Autor Tópico: Militares somem após incêndio em base da Marinha na Antártica  (Lida 1634 vezes)

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
Militares somem após incêndio em base da Marinha na Antártica
« Online: 25 de Fevereiro de 2012, 12:34:16 »

Militares somem após incêndio em base da Marinha na Antártica

A Marinha do Brasil informou neste sábado que ocorreu um incêndio na casa de máquinas, local onde ficam os geradores de energia, da Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF). Os militares responsáveis pela manutenção e operação da estação trabalhavam no combate ao incêndio. Um militar ficou ferido e dois estão desaparecidos.
O militar ferido foi transferido para a estação polonesa de Arctowski para receber os primeiros socorros e, posteriormente, para a base chilena Eduardo Frei, sendo seu quadro de saúde estável. Os 30 pesquisadores, um alpinista que presta apoio às atividades de pesquisa e um representante do Ministério do Meio Ambiente que estavam na estação no momento do acidente, foram transferidos de helicóptero também para a base Eduardo Frei, de onde partirão em aeronave da Força Aérea Argentina para a cidade de Punta Arenas, no Chile.
Permanecem na EACF, além do Grupo-Base, 12 funcionários do Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro. O Navio-Polar Almirante Maximiano partiu de Punta Arenas em direção à estação para prestar o apoio necessário. Dois navios da Marinha da Argentina e dois botes da estação Arctowski estavam nas imediações da base brasileira, apoiando as ações. Além disso, três helicópteros prestavam apoio. Um inquérito policial militar foi instaurado para apurar as causas do acidente.

fonte: http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI5632372-EI306,00-Militares+somem+apos+incendio+em+base+da+Marinha+na+Antartica.html

Os comentários conseguem ser mais interessantes que a própria notícia:

mostrar 04 novos comentários
Twitter
Untor
25/02/2012, 12h23
Estranho, como uma base criada em 1984 pode ter sido obra do PT?

Facebook
Ronaldo Perrotta
25/02/2012, 12h22
Com certeza estão achando que estão ganhando pouco e estão protestando pondo fogo na base.
Logo entrarão em greve e começarão a depredar tudo, coisa comum neste desgoverno do PT.

Twitter
José Gê Ferreira
25/02/2012, 12h20
O lema do PT é esse: Investir lá fora fica mais fácil de desviar dinheiro.

Facebook
Smith Rubweeis
25/02/2012, 12h15
TUDO QUE Lula/Dilma PT coloca o dedo não vai pra frente.
pq não investir no Brasil?
Fazer o que na Antartica.

Dinheiro gasto la pra nada e o povo morrendo nos corredores dos Hospitais faltando tudo.
Pra que investir US$900 Milhoes na Saude em Havana dona Dilma?

Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
Re:Militares somem após incêndio em base da Marinha na Antártica
« Resposta #1 Online: 25 de Fevereiro de 2012, 14:04:42 »
C‘tchullu...(sem consulta ao google, nao sei como escreve...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 25 de Fevereiro de 2012, 16:11:37 »
Tudo é culpa do PT, oras. :lol:

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 25 de Fevereiro de 2012, 16:17:27 »
Como é que duas pessoas podem ter desaparecido?
Foto USGS

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 25 de Fevereiro de 2012, 17:05:20 »
Entraram na sessão em chamas e não retornaram, mas ainda não foi possível achar ou procurar os corpos.

Offline guicn

• Nível 16
  • *
« Resposta #5 Online: 25 de Fevereiro de 2012, 23:41:35 »
Governo esconde naufrágio de barco com 10 mil litros de óleo na Antártida

Uma chata (embarcação de fundo chato usada para transporte de carga) rebocada pela Marinha afundou em dezembro no litoral da Antártida com uma carga de 10 mil litros de óleo combustível.

Poluente, o produto não vazou, mas está a 40 metros de profundidade e a 900 metros da praia onde fica a Estação Antártica Comandante Ferraz, base brasileira no continente. Um compartimento dentro da embarcação armazena o diesel.

O naufrágio vem sendo mantido em sigilo tanto pela Marinha quanto pelos ministérios que integram o Programa Antártico Brasileiro (Proantar) – Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia, Relações Exteriores e Minas e Energia e Defesa. Não houve vítimas no acidente.

O Brasil é signatário de tratados de preservação ambiental na Antártida e, portanto, se comprometeu a não poluir o continente.

Sem divulgação oficial por parte do governo, chega na próxima semana à Baía do Almirantado, onde a chata foi a pique, os navios de socorro Felinto Perry, da frota da Marinha, e Gulmar Atlantis, contratado pela Petrobrás. O Felinto Perry é especializado em resgate de submarinos, além de outras operações complexas.

Mergulhadores da Petrobrás, treinados para atuar em acidentes que envolvem vazamentos nas estruturas de exploração e produção de petróleo, participarão da tentativa de resgate.

O planejamento prevê o içamento da chata por boias e guindaste, para que o gasoil artic (combustível anticongelante produzido pela Petrobrás para a ação brasileira na Antártida) possa ser retirado do meio ambiente antes que comece a vazar.

É uma operação considerada de risco, por causa do clima inóspito da região.

Clima. A chata afundou em consequência do mau tempo. Estava sendo rebocada para a terra por quatro embarcações pequenas quando, possivelmente por causa do vento forte e do mar agitado, ela naufragou. Não havia marinheiros a bordo, pois a chata não tem tripulação.

Flutuante sem motor ou qualquer outro tipo de propulsão própria, a embarcação só navega a reboque. Sua função é cargueira. A que naufragou na Antártica tinha fundo reforçado e paredes duplas, para dificultar os vazamentos de óleo.

A chata servia à Estação Antártica. Cabia a ela transportar para a terra os combustíveis líquidos trazidos pela Marinha para o abastecimento da base. O gasoil artic permanece armazenado em 17 tanques.

Por ano, a estação consome 320 mil litros de óleo, empregados em geração de energia e aquecimento interno e da água, indispensáveis em ambientes cuja temperatura pode ficar abaixo de -30°C.

Na estação vivem 15 militares da Marinha, 15 funcionários civis do Arsenal de Marinha (para manutenção, reparos e emergências) e, em sistema de rodízio, 30 pesquisadores (biólogos, biofísicos, geólogos, oceanógrafos e químicos, entre outros) de universidades e instituições científicas brasileiras.

Espera. O resgate da chata não tem data marcada. Dependerá das condições climáticas. Há uma semana, nevascas cobriram com uma camada de pelo menos 1 metro de altura solo da enseada da Ilha Rei George, sede da base nacional. Os ventos superiores a 100 quilômetros por hora impediram os cientistas de realizar trabalhos de campos. Tiveram de ficar confinados.

Depois disso, o tempo melhorou, com o surgimento do Sol. Antes negativas, as temperaturas chegaram a 5°C. Como o verão está no final, são esperadas para breve quedas bruscas nas temperaturas e tempestades de neve. Daí a necessidade de o resgate ser feito o mais rapidamente possível, para que ocorra em condições de segurança.

Alívio. As observações feitas após o naufrágio por um robô de inspeção submarina mostraram que o diesel não vazou, para alívio dos profissionais da estação e do governo brasileiro, preocupado com a repercussão internacional que um derramamento de poluentes na Antártida pode representar.

Conhecido como Protocolo de Madri, o Tratado da Antártica para Proteção ao Meio Ambiente, em vigor desde 1998, torna o continente reserva natural destinada à ciência. O tratado proíbe até o ano de 2047 a exploração econômica dos recursos minerais e regulamenta e controla a presença humana no local.

O artigo 3.º do protocolo estabelece que as atividades na Antártida sejam “organizadas e executadas com base em informações suficientes que permitam avaliações prévias e uma apreciação fundamentada de seu possível impacto no meio ambiente antártico e dos ecossistemas dependentes e associados”.

Caso o diesel vaze, o acidente com a chata poderá ser interpretado pela comunidade internacional como um desrespeito ao protocolo, por falta de planejamento e pelo uso de processo tido como obsoleto.

Para os cientistas, um sistema de dutos – que não foi implantado na base brasileira – seria o ideal para transportar combustível entre as embarcações e os tanques.

O artigo também estabelece que deverão ser evitados impactos negativos sobre a qualidade do ar e da água; modificações significativas no meio ambiente atmosférico, terrestre, glacial e marinho; riscos para as espécies animais e vegetais; e degradação de áreas com especial significado biológico, científico, