigir o que vinham passando aos fiéis quando finalmente se derem conta dessa realidade que antes negavam".

Offline Irracionalista

  • Nível 13
  • *
  • Mensagens: 280
  • Sexo: Masculino
Re:[E AGORA INCRÉUS ??]O espírito[???] de Dom Hélder psicografa um livro
« Resposta #12 Online: 17 de Janeiro de 2012, 00:48:01 »
Até onde eu saiba, a Igreja Católica (e quase qualquer instituição cristão em geral) não acha que seja impossível realizar a comunicação com os mortos, mas sim que fazer isso é algo errôneo, pecaminoso. Afinal de contas, como aparece em Deuteronômio 18:10-12

Entre ti não se achará quem faça passar pelo fogo a seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro;
Nem encantador, nem quem consulte a um espírito adivinhador, nem mágico, nem quem consulte os mortos;
Pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao SENHOR; e por estas abominações o SENHOR teu Deus os lança fora de diante de ti.


Não creio que uma proibição a isso seja feita a menos que os autores bíblicos achassem que isso é possível. Do resto, esse livro é um presente de D-us, nada melhor que forçar o confronto entre duas visões religiosas  :)
"Make Money, Not War."

Offline Gigaview

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 15.604
Re:[E AGORA INCRÉUS ??]O espírito[???] de Dom Hélder psicografa um livro
« Resposta #13 Online: 17 de Janeiro de 2012, 01:01:27 »
Até onde eu saiba, a Igreja Católica (e quase qualquer instituição cristão em geral) não acha que seja impossível realizar a comunicação com os mortos, mas sim que fazer isso é algo errôneo, pecaminoso. Afinal de contas, como aparece em Deuteronômio 18:10-12

Entre ti não se achará quem faça passar pelo fogo a seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro;
Nem encantador, nem quem consulte a um espírito adivinhador, nem mágico, nem quem consulte os mortos;
Pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao SENHOR; e por estas abominações o SENHOR teu Deus os lança fora de diante de ti.


Não creio que uma proibição a isso seja feita a menos que os autores bíblicos achassem que isso é possível. Do resto, esse livro é um presente de D-us, nada melhor que forçar o confronto entre duas visões religiosas  :)

Veja a confusão:

"Oficialmente a Igreja Católica nunca admitiu o contato com os mor­tos, como prega a doutrina espírita. Nem mesmo a atividade de médiuns e paranormais até há bem pouco tempo, era levada em consideração pelos religiosos. Essa opinião mudou. Através do jornal "L'Osservatore Romano", órgão oficial da Igreja com sede em Roma, em edição de no­vembro de 1996, o padre Gino Concetti concedeu uma entrevista, depois reproduzida em outros periódicos, como os italianos "Gente" e "La Stampa" e o mexicano "El Universal", revelando os novos conceitos católicos em relação as mensagens ditadas pelos espíritos depois da morte carnal. Padre Gino Concetti, irmão da Ordem dos Franciscanos Menores, consi­derado um dos mais competentes teólogos do Vaticano, admite ser pos­sível dialogar com os desencarnados. Segundo ele, o catecismo moder­no ensina que Deus permite aqueles que vivem na dimensão ultra terrestre enviar mensagens para nos guiar em determinados momentos da vida. Após as novas descobertas no domínio da psicologia sobre o paranormal, a Igreja decidiu não mais proibir as experiências do diálogo com os trespassados, desde que elas sejam feitas com finalidades religiosas e científicas e com muita seriedade'."


...

QUE DIZER?

1. lnconsistência da notícia

Não é esta a primeira vez que o espiritismo procura atrair para si o abono da Igreja Católica. Já em PR 434/1998, pp 324-327 foi publicada uma refutação da notícia em foco, transmitida (tal notícia) aproximada­mente nos termos do texto atrás transcrito.

Voltamos ao assunto propondo quatro reflexões:

1) Toda decisão doutrinária da Santa Sé e publicada em documen­to assinado pelo Santo Padre ou por seus colaboradores; a coleção "Acta Apostolicae Sedis" é o órgão através do qual são divulgados todos os atos oficiais da Santa Sé. Um teólogo isolado, dando entrevista a um jornal vagamente citado, não pode ser tido como representante do pen­samento da Igreja.

