Autor Tópico: Desabamento de edifício no Rio de Janeiro  (Lida 4240 vezes)

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
Desabamento de edifício no Rio de Janeiro
« Online: 25 de Janeiro de 2012, 23:03:22 »
O edifício Liberdade e um prédio vizinho desabaram por volta das 20h30. Ambos situados à avenida Treze de Maio, região do centro do Rio de Janeiro, RJ. Um terceiro edifício teria tido sua estrutura abalada por causa do acidente
« Última modificação: 25 de Janeiro de 2012, 23:11:52 por sergiomgbr »
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
Re:Desabamento de edifício no Rio de Janeiro
« Resposta #1 Online: 25 de Janeiro de 2012, 23:16:43 »
Imagem de internauta.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #2 Online: 26 de Janeiro de 2012, 09:29:05 »
Aquele estranho momento em que um prédio (ou três, no caso) desabam no centro do Rio de Janeiro e você pensa: "outro?" :-|

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 26 de Janeiro de 2012, 09:58:05 »
Aquele estranho momento em que um prédio (ou três, no caso) desabam no centro do Rio de Janeiro e você pensa: "outro?" :-|

Como assim "outro"?
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #4 Online: 26 de Janeiro de 2012, 11:48:43 »
Os prédios do centro velho da cidade agora estão nessa de cair, seja por obras irregulares, seja por falta de cuidado, mesmo. Não faz tanto tempo assim caiu um na Primeiro de Março.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 26 de Janeiro de 2012, 19:59:02 »
A Al qaeda já assumiu o atentado? ::)

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 26 de Janeiro de 2012, 20:02:04 »
E a possível causa do desabamento é:

http://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2012/01/26/eles-estavam-quebrando-tudo-diz-mulher-sobre-obra-em-predio-que-desabou-no-rio.htm

Obras irregulares em dois andares, os operários supostamente demoliram alguma coluna de sustentação. Aqui em SP há alguns anos atrás tb aconteceu a mesma coisa, demoliram uma coluna de sustentação e o apartamento acima implodiu trazendo mais dois andares junto.

“Quando o elevador abria no terceiro andar, era possível ver as colunas do prédio sendo marteladas. Eles estavam quebrando tudo”, relembra Teresa Andrade, sócia da empresa BV Cred, correspondente do banco Votorantim, que ficava no 16º andar do prédio. Ela trabalhava no local há três anos e diz que a reforma acontecia havia seis semanas....      ...Segundo Teresa, que não sabe dizer quem seria o responsável pela obra, os pedreiros não usavam uniforme com identificação de nenhuma empresa. Ela relata ainda nunca ter visto nenhum órgão, governamental ou privado, fiscalizando o local.

A mulher e os colegas de trabalho deixaram o prédio por das 19h30 –uma hora antes do acidente.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 26 de Janeiro de 2012, 21:33:01 »
E a possível causa do desabamento é:

http://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2012/01/26/eles-estavam-quebrando-tudo-diz-mulher-sobre-obra-em-predio-que-desabou-no-rio.htm

Obras irregulares em dois andares, os operários supostamente demoliram alguma coluna de sustentação. Aqui em SP há alguns anos atrás tb aconteceu a mesma coisa, demoliram uma coluna de sustentação e o apartamento acima implodiu trazendo mais dois andares junto.

“Quando o elevador abria no terceiro andar, era possível ver as colunas do prédio sendo marteladas. Eles estavam quebrando tudo”, relembra Teresa Andrade, sócia da empresa BV Cred, correspondente do banco Votorantim, que ficava no 16º andar do prédio. Ela trabalhava no local há três anos e diz que a reforma acontecia havia seis semanas....      ...Segundo Teresa, que não sabe dizer quem seria o responsável pela obra, os pedreiros não usavam uniforme com identificação de nenhuma empresa. Ela relata ainda nunca ter visto nenhum órgão, governamental ou privado, fiscalizando o local.

A mulher e os colegas de trabalho deixaram o prédio por das 19h30 –uma hora antes do acidente.

