Autor Tópico: A Arte do Insulto  (Lida 3532 vezes)

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
Re:A Arte do Insulto
« Resposta #25 Online: 04 de Fevereiro de 2012, 09:18:00 »
O único problema do RB é não ser engraçado. Sei lá, ele simplesmente não tem um bom timing para esses tipos de piadas, e acabam soando como simples ofensa. Mas longe de isso ser um crime.

Esses tempos estavam pegando no pé dele por uma "piada" sobre estupro, que dizia algo como que as mulheres feias deviam ficar agradecidas por terem sido estupradas, algo assim. Caíram em cima dele por causa disso, mas se ele simplesmente tivesse um pouco de talento, ele conseguiria fazer piadas sobre qualquer tema sem que fosse perseguido por isso. Mas como ele não tem, suas "piadas" sempre soam como ofensas gratuitas.

Resumiu muito bem.  :ok:

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #26 Online: 07 de Fevereiro de 2012, 09:33:06 »
Esses tempos estavam pegando no pé dele por uma "piada" sobre estupro, que dizia algo como que as mulheres feias deviam ficar agradecidas por terem sido estupradas, algo assim. Caíram em cima dele por causa disso, mas se ele simplesmente tivesse um pouco de talento, ele conseguiria fazer piadas sobre qualquer tema sem que fosse perseguido por isso. Mas como ele não tem, suas "piadas" sempre soam como ofensas gratuitas.

Também acho que é um pouco por aí. Essa de estupro especificamente, se não me engano não era simplesmente algo como "[...] mas isso não é nada, tem mulher muito mais feia que isso. Tem mulher tão feia que deveria agradecer por ser estuprada", mas "por que toda mulher que é vítima de estupro é feia para caralho? Elas deveriam se sentir agradecidas [...]".

Acho que se fosse nesse contexto de "tem mulher tão feia que", não pegaria nada/seria muito menos criticado*, do que isso de "toda vítima de estupro é feia e tinha mais é que agradecer a oportunidade."

Citação de jornal:

"Toda mulher que eu vejo na rua reclamando que foi estuprada é feia pra caralho. Tá reclamando do quê? Deveria dar graças a Deus", disse o humorista.

http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/926924-rafinha-bastos-encoraja-estupro-diz-conselho-da-condicao-feminina.shtml

* Não que seja realmente uma justificativa, é bom deixar explícito isso.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #27 Online: 09 de Fevereiro de 2012, 17:19:59 »
Exemplo de talento: o Monty Python. Eles eram completamente incorretos, mexiam em um vespeiro que é a religião fazendo graça e até hoje são admirados. Mas sabiam contar a piada e ri deles mesmos. No caso do RB é simplesmente ofensa gratuita.

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #28 Online: 09 de Fevereiro de 2012, 18:43:44 »
Os exemplos citados aqui para mostrar que o problema está no Rafael e que se ele fosse talentoso não teria problemas só me conseguem demonstrar o contrário: Monty Phyton teve problemas com a igreja por conta de alguns episódios; não sou fã do MP , mas  a Wikipeia me contou que uma de suas obras mais famosas, The Life of Brian, foi proibida em diversos países, inclusive Noruega e Irlanda.

E a mesma Wikipedia diz também que George Carlin foi estopim de uma famosa batalha judicial entre sua produtora e o órgão de censura estadunidense com ganho na Suprema Corte dado a este último

Na verdade é difícil humorista que não tenha problema com a justiça (no sentido de ser pelo menos levado à ela como réu, mesmo que seja absolvido ou entre em acordo com a parte "ofendida") em algum momento com a carreira.

E sério... eu ainda estou procurando a ofensa mortal nas duas piadas do Rafael que foram levadas à justiça: no caso das mulheres feias estupradas até vá lá, mas engraçado é que neste não deu tanto caô.

A piada da Vanessa, seja qual for o sentido do "e o bebê" é tão ofensiva quanto uma cantada barata de um pedreiro da construção ao lado do condomínio de uma ninfetinha da Barra da Tijuca... aliás, não passou muito mesmo disso. Aí amanhã a ninfetinha passa com aquela roupinha colada voltando da malhação, o pedreiro babão vai lá e manda um "vem novinha, vem pro meu cabaré" ou qualquer porcaria deste tipo e no dia seguinte bate uma viatura no barraco do pobre diabo porque ele ofendeu a pobrezita insinuando publicamente que gostaria de comê-la... capaz.

E chamar o pinto de retardado... vtumaestacademadeiranc!!!!  :hmph: Definição perfeita mesmo foi a da Sally do ótimo blog Desfavor sobre a pendenga: "Os retardados que comandam a APAE são mais retardados do que os retardados assistidos pela APAE."
« Última modificação: 09 de Fevereiro de 2012, 18:46:23 por Hans Sauerkraut »

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #29 Online: 09 de Fevereiro de 2012, 20:46:21 »
Para dizer a verdade nunca ouvi um única piada do RB e nem conhecia ele até essa polêmica (e ainda continuo sem ter visto nenhum show dele), mas baseado no que li aqui, o caso dele é bem diferente do MP, onde os casos eram mais pontuais. Ele para um para-raios para esse tipo de coisa.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #30 Online: 09 de Fevereiro de 2012, 22:52:55 »
Aonde está chegando a situação:

Após alusão a piada de português, Habib´s terá que doar van à comunidade lusitana

O Habib´s foi alvo de inquérito civil instaurado na Promotoria de Justiça do Consumidor de São Paulo, no ano passado, que apurou eventual discriminação à comunidade lusitana com a campanha de marketing “O bolinho é português, o preço é uma piada”.

A empresa assinou um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) com o MP-SP (Ministério Público do Estado de São Paulo) no qual se compromete a doar um veículo van no valor de R$ 50 mil para a Provedoria da Comunidade Portuguesa de São Paulo, entidade de utilidade pública, além de veicular anúncios em portal de notícias exaltando a comunidade e a cultura portuguesa no Brasil.

Na investigação, a rede Habib’s argumentou que o fundador da rede é português e que jamais houve a intenção de ofender o povo de Portugal em qualquer campanha publicitária, buscando apenas a utilização do humor como forma de divulgação do produto típico da cultura portuguesa.

Além disso, a empresa vai publicar no maior portal de notícias destinado à comunidade luso-brasileira anúncio exaltando a comunidade e a cultura portuguesa no Brasil e propaganda sobre o Dia de Portugal, Dia de Camões e o Dia das Comunidades Portuguesas, todos comemorados em 10 de junho.

O TAC foi assinado pelo representante legal da Habib’s e pelo promotor de Justiça do Consumidor Gilberto Nonaka.

http://ultimainstancia.uol.com.br/conteudo/noticias/54745/apos+propaganda+descriminatoria+habibs+tera+que+doar++van+a+comunidade+portuguesa+.shtml

Comentário que li no Facebook: "Daqui a pouco não poderemos mais contar piadas de papagaio porque o IBAMA vai cair matando."

Estou quase concordando com o cara.

Esperava ler ao fim, "a comunidade portuguesa comemorou a vitória dançando "o vira"."

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!