Pô, mas por que o camarada se submeteu a isso?
Por que?
Vamos imaginar que vc trabalha em algo que não tem nada a ver com construção e tem dinheiro sobrando, trabalha em uma área que não tem nada a ver com isso e nem tempo de se preocupar com isso (No caso o cara era um médico bem ocupado) e confia em uma profissional que tem um escritório grande e cheio de funcionários aberto em um bairro nobre. VC acredita que a fulana sabe o que faz, afinal ela é formada em arquitetura e a sócia em decoração de ambientes, e então assina um contrato de alto valor para ela cuidar da reforma em um pacote fechado abrangendo desde o projeto até a compra de materiais e contratação da mão de obra (EU fui indicado pelo dono do apartamento que me conhecia e era cliente meu há mais de dez anos, se não fosse isso ela teria chamado gente dela) e então a reforma começa do zero, ok?
Imaginou? Lembre que vc é um médico que só tem tempo de visitar a obra uma vez por semana, portanto não tem noção alguma de construção, medidas, espaços de circulação, sistemas elétricos de iluminação, projetos de móveis e todos os problemas que um projeto mal feito trazem já vc não é como um profissional da área que consegue visualizar isso ANTES de tudo sair do papel.
Os trabalhos começam e a fulana te apresenta mil opções para escolher, desde a cor das paredes até a madeira dos móveis, carpetes, torneiras, amostras das pedras das pias do WC e catálogos de lojas caras com eletrodomésticos importados para sua cozinha e demais ambientes, a tendência é vc pensar "P*, a Fulana sabe o que faz".
Até aqui vc já entendeu a situação do cliente enquanto a obra é um monte de paredes sem pintura e sem pisos de cimento grosso com fiações elétricas expostas, agora vou te falar o que uma decoradora faz no mundo real em um contrato desses, não sei se aconteceu especificamente no caso citado mas sei que é uma situação corriqueira porque cansei de ver acontecer nos 20 anos em que tive uma marcenaria:
Elas fecham um contrato assim e recebem do cliente um valor fixo determinado pelo projeto e depois uma comissão por fora do pessoal que elas contratam, sem que o cliente saiba, porque está embutido no preço do projeto que ele já pagou. A cada mudança no projeto (e agora vc vai entender o motivo de eu reclamar que decoradoras mudam de idéia a cada 15 minutos) o cliente paga a diferença no valor fixo, afinal ela já tinha mostrado o projeto completo que foi aprovado por vc mesmo e depois te enfiou na cabeça que uma pequena mudança pode ficar melhor, então aqui chega na parte em que elas enfiam na cabeça de sua mulher e das suas filhas que a "cor tal" para as paredes combina melhor com aquelas cortinas daquela loja que ela conhece e que é melhor mudar tb os móveis...
Então a situação até aqui é de uma profissional que recebe de vc o valor de um projeto fechado, sem que vc saiba ela tb recebe uma comissão do pessoal que ela contrata, recebe de vc uma diferença a cada mudança no projeto original que vc aprovou e pagou e de vez em quando uma comissão por fora da loja que elas indicam...
Deu para entender até aqui?
E vc está preso ao contrato que assinou e a todas as mudanças que vc deu a ela liberdade para fazer, então quando se toca da cagada a obra já está pela metade.
E é por isso que eu vivia batendo de frente com esse pessoal, eu tinha que programar meus prazos de entrega que dava a outros clientes porque chegava a trabalhar para 5 ou 8 pessoas diferentes ao mesmo tempo e essas "Fulanas acho que entendo de tudo porque sou arquiteta e vc é dono de uma marcenaria apenas" só faziam cagadas.
É uma parte pequena da coisa para vcs entenderem como é, se for contar tudo que eu já vi de cagada de decoradora vou precisar de uma dez páginas do tópico.
Qualquer dia conto do móvel (Na época eu era empregado em uma marcenaria grande) que outra decoradora projetou que não entrava em um elevador, não passava pela escada do prédio, não entrava pela janela e teve que ser cortado ao meio depois de pronto ainda antes de ser instalado ou de uma mesa de reuniões para 8 pessoas que tombava com o peso de uma lista telefônica.