Autor Tópico: Várias perguntas nerds/geológicas sobre praias  (Lida 10194 vezes)

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
Várias perguntas nerds/geológicas sobre praias
« Online: 21 de Janeiro de 2012, 00:46:32 »

Depois de ter lido um livro sobre trilobites (onda também conta bastante da historia geológica das praias inglesas e norueguesas) fiquei aqui na praia prestando atenção a coisas obvias sobre a formação das praias e se me ocorreram (calro) um monte de perguntas nerds sobre elas.

-> Seria possível prever o tamanho e formação das praias de uma região a partir da sua formação geológica e composição ?
-> Existem outros fatores que o influenciam, como fatores biológicos (descartando coisas obvias como vulcões) ?
-> Da mesma forma, analisando uma praia, seria possível determinar a que região ou oceano pertence ?
-> Existem simuladores para verificar a modificação da praia ao longo de milênios/milhões de anos ? Alguns sinais obvios são possíveis de prever, como a sua extensão e tamanho pela quantidade e composição de minerais que se transformarão em areia, ou se haverá dunas quando o mar recuar ou se as montanhas vão virar acantilados. Digamos, conseguimos simular como seriam as costas brasileiras daqui a 10 ou 15 mi anos ?

Não só o Geotecton precisa responder, mas é quem se me ocorre que teria mais informações sobre...
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
Re:Várias perguntas nerds/geológicas sobre praias
« Resposta #1 Online: 21 de Janeiro de 2012, 10:28:29 »
Depois de ter lido um livro sobre trilobites (onda também conta bastante da historia geológica das praias inglesas e norueguesas)...

Voce tem o nome e o autor deste livro?

... fiquei aqui na praia prestando atenção a coisas obvias sobre a formação das praias e se me ocorreram (calro) um monte de perguntas nerds sobre elas.

-> Seria possível prever o tamanho e formação das praias de uma região a partir da sua formação geológica e composição ?
-> Existem outros fatores que o influenciam, como fatores biológicos (descartando coisas obvias como vulcões) ?
-> Da mesma forma, analisando uma praia, seria possível determinar a que região ou oceano pertence ?
-> Existem simuladores para verificar a modificação da praia ao longo de milênios/milhões de anos ? Alguns sinais obvios são possíveis de prever, como a sua extensão e tamanho pela quantidade e composição de minerais que se transformarão em areia, ou se haverá dunas quando o mar recuar ou se as montanhas vão virar acantilados. Digamos, conseguimos simular como seriam as costas brasileiras daqui a 10 ou 15 mi anos ?

Não só o Geotecton precisa responder, mas é quem se me ocorre que teria mais informações sobre...

Mais tarde, quando retornar para a minha residência, eu tentarei esclarecer as questões postas.
Foto USGS

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #2 Online: 21 de Janeiro de 2012, 20:02:40 »
É a visão de programador, imagino que é possível fazer um simulador que tenha distância da costa, composição geológica, informações de marés/oceanos, e com isso daria para prever quais lugares ficariam primeiro em praias, rochedos, etc.
--
Si hemos de salvar o no,

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 21 de Janeiro de 2012, 23:06:27 »
[...]
[...]

Em tese sim, se estas fossem as únicas variáveis.

Uma linha de costa composta de arenitos silicificados ou quartzitos, por exemplo, tenderia a formar falésias, porque são rochas mais resistentes à erosão e mais propensas a fraturamentos e quedas, com praias muito estreitas contendo sedimentos de granulação na fração areia grossa para cima na escala de Wentworth.

Uma linha de costa composta de arenitos não-silicificados ou rochas argilíticas, por exemplo, tenderia a formar praias mais largas porque as rochas seriam erodidas muito mais facilmente, com propensão de formar extensas planícies, compostas de sedimentos de granulação menor que no cenário anterior.

« Última modificação: 27 de Fevereiro de 2012, 23:41:12 por Geotecton »
Foto USGS

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #4 Online: 21 de Janeiro de 2012, 23:16:56 »
Se houvesse uma extrusão de substâncias do interior do planeta, mais lá do miolo mesmo, há algum indício ou confirmação de qual substância seria? Existiriam praias com tais afloramentos?
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 21 de Janeiro de 2012, 23:36:58 »
Se houvesse uma extrusão de substâncias do interior do planeta, mais lá do miolo mesmo, há algum indício ou confirmação de qual substância seria?

