Autor Tópico: Memory myths  (Lida 2951 vezes)

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
Memory myths
« Online: 22 de Janeiro de 2012, 00:42:59 »
Memory myths
by Christian Jarrett

Many of us subscribe to false beliefs about how our memories work, sometimes with serious consequences. We debunk some common myths

As a lifelong user of human memory, you probably feel you've got a good idea of how it works, right? To test your understanding of memory, we compare several commonplace conceptions with insights from psychology ...

Memory acts like a video recorder

In a US survey published in 2011, 63% of 1,838 respondents said they believed "strongly" or "mostly" that memory works like a video camera, "accurately recording events we see and hear so that we can review and inspect them later". Memory is, in fact, a creative, fallible process, highly prone to suggestion and other distorting influences.

Some people have photographic memories

An extension to the memory as video recorder myth is the idea that some people have a "photographic memory"; that they can take a snap shot of a scene or a page in a book, and then bring it to mind whenever they want to.

It's tempting to invoke such an ability to explain the achievements of celebrated memory champions such as Lu Chao. In 2005, he set a new world record (as recognised by the Guinness World Records) by reciting the first 67,890 digits of pi entirely from memory. However, studies of memory champions reveal that they depend on mnemonic devices and thousands of hours of practice.

A related concept is eidetic imagery, in which a person claims to "see" a detailed visual scene that is no longer visible. However, tests of "eidetikers" find their memory of images to be no more accurate than control participants. It seems they just feel as though the image is vivid and still "out there" rather than in their heads.

Forgetting occurs gradually

Some memory misconceptions have serious consequences for the way eye- (and ear-) witness testimony is treated in court. For example, many people, including psychologists (according to a recent Norwegian survey), believe that forgetting occurs gradually, as if memories decay like an ageing reel of film. In fact, most forgetting occurs immediately after an event.

Confidence is a reliable indicator of memory accuracy

While it's true that accuracy and confidence can correlate within a single person's repertoire of recollections, confidence is a poor marker of accuracy when judging a single act of recollection or when comparing across witnesses. One reason is that some factors, such as repeated questioning, can boost confidence without increasing accuracy. Also, we all vary in our baseline levels of memory confidence. So when judging a single witness, we don't know if their confidence is high by their standards. In the legal system, when convicted people are exonerated by DNA evidence, confident testimony from an eye witness is the most common reason they were originally found guilty.

A related myth is that emotional events lead to more ingrained, accurate memories. Memories for dramatic events often feel more vivid and people feel more confident in these memories, but, in fact, they are just as prone to being forgotten as ordinary memories. Furthermore, if an event is stressful, this is likely to interfere with remembering details of that event.

Traumatic memories can be repressed and "recovered" years after they occurred

While subscribing to the erroneous idea that memories of emotive events are highly accurate, many people also often hold the somewhat paradoxical belief that traumatic memories, such as of abuse in childhood, are prone to repression. A related belief is that such memories can be "recovered" later in life, dug out with the help of a skilled therapist, or perhaps a hypnotist.

In fact, studies of child abuse victims suggest strongly that they usually do not forget their experiences. Moreover, research has shown that memories of abuse "recovered" in therapy are far less likely to be corroborated by third parties, or other evidence, than abuse memories recalled later in life outside of therapy, or never-forgotten abuse memories.

The consensus of the American Psychological Association on child abuse memories says that "most people who were sexually abused as children remember all or part of what happened to them, although they may not fully understand or disclose it".

Hypnosis can be used to retrieve forgotten memories

Many people believe that hypnosis can be used to unearth not only past traumas but all manner of long-forgotten memories, including recollections way back to the womb or even to past lives.

In a way, it is a belief that is consistent with the "memory as a video recorder" myth; the mistaken rationale being that because everything we experience is stored, we just need to find a way to reach it. In fact, nearly all the evidence suggests that hypnosis fails to aid recall, but instead has the potentially harmful effect of increasing people's faith in their memories, whether or not they are accurate recollections of events.