2) 0 jornal LOSSERVATORE ROMANO, ao qual G. Concetti terá concedido a sua entrevista, é citado de maneira imprecisa, sem data de edição - O que foge às normas de uma noticia cientifica.

3) O novo Catecismo da Igreja Católica também é vagamente aduzido, sem indicação de parágrafos alusivos a mediunidade. Aliás, estes não se acham no Catecismo; quem o percorre, só encontra aí a clássica doutrina da Comunhão dos Santos, sem referência a "diálogo com os falecidos". Vejam-se os parágrafos seguintes:

§ 958 "A comunhão com os falecidos. Reconhecendo cabalmente esta comunhão de todo o corpo místico de Jesus Cristo, a Igreja terres­tre, desde os tempos primeiros da religião cristã, venerou com grande piedade a memória dos defuntos (...) e já que é um pensamento santo e salutar rezar pelos defuntos para que sejam perdoados de seus pecados" (2Mc 12, 46), também ofereceu sufrágios em favor deles. A nossa oração por eles pode não somente ajudá-los, mas também tornar eficaz a sua intercessão por nós.

§ 959 Na única família de Deus. Todos os que somos filhos de Deus e constituímos uma única família em Cristo, enquanto nos comuni­camos uns com Os outros em mútua caridade e num mesmo louvor a Santíssima Trindade, realizamos a vocação própria da Igreja.

§ 2683 As testemunhas que nos precederem no Reino, especial­mente as que a Igreja reconhece como santos, participam da tradição viva da oração, pelo exemplo modelar de sua vida, pela transmissão de seus escritos e pela sua oração hoje. Contemplam a Deus, louvam-no e não deixam de velar por aqueles que deixaram na terra. Entrando na alegria do Mestre, eles foram postos a frente de muito. A sua intercessão é o mais alto serviço que prestam ao plano de Deus. Podemos e deve­mos pedir-lhes que intercedam por nós e pelo mundo inteiro".

A Igreja aceita a invocação dos santos (orações humildes dirigidas aos justos do céu para que intercedam por nós), mas não aceita a evocação dos mortos (pratica ritual que julga obter respostas e mensagens dos mortos).

4) 0 estudo da paranormalidade é algo de científico; consiste em observar o comportamento psíquico paranormal (= ao lado do normal). Precisamente a consciência de que existe um comportamento paranormal dissipa a concepção de que os fenômenos estranhos produzidos no es­piritismo se devem ao além, pois se verifica que são suficientemente ex­plicados pelo psiquismo do indivíduo paranormal.

A Igreja aceita tranqüilamente o estudo da paranormalidade que ela distingue da comunicação com os mortos. O sensitivo é o indivíduo dotado de paranormalidade mais ampla; não é necessariamente um médium espírita; só será médium se julgar que os seus fenômenos psí­quicos paranormais são produzidos por espíritos do além.

Estas observações permitem concluir que a notícia em foco é fal­sa.

2. O testemunho bíblico

Para o católico, é importante o testemunho da Sagrada Escritura. 0 mesmo Deus que, segundo seus inscrutáveis desígnios, permite as vezes a aparição de santos ou defuntos, proibiu terminantemente a evo­cação dos mortos:

"Se alguém se dirigir aos que evocam os espíritos e aos advinhos, para se entregar as suas práticas, voltarei minha face contra esse ho­mem e o afastarei do meu povo". (Lv 20, 6).

"Todo homem ou toda mulher que evocar os espíritos ou se der a adivinhação, será punido de morte; lapidá-lo-ão; seu sangue recairá so­bre ele". (Lv 20, 27). Verainda Lv 19, 31,' Dt 18,11.