Do que se sabe, a amostra de extrusão de material mais profundo conhecido ainda era de natureza mantélica, isto é, proveniente do manto e de uma profundidade aproximada de 600 km. Foi tirada de um corpo magmático peridotítico observado em uma cordilheira meso-oceânica.

Existiriam praias com tais afloramentos?

Não que eu saiba, pois geralmente ocorrem em grande profundidade (na parte superior do manto), com exceção daquelas rochas aflorantes nas dorsais. É possível que existam pequenos núcleos em áreas costeiras em que tenha ocorrido um grande alçamento (elevação) crustal por ação tectônica. Eu, no entanto, não conheço nenhum afloramento.
Foto USGS

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
--
Si hemos de salvar o no,

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #7 Online: 22 de Janeiro de 2012, 02:22:43 »
Além de falar da estória dos trilobites, de vários tipos deles, das teorias sobre a formação dos olhos, tem observações sobre a ciência muito legais, vou tentar escanear um par de parágrafos dele e colocar aqui para que vejam (se o SOPA não me pegar, hehehe).
--
Si hemos de salvar o no,

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 24 de Janeiro de 2012, 23:58:05 »
Caro FZapp

Eu não esqueci dos seus questionamentos.

Apenas estou sem tempo para lhe dar respostas mais elaboradas para as questões abaixo:

[...]
[...]
« Última modificação: 25 de Janeiro de 2012, 13:26:57 por Geotecton »
Foto USGS

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #9 Online: 25 de Janeiro de 2012, 00:11:18 »
Geo, não se preocupe, foram especulações de um entusiasta, só isso :)
Se tiver tempo e quiser responder esteja à vontade, senão deixa para lá, mas é interessante, não ?
--
Si hemos de salvar o no,

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 25 de Janeiro de 2012, 13:33:24 »
Geo, não se preocupe, foram especulações de um entusiasta, só isso :)

Eu entendo que são questões relevantes e que, possivelmente, vão interessar a outros foristas.

Se tiver tempo e quiser responder esteja à vontade, senão deixa para lá,...

Certo. Mas eu entendo que é uma obrigação moral minha em responder, mesmo que demore um pouco.

... mas é interessante, não ?

Sem dúvida. E um tanto quanto complexas.
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 12 de Fevereiro de 2012, 02:02:59 »
[...]

Sim existem vários.

O primeiro é a Tectônica, pois as praias nada mais são do que um dos muitos produtos de um Ciclo de Wilson. Resumidamente: Um continente sofre um quebramento (fase rift), com a formação inicial de um mar raso, epicontinental, e que progressivamente vai ficando mais profundo e largo, com o surgimento de uma crosta oceânica e que resulta em um oceano. As praias na fase inicial (mar raso) tem muita sedimentação continental ao passo que as na fase final já estão de frente para um oceano que é, via de regra, muito mais profundo e com aporte de sedimento plataformal siliciclástico (ou também popularmente conhecido como "areia") na parte proximal e com areias carbonáticas na parte distal. Se existirem rios com vazão expressiva próximos, também haverá uma sedimentação argilosa.

Em tese, na fase rift, as praias (quando existem) são estreitas, com muitas falésias e fiordes, na qual há pouca ou nenhuma sedimentação siliciclástica na fração 'areia' (predominam os matacões). Na medida em que a abertura continental continua, o litoral envelhece e começam a se formar praias mais largas, com predomínio da sedimentação siliciclástica na fração até 'areia grossa' na parte proximal e de sedimentação carbonática na parte distal. Eu quero deixar claro que este é um cenário idealizado, no qual outras variáveis não estão sendo consideradas, entre as quais as mudanças eustáticas (nível relativo do mar), as alterações no clima local e global, a atuação de isostasia e mesmo mudanças na tectônica, no qual um Ciclo de Wilson pode ser incompleto, podendo até mesmo ocorrer uma inversão na abertura e, por conseguinte, o fechamento daquele mar epicontinental.
« Última modificação: 27 de Fevereiro de 2012, 19:45:04 por Geotecton »
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 27 de Fevereiro de 2012, 20:08:17 »
[...]