E o barulho inicialmente associado a uma explosão deve ter sido produzido pela ruptura das colunas e vigas de baldrame instantes antes de tudo ruir.
Foto USGS

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 26 de Janeiro de 2012, 21:46:41 »
E o barulho inicialmente associado a uma explosão deve ter sido produzido pela ruptura das colunas e vigas de baldrame instantes antes de tudo ruir.

Acredito que sim, deve ser mais uma obra tocada a olho por algum esperto que viu a coluna e pensou "Sem essa merda no meio da sala vai ficar um bom espaço livre! OK, tem mais uns 10 andares acima de nós mas tb tem outras colunas no prédio, então acho que não faz falta."

PQP, eu acho que SP é uma merda mas nunca ví tanta negligência quanto no Rio com prédios sem fiscalização nenhuma, bondinho sem manutenção, morro vindo abaixo e bueiros voadores.

Um dia SP chega lá tb.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #9 Online: 26 de Janeiro de 2012, 21:50:56 »
-"Ô chefe, tem uma coluna grandona aqui no meio da sala...'tá trapalhando' as obras..."
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 26 de Janeiro de 2012, 21:52:18 »
-"Ô chefe, tem uma coluna grandona aqui no meio da sala...'tá trapalhando' as obras..."

Então tira esta merda na marretada e para de encher o saco....
Foto USGS

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 26 de Janeiro de 2012, 21:58:27 »

Pior que a coisa funciona assim mesmo, falo por experiência própria do tempo em que eu tinha que bater de frente com umas decoradoras e arquitetas todo santo dia.

A maioria delas ainda toca obra no método tentativa /erro / conserto /tenta /erra de novo /conserta porque no papel sempre dá tudo certo.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #12 Online: 27 de Janeiro de 2012, 09:26:47 »

Acredito que sim, deve ser mais uma obra tocada a olho por algum esperto que viu a coluna e pensou "Sem essa merda no meio da sala vai ficar um bom espaço livre! OK, tem mais uns 10 andares acima de nós mas tb tem outras colunas no prédio, então acho que não faz falta."

PQP, eu acho que SP é uma merda mas nunca ví tanta negligência quanto no Rio com prédios sem fiscalização nenhuma, bondinho sem manutenção, morro vindo abaixo e bueiros voadores.

Um dia SP chega lá tb.

Nós aqui estamos sempre na vanguarda, meu jovem. Começamos com os bueiros explosivos e agora SP já está com os seus também :-)

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 27 de Janeiro de 2012, 13:56:29 »
Pois é, logo estaremos disputando o primeiro lugar palmo a palmo.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #14 Online: 27 de Janeiro de 2012, 14:21:59 »

Um dia SP chega lá tb.

Nós aqui estamos sempre na vanguarda, meu jovem. Começamos com os bueiros explosivos e agora SP já está com os seus também :-)
Pera aê, olha esse bairrismo, B.H. também explode bueiros. Eu sou de testemunha! Estava perto de um quando o fato ocorreu.  :P

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
« Resposta #15 Online: 27 de Janeiro de 2012, 16:04:48 »

Pior que a coisa funciona assim mesmo, falo por experiência própria do tempo em que eu tinha que bater de frente com umas decoradoras e arquitetas todo santo dia.

A maioria delas ainda toca obra no método tentativa /erro / conserto /tenta /erra de novo /conserta porque no papel sempre dá tudo certo.

Há um caso contado por um engenheiro que iria passar uma tubulação de drenagem numa área da Telepar em Curitiba. Segundo ele, estavam abrindo a vala quando depararam com um cabo grosso. Como ele estava com o prazo apertado falou pro operador: "Arrebenta, depois a gente emenda". E com isso romperam o backbone de internet (em fibra ótica) e deixaram o sul do PR, SC e o RS sem internet por quase 5 dias.

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 27 de Janeiro de 2012, 17:32:33 »

Há um caso contado por um engenheiro que iria passar uma tubulação de drenagem numa área da Telepar em Curitiba. Segundo ele, estavam abrindo a vala quando depararam com um cabo grosso. Como ele estava com o prazo apertado falou pro operador: "Arrebenta, depois a gente emenda". E com isso romperam o backbone de internet (em fibra ótica) e deixaram o sul do PR, SC e o RS sem internet por quase 5 dias.