Amnesiacs forget who they are

A persistent myth is the idea that people suffering from amnesia have lost their long-term memory, including any recollection of their identity. In fact, amnesia caused by illness or brain damage typically manifests as an inability to lay down new memories. Specifically what is broken is the ability to convert short-term memories into long-term memories. An amnesiac will usually be able to tell you who they are and share stories about their earlier lives, but they won't be able to tell you what they had for breakfast.

• Dr Christian Jarrett is author of The Rough Guide to Psychology. He blogs for the British Psychological Society at bps-research-digest.blogspot.com and is currently writing Great Myths of the Brain (Wiley-Blackwell). Follow him on Twitter at @Psych_Writer

• This article was corrected on 16 January 2012 because it said Hideaki Tomoyori set a new world record for reciting the first 67,890 digits of pi entirely from memory. Lu Chao set this record.

http://www.guardian.co.uk/lifeandstyle/2012/jan/14/truth-about-memories-jarrett?CMP=twt_gu
« Última modificação: 22 de Janeiro de 2012, 00:48:19 por Gigaview »
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
Re:Memory myths
« Resposta #1 Online: 22 de Janeiro de 2012, 00:45:16 »
Fiquei surpreso quando descobri que acreditava em alguns desses mitos.  :umm:
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 22 de Janeiro de 2012, 01:08:33 »
o da hipnose?
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 22 de Janeiro de 2012, 01:18:24 »
o da hipnose?

Os 3 primeiros, principalmente. O da hipnose já conhecia.

Deve vir da minha tendência (de engenheiro) de fazer pararelo/comparações da biologia com máquinas.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 22 de Janeiro de 2012, 06:23:38 »

Eu também fiquei surpreso, em especial com os dois primeiros.

No entanto, cabe a pergunta: Qual o grau de qualidade científica deste ensaio?
« Última modificação: 22 de Janeiro de 2012, 12:39:14 por Geotecton »
Foto USGS

Offline Cumpadi

• Nível 32
  • *
« Resposta #5 Online: 22 de Janeiro de 2012, 07:13:50 »
Eu nunca acreditei nesses 2 (tá certo que já abri exceção para o segundo) primeiros, por que eu sempre me lembro das coisas meio "borradas" e sem muitos detalhes, e não acredito que os outros tenham nenhum "poder especial" de qualquer tipo. :P Minhas experiências em prova me mostram que o terceiro ponto infelizmente é bem real, mas confesso que sempre acreditei que demorasse uns 1 a 3 meses para esquecer a maior parte das coisas. O da amnésia também é bom saber.
http://tomwoods.com . Venezuela, pode ir que estamos logo atrás.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 22 de Janeiro de 2012, 10:50:09 »

Eu também fiquei supreso, em especial os dois primeiros.

No entanto, cabe a pergunta: Qual o grau de qualidade científica deste ensaio?

Boa pergunta. Não sei. O artigo parece um teaser para o lançamento do livro onde isso vai ser revelado:

Dr Christian Jarrett is author of The Rough Guide to Psychology. He blogs for the British Psychological Society at bps-research-digest.blogspot.com and is currently writing Great Myths of the Brain (Wiley-Blackwell). Follow him on Twitter at @Psych_Writer"

O bom é que o tópico abriu a discussão e talvez alguém possa refutar algumas delas com fatos e evidências mais robustas.

« Última modificação: 22 de Janeiro de 2012, 10:53:20 por Gigaview »

Offline cavecanem

• Nível 10
  • *
  • festina lente
« Resposta #7 Online: 22 de Janeiro de 2012, 14:50:08 »
Eu concordo com a idéia da inexistência de uma memória fotográfica. Uma das técnicas mnemônicas mais antigas, a arte da memória, tenta justamente simular a recordação das coisas como um processo eidético, como se lembrar fosse revisitar uma pintura simples (não existiam fotografias) ordenada adhoc em que cada objeto carregasse em si uma série de tópicos ou conceitos a ser trazidos no momento preciso. Desse modo, por exemplo, um orador romano conseguia discursar, sem qualquer apoio, um texto longo, cheio de tropos, apenas evocando uma imagem simples capaz de sugerir todos os detalhes do texto completo.
"Por necessidade de recolhimento, livrei-me de Deus, desembaracei-me do último chato." Cioran

Offline Salazar

• Nível 20
  • *
« Resposta #8 Online: 23 de Janeiro de 2012, 00:43:23 »
Impressiona-me você, Gigaview, não estar a par do mundo da mnemonia. ;P

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 23 de Janeiro de 2012, 00:59:39 »
Acho que o terceiro ítem é um tanto mal explicado.

