Autor Tópico: Filósofo propõe construção de um MEGA-TEMPLO-ATEU no coração de Londres  (Lida 6106 vezes)

Offline J Ricardo

• Nível 26
  • *
  • trolling mode
http://www.guardian.co.uk/books/2012/jan/26/alain-de-botton-temple-atheism

O cara quer levantar um templo em prol do Novo Ateísmo (neo-ateismo) cheio de detalhes, como por exemplo as paredes externas teriam as inscrições em código binário do genoma humano, é mole? Sem falar em uma faixa em ouro nas paredes internas mostrando algum tipo de gráfico sobre o pouco tempo que os humanos caminham sobre a terra relativo à idade do planeta...

Dawkins cuspiu críticas ao projeto, disse que o money poderia ser usado para fins mais úteis, como boa qualidade em educação.

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
Re:Filósofo propõe construção de um MEGA-TEMPLO-ATEU no coração de Londres
« Resposta #1 Online: 01 de Fevereiro de 2012, 18:19:25 »
Só falta cobrar o dízimo!!!!

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #2 Online: 01 de Fevereiro de 2012, 20:54:39 »
De Botton has insisted atheists have as much right to enjoy inspiring architecture as religious believers.

O argumento parece-me válido. Deístas e panteístas poderia ter interesse nesta ideia...
Os mausoléus dos grandes líderes comunistas já estão nesta linha... ou não será?
Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Offline genjikhan

• Nível 18
  • *
  • Razão+imparcialidade= espirito livre
« Resposta #3 Online: 01 de Fevereiro de 2012, 22:30:12 »
Não tem nenhum problema ele querer fazer isso,já que o "objeto de culto" nesse templo não é nenhuma entidade sobrenatural,mas nós mesmos . Se der certo lá,não deve demorar para que alguns foristas daqui se entusiasmem em repetir o mesmo por essas bandas .
"Não há fatos eternos,assim como não há verdades absolutas" - Friederich Nietzsche

"Os males de que padece o ser humano vêm em seu maior número,vêm dele mesmo" - Plínio

"Quem conhece a sua ignorância revela a mais profunda sapiência. Quem ignora a sua ignorância vive na mais profunda ilusão" - Lao Tsé

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 01 de Fevereiro de 2012, 22:36:22 »
Que bobagem... tem muita gente sem serviço no mundo mesmo.
"Deus prefere os ateus"

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 01 de Fevereiro de 2012, 23:28:00 »
Fica cada vez mais difícil contra-argumentar que ateísmo não é religião. Antes eram analogias um tanto mais forçadas, depois vieram as ONGs e uns líderes que não são tão difíceis de serem postos como análogos a pastores, e agora "templos" mesmo.

Dá cada vez mais vontade de dizer "ateu? Não. Só não acredito em deuses".

Offline Vento Sul

• Nível 34
  • *
  • Os lábios são as primeiras barreiras
« Resposta #6 Online: 01 de Fevereiro de 2012, 23:58:34 »
Templo???
Poderia ser uma grande biblioteca, com uma arquitetura inusitada... não nem isso, nossa reunião pode ser virtual, quem precisa estar fisicamente em algum lugar pra dizer que não acreditamos em algo? Estamos carimbando que templos são bons, que são lugares onde quem acredita em algo tem que estar. E se estamos, então porque crentes não devem estar?
Estamos apontando uma arma prá dizer que não devemos andar armados.
Templos não per favore... é a idéia mais idiota que já vi...
.
.
Resumindo: Ou acreditamos em mágica ou não!

.

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #7 Online: 02 de Fevereiro de 2012, 00:20:47 »
Cara, eu vejo tanto sentido em construir um templo ateu quanto eu vejo em construir um pra dizer que eu não acredito n'A Fada dos Dentes.
Criar um em nome da Razão, da Natureza, ou da Ciência, ou de Qualquer Inicial Maiúscula de Sua Preferência seria, na minha opinião, mais produtivo.
Latebra optima insania est.

