Autor Tópico: Desabamento de edifício no Rio de Janeiro  (Lida 4241 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Arcanjo Lúcifer

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 22.730
  • Sexo: Masculino
Re:Desabamento de edifício no Rio de Janeiro
« Resposta #25 Online: 28 de Janeiro de 2012, 13:51:43 »
Esclarecedor, obrigado pelo seu tempo :-)

Não que eu ache que algum dia isso vai acontecer comigo, já que não estou na faixa de renda alvo de trambiqueiros desse porte. Mesmo assim é bom estar ciente do tipo de golpe.

Disponha  :ok:

Infelizmente os casos como o citado acima são comuns nesse meio, quando o cara se toca da situação a coisa já consumiu grana demais para ser parada pela metade e é por isso que o proprietário de vez em quando é induzido a derrubar alguma parte estrutural do imóvel sem saber que a coisa pode ir abaixo.

Não que não existam ótimos profissionais, já vi uma arquiteta pegar uma casa enorme de uns 70 anos que tinha um telhado com uma estrutura linda de ser ver e em ótimas condições, derrubar a casa velha e fazer outra nova sob ele sem mexer em nada.

A mulher mudou a planta da casa toda sem tirar o telhado do lugar, derrubando uma parede por vez e fazendo outra para deixar a estrutura de madeira totalmente visível e bem envernizada na casa nova.


Offline Moro

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 20.984
Re:Desabamento de edifício no Rio de Janeiro
« Resposta #26 Online: 28 de Janeiro de 2012, 17:23:58 »
Eu conheço a galera da empresa citada já há algum tempo e já estive varias vezes neste prédio. Um funcionário meu esteve lá uns 10 dias antes do desastre.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar


"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Geotecton

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 28.345
  • Sexo: Masculino
Re:Desabamento de edifício no Rio de Janeiro
« Resposta #27 Online: 28 de Janeiro de 2012, 17:32:07 »
Pô, mas por que o camarada se submeteu a isso?

Por que?
[...]

Eu demiti e processei um profissional de arquitetura quando eu consegui evidências de que ele recebia, de modo anti-ético, comissões dos fornecedores na construção de um sobrado no início dos anos 2000.
Foto USGS

Offline Arcanjo Lúcifer

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 22.730
  • Sexo: Masculino
Re:Desabamento de edifício no Rio de Janeiro
« Resposta #28 Online: 28 de Janeiro de 2012, 17:47:14 »
Pô, mas por que o camarada se submeteu a isso?

Por que?
[...]

Eu demiti e processei um profissional de arquitetura quando eu consegui evidências de que ele recebia, de modo anti-ético, comissões dos fornecedores na construção de um sobrado no início dos anos 2000.

É coisa comum.

Elas recebem para fazer o projeto, para mudar o projeto, recebem uma comissão do pessoal que elas indicam e que embutem isso no que cobram de vc quando sua encomenda foi aceita, recebem dos fornecedores...

E é algo difícil do cliente descobrir, então a melhor opção é o cliente comprar os materiais, assim evita que coloquem gastos de terceiros nas suas contas tb.

Offline Unknown

  • Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 11.331
  • Sexo: Masculino
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
Re:Desabamento de edifício no Rio de Janeiro
« Resposta #29 Online: 29 de Janeiro de 2012, 04:51:42 »
Este cavalheiro sofreu algum tipo de punição?
Uma comida de rabo básica. Bem ou mal, o pessoal da empresa sabe da situação de atraso e há quem (de forma velada é claro) prefira esse tipo de acontecimento a sofrer mais algum atraso.

Esse tipo de acontecimento é mais comum do que se pensa. Na construção do Rodoanel Oeste aqui em SP a empresa atingiu a tubulação do gasoduto que vem da Bolívia. O problema nesse caso foi que a a posião da tubulação não estava bem marcada. Em engenharia civil no Brasil acontece cada coisa que daria p/ compilar um bom livro com os casos bizarros que acontecem por aí.
« Última modificação: 29 de Janeiro de 2012, 04:59:51 por Unknown »

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Dodo

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 5.304
Re:Desabamento de edifício no Rio de Janeiro
« Resposta #30 Online: 29 de Janeiro de 2012, 10:38:05 »
Então imaginem como é no serviço público... um aditivo ali, um prazo maior aqui, um materialzinho diferente do projeto acolá, etc. Diretor novo que resolve mudar uma coisinha aqui, uma ali... implica com alguma regalia que algum desafeto possa ter (uma sala maior, um banheiro melhor, etc...) e resolve demolir tudo para "reaproveitar o espaço", e por aí vai.