Não obstante estas proibições, sabe-se que o rei Saul, atribulado numa campanha bélica, foi ter com a pitonisa (ou adivinha) de Endor, pedindo-lhe que o pusesse em comunicação com a alma de Samuel, seu guia de outrora (cf. iSm 28, 7-14). O cronista bíblico acentua bem que esse feito foi ilícito: "Saul... se tornara culpado diante do Senhor... porque interrogara e consultara os que evocam os mortos" (1Cr 10, 13). Não obstante, Deus se dignou permitir que o espírito de Samuel evocado respondesse: permitiu-o, não por causa dos ritos da pitonisa, que eram totalmente ineptos para tanto, mas tornando como mera oca­sião a visita do rei a adivinha o motivo por que então o Senhor atendeu a Saul foi, corno se depreende das palavras de Samuel, o desejo de admoestar o rei a penitência ao menos no fim de sua vida (o rei Saul havia de morrer no dia seguinte); a exortação dirigida a Saul em circuns­tâncias tão extraordinárias seria particularmente eficaz. Disto, porém, não se segue que Deus se dirija aos homens por via tão estranha todas as vezes que estes o desejem.

A razão por que e proibida a necromancia, não é o falso pressu­posto de que esta incomoda os mortos; deve-se simplesmente ao fato de que e uma crendice ou superstição.

3. E as visões dos Santos?

Bem diferentes dos fenômenos espíritas são as visões que os santos tem.

Estas são totalmente gratuitas, não resultando de ritos previamen­te executados para as provocar. Não há dúvida, tais visões podem ser a resposta do Senhor a preces de almas justas desejosas de obter um sinal sobrenatural. Contudo, assim como o Senhor Deus pode atender a essas orações (caso isso ocorra para o bem dos fiéis), pode também não as deferir; nunca será lícito ao cristão crer que dispõe de meio seguro para se comunicar com as almas dos defuntos; todo o nosso intercâmbio com eles se realiza mediante insondável e soberana permissão de Deus. Mesmo quando uma pessoa devota julga estar sendo agraciada por vi­sões, os mestres da vida espiritual aconselham-lhe toda a cautela na interpretação de tais fenômenos, pois Satanás não raro se dissimula em "anjo de luz" (cf. 2Cor 11, 14). As autênticas aparições de santos ou almas neste mundo (mesmo não provocadas) não são tão frequentes quanto propalam as noticias!

Como se vê, este ponto de vista não se identifica com a posição dos espiritas, que afirmam poder entrar em contato com tal alma, por ocasião de tais ritos... Procedem como se ainda tivessem jurisdição ou poder sobre aqueles que não são mais da nossa convivência e cuja sorte só Deus conhece.




http://www.rainhamaria.com.br/Pagina/9586/Orientacao-Catolica-A-Igreja-aceitou-a-Comunicacao-com-os-mortos
« Última modificação: 17 de Janeiro de 2012, 01:03:38 por Gigaview »
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Moro

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 20.984
Re:[E AGORA INCRÉUS ??]O espírito[???] de Dom Hélder psicografa um livro
« Resposta #14 Online: 17 de Janeiro de 2012, 01:12:51 »
Espera só um dos mais famosos morrer, não deve demorar muito depois disso.

"Até porque eles vão querer se apressar para corrigir o que vinham passando aos fiéis quando finalmente se derem conta dessa realidade que antes negavam".

Legal isso do espiritismo, poder pegar a corroboração à sua doutrina por gênios como newton, eistein, etc.. O cara morre e alguem vai lá e joga um monte de merda na boca dele.. e o cara não pode nem se defender
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar


"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Buckaroo Banzai

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 38.735
  • Sexo: Masculino
Re:[E AGORA INCRÉUS ??]O espírito[???] de Dom Hélder psicografa um livro
« Resposta #15 Online: 17 de Janeiro de 2012, 01:17:10 »
Talvez apenas se vier outro médium e consultá-lo, e ele então dizer que nunca falou nada daquilo, que deve ter sido trote de um espírito zombeteiro. Mas nunca ouvi falar de um caso desses.

