Buck, eu realmente nunca pensei que "praticamente qualquer um de nós preferiria que nossa mulher/irmã/mãe andasse num vagão assim"*, me surpreendeu esta afirmação: não sei, pode ser que proceda mas..., me espantaria absurdamente que os homens do Ocidente de hoje pensem* e ** deste modo (embora no Oriente Médio, onde o vagão feminino acho que nasceu e, pelo menos, onde faz mais sucesso, a coisa é "justificada" exatamente nestes termos mesmo, na linha da proteção da "pureza", do mesmo modo que obrigação da burka e outras medidas protetoras e acho que aí reside a fina ironia... recentemente mesmo li, acho que foi no O Globo, uma matéria sobre o avanço dos judeus ortodoxos e uma das petições deste grupo extremista religioso de filosofia abertamente patriarcal é... a implantação do vagão feminino nas cidades israelitas... com exatamente este discurso de "nossas mulheres precisam ser preservadas da lascívia"... depois vejo se acho o link).
Bom, corre o risco de acabar num "eu acho análoga/eu acho antagônica" mas você ver como antagônicas tais situações me parece muito mais resultado da nuvem de idéias em que estamos imersos do que uma diferença mesmo entre premissas ou de intensidade das premissas ou da composição do silogismos que "justificavam" ambientes segregados na África do Sul ou no Sul dos Estados Unidos e que "justificam" o ambiente segregado nos transportes sobre trilhos do Rio.
Nós (ou boa parte de nós, sobretudo os escolarizados) aprendemos que as diferenças de proporção entre o número de assaltos praticados por negros em relação aos praticados por brancos têm explicações não inatas, no nosso mundo (retomando o que estava sendo conversado) a posição bonita é ser pró-negro, nós vivenciamos o horror do Apartheid ou da escravidão brasileira e não gostamos, nós estamos imersos numa "nuvem de idéias" que nos faz rechaçar propostas como "a maioria dos assaltos é cometida por negros e só esta semana recebemos 10 reclamações de brancos que foram vítimas de tentativa de furto no metrô, sempre por atores negros então vamos criar um vagão branco" não que elas tenham algo de efetivamente diferente de " a maioria dos casos de violência sexual partem de homens contra mulheres e só nesta semana recebemos 10 queixas de mulheres que relatavam ter sofrido algum abuso dentro do trem então vamos criar um vagão rosa".
*Eu acho que eu nunca ouvi nada que justifique isso, minha estranheza vem daí, se a maioria dos homens pensa isso só pensam e não falam. Não me lembro de jamais ter ouvido de um homem: "ahhh, mãe, se o ônibus vier lotado espera outro, não quero pensar na senhora sendo sarrada por algum marmanjo" ou ainda "não vamos nesse não, amor, porque eu não quero mulher minha pegando trem lotado", que seriam coisas que eu acho que deveria ouvir se essa ideia realmente povoasse a cabeça dos homens. ( Digo: é claro que eu já vi muitas vezes pessoas dizendo "não vamos nesse, vamos esperar um mais vazio", mas nunca com alguma ênfase no "porque você é mulher e tá cheio de homem" e sim no conforto, no fato de não ter lugar pra segurar, na idéia de que tá muito calor pra viajar num ônibus abafado e lotado; inclusive, e talvez até mais comum, quando em casal, já ouvi muitas vezes diálogos com o homem querendo ir no lotado e a dama pedindo para esperar o próximo)
**E ainda que fosse verdade, esta afirmação de que a maioria dos homens se sentem mais seguros que suas parentas viajem só com outras mulheres, sem a presença ameaçadora de homens por perto, seria análogo à alguma afirmação, pra mim muito mais plausível, de que ainda hoje muitas pessoas, inclusive negros, se sentem intuitivamente mais ameaçados e amedrontados quando se veem cercados de muitos negros desconhecidos, sobretudo quando estes estão em bando, sobretudo quando aparentam ser pobres (em função da natural associação que o nosso cérebro faz: "todos as vezes que fui assaltado ou presenciei um assalto foi por um negro e ainda mais frequentemente um grupo de negros e eles estavam quase sempre vestindo chinelos e bermudas baratas que nem estes aí, perigo: "bléin, bléin, bléin, bléin"") e nem por isso idéias segregacionistas em relação a negros passam a nos parecer mais aceitáveis.