Offline EuSouOqueSou

• Nível 31
  • *
  • Question not thy god, for thy god doth not respond
« Resposta #8 Online: 02 de Fevereiro de 2012, 01:40:37 »
Que idéia mais estúpida, se o cara quer um "templo" por quê nao constroi um museu de Ciências. Igreja para ateus? Ah vá lamber sabão.
Qualquer sistema de pensamento pode ser racional, pois basta que as suas conclusões não contrariem as suas premissas.

Mas isto não significa que este sistema de pensamento tenha correspondência com a realidade objetiva, sendo este o motivo pelo qual o conhecimento científico ser reconhecido como a única forma do homem estudar, explicar e compreender a Natureza.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #9 Online: 02 de Fevereiro de 2012, 09:04:11 »
Esse cara não é ateu. Só pode ser piada...

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #10 Online: 02 de Fevereiro de 2012, 12:37:19 »
Além do mais, que porras é neoateísmo? Existe neo-apapainoelismo, também?

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #11 Online: 02 de Fevereiro de 2012, 12:46:42 »
Toda religião almeja um templo. E tenho dito! :P
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #12 Online: 02 de Fevereiro de 2012, 13:05:22 »

1º projeto.
Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Offline genjikhan

• Nível 18
  • *
  • Razão+imparcialidade= espirito livre
« Resposta #13 Online: 02 de Fevereiro de 2012, 13:32:56 »

Pelo que li em algum lugar por aí,esse neoateísmo é uma forma disfarçada de antiteísmo,na qual a pessoa não se contenta apenas em não crêr na existência do sobrenatural,mas tambem se esforça em atacar as crenças teístas,na esperança de que possam desconverter as pessoas . O problema que eu vejo nesses neoateus é que a maioria deles pensa que as pessoas podem se tornar niilistas tão facilmente quanto se tornarem religiosas,mesmo que isso não seja verdade . Pelo menos Alain de botton está tentando descobrir se criar um templo "neoateu" pode servir como alternativa . Se essa ideia falhar,eles aprenderão com os erros e tentarão de novo .
« Última modificação: 02 de Fevereiro de 2012, 13:36:35 por genjikhan »
"Não há fatos eternos,assim como não há verdades absolutas" - Friederich Nietzsche

"Os males de que padece o ser humano vêm em seu maior número,vêm dele mesmo" - Plínio

"Quem conhece a sua ignorância revela a mais profunda sapiência. Quem ignora a sua ignorância vive na mais profunda ilusão" - Lao Tsé

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #14 Online: 02 de Fevereiro de 2012, 13:37:21 »

Pelo que li em algum lugar por aí,esse neoateísmo é uma forma disfarçada de antiteísmo,na qual a pessoa não se contenta apenas em não crêr na existência do sobrenatural,mas tambem se esforça em atacar as crenças teístas,na esperança de que possa desconverter as pessoas . 
Leia-se. Ateísmo afirmativo, a crença negativa na inexistência de deuses? Mas isso é mais velho que andar pra frente, oras.

E não sei quanto a vocês, mas eu discordo pesadamente de um esforço sistemático de desconversão de teístas... acho mais sensato e digno simplesmente passar duas ou três coisinhas pro sujeito ler e deixá-lo ir atrás sozinho. Não ligo de ser cercado de teístas, desde que se informem.

Offline Titoff

• Nível 23
  • *

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 02 de Fevereiro de 2012, 15:39:53 »

Eu tenho a impressão que, assim como em "neoliberalismo", é um uso do prefixo "neo" cuja função parece ser mais criar um termo reminiscente de "neonazismo" do que denotar uma diferença propriamente semântica.

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #17 Online: 02 de Fevereiro de 2012, 16:31:21 »

Eu tenho a impressão que, assim como em "neoliberalismo", é um uso do prefixo "neo" cuja função parece ser mais criar um termo reminiscente de "neonazismo" do que denotar uma diferença propriamente semântica.
Não acho que tenha a ver diretamente com neonazismo. Acho que tentam dizer que é 'neo' porque é diferente do 'antigo'. No caso do neonazismo e do neoliberalismo, justifica, pois ambos têm diferenças do nazismo e do liberalismo respectivamente. Mas no caso do ateísmo vs. neoateísmo... ... não.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 02 de Fevereiro de 2012, 17:33:06 »
Bem, são todos termos geralmente usados geralmente "de fora" de qualquer que seja "neo*" em questão, e geralmente em tom de crítica, e não de aprovação ou qualquer comentário mais neutro; quem se enquadraria dentro do dito grupo" costuma não usar o prefixo "neo" para se referir ao "grupo".

