Mas não somos auto suficientes em petróleo?
ou era mentira?
A tão propagada autossuficiência só quer dizer que o país produz mais petróleo que consome, não quer dizer que está livre de ter importar petróleo.
Se produz mais do que consome, pra que importar? 
Porque petróleo não é tudo igual. Dependendo do lugar de onde é extraído há variações de composição, o que afeta o processo de craqueamento para a obtenção dos diversos derivados. Por exemplo, o tipo de petróleo mais desejado no mundo é o mais fino, porque ele é muito bom para produzir gasolina que é o derivado mais consumido no mundo, mas não é muito bom para outros derivados. Esse tipo de petróleo é mais abundante no Oriente Médio.
Já o petróleo obtido no Brasil é mais pesado, do qual também pode-se extrair gasolina, mas numa proporção inferior ao petróleo do Oriente Médio, com a ressalva que é melhor para os outros derivados. Então o Brasil consegue produzir mais petróleo do que consome, mas não consegue tirar dele a quantidade necessária de todos os derivados dos quais precisa. Por isso que é preciso importar.
Aliás, para ver como esse negócio é complexo, se em uma refinaria você trabalha com um tipo de petróleo, para lidar com outro você precisa alterar quase a refinaria inteira. Por isso que se costuma construir refinarias diferentes para petróleos de origens diferentes.