Que eu saiba de certa forma ambas as afirmações são verdadeiras, de certa forma. A maior parte da memória vai para o ralo logo de cara porque é como se fosse mais um "cache" do que algo que "separamos para gravar no hd", por assim dizer. Mas o esquecimento das memórias já mais consolidadas é gradual... e ironicamente não se dá tanto por deixar de "acessar" a memória, mas justamente por lembrar também. Teoricamente uma memória que nunca fosse acessada ficaria mais "intacta", quando são lembradas elas são sempre alteradas, reescritas.

Na parte de recuperação de memórias bloqueadas por hipnose achei que fossem dar maior ênfase (alguma) em que agora o mais certo parece ser que são simplesmente memórias falsas. Acho que a psicóloga por trás dessa revelação até recebeu ameaças de morte.

Quanto a memória eidética, também parece que não é completamente inexistente não. Mas nem me lembro direito das definições então posso estar me confundindo. Mas ao menos tem um caso mais ou menos famoso que, se não for isso mesmo, é no mínimo o extremo limite da memória "normal":

http://www.dailymail.co.uk/news/article-557942/Revealed-How-autistic-genius-Stephen-Wiltshire-drew-amazing-picture-Londons-skyline.html

[....] In particular, the Channel Five programme shows the young black artist, 34 later this month, drawing a 13ft long panorama in pen, ink and pencil of a seven mile stretch of the London skyline after just one brief helicopter trip along the Thames - and doing so in just five days.

In the huge curving canvas, which was completed at the Mayor of London's office, almost every major building in the city is drawn to scale - from the Swiss Re Tower (better known as the Gherkin) to the high rises of Canary Wharf - with the number of floors and architectural features all recaptured in precise detail. [...]

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 23 de Janeiro de 2012, 01:05:33 »
<a href="http://www.youtube.com/v/a8YXZTlwTAU" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/a8YXZTlwTAU</a>

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 23 de Janeiro de 2012, 03:14:26 »

:lol: Pô, sacanagem, não entendo nada disso...sério!!!

"Memory is, in fact, a creative, fallible process, highly prone to suggestion and other distorting influences."  Ok. Concordo, existem até as famosas "falsas memórias", mas isso impede de afirmar que o cérebro está "accurately recording events"? O que certamente não acontece é o resgate fidedigno da informação, quando ela tem carater subjetivo. Pessoas hipnotizadas são capazes de "filmar" ambientes e descrevê-los como detalhes que fogem à atenção de pessoas servindo de controle. Isso é fato e facilmente demonstrável.

"some people have a "photographic memory"; that they can take a snap shot of a scene or a page in a book, and then bring it to mind whenever they want to.". Continuo com dúvidas aqui, porque conheço dois casos intrigantes. Certa vez, encontrei uma das professoras do mestrado num vôo de ponte aérea e fomos conversando durante a viagem. Durante a conversa, mostrei a ela um paper de umas 3 páginas que ela folheou demoradamente e me devolveu. Perguntei se ela não queria levar para lê-lo com calma. Ela então disse que tinha "fotografado" para ler mais tarde. Como assim? Fotografado? Não fiz perguntas a ela naquele momento mas comentei o caso posteriormente com colegas dela de departamento que  comentaram a capacidade impressionante que ela tem de "fotografar" até 3 páginas de texto, arquivar as imagens e "ler" o material posteriormente. A princípio não acredito, só testando mesmo, mas é o que diziam.

Edit
------

O outro caso é o Antonio Fagundes, que decora textos longos enquanto lê. Isso já virou lenda no mundo artístico. Talvez seja um tipo de memória diferente da "fotográfica", não sei. Do mesmo modo, só acredito depois de testado.