O segundo é a Eustasia, ou seja, a variação relativa do nível global dos oceanos, que depende basicamente do volume de água nas bacias oceânicas, da temperatura média destas águas e do volume das bacias oceânicas. Não se pode esquecer das variações causadas pelos efeitos de maré lunar e solar, visto que outros corpos extra-terrestres exercem muito pouca influência.

O volume de água oceânica depende principalmente do comportamento dos glaciares. Quando estes estão em retração, significa um aumento no volume de água e, por consequência, no nível médio dos mares (transgressão). Quando em expansão significa uma diminuição no volume de água e no nível médio dos mares (regressão).

As variações na temperatura da água também refletem no nível dos oceanos, sendo que quando há variações positivas, o volume tende a ficar maior e com isto o nível do mar sobe. O inverso também é verdadeiro.

Por fim, existem as variações no volume das bacias oceânicas, embora seja um fator de atuação muito mais lenta visto que depende de um lado, da taxa de intemperismo, transporte e sedimentação de material dos continentes para os oceanos e, do outro lado, do volume de material agregado aos continentes pelas orogenias.

(Continua)
« Última modificação: 27 de Fevereiro de 2012, 23:12:57 por Geotecton »
Foto USGS

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #13 Online: 27 de Fevereiro de 2012, 20:46:35 »
Qual é a chance de um grande espaço vazio no interior da crosta terrestre rachar e engolir grande parte de um oceano e claro, fazendo surgir milhares de kms de novas praias?
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #14 Online: 27 de Fevereiro de 2012, 22:31:29 »
Acho que formação de praias tem mais a ver com corrente marítima e ventos do que com geologia....
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 27 de Fevereiro de 2012, 22:34:04 »
Qual é a chance de um grande espaço vazio no interior da crosta terrestre rachar e engolir grande parte de um oceano e claro, fazendo surgir milhares de kms de novas praias?

Taí um troço que às vezes eu fico pensando. Se acontece uma coisa dessas, acho que seria o desastre dos desastres.  :susto:

Vou acompanhar esse tópico, pois de fato tem questóes bem interessantes.

"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 27 de Fevereiro de 2012, 23:54:27 »
Acho que formação de praias tem mais a ver com corrente marítima e ventos do que com geologia....

Elabore um pouco.
Foto USGS

Offline Vento Sul

• Nível 34
  • *
  • Os lábios são as primeiras barreiras
« Resposta #17 Online: 28 de Fevereiro de 2012, 09:33:55 »

Elabore um pouco.
Geotecton, as pessoas não tem em mente o tempo geológico, é difícil até para os geólogos no início dimensionar esse tempo. Acho que o que Fabi está apenas vislumbrando os eventos climáticos num tempo curtíssimo.
.
.
Resumindo: Ou acreditamos em mágica ou não!

.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 28 de Fevereiro de 2012, 10:08:46 »
Elabore um pouco.
Geotecton, as pessoas não tem em mente o tempo geológico, é difícil até para os geólogos no início dimensionar esse tempo. Acho que o que Fabi está apenas vislumbrando os eventos climáticos num tempo curtíssimo.

Tem toda razão zambest. A perspectiva dela parece ser de um prazo muito curto.

E acho que seria legal se voce, como engenheiro geólogo, pudesse participar deste tópico (e de outros).
Foto USGS

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #19 Online: 28 de Fevereiro de 2012, 11:21:09 »

Elabore um pouco.
Eu vou sempre para uma praia (Ferrugem e Praia do Rosa) e lá tem muito vento e deve ter uma corrente marítima fria(congelante) que passa por lá porque a água é muuito fria(parece que saiu da geladeira) e em praias próximas a água não chega a ser tão fria. E a configuração dessas praias muda muito.

Um dia o rio que chega no mar tem um curso, e depois de dois meses muda :confuso: e agora parece que a praia tem uma mini falésia e que ficou mais inclinada... uma coisa muito doida :confuso: ...só pode ser o vento que fez tudo isso...
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Feynman

• Nível 32
  • *
« Resposta #20 Online: 28 de Fevereiro de 2012, 12:36:25 »

Elabore um pouco.
Eu vou sempre para uma praia (Ferrugem e Praia do Rosa) e lá tem muito vento e deve ter uma corrente marítima fria(congelante) que passa por lá porque a água é muuito fria(parece que saiu da geladeira) e em praias próximas a água não chega a ser tão fria. E a configuração dessas praias muda muito.