Este cavalheiro sofreu algum tipo de punição?
Foto USGS

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #17 Online: 27 de Janeiro de 2012, 17:40:35 »

Ele pode até ter emendado o cabo mas quanto a fazê-lo se emendar mesmo, não creio que haja força humana capaz para tal.
« Última modificação: 27 de Janeiro de 2012, 17:43:59 por sergiomgbr »

Offline Luiz F.

• Nível 30
  • *
« Resposta #18 Online: 27 de Janeiro de 2012, 17:59:03 »

Ficar 5 dias sem internet já não é punição suficiente? :P
"Você realmente não entende algo se não consegue explicá-lo para sua avó."
Albert Einstein

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 27 de Janeiro de 2012, 18:33:49 »

Uma das arquitetas citadas acima e sua sócia decoradora fizeram um cliente meu (Há uns 15 anos atrás ele gastou 150.000 só para reformar um apartamento novo que acabara de ter as chaves entregues a ele) comprar TODAS as lâmpadas e interruptores para o imóvel, instalar tudo com a mão de obra de eletricistas (fiações embutidas nos forros de gesso com lâmpadas tipo spot embutidas com reatores, etc, tudo do mais caro que havia na época) para depois decidir que não era bem isso que tinha de ser feito e todas as lâmpadas e tomadas deveriam ser mudadas apenas por questões estéticas.

Mandou desmancharem tudo e arrancarem as tomadas da parede, deixando só os interruptores (O apartamento todo já estava em fase de pintura final) e em um estouro de "genialidade" resolveu fazer tudo ser embutido na madeira dos rodapés do assoalho, o resultado é que houve um probleminha na fiação que desligou TODAS elas e menos de trinta dias após a instalação tudo teve que ser arrancado para poderem consertar uma simples tomada com mal contato que desligou as demais, o detalhe é que o apartamento nem havia sido ocupado ainda.

Voltou tudo a ser instalado nas paredes, de novo exatamente onde estavam antes dela fazer a merda, o que por um motivo qualquer obrigou a mexerem nas lâmpadas novamente, pintarem as paredes novamente, retocarem o gesso do teto novamente, recolocarem os rodapés novamente, passarem cascolac novamente e pintarem as paredes MAIS uma vez já que o cara do assoalho acabou com a pintura que ela mandou fazer ANTES de instalarem os rodapés e tiveram que embutir os dutos das tomadas onde estavam anteriormente.

O cara ficou tão puto com os mêses a mais de reforma e os gastos inúteis que mandou as duas se foderem e abriu um processo para reaver uns 20.000 gastos sem motivo nenhum, não sei que fim levou a coisa.

E o MEU serviço dependia de terminarem os citados acima só para mim pode começar.

Só para citar um caso que conheço, se for falar dos outros dá para escrever um livro.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #20 Online: 27 de Janeiro de 2012, 18:36:08 »
Cara, na primeira refação eu já mandava elas pastarem...

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 27 de Janeiro de 2012, 18:39:21 »
Cara, na primeira refação eu já mandava elas pastarem...

Eu tb.

Só para vc ter uma idéia do tamanho da merda, o cara comprou as lâmpadas, instalou, desinstalou, comprou outro modelo, instalou de novo em lugares diferentes sem nem usar.

* O projeto dos móveis já tinha sido feito por elas na época, fui até o escritório delas e apontei um monte de erros que elas consertaram ANTES de mostrar o projeto a ele, a merda não chegou ao ponto de mobiliar o apartamento porque outra arquiteta/decoradora assumiu o resto e acabei fazendo meu serviço após mêses de espera.
« Última modificação: 27 de Janeiro de 2012, 19:36:58 por Arcanjo Lúcifer »

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #22 Online: 28 de Janeiro de 2012, 09:37:22 »
Pô, mas por que o camarada se submeteu a isso?

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 28 de Janeiro de 2012, 12:37:22 »
Pô, mas por que o camarada se submeteu a isso?

Por que?

