Autor Tópico: The Brain of an Atheist x the Brain of a Religious Person  (Lida 4248 vezes)

Offline genjikhan

• Nível 18
  • *
  • Razão+imparcialidade= espirito livre
Re:The Brain of an Atheist x the Brain of a Religious Person
« Resposta #25 Online: 19 de Janeiro de 2012, 21:01:31 »
Não tem nenhum problema ser agnóstico,se a pessoa reconhecer que o conhecimento cientifico atual pode descartar tranquilamente a necessidade de um deus onipotente para criar o universo em que vivemos . Para definições de deuses não onipotentes,ainda não é possivel considerar que eles não existam,porque a ciência ainda não coletou todas as evidências para refutar ou aceitar isso .
"Não há fatos eternos,assim como não há verdades absolutas" - Friederich Nietzsche

"Os males de que padece o ser humano vêm em seu maior número,vêm dele mesmo" - Plínio

"Quem conhece a sua ignorância revela a mais profunda sapiência. Quem ignora a sua ignorância vive na mais profunda ilusão" - Lao Tsé

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #26 Online: 19 de Janeiro de 2012, 21:37:49 »
errado.

Não se pode refutar algo que não faz uma proposição falseável. A religião não faz isso.

Poucos religiosos comprometeram sua religião apresentando uma hipótese falseável. A besta do CX fez, dizendo que havia vida "física" em marte. Quando ele falou essa merda, a afirmação era infalseável.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #27 Online: 19 de Janeiro de 2012, 22:40:55 »
Seria até um pouco o contrário. Deus onipitente é logicamene refutável porque onipotência é algo que não pode existir. Já demais deuses apenas superpoderosos em diversos graus em algumas questões até poderiam ser refutados, mas o problema é que sempre se pode ficar inventando hipóteses ad hoc cogitando alguma explicação lógica pela qual apesar de tudo indicar o contrário, ainda existisse tal ser.

Contudo penso que isso não faz realmente o conceito algo merecedor de um agnosticismo no sentido de ficar "em cima do muro" quanto a essa possibilidade, não mais do que qualquer outra coisa igualmente irrefutável que qualquer um simplesmente inventar. Como deuses-borboleta, solipsismo, etc.

O significado original de agnosticismo (embora menos usado) no entanto é apenas a aceitação de que algo não pode ser comprovado ou refutado, não implicando nada quanto à crença sobre isso. Nesse sentido somos obrigatoriamente agnósticos a menos que pensemos que de fato possamos refutar ou comprovar essas coisas -- o que ninguém realmente pode. Agnosticismo, nesse sentido, não é um meio termo entre ateu e deísta ou teísta, a pessoa pode ser ateísta e agnóstica ou até mesmo teísta ou deísta e agnóstica (o teísmo seria provavelmente um tanto heterodoxo/não muito fiel se a religião normalmente apresentar o que supoem serem evidências de suas afirmações).

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #28 Online: 19 de Janeiro de 2012, 22:46:32 »
...
O significado original de agnosticismo (embora menos usado) no entanto é apenas a aceitação de que algo não pode ser comprovado ou refutado, não implicando nada quanto à crença sobre isso. Nesse sentido somos obrigatoriamente agnósticos a menos que pensemos que de fato possamos refutar ou comprovar essas coisas -- o que ninguém realmente pode. Agnosticismo, nesse sentido, não é um meio termo entre ateu e deísta ou teísta, a pessoa pode ser ateísta e agnóstica ou até mesmo teísta ou deísta e agnóstica (o teísmo seria provavelmente um tanto heterodoxo/não muito fiel se a religião normalmente apresentar o que supoem serem evidências de suas afirmações).

concordo com quase tudo. Só continuo achando que sim pode ser refutado desde que a religião elabore hipóteses para provar o objeto de sua fé.

O problema é que ela não irá elaborar.

Acho que foi o Dalai LAMA que soltou, ao ser perguntado se a ciência refutasse a existência de deus, o que ele faria?
Aí ele respondeu: Eu abandonaria deus. Mas não creio que a ciência poderá um dia refutar deus.

Cabra maroto. Leitor assíduo de popper, estava pensando "não elaboro uma hipótese refutável nem a pau, juvenal"

tipo a do Maluf, esse outro gênio da lógica: "pode haver um político tão honesto quanto paulo Maluf, mas não mais honesto que Paulo Maluf"
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #29 Online: 20 de Janeiro de 2012, 00:35:10 »
Num sentido mais pragmático acho que muita coisa é refutável mesmo, afinal, falam de coisas que interagiriam com o mundo real de acordo com algumas regras. Talvez mesmo dando algo como um limite de três hiṕóteses ad hoc já deve dar para descartar a maior parte dessas coisas por haverem explicações mais simples. As coisas só escapam na base de ad hocs incontáveis ou de já serem totalmente irrefutáveis desde o princípio. Mas em ambos os casos elas ficam sempre bem distantes de serem algo que se possa considerar comprovado ou mesmo digno de ser levado a sério como possibilidade.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #30 Online: 20 de Janeiro de 2012, 01:08:26 »
Se você não sabe a diferença entre uma Bintje e uma Kennebec você nem imagina o que é uma batata. :hihi:
A "Binge"( deve ser a Bintje) é boa pra purês. A Kennebec, ainda não ví pra comprar. Tem a Asterix pra fazer "chips". E a doce que eu gosto pra tomar com café frita ou cozida :P"
« Última modificação: 20 de Janeiro de 2012, 01:37:42 por sergiomgbr »
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #31 Online: 20 de Janeiro de 2012, 01:23:04 »
Se você não sabe a diferença entre uma Bintje e uma Kennebec você nem imagina o que é uma batata. :hihi:
A "Binge"( deve ser a Bintje) é boa pra purês. A Kennembec, ainda não ví pra comprar. Tem a Asterix pra fazer "chips". E a doce que eu gosto pra tomar com café frita ou cozida :P"

Tenho que admitir que você sabe alguma coisa de batatas. :P
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!