Offline Geotecton

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 28.345
  • Sexo: Masculino
Re:[E AGORA INCRÉUS ??]O espírito[???] de Dom Hélder psicografa um livro
« Resposta #16 Online: 17 de Janeiro de 2012, 01:23:25 »
Citar
[...]
1. lnconsistência da notícia
[...]
2) 0 jornal LOSSERVATORE ROMANO, ao qual G. Concetti terá concedido a sua entrevista, é citado de maneira imprecisa, sem data de edição - O que foge às normas de uma noticia cientifica.
[...]
http://www.rainhamaria.com.br/Pagina/9586/Orientacao-Catolica-A-Igreja-aceitou-a-Comunicacao-com-os-mortos

O mais ridículo na resposta dada pelo redator do site católico ultra-conservador supra é a citação da Ciência para desabonar o espiritismo ao mesmo tempo que o texto está repleto de elementos não-científicos católicos, como os santos, os milagres, o deus-três-em um, etc.
Foto USGS

Offline Buckaroo Banzai

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 38.735
  • Sexo: Masculino
Re:[E AGORA INCRÉUS ??]O espírito[???] de Dom Hélder psicografa um livro
« Resposta #17 Online: 17 de Janeiro de 2012, 01:38:51 »
Citar
A Igreja aceita a invocação dos santos (orações humildes dirigidas aos justos do céu para que intercedam por nós), mas não aceita a evocação dos mortos (pratica ritual que julga obter respostas e mensagens dos mortos).

Não tem aparições de santos/pré-santos que se enquadram nisso?

Offline Buckaroo Banzai

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 38.735
  • Sexo: Masculino
Re:[E AGORA INCRÉUS ??]O espírito[???] de Dom Hélder psicografa um livro
« Resposta #18 Online: 17 de Janeiro de 2012, 01:40:17 »
Citar
[...]
1. lnconsistência da notícia
[...]
2) 0 jornal LOSSERVATORE ROMANO, ao qual G. Concetti terá concedido a sua entrevista, é citado de maneira imprecisa, sem data de edição - O que foge às normas de uma noticia cientifica.
[...]
http://www.rainhamaria.com.br/Pagina/9586/Orientacao-Catolica-A-Igreja-aceitou-a-Comunicacao-com-os-mortos

O mais ridículo na resposta dada pelo redator do site católico ultra-conservador supra é a citação da Ciência para desabonar o espiritismo ao mesmo tempo que o texto está repleto de elementos não-científicos católicos, como os santos, os milagres, o deus-três-em um, etc.

O padre Quevedo relatou que o cara que escreveu a psicografia não estava num raio de 50m da sepultura do morto, e isso ele esqueceu de dizer, o mais importante.

Offline Contini

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.610
  • Sexo: Masculino
Re:[E AGORA INCRÉUS ??]O espírito[???] de Dom Hélder psicografa um livro
« Resposta #19 Online: 17 de Janeiro de 2012, 10:34:00 »
Citar
[...]
1. lnconsistência da notícia
[...]
2) 0 jornal LOSSERVATORE ROMANO, ao qual G. Concetti terá concedido a sua entrevista, é citado de maneira imprecisa, sem data de edição - O que foge às normas de uma noticia cientifica.
[...]
http://www.rainhamaria.com.br/Pagina/9586/Orientacao-Catolica-A-Igreja-aceitou-a-Comunicacao-com-os-mortos

O mais ridículo na resposta dada pelo redator do site católico ultra-conservador supra é a citação da Ciência para desabonar o espiritismo ao mesmo tempo que o texto está repleto de elementos não-científicos católicos, como os santos, os milagres, o deus-três-em um, etc.

O padre Quevedo relatou que o cara que escreveu a psicografia não estava num raio de 50m da sepultura do morto, e isso ele esqueceu de dizer, o mais importante.
Putz... Psicografia tem alcance menor que wi-fi?! Fico com o wi-fi...
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

    “O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Moro

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 20.984
Re:[E AGORA INCRÉUS ??]O espírito[???] de Dom Hélder psicografa um livro
« Resposta #20 Online: 17 de Janeiro de 2012, 10:36:39 »
Talvez apenas se vier outro médium e consultá-lo, e ele então dizer que nunca falou nada daquilo, que deve ter sido trote de um espírito zombeteiro. Mas nunca ouvi falar de um caso desses.

