REAÇÃO DE UM GRUPO DE HACKERS:(Obs: nas fontes, há lincagem para mais informações, inclusive para o Twitter do grupo de hackers).
Pirataria: FBI fecha MegaUpload; Anonymous declara guerra abertaFonte:
ptjornalÉ como se estivesse declarada a abertura da primeira guerra mundial virtual. Depois do fecho do site de partilha de ficheiros MegaUpload, ao final da tarde desta quinta-feira, não foi preciso muito tempo para o Anonymous entrar em ação.Esta sexta-feira, 19 de janeiro de 2012, poderá ficar na história como o dia em que teve inicio a primeira guerra mundial virtual.
Tudo começou ao final da tarde de hoje. Em comunicado, o FBI afirmou ter fechado o site MegaUpload devido a anos de violação de direitos de autor. Ao tudo, a organização norte-americana diz que houveram prejuízos na ordem dos 500 milhões de dólares, desde que o site foi lançado em 2005.
Esta semana ficou na realidade marcada pelo protesto da Wikipédia contra a lei SOPA (Stop Online Piracy Act), uma proposta do governo norte-americano que quer obrigar todos os grandes sites na Internet a filtrar conteúdo, de modo a proteger direitos de autor. No entanto, o FBI afirma no mesmo comunicado que o fecho do MegaUpload não está relacionado com o mesmo caso.
Em toda a operação, levada a cabo pela organização norte-americana, que demorou cerca de dois anos, foram detidas para já quatro pessoas na Nova Zelândia mas os próximos dias devem trazer mais novidades nesta parte.
Entretanto, e como já era previsto por muitos, os grupos de hackers já meteram mãos à obra, protestando desta forma contra o fecho do site MegaUpload. Censura, é uma das palavras mais utilizadas na Internet destes tempos.
Já esta noite, o grupo Anonymous, provavelmente a maior organização de hackers do mundo, já causou danos em vários organismos dos Estados Unidos. Os sites da justiça norte-americana, da Universal Music, da Associação Cinematográfica Americana e da Associação da Indústria de Gravação da América estão offline neste momento e o problema ainda não tem resolução à vista.
Na conta do grupo de piratas no Twitter, pode ler-se mensagens que espelham bem a vontade que existe em abrir guerra à decisão do FBI. As informações sobre novos ataques são quase publicadas minuto a minuto. Veja mais aqui.
Durante a madrugada e o dia desta sexta-feira, será certamente um dos assuntos mais falados em todo o mundo.
Anonymous lança 'Operação Represália' e trava sites do governo e do FBI Fonte:
observatório do olgarveO grupo Anonymous bloqueou o acesso a sites do Departamento de Justiça dos EUA, do FBI, produtora Universal Music, Associação Americana da Indústria de Gravação, horas depois das autoridades americanas encerrarem o site de downloads Megaupload e prenderem 4 pessoas.
A ação foi reivindicada pelo grupo Anonymous como a 'Operação Represália' na sua conta Twitter, num protesto contra o encerramento do portal de downloads Megaupload.
"O Governo fecha o MegaUpload? Quinze minutos depois #Anonymous encerra sites governamentais e da indústria. Aguardem por nós", diz o grupo.
Estão igualmente em baixo o site da associação de chefes de Polícia do Utah, além do site de registo de copyrights.
A Anonymous que terá pelo menos 5.635 pessoas, recorre à ironia ao avisar os internautas que é melhor “preparar as pipocas” esta noite, porque irão lançar “o maior ataque já cometido”.
O grupo não rouba dados realizando antes os chamados "ataques distribuídos de negação de serviço". Para isso, basta usar um programa de computador que permite bombardear um site com múltiplos pedidos de acesso e em consequência o mesmo fica lento a responder e pode ficar inacessível. A eficácia destas ações aumenta com o número de pessoas que participarem.
Embora o FBI afirme que a operação contra o portal de downloads Megaupload não se relaciona com a lei anti-pirataria (SOPA) e a lei relativa ao direitos de autor (PIPA) em discussão no Senado e na Câmara dos Representantes dos EUA, estas têm sido muito contestadas na rede.
Nos últimos dias, vários sites puseram em marcha um protesto provocando um apagão voluntário como é o caso da Wikipedia em inglês.
"MegaUpload foi apanhado sem o SOPA estar em vigor. Agora imaginem o que aconteceria se a lei passar. A Internet, tal como a conhecemos, acabará. Reajam!", apela por sua o grupo Anonymous, que afirma que "Não se pode censurar a Internet, não se pode intimar uma hashtag, não se pode deter uma ideia. Mas podem aguardar por nós."
O FBI anunciou esta quinta-feira o encerramento da Megaupload culminando uma investigação de dois anos que levou à prisão de quatro pessoas na Nova Zelândia por um alegado crime de pirataria cibernética.
A polícia federal americana acusa o site de partilha de ficheiros de ser “uma organização criminosa responsável por uma enorme rede de pirataria na informática mundial”.
De acordo com uma nota emitida pelo Departamento de Justiça dos EUA, o MegaUpload gerou de forma criminosa mais de 175 milhões de dólares (135 milhões de euros), “causando mais de 500 milhões em prejuízos para os detentores de direitos de autor”.
Grupo hacker diz ter derrubado site do FBIFonte:
G1Anonymous já teria tirado do ar o site do Departamento de Justiça dos EUA. Ação seria protesto contra a derrubada do site Megaupload.com.O grupo hacker Anonymous afirmou na noite de quinta-feira (19) por meio de seus perfis no Twitter que derrubou o site do FBI, a polícia federal dos Estados Unidos. Às 23h50, o endereço "
www.fbi.gov" estava inacessível. O site ficou fora do ar por cerca de 1 hora. O governo americano não afirmou se foi uma falha nos servidores ou se realmente houve um ataque.
Nesta quinta, o Anonymous também disse ter sido responsável pela saída do ar dos sites do Departamento de Justiça dos Estados Unidos, da Universal Music, da Associação de Filmes dos EUA e da Associação da Indústria Fonográfica do país, dentre outros endereços.
A movimentação é em protesto contra a derrubada do site de compartilhamento de arquivos Megaupload e a prisão de seu fundador nesta quinta na Nova Zelândia.
No Twitter, o grupo diz "a internet contra-ataca", e que a luta é pela “liberdade da internet”. Em uma das mensagens, o Anonymous também ameaçou um ataque contra o site da Casa Branca.
O Megaupload, um dos maiores sites de compartilhamento de arquivos do mundo, foi tirado do ar na quinta-feira (19). O fundador da companhia e vários de seus executivos foram acusados formalmente de violar leis antipirataria nos Estados Unidos, informaram promotores federais do país. A acusação alega que o site deu aos detentores de direitos autorais mais que US$ 500 milhões em prejuízo por facilitar a pirataria de filmes e outros tipos de conteúdo.
Um vídeo sobre o assunto:
https://www.youtube-nocookie.com/v/ojHVvG8k_XA?version=3&hl=pt_BR