Já vi frases do tipo:

- Pra que essa coluna? Isso é bobagem, se não caiu até agora, não cai mais.

Sou ateu, mas tem vezes em que entro numa repartição pública em obras e rezo pra que não caia o teto na minha cabeça.
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline Geotecton

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 28.345
  • Sexo: Masculino
Re:Desabamento de edifício no Rio de Janeiro
« Resposta #31 Online: 29 de Janeiro de 2012, 11:03:08 »
[...]
Sou ateu, mas tem vezes em que entro numa repartição pública em obras e rezo pra que não caia o teto na minha cabeça.

Amém.  :lol:
Foto USGS

Offline Unknown

  • Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 11.331
  • Sexo: Masculino
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
Re:Desabamento de edifício no Rio de Janeiro
« Resposta #32 Online: 30 de Janeiro de 2012, 04:04:40 »
A construção da linha 4 do metrô aqui de SP merece um capítulo à parte:

- Após um estudo geológico, notou-se que a calha do Rio Pinheiros ficava localizada sobre uma falha geológica. Sendo assim, o estudo técnico da obra sugeriu que essa parte da escavação (entre as estações Butantã e Faria Lima) fosse feita pelo método TBM (o megatatuzão) por ser um processo mais estável. O problema: isso implicaria em um atraso na obra quando comparado com o projeto original, de montar o TBM no poço Faria Lima e seguir em direção a Paulista. Portanto, optou-se fazer esse trecho em NATM. Durante a obra aparecia uma fissura aqui, uma infiltração ali, mas vamos que vamos porque a obra não pode atrasar e deveria ficar pronta em 2010 que era ano eleitoral. O resultado todo mundo já sabe:



Tragédia superada, obras civis bem adiantadas e está na hora de instalar os diversos equipamentos.

- Portas de plataforma: A sinalização (CBTC) foi comprada da Siemens e as portas de plataforma (PSD) da Poscon. Mas para elaborar a arquitetura de funcionamento das portas, é necessário ter dados da sinalização e a ViaQuatro mandou a Poscon ir conversar diretamente com a Siemens. O problema: a Poscon também fabrica sinalização e, por medo de que ela copiasse seu sistema, a Siemens dificultou ao máximo o trabalho dela. A atuação do Metrô nessa situação? Ou fazia que não era com ele ou mandava todo mundo se virar.
Aliás, até hoje o equipamento das PSDs está incompleto por pendências da Poscon com o Metrô. As PSDs estão instaladas e funcionando, mas nas pontas deveriam ter sido instaladas umas cabines que até hoje não foram. Para não deixar tudo aberto, o pessoal do Metrô (ou ViaQuatro, não tenho certeza) construiu umas cabines de madeira (ou madeirite mesmo) e estão lá até hoje.

- Parede falsa: O Metrô havia adquirido um equipamento importado para as estações da Linha 4. Esse equipamento era fornecido pela empresa Z (sediada em um país distante do Brasil). Esse equipamento não tinha uma medida padrão ,e dependia dos projetos das estações para ser dimensionado de acordo com as especificações de cada estação. Para fabricar esse equipamento lá fora, a empresa Z solicitou o projeto das estações, no que foi prontamente atendida pelo Metrô.
Passaram-se meses, até que os equipamentos estavam prontos para ser despachados para o Brasil. Quando chegaram, os técnicos da empresa Z foram até as estações para instalá-los. Dai, quando chegaram numa estação, se depararam com uma parede falsa que não existia no projeto, de forma que o equipamento não caberia naquele local por conta da parede falsa. O Metrô foi indagado sobre aquela parede falsa que não constava no projeto. A Resposta do metrô foi inesperada: alegaram que a prede falsa constava no projeto, que havia sido modificado, e que a empresa Z usou um projeto obsoleto da estação para desenvolver e fabricar o equipamento.
Porém, o Metrô havia se esquecido de comunicar a empresa Z (hoje o Metrô trabalha com centenas de fornecedores diferentes nas obras, porém a estrutura administrativa para atendê-los é a mesma de 20 anos atrás quando menos fornecedores trabalhavam com o metrô) e quando o fez já era tarde. Com isso, os equipamentos da estação ficaram jogados no PVS, o Metrô alega que não errou (apenas comunicou tardiamente a empresa) e não aceita os equipamentos e exige que a empresa Z fabrique novos equipamentos para que seja efetuado o pagamento. A empresa Z exige que o Metrô pague pelso equipamentos com dimensionamento errado e quer um aditivo no contrato para fabricar novos equipamentos com a dimensão correta.

