Concordo que o que é inútil ou não é relativo, mas eu tenho o direito de expressar a minha opinião, e você tem o direito de expressar a sua.
Os conceitos de "utilidade" e "supérfluo" são parcialmente subjetivos.
O conceito do que é útil e de utilidade me parece ser totalmente subjetivo, pois algo ser útil para alguém, significa que este algo supre alguma necessidade ou desejo desta pessoa, e necessidades e desejos são bastante relativos e subjetivos, basta pensar que até a necessidade /desejo de permanecer vivo, a qual muitos podem acreditar que é uma necessidade absoluta, na realidade não o é, pois há situações em que uma pessoa pode preferir à morte à continuar vivo.
Então se sequer a necessidade/desejo de permanecer vivo não é algo absoluto, qual necessidade/desejo que poderia ser absoluta ? Acho que nenhuma.
E também a idéia de uma coisa ser útil está totalmente ligada a possibilidade de obter prazer ou afastar o desprazer, diretamente ou indiretamente, com esta coisa.
Para exemplificar, ganhar dinheiro normalmente é considerado algo útil pois com dinheiro é possível obter coisas que irão proporcionar prazer e/ou afastar/evitar o desprazer .
E assim como necessidades/desejos, as fontes de prazer e de desprazer são bastante relativas e subjetivas , uma coisa A que dá prazer para um sujeito X pode ser fonte de desprazer para um sujeito Y.
Por exemplo, para mim ler um livro de Carl Sagam é uma fonte de prazer, e portanto é útil , já para uma outra pessoa o mesmo ato de ler um livro de Carl Sagam pode ser uma grande fonte de desprazer, e portanto ser para ela algo totalmente inútil.
.