« Última modificação: 23 de Janeiro de 2012, 03:32:42 por Gigaview »

Offline gogorongon

• Nível 30
  • *
  • Não.
« Resposta #12 Online: 23 de Janeiro de 2012, 05:44:59 »
Já cheguei a decorar dezenas de KB de código-fonte enquanto programava, e aí numa vez em que deu pau num dos arquivos consegui reescrever mais de 40 KB de código-fonte de cabeça. Mas muito disso se deveu à forma como a informação estava estruturada na minha mente.

Ao menos no meu caso, não decorei caractere por caractere do texto, mas sim as utilidades dele, o contexto e o e o fluxo dos dados. Com isso, o que sobrava de dados brutos para decorar, como nomes de variáveis ou de funções, não era tanto, mas às vezes mesmo para isso era possível definir um padrão que fosse fácil de lembrar depois. PS: E a confirmação veio quando, depois de reescrever tudo manualmente o mais rápido possível para não esquecer, consegui recuperar o arquivo perdido depois, via undelete.

Então, conseguir reproduzir identicamente alguma coisa não significa que a memória seja realmente fotográfica, com todos os dados decorados como são. Pode ser apenas uma questão de saber equacionar os dados fielmente.

Offline Salazar

• Nível 20
  • *
« Resposta #13 Online: 23 de Janeiro de 2012, 08:27:01 »

:lol: Pô, sacanagem, não entendo nada disso...sério!!!

"Memory is, in fact, a creative, fallible process, highly prone to suggestion and other distorting influences."  Ok. Concordo, existem até as famosas "falsas memórias", mas isso impede de afirmar que o cérebro está "accurately recording events"? O que certamente não acontece é o resgate fidedigno da informação, quando ela tem carater subjetivo. Pessoas hipnotizadas são capazes de "filmar" ambientes e descrevê-los como detalhes que fogem à atenção de pessoas servindo de controle. Isso é fato e facilmente demonstrável.

"some people have a "photographic memory"; that they can take a snap shot of a scene or a page in a book, and then bring it to mind whenever they want to.". Continuo com dúvidas aqui, porque conheço dois casos intrigantes. Certa vez, encontrei uma das professoras do mestrado num vôo de ponte aérea e fomos conversando durante a viagem. Durante a conversa, mostrei a ela um paper de umas 3 páginas que ela folheou demoradamente e me devolveu. Perguntei se ela não queria levar para lê-lo com calma. Ela então disse que tinha "fotografado" para ler mais tarde. Como assim? Fotografado? Não fiz perguntas a ela naquele momento mas comentei o caso posteriormente com colegas dela de departamento que  comentaram a capacidade impressionante que ela tem de "fotografar" até 3 páginas de texto, arquivar as imagens e "ler" o material posteriormente. A princípio não acredito, só testando mesmo, mas é o que diziam.

Edit
------

O outro caso é o Antonio Fagundes, que decora textos longos enquanto lê. Isso já virou lenda no mundo artístico. Talvez seja um tipo de memória diferente da "fotográfica", não sei. Do mesmo modo, só acredito depois de testado.
Essas histórias estão mal contadas, quanto tempo ela demorou foleando, o tempo de uma leitura normal ou apenas passou o olho? Ela se lembra de palavra por palavra(memoria verborum) ou apenas dos conceitos(memoria rerum)? Ou eram formulas e números? Mesma coisa para o Fagundes, ele da uma lida rápida e já lembra de tudo ou vai lendo em uma velocidade normal?

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 23 de Janeiro de 2012, 12:05:28 »
Essas histórias estão mal contadas, quanto tempo ela demorou foleando, o tempo de uma leitura normal ou apenas passou o olho? Ela se lembra de palavra por palavra(memoria verborum) ou apenas dos conceitos(memoria rerum)? Ou eram formulas e números? Mesma coisa para o Fagundes, ele da uma lida rápida e já lembra de tudo ou vai lendo em uma velocidade normal?

Pois é...é preciso verificar tudo isso com cuidado. Do jeito que está são apenas evidências anedóticas.