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #19 Online: 02 de Fevereiro de 2012, 18:26:11 »
Bem, são todos termos geralmente usados geralmente "de fora" de qualquer que seja "neo*" em questão, e geralmente em tom de crítica, e não de aprovação ou qualquer comentário mais neutro; quem se enquadraria dentro do dito grupo" costuma não usar o prefixo "neo" para se referir ao "grupo".
Discordo - cito como exemplo 'neoplatônico' e 'neoclássico'.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 02 de Fevereiro de 2012, 18:44:43 »
Bem, por "todos" me referia apenas aos termos citados, não em qualquer um possível.

Tópico sobre isso em um blog:

Neo- and Post-
by JOHN QUIGGIN on JUNE 6, 2011
At afternoon tea today, one of my colleagues raised the point that, particularly in Europe, the prefix neo- is automatically taken to be pejorative, with neo-liberal as the obvious illustration. It struck us that the corresponding, positively weighted prefix is post- , as in post-Keynesian, post-Communist and so on. [1]

My thought on this is it reflects an underlying progressivist assumption, shared even by many people who would reject explicit claims about historical progress. Given this assumption “post-X” is good, since it represents an advance on X, while “neo-X” is bad since it represents a reversion to X, implying the existence of some Y which must be post-X.

Feel free to provide counterexamples, contrary explanations and so on

fn1. The exception that proves the rule is post-modern, which is now often pejorative, but was entirely positive when it was coined.

http://crookedtimber.org/2011/06/06/neo-and-post/

Talvez venha daí a rejeição dos criacionistas da "criação inteligente" a rejeição de "neo-criacionismo" e o uso de "post-darwinist"/"pós-darwinista" pela Denise O'Leary e o Michelson Borges (acho).

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 02 de Fevereiro de 2012, 18:48:58 »
Post-theism is a variant of nontheism that proposes to have not so much rejected theism as rendered it obsolete, that God belongs to a stage of human development now past. Within nontheism, post-theism can be contrasted with antitheism.

http://en.wikipedia.org/wiki/Post-atheism

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #22 Online: 02 de Fevereiro de 2012, 19:12:13 »
Buck, vou ler o texto que você passou e já volto.

Ah, lembrei de outro termo com uma conotação neutra, se não positiva: neopagão. Especialmente por ser um termo que detratores do paganismo raramente usem.

Eu acho que a conotação vai depender mais da interação do prefixo com a raiz que somente do prefíxo.
Se a raiz é considerada positiva, o 'neo' pressupõe atualização da mesma, portanto algo positivo. 'Pós' pressupõe ruptura, portanto seria negativo.
Para raízes consideradas negativas, isso se inverte.

Acho que assim a gente consegue explicar o porquê de 'neoateu' ser pejorativo - para muitas pessoas, 'ateu' por si só é pejorativo.
« Última modificação: 02 de Fevereiro de 2012, 19:21:57 por Kajsar »

Offline cney75

• Nível 00
  • *
« Resposta #23 Online: 03 de Fevereiro de 2012, 18:06:53 »
O que ele está construindo é um grande espantalho do ateísmo.
"A estupidez coloca-se na primeira fila para ser vista; a inteligência coloca-se na retaguarda para ver." - Bertrand Russell

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
« Resposta #24 Online: 05 de Fevereiro de 2012, 02:10:18 »
Peraí, o cara vai construir com o dinheiro dele ou está pedindo ajuda p/ isso? No primeiro caso, como o dinheiro é dele ele que faça o que quiser, apesar de eu não achar produtivo ou benéfico à imagem dos ateus. No segundo caso eu torço para que ele não consiga nenhum centavo.

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!