Um dia o rio que chega no mar tem um curso, e depois de dois meses muda :confuso: e agora parece que a praia tem uma mini falésia e que ficou mais inclinada... uma coisa muito doida :confuso: ...só pode ser o vento que fez tudo isso...

Vento, correntes, marés, e as chamadas "ressacas" (resultados locais de eventos climáticos mais distantes da costa). Mas são os eventos de curto prazo a que se referiram o zambest e o Geotecton. A pergunta do Fzapp parece que foi mais seminal.

Fabi, interessante coincidência. Eu sempre ia para Garopaba quando criança.  8-)
Agora já faz um tempo. Não sei como está tudo por lá. :sleepy:
"Poetas dizem que a Ciência tira toda a beleza das estrelas - meros globos de átomos de gases. Eu também posso ver estrelas em uma noite limpa e sentí-las. Mas eu vejo mais ou menos que eles?" - Richard Feynman

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 28 de Fevereiro de 2012, 23:55:29 »

Eu não conheço nenhum tipo de dado geológico ou geofísico que indique a existência de um "grande espaço vazio" na crosta oceânica e que permita a absorção de um volume de água como a que voce especulou, mesmo porque a crosta oceânica é composta de rochas máficas dos tipos basalto e peridotito que são muito densas e pouco propensas a terem "espaços vazios", em especial por causa das "pressões litostática e deviatórica" (é uma explicação bastante simplificada porque também envolve outros fatores, como as tensões) que reinam naquele ambiente.
« Última modificação: 07 de Março de 2012, 21:59:56 por Geotecton »
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 07 de Março de 2012, 22:23:45 »
[...]

O terceiro é a Isostasia, que é, de maneira simplificada, o movimento de subida ou descida de uma porção da crosta devido à variação de massa que acaba por exercer uma carga naquela porção.

Uma variação positiva (isto é, um alçamento) geralmente ocorre pela retirada de massa por erosão, por derretimento (no caso de geleiras) ou pela mudança em grandes corpos aquosos; ao passo que uma variação negativa (rebaixamento) pode ocorrer por espessamento crustal (zonas de subducção, por exemplo), por deposição de sedimentos, pela instalação de uma geleira ou pela formação de um corpo aquoso de volume expressivo naquele local. Em maior escala, a isostasia reflete a dinâmica do equilíbrio gravitacional entre a litosfera e a astenosfera.

Assim, simplificadamente falando, se uma certa faixa litorânea contiver maciços rochosos que sejam mais facilmente erodíveis, ela tenderá, em função da dinâmica superficial, a desagregar e carrear os sedimentos para a área costeira e do talude continental. Isto alivia a carga no local e tende a aumentar a largura da faixa deste litoral. Mas nem sempre isto ocorre porque vai depender dos litotipos que existem no local e da taxa de subida. Se esta for for muito elevada, não haverá tempo para que outros fatores atuem na formação de praias, e neste caso há uma elevada possibilidade de que o litoral seja constituído de costões rochosos ou de praias curtas com muitos blocos e matacões.

(Continua)
« Última modificação: 08 de Março de 2012, 08:42:06 por Geotecton »
Foto USGS

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #23 Online: 07 de Março de 2012, 23:21:03 »
Você indiretamente me tirou uma das dúvidas que geralmente me confundiam: como sempre associei falésias a um 'começo de uma praia', como poderiam haver tantas falésias no Rio de Janeiro, numa praia que olha para um oceano imenso ?
--
Si hemos de salvar o no,

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 02 de Abril de 2012, 15:09:22 »
Posso deturpar com perguntas nerds/geológicas sobre tectônica de placas?

Se tem alguma idéia sobre por que a Índia se moveu tão mais rapidamente que os outros continentes, e com tanta força?

Existiria em geologia a "hipótese" de que os continentes não se movem de forma "perfeitamente gradualista" numa só direção, mas em vários "zigue-zagues", ainda que com uma tendência a uma direção? Se é que isso não é algo meio "óbvio" a ponto de não existir a hipótese contrária...

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!