Autor Tópico: Memory myths  (Lida 2952 vezes)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
Re:Memory myths
« Resposta #25 Online: 25 de Janeiro de 2012, 11:20:00 »
Agora que mencionou isso da citação da página e parágrafo, me lembrei de um relato do Isaac Asimov de poder fazer o mesmo. Achei que ele estivesse bullshitting.

Outra coisa que acho meio surpreendente é isso ser algo relativamente "novo", não se ter conhecimento desde os primórdios da psicologia. Talvez tenha que se revirar alguns livros históricos relatando "causos" de gente que tivesse alguma memória espetacular para achar um ou outro possível caso.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #26 Online: 25 de Janeiro de 2012, 12:45:34 »
Agora que mencionou isso da citação da página e parágrafo, me lembrei de um relato do Isaac Asimov de poder fazer o mesmo. Achei que ele estivesse bullshitting.

Outra coisa que acho meio surpreendente é isso ser algo relativamente "novo", não se ter conhecimento desde os primórdios da psicologia. Talvez tenha que se revirar alguns livros históricos relatando "causos" de gente que tivesse alguma memória espetacular para achar um ou outro possível caso.

Buck, veja aqui: http://books.google.com.br/books?id=lBHYHgpxDEkC&pg=PA10&lpg=PA10#v=onepage&q&f=false
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #27 Online: 25 de Janeiro de 2012, 15:21:38 »
Interessante, não sabia dessa do Ampère (ou não me lembrava pois não sou desses).

A pesquisa no livro dá resultados mencionando observações do Luria.

Offline cavecanem

• Nível 10
  • *
  • festina lente
« Resposta #28 Online: 26 de Janeiro de 2012, 00:09:38 »
Esses casos de memória prodigiosa me fizeram lembrar o genial conto do Borges, Funes, o Memorioso:

http://www.cfh.ufsc.br/~wfil/funes.htm

No conto, entretanto, o protagonista é intelectualmente medíocre, a despeito da sua memória excepcional:

"Suspeito, contudo, que não era muito capaz de pensar. Pensar é esquecer diferenças, é generalizar, abstrair. No mundo abarrotado de Funes não havia senão detalhes, quase imediatos".

Essa idéia, aliás, de que uma memória infalível tende a atrofiar o aspecto criativo necessário para a aprendizagem e produção de conhecimento ocorre também em Montaigne, mas apenas como sugestão. Eu me pergunto se fora da ficção é possível supor que tamanha capacidade de memorização conflite com outros processos mentais.

off-topic:

Eu me lembro de ler alguns músicos dotados de ouvido absoluto queixarem-se de certas dificuldades que tal condição lhes causavam, apesar de ser muito útil em outras situações. Acho que há um certo paralelo entre as duas condições.
« Última modificação: 26 de Janeiro de 2012, 00:12:02 por cavecanem »
"Por necessidade de recolhimento, livrei-me de Deus, desembaracei-me do último chato." Cioran

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #29 Online: 26 de Janeiro de 2012, 00:37:29 »

Essa idéia, aliás, de que uma memória infalível tende a atrofiar o aspecto criativo necessário para a aprendizagem e produção de conhecimento ocorre também em Montaigne, mas apenas como sugestão. Eu me pergunto se fora da ficção é possível supor que tamanha capacidade de memorização conflite com outros processos mentais.

Que o diga o notável Nikola Tesla.
Existe uma anedota interessante sobre Tesla descrevendo como uma vez ele foi desafiado na sua afirmação de que podia construir uma máquina na sua mente. Segundo contam para reagir ao desafio, Tesla "construiu" uma turbina imaginária na sua mente e determinou que uma outra fosse construída fisicamente. As duas máquinas, a real e a imaginária, começaram ao mesmo tempo. Um mês depois, Tesla desmontou a turbina da sua mente e mencionou em detalhes precisos o desgaste nas peças da sua máquina imaginária. Quando desmontaram a máquina real, as descrições de Tesla combinaram com a máquina real em cada detalhe!(...)Fonte
Até onde eu sei eu não sei.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!