Mas o que eu disse não foi isso, eu não falei que o cara é pobre porque o outro ganha milhões jogando futebol, eu disse que isso é um absurdo, o que é bem diferente.
Eu concordo que é ridículo um jogador de futebol
top, por exemplo, ganhar o que ganha. Mas isto ocorre porque tem vários "patos" que alimentam o sistema, ou seja, eles adquirem produtos e serviços baseados na 'marca' que o jogador representa.
E eu discordo do que você disse, acredito que no atual sistema em que vivemos, pra alguns ficarem ricos, muitos outros tem que ficar pobres sim, esse é o alicerce do capitalismo em que vivemos, o dono lá da fábrica é rico porque tem os pobres lá pra trabalharem pra ele..
Eu sou da opinião de que existe o conceito aplicável do "Soma Zero" mas que ele não pode ser generalizado e que talvez sequer seja predominante.
Concordo que o que é inútil ou não é relativo, mas eu tenho o direito de expressar a minha opinião, e você tem o direito de expressar a sua.
Os conceitos de "utilidade" e "supérfluo" são parcialmente subjetivos.
A minha opinião é de que esportes não são inúteis, como eu retifiquei lá em cima, mas o fato de jogadores de futebol, por exemplo, ganharem milhões de reais por isso, é absurdo, porque tirando o fator entretenimento, quais os benefícios do futebol por exemplo pra sociedade em si?
Benefícios? É uma atividade econômica relevante, pois movimenta desde fábricas até a "turma da máfia de resultados", passando por políticos, punguistas, vendedores ambulantes e "patricinhas de
shopping", e que gera consumo, empregos e impostos.
No entanto é uma atividade econômica que se fosse eliminada, não faria falta nenhuma para mim.
Contribui de que maneira? Talvez por proporcionar um dinheiro por causa de turismo aqui, movimentar a economia ali, mas sei lá, em termos de evolução enquanto sociedade, qual a contribuição?
Qual é a contribuição?
A vadiagem, a formação de gangues, as brigas e as discussões surreais e ridículas entre torcedores não contam?
E com relação ao fato de ser absurdo... Não acredito que meus parâmetros são universais, mas se você julga que um cara ganhar milhões de reais pra jogar futebol não é absurdo, eu sinceramente não consigo entender o porque.
A isto se chama capitalismo, livre-mercado e 'lei da oferta e da procura'.
Os esquerdistas mais antigos diriam que é uma atividade econômica "barroca", decadente e alienante.