Agora, a próxima eu juro que li mas até agora não entendi a lógica (?) do Metrô:

- Transformador da discórdia: as estações da Linha 4 são cheias de salas técnicas em diferentes níveis. Uma vez, alguns funcionários da empresa X estavam instalando painéis numa delas. Quando estavam para instalar o último painel em um corredor da sala técnica, descobriram que havia um transformador no lugar (instalado pela empresa Y), de forma que o transformador separava os painéis que controlariam um mesmo equipamento (fornecido pela empresa X), e que não poderiam ficar separados pelo transformador. Ai começou a confusão. Funcionários da empresa X questionaram o Metrô.

O Metrô dizia que o transformador estava no lugar correto. Porém a empresa X tinha um projeto da sala técnica assinado pelo Metrô e que colocava o painel no lugar do transformador. Com isso, o fiscal do Metrô na obra decidiu mudar o transformador da empresa Y de lugar. Mas isso seria feito pela empresa X (que era inabilitada para fazer essa modificação, o que poderia colocar a garantia do equipamento em risco). Depois do transformador ser mudado de lugar (com muito custo, pois já estava completamente instalado), os funcionários da empresa X instalaram o painel no lugar e foram embora.
Advinham o que aconteceu no dia seguinte? Os funcionários da empresa Y, com outro projeto assinado pelo Metrô, mudaram tudo de lugar (com autorização do Metrô), colcando o transformador entre os painéis. Depois de muita discussão entre funcionários das empresas X e Y, o Metrô resolveu considerar como correto o projeto da empresa X e multou a empresa X por instalar os paineis com o transformador entre eles. Até hoje os painéis estão separados pelo transformador e a empresa X se recusa a pagar a multa e quer que o metrô lhe pague uma multa por permitir que a empresa Y mudasse o painel de lugar, enquanto que a empresa Y quer que o metrô lhe pague uma multa por permitir que a empresa X mudasse o transformador de lugar.

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Geotecton

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 28.345
  • Sexo: Masculino
Re:Desabamento de edifício no Rio de Janeiro
« Resposta #33 Online: 30 de Janeiro de 2012, 13:31:42 »
Parece ser um caso de corrupção e incompetência estatal em plena ação, desta vez no plano estadual.
Foto USGS

Offline Sergiomgbr

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 11.712
  • Sexo: Masculino
  • uê?!
Re:Desabamento de edifício no Rio de Janeiro
« Resposta #34 Online: 30 de Janeiro de 2012, 13:42:58 »
Por quê que nos outros países tem kilômetros e kilômetros de túneis de metrô e no Brasil, nem uma cidade "rica" como São Paulo consegue fazer uns "metros" a mais sem se sujeitar a "Lei de Murphy"? :hmph:

Ps: Belo Horizonte ridiculamente não consegue há mais de vinte anos implementar pouco mais de 7 kms, de um ramal de metrô que ainda por cima é de superfície. A coisa é explorada sistematicamente a cada ano eleitoral e o povo que não tem memória vota nos mesmos "prometedores"safados. Agora tão reforçando a plataforma de campanha com mais metrô fictício, prometendo uma terceira extensão pra Savassi.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Barata Tenno

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 16.283
  • Sexo: Masculino
  • Dura Lex Sed Lex !
Re:Desabamento de edifício no Rio de Janeiro
« Resposta #35 Online: 30 de Janeiro de 2012, 15:11:46 »
Metro de superficie não é trem?
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Sergiomgbr