Não entendi
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar


"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline 4 Ton Mantis

  • Nível 32
  • *
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
Re:[E AGORA INCRÉUS ??]O espírito[???] de Dom Hélder psicografa um livro
« Resposta #21 Online: 01 de Fevereiro de 2012, 09:06:27 »
Eu até gostaria de dar uma lida nesse livro.Gostaria se há algum comentário do "espírito" de Dom Hélder a respeito dos muitos erros cometidos pelo catolicismo através dos tempos(perseguições,matanças "em nome de Deus",etc.),ou mesmo algo a respeito dos escândalos de Pedofilia cometidos por alguns padres taradinhos.
\"Deus está morto\"-Nietzsche

\"Nietzsche está morto\"-Deus

Offline Gigaview

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 15.604
Re:[E AGORA INCRÉUS ??]O espírito[???] de Dom Hélder psicografa um livro
« Resposta #22 Online: 01 de Fevereiro de 2012, 16:43:35 »
Eu até gostaria de dar uma lida nesse livro.Gostaria se há algum comentário do "espírito" de Dom Hélder a respeito dos muitos erros cometidos pelo catolicismo através dos tempos(perseguições,matanças "em nome de Deus",etc.),ou mesmo algo a respeito dos escândalos de Pedofilia cometidos por alguns padres taradinhos.

Isso tudo nós já sabemos e não há dúvida de que se tratam de verdades.

Os espíritas nunca se deram muito bem com padres por causa das críticas ferrenhas que eles faziam ao espiritismo.  Não é demais supor que poderiam levar a sério um espirituzinho de batina com discurso católico-espiritóide?
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline 4 Ton Mantis

  • Nível 32
  • *
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
Re:[E AGORA INCRÉUS ??]O espírito[???] de Dom Hélder psicografa um livro
« Resposta #23 Online: 01 de Fevereiro de 2012, 17:44:56 »
Eu até gostaria de dar uma lida nesse livro.Gostaria se há algum comentário do "espírito" de Dom Hélder a respeito dos muitos erros cometidos pelo catolicismo através dos tempos(perseguições,matanças "em nome de Deus",etc.),ou mesmo algo a respeito dos escândalos de Pedofilia cometidos por alguns padres taradinhos.

Isso tudo nós já sabemos e não há dúvida de que se tratam de verdades.

Os espíritas nunca se deram muito bem com padres por causa das críticas ferrenhas que eles faziam ao espiritismo.  Não é demais supor que poderiam levar a sério um espirituzinho de batina com discurso católico-espiritóide?

E o tal espírito ainda chama a ICAR de "santa igreja"...isso sim que é forçar a barra ! :histeria: :histeria:
« Última modificação: 01 de Fevereiro de 2012, 17:49:59 por 4 Ton Mantis »
\"Deus está morto\"-Nietzsche

\"Nietzsche está morto\"-Deus

Offline Gigaview

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 15.604
Re:[E AGORA INCRÉUS ??]O espírito[???] de Dom Hélder psicografa um livro
« Resposta #24 Online: 01 de Fevereiro de 2012, 17:50:56 »
Eu até gostaria de dar uma lida nesse livro.Gostaria se há algum comentário do "espírito" de Dom Hélder a respeito dos muitos erros cometidos pelo catolicismo através dos tempos(perseguições,matanças "em nome de Deus",etc.),ou mesmo algo a respeito dos escândalos de Pedofilia cometidos por alguns padres taradinhos.

Isso tudo nós já sabemos e não há dúvida de que se tratam de verdades.

Os espíritas nunca se deram muito bem com padres por causa das críticas ferrenhas que eles faziam ao espiritismo.  Não é demais supor que poderiam levar a sério um espirituzinho de batina com discurso católico-espiritóide?

E o tal espírito ainda chama a ICAR de "santa igreja"...isso sim que é forçar a barra ! :histeria: :histeria:
Pois é... :lol:
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!