E os enxadristas que jogam simultâneas às cegas? Eles precisam eleborar uma estratégia a partir de uma imagem mental.

Qual é a sua opinião nesse caso?

Já lí (não me pergunte aonde) que eles não conseguem "ver" todo o tabuleiro, mas "iluminam" partes do tabuleiro como se eles estivessem no escuro, com uma pequena lanterna. Tente jogar às cegas, você também vai ter essa sensação.

Offline Salazar

• Nível 20
  • *
« Resposta #15 Online: 23 de Janeiro de 2012, 12:24:58 »

Pois é...é preciso verificar tudo isso com cuidado. Do jeito que está são apenas evidências anedóticas.

E os enxadristas que jogam simultâneas às cegas? Eles precisam eleborar uma estratégia a partir de uma imagem mental.

Qual é a sua opinião nesse caso?

Já lí (não me pergunte aonde) que eles não conseguem "ver" todo o tabuleiro, mas "iluminam" partes do tabuleiro como se eles estivessem no escuro, com uma pequena lanterna. Tente jogar às cegas, você também vai ter essa sensação.
Loci. Depois de um tempo de pratica fica fácil criar imagens mentais. E a imagem depende da pessoa, se a lanterninha funcionar para um, melhor para ele, mas não quer dizer que todos visualizam dessa forma.
E não é que eles tem que montar uma estrategia, ela simplesmente sai. Ser habilidoso no xadrez se resume em grande parte na sua quilometragem e na quantidade de jogadas e contra-jogadas que já estão gravadas em sua mente "off". Sabe quando você pratica algo até pegar o jeito e depois parece que você consegue fazer sem realmente precisar pensar cada parte do processo, a coisa simplesmente flui de você? A capacidade de um enxadrista não deve ser medida por sua capacidade cognitiva, já mediram e não encontraram diferenças significativas entre os grandes mestres e os "marromenos", e sim por sua memoria e quantidade de horas jogadas para que as jogadas se fixem na sua cabeça, sem contar as horas gastas estudando grandes jogos. Depois eu pego as referencias e te passo se você quiser, estou com preguiça agora.
Ah, vale lembrar que ao invés dos novatos que imaginam peça por peça, os mestres costumam ver o tabuleiro em "formações" de várias peças.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 23 de Janeiro de 2012, 23:27:39 »
Buck pelo que me lembro esse pintor é savan
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Vento Sul

• Nível 34
  • *
  • Os lábios são as primeiras barreiras
« Resposta #17 Online: 24 de Janeiro de 2012, 01:23:14 »
Caramba, que faço eu?  Minha memória é totalmente fotográfica. Vendo eu guardo senão to no ralo.
E que me dizem de lembrar cenas de filmes. Eu mudo canal de tv está passando um filme e só por uma imagem dá prá notar que já tinha assistido-o. Memória videográfica?  :hihi:
Sei lá mas talvez eu esteja fazendo confusão, mas quando eu voltei a uma cidade depois de 20 anos, em uma rua que costuma passar pude notar as mudanças comparando as novas fachadas com as antigas em minha mente.
Acho que possuimos inclusive memória para todos os sentidos. Acho que não há nenhum mito.
Acho que existem pessoas com mais habilidade prá memória em um dos sentidos que outras pessoas.
Cães tem memória olfativa fantástica... mas caramba, outro dia passei em frente a uma perfumaria e alguém estava "degustando" um perfume. Na hora lembrei de uma pessoa que usava o mesmo perfume... isso prá mim é memória. Juro que eu não sou cachorro ehehe.
A da hipnose... não faço a mínima idéia.
« Última modificação: 24 de Janeiro de 2012, 01:47:57 por zambest »
.
.
Resumindo: Ou acreditamos em mágica ou não!

.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 24 de Janeiro de 2012, 11:56:27 »
eu tenho bem vejo uma cena de filme e já lembro em pequenos detalhes. Mas tirando os casos dos Savans, creio que é mais explicado por uma aptidão advindo do gosto por um tema específico do que memória fotográfica mesmo.