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 11.712
  • Sexo: Masculino
  • uê?!
Re:Desabamento de edifício no Rio de Janeiro
« Resposta #36 Online: 30 de Janeiro de 2012, 16:09:17 »
Metro de superficie não é trem?
Em Minas "tudo"é "trem". Só trem que não é "trem". No caso, é  "coisa" :lol:

Esse "metrô" de B.H. não passa mesmo de um trem, sim. E que nem se quer foi planejado, tendo sido usada basicamente a mesma plataforma de linhas antigas de trens de carga. Talvez vire um metrô propriamente dito se fizerem a linha três que ligaria por via subterrânea a região da Savassi à estação central. Uns meros(acho) 3 quilômetros de metrô "verdadeiro". :wink:
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Unknown

  • Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 11.331
  • Sexo: Masculino
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
Re:Desabamento de edifício no Rio de Janeiro
« Resposta #37 Online: 31 de Janeiro de 2012, 03:12:10 »
Metro de superficie não é trem?
Não. Vide o metrô da zona leste.

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Unknown

  • Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 11.331
  • Sexo: Masculino
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
Re:Desabamento de edifício no Rio de Janeiro
« Resposta #38 Online: 31 de Janeiro de 2012, 03:21:51 »
Por quê que nos outros países tem kilômetros e kilômetros de túneis de metrô e no Brasil, nem uma cidade "rica" como São Paulo consegue fazer uns "metros" a mais sem se sujeitar a "Lei de Murphy"?
Muitos países com grandes malhas de metrô são países que por muito tempo foram (e alguns ainda são) mais ricos que o Brasil, então sempre houve mais dinheiro para investir nisso. Já nos países em desenvolvimento (assim como o Brasil) as poucas cidades que tiveram uma malha de metrô maior que SP, em geral só o conseguiram por serem capitais de seus países, o que resultava em investimentos federais para isso. Como São Paulo nunca teve essas vantagens, sempre ficou p/ trás em comparação com outras cidades do mundo.

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Barata Tenno

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 16.283
  • Sexo: Masculino
  • Dura Lex Sed Lex !
Re:Desabamento de edifício no Rio de Janeiro
« Resposta #39 Online: 31 de Janeiro de 2012, 06:26:58 »
Metro de superficie não é trem?
Não. Vide o metrô da zona leste.


O metrô da zona leste tem um trecho subterraneo. Se não tiver ndnhum trecho subterraneo, o que diferencia de trem
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Arcanjo Lúcifer

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 22.730
  • Sexo: Masculino
Re:Desabamento de edifício no Rio de Janeiro
« Resposta #40 Online: 31 de Janeiro de 2012, 15:28:02 »
Metro de superficie não é trem?
Não. Vide o metrô da zona leste.


O metrô da zona leste tem um trecho subterraneo. Se não tiver ndnhum trecho subterraneo, o que diferencia de trem

Trens tem sistema elétrico aéreo, o do metrô é nos trilhos.

Offline Arcanjo Lúcifer

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 22.730
  • Sexo: Masculino
Re:Desabamento de edifício no Rio de Janeiro
« Resposta #41 Online: 31 de Janeiro de 2012, 15:42:30 »
Por quê que nos outros países tem kilômetros e kilômetros de túneis de metrô e no Brasil, nem uma cidade "rica" como São Paulo consegue fazer uns "metros" a mais sem se sujeitar a "Lei de Murphy"?
Muitos países com grandes malhas de metrô são países que por muito tempo foram (e alguns ainda são) mais ricos que o Brasil, então sempre houve mais dinheiro para investir nisso. Já nos países em desenvolvimento (assim como o Brasil) as poucas cidades que tiveram uma malha de metrô maior que SP, em geral só o conseguiram por serem capitais de seus países, o que resultava em investimentos federais para isso. Como São Paulo nunca teve essas vantagens, sempre ficou p/ trás em comparação com outras cidades do mundo.

