Bom ,Marx nunca previu um aumento real do poder de compra dos operários no capitalismo, nem um consumo dos operários, nem propaganda para os operários. Aliais ele não falava quase nada do consumo. Só falava da produção e da mais-valia que para ele era o que gerava o valor. E não falava quase nada da relação do consumo com isso. Nem falava nada sobre propaganda para o consumo. Naquela época a publicidade estava só engatinhando.
E hoje em dia, a média de anos de vida em 90% do mundo, inclusive em 90% do terceiro mundo nunca esteve tão alta e a mortalidade infantil nunca esteve tão baixa.
A esperança de anos de vida no mundo hoje é o dobro do que na época de Marx e a mortalidade infantil no mundo, hoje é umas 7 vezes menor do que na época de Marx.
Não há a menor possibilidade num caso desses e com os maus exemplos dos países do socialismo real e com papos ascesticos anti-hedonistas dos marxistas de hoje, de haver alguma revolução proletaria ou de qualquer tipo de revolução pós-capitalista.
E depois agora há o seguro desemprego e coisas do tipo que atenuam bastante do desemprego e também mesmo na maioria dos países em crise o desemprego é de 10%, só em um ou outro país, como a Espanha que o desemprego é de 20%. E depois para a maioria dos desempregados um desemprego maior significa apenas um tempo maior entre um emprego e outro e não uma ausência definitiva de emprego, nem anos de desemprego. Por exemplo com 10% de desemprego, isso significa um mes e 10 dias de desemprego por ano para cada desempregado médio, com 20% de desemprego isso significa dois meses e meio de desemprego por ano para cada desempregado médio....e também o seguro desemprego atenua bastante isso. E no caso dos que ganham bem mais do que a cota máxima de seguro desemprego mensal, dá para também para fazer seguridades privadas que dão também seguro desemprego e nesse caso equivalentes a seus salários por uns 4 ou 5 meses de desemprego, então cobre perfeitamente.
Num caso desses, eu não sei em que a ironia acertou em alguma coisa real, eu não sei em que acabou sendo uma coisa verdadeira involuntariamente....