Concordo com o que o Gogoron disse e me vejo neste mesmo cenário. Também "decorava" os códigos, sei o nome de incontáveis comandos e seus parâmetros de Oracle, Java, etc... mesmo não sendo mais técnico. Quem me ouve falando invariavelmente pensa que tenho uma memória prodigiosa mas sei que não é o caso, é apenas uma memória criada por processos especializados e não geral.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Salazar

• Nível 20
  • *
« Resposta #19 Online: 24 de Janeiro de 2012, 16:33:47 »
Caramba, que faço eu?  Minha memória é totalmente fotográfica. Vendo eu guardo senão to no ralo.
E que me dizem de lembrar cenas de filmes. Eu mudo canal de tv está passando um filme e só por uma imagem dá prá notar que já tinha assistido-o. Memória videográfica?
Isso não é exatamente memoria fotografia, quando você for capaz de decorar a ordem de um baralho apenas olhando uma vez, ai sim agente conversa hehehe.
Memoria fotografia não quer dizer o mesmo que memoria visual. Até porque existem vários tipos de informações dadas pela visão que são tratados diferentes pelo cérebro na hora de memorizar.
Ações, objetos, pessoas, são melhores aceitos pela memoria do que listas aleatórias de números.

Sei lá mas talvez eu esteja fazendo confusão, mas quando eu voltei a uma cidade depois de 20 anos, em uma rua que costuma passar pude notar as mudanças comparando as novas fachadas com as antigas em minha mente.
É assim que funciona o método loci, nossa mente é extremamente mais eficiente para memorizar espaços do que letras por exemplo. Por isso que você consegue "fotografar" uma rua mas não consegue "fotografar" uma página de um livro. Basicamente todas as técnicas mnemônicas consistem em transformar informações  de um tipo para outro tipo de memoria, mais eficiente, transformar números em palavras, cartas em imagens, ações, objetos.

Offline Salazar

• Nível 20
  • *
« Resposta #20 Online: 24 de Janeiro de 2012, 16:36:30 »
Concordo com o que o Gogoron disse e me vejo neste mesmo cenário. Também "decorava" os códigos, sei o nome de incontáveis comandos e seus parâmetros de Oracle, Java, etc... mesmo não sendo mais técnico. Quem me ouve falando invariavelmente pensa que tenho uma memória prodigiosa mas sei que não é o caso, é apenas uma memória criada por processos especializados e não geral.
Exato, quanto mais tempo você se dedica a uma atividade, melhor você será para memorizar as coisas envolvidas nessa atividade.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 24 de Janeiro de 2012, 19:11:22 »
Salazar, o que você diz da memória autobiográfica superior (superior autobiographical memory) ?

Não parece que o cérebro é mesmo uma espécie de "video recorder"?

Veja:
feature=relmfu

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 24 de Janeiro de 2012, 23:22:58 »
Achei este paper, não sei se é o mesmo que o autor menciona no texto, mas é interessante:

What People Believe about How Memory Works: A Representative Survey of the U.S. Population

http://www.plosone.org/article/related/info%3Adoi%2F10.1371%2Fjournal.pone.0022757;jsessionid=25B25B7E364E39E8BF7AD25D6C107EA5

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 25 de Janeiro de 2012, 10:24:31 »
Impressionantes esses casos de "memória autobiográfica superior". Mas não fico com a impressão de parecer que funciona como um videocassete.

Fico pensando... esses caras deveriam tirar só A/10 em tudo que só dependesse de memorização na escola. Mas talvez tivessem problema se usassem o mesmo texto exato (se é que a coisa funciona assim, imagino que não), como um "copy & paste" mental.

Offline Cumpadi

• Nível 32
  • *
« Resposta #24 Online: 25 de Janeiro de 2012, 10:40:29 »
Me lembra um caso que uma professora de português me contou a muitos anos de um aluno que respondia as perguntas da prova assim: página tal parágrafo tal. Ela dava zero para sacanear a "sacaneiação". Me pergunto se uma pessoa assim tem muito mais facilidade no aprendizado.
http://tomwoods.com . Venezuela, pode ir que estamos logo atrás.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!