 Aqui o Dom Luizinho 51 preferia dar dinheiro para fazer metrô no exterior.

http://mais.uol.com.br/view/1575mnadmj5c/hugo-chavez-pede-emprestimo-ao-bndes-para-metro-04023560C0813346?types=A

O presidente Lula se encontrou nesta terça-feira, em Salvador, com o colega venezuelano, Hugo Chávez. Acordos foram fechados. A Caixa Econômica Federal vai assessorar o país vizinho, para a construção de uma rede bancária pública e para a criação de um sistema de financiamento de casas populares. O BNDES ainda vai ampliar as linhas de financiamento para a execução de obras do metrô em Caracas, que estão sob responsabilidade da construtora brasileira Odebrecht. As reservas de petróleo foram apresentadas como garantia de pagamento do empréstimo, que deve ficar em 732 milhões de dólares. Mais informações em UOL Notícias http://noticias.uol.com.br/


http://www.institutobrasilverdade.com.br/option=com_content&task=view&id=112&Itemid=99

Em 2003 o governador de S.Paulo, Geraldo Alckmin, pleiteou junto ao BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) R$ 394 milhões  para concluir as obras do metrô da Vila Mariana até o bairro do Ipiranga. Na época o então presidente do BNDES Carlos Lessa e sua área técnica aprovaram a operação, mas o Carlos Lessa caiu e assumiu o cargo Guido Mantega, homem de confiança e da quadrilha do todo poderoso José Dirceu, que imediatamente vetou o empréstimo ao governo tucano de SP por estar perto  de eleições municipais, não levando em conta a importância desta obra para o povo de São Paulo.  Esta obra está sendo tocada com recursos próprios de SP sem nenhum tostão  do BNDES. 

Mas parece mentira, mas este mesmo BNDES, que administra o dinheiro público, está financiando as obras do metrô de Caracas na Venezuela para o presidente Hugo Chaves (amigo do LULA). E mais: este mesmo BNDES do PT está financiando compra de ônibus para CUBA de Fidel Castro!

E para os amigos da família: a Telemar (maior empresa de telefonia do país) usa dinheiro do BNDES para investir na G4 Entretenimento e Tecnologia Digital, empresa que pertence ao filho do LULA, Fábio Luiz Lula da Silva.

Fonte: Jornal da Tarde


Offline Unknown

  • Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 11.331
  • Sexo: Masculino
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
Re:Desabamento de edifício no Rio de Janeiro
« Resposta #42 Online: 31 de Janeiro de 2012, 20:02:54 »
O metrô da zona leste tem um trecho subterraneo. Se não tiver ndnhum trecho subterraneo, o que diferencia de trem
Se você usa o termo "trem" da maneira mais genérica possível, todo metrô é um trem. O que classifica o metrô como tal são as propriedades:

- é um sistema metropolitano de transporte elétrico: alguns trens podem ser a diesel, mas o metrô não pode ser e além disso deve se destinar apenas ao transporte de pessoas em regiões metropolitanas.
- independência do resto do tráfego: o metrô não pode ter cruzamentos de via como ocorre com algumas linhas de trem e sua linha deve ser exclusiva, de maneira que a linha não pode ser aproveitada em algum horário vazio para passar um trem de carga por exemplo
- ser frequente, ou seja, o tempo de espera não deve ser muito elevado.

Aqui em SP as linhas de trem ainda são aproveitadas para a passagem de trens de carga em determinados horários. No metrô isso não acontece. O que se espera é a construção do ferroanel para que os trens de carga não precisem mais passar pela cidade e aí as linhas de trem possam ser convertidas em metrô.

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Unknown

  • Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 11.331
  • Sexo: Masculino
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
Re:Desabamento de edifício no Rio de Janeiro
« Resposta #43 Online: 31 de Janeiro de 2012, 20:04:06 »
Trens tem sistema elétrico aéreo, o do metrô é nos trilhos.
Na linha 4 também é aéreo. E ao que parece essa será a nova tendência do metrô.

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Arcanjo Lúcifer

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 22.730
  • Sexo: Masculino
Re:Desabamento de edifício no Rio de Janeiro
« Resposta #44 Online: 31 de Janeiro de 2012, 20:30:05 »
Linha 4, a amarela tem rede aérea?


Se não me engano, apenas uma linha antiga do Metrô tem dessa rede porque foi feita para trens e depois cedida ao Metrô.

Só se for um sistema bem diferente do usado nos trens, ainda não tinha reparado no sistema que usam lá porque só usei uma ou duas vêzes.

* Vc têm razão, é rede aérea mas com um sistema bem diferente.

http://www.metro.sp.gov.br/expansao/amarela/fotos_obras/2008/dezembro/tunel_vila_sonia_faria_lima.shtml
« Última modificação: 31 de Janeiro de 2012, 20:57:15 por Arcanjo Lúcifer »

Offline Moro

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 20.984
Re:Desabamento de edifício no Rio de Janeiro
« Resposta #45 Online: 31 de Janeiro de 2012, 21:41:25 »
Por quê que nos outros países tem kilômetros e kilômetros de túneis de metrô e no Brasil, nem uma cidade "rica" como São Paulo consegue fazer uns "metros" a mais sem se sujeitar a "Lei de Murphy"?
Muitos países com grandes malhas de metrô são países que por muito tempo foram (e alguns ainda são) mais ricos que o Brasil, então sempre houve mais dinheiro para investir nisso. Já nos países em desenvolvimento (assim como o Brasil) as poucas cidades que tiveram uma malha de metrô maior que SP, em geral só o conseguiram por serem capitais de seus países, o que resultava em investimentos federais para isso. Como São Paulo nunca teve essas vantagens, sempre ficou p/ trás em comparação com outras cidades do mundo.

e hoje fica muito caro. O metro de buenos aires é acessível via um lance de escada, já que foi construido em uma época que não havia grandes construções. Se não me engano, o metro de buenos aires é do fim do século 19. O de Londres, em sua primeira versão, era movido a carvão.
Ja em SP, um metro tardio, tem que se fazer verdadeiras catedrais subterraneas.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar


"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Unknown

  • Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 11.331
  • Sexo: Masculino
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
Re:Desabamento de edifício no Rio de Janeiro
« Resposta #46 Online: 31 de Janeiro de 2012, 23:41:02 »
Linha 4, a amarela tem rede aérea?


Se não me engano, apenas uma linha antiga do Metrô tem dessa rede porque foi feita para trens e depois cedida ao Metrô.

Só se for um sistema bem diferente do usado nos trens, ainda não tinha reparado no sistema que usam lá porque só usei uma ou duas vêzes.

* Vc têm razão, é rede aérea mas com um sistema bem diferente.

http://www.metro.sp.gov.br/expansao/amarela/fotos_obras/2008/dezembro/tunel_vila_sonia_faria_lima.shtml
Sim, só fica ruim de ver da estação por causa das portas de plataforma. Aliás, lembrei que a linha 5 também tem rede aérea.

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Unknown

  • Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 11.331
  • Sexo: Masculino
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
Re:Desabamento de edifício no Rio de Janeiro
« Resposta #47 Online: 31 de Janeiro de 2012, 23:43:39 »
* Vc têm razão, é rede aérea mas com um sistema bem diferente.
Sim, na linha 4 é catenária rígida. Na linha 5 é catenária auto-compensada.

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline guicn

  • Nível 16
  • *
  • Mensagens: 407
  • Sexo: Masculino
Re:Desabamento de edifício no Rio de Janeiro
« Resposta #48 Online: 01 de Fevereiro de 2012, 02:33:48 »
Se o metrô de SP é tão horripilante, como se explica uma pesquisa dessas:

Pesquisa anual da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP) revela que até o metrô - considerado "excelente ou bom" por 74% dos entrevistados - continua a sofrer os efeitos da superlotação. Em 2009, esse número era dez pontos porcentuais maior.

http://www.estadao.com.br/noticias/cidades,para-passageiros-metro-onibus-e-trens-pioraram-em-2011-na-grande-sp,829690,0.htm


Piorou, mas em 2009 84% consideravam excelente ou bom.

Offline Unknown

  • Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 11.331
  • Sexo: Masculino
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
Re:Desabamento de edifício no Rio de Janeiro
« Resposta #49 Online: 01 de Fevereiro de 2012, 03:26:35 »
Simples: para o grande público esse tipo de coisa não aparece, até porque são coisas que não afetam o funcionamento do metrô após a sua abertura. Esses problemas tem a ver com projeto e construção. Para o público o que importa é que funcione depois de entregue. Ninguém fica falando "ah, o metrô funciona perfeitamente bem, mas eu o considero um lixo porque durante a construção teve um rolo com um transformador...".

E essa queda só se deu por causa da lotação que está cada vez pior, já que muitos perceberam que usar o transporte público está se tornando mais rápido que se deslocar de carro. Ano passado todas as linhas bateram recordes de lotação.

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!