Vamos imaginar que vc trabalha em algo que não tem nada a ver com construção e tem dinheiro sobrando, trabalha em uma área que não tem nada a ver com isso e nem tempo de se preocupar com isso (No caso o cara era um médico bem ocupado) e confia em uma profissional que tem um escritório grande e cheio de funcionários aberto em um bairro nobre. VC acredita que a fulana sabe o que faz, afinal ela é formada em arquitetura e a sócia em decoração de ambientes,  e então assina um contrato de alto valor para ela cuidar da reforma em um pacote fechado abrangendo desde o projeto até a compra de materiais e contratação da mão de obra (EU fui indicado pelo dono do apartamento que me conhecia e era cliente meu há mais de dez anos, se não fosse isso ela teria chamado gente dela) e então a reforma começa do zero, ok?

Imaginou? Lembre que vc é um médico que só tem tempo de visitar a obra uma vez por semana, portanto não tem noção alguma de construção, medidas, espaços de circulação, sistemas elétricos de iluminação, projetos de móveis e todos os problemas que um projeto mal feito trazem já vc não é como um profissional da área que consegue visualizar isso ANTES de tudo sair do papel.

Os trabalhos começam e a fulana te apresenta mil opções para escolher, desde a cor das paredes até a madeira dos móveis, carpetes, torneiras, amostras das pedras das pias do WC e catálogos de lojas caras com eletrodomésticos importados para sua cozinha e demais ambientes, a tendência é vc pensar "P*, a Fulana sabe o que faz".

Até aqui vc já entendeu a situação do cliente enquanto a obra é um monte de paredes sem pintura e sem pisos de cimento grosso com fiações elétricas expostas,  agora vou te falar o que uma decoradora faz no mundo real em um contrato desses, não sei se aconteceu especificamente no caso citado mas sei que é uma situação corriqueira porque cansei de ver acontecer nos 20 anos em que tive uma marcenaria:

Elas fecham um contrato assim e recebem do cliente um valor fixo determinado pelo projeto e depois uma comissão por fora do pessoal que elas contratam, sem que o cliente saiba, porque está embutido no preço do projeto que ele já pagou. A cada mudança no projeto (e agora vc vai entender o motivo de eu reclamar que decoradoras mudam de idéia a cada 15 minutos) o cliente paga a diferença no valor fixo, afinal ela já tinha mostrado o projeto completo que foi aprovado por vc mesmo e depois te enfiou na cabeça que uma pequena mudança pode ficar melhor, então aqui chega na parte em que elas enfiam na cabeça de sua mulher e das suas filhas que a "cor tal" para as paredes combina melhor com aquelas cortinas daquela loja que ela conhece e que é melhor mudar tb os móveis...

Então a situação até aqui é de uma profissional que recebe de vc o valor de um projeto fechado, sem que vc saiba ela tb recebe uma comissão do pessoal que ela contrata, recebe de vc uma diferença a cada mudança no projeto original que vc aprovou e pagou e de vez em quando uma comissão por fora da loja que elas indicam...

Deu para entender até aqui?

E vc está preso ao contrato que assinou e a todas as mudanças que vc deu a ela liberdade para fazer, então quando se toca da cagada a obra já está pela metade.

E é por isso que eu vivia batendo de frente com esse pessoal, eu tinha que programar meus prazos de entrega que dava a outros clientes porque chegava a trabalhar para 5 ou 8 pessoas diferentes ao mesmo tempo e essas "Fulanas acho que entendo de tudo porque sou arquiteta e vc é dono de uma marcenaria apenas" só faziam cagadas.

É uma parte pequena da coisa para vcs entenderem como é, se for contar tudo que eu já vi de cagada de decoradora vou precisar de uma dez páginas do tópico.

Qualquer dia conto do móvel (Na época eu era empregado em uma marcenaria grande) que outra decoradora projetou que não entrava em um elevador, não passava pela escada do prédio, não entrava pela janela e teve que ser cortado ao meio depois de pronto ainda antes de ser instalado ou de uma mesa de reuniões para 8 pessoas que tombava com o peso de uma lista telefônica.

« Última modificação: 28 de Janeiro de 2012, 12:43:13 por Arcanjo Lúcifer »

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #24 Online: 28 de Janeiro de 2012, 13:12:50 »
Esclarecedor, obrigado pelo seu tempo :-)

Não que eu ache que algum dia isso vai acontecer comigo, já que não estou na faixa de renda alvo de trambiqueiros desse porte. Mesmo assim é bom estar ciente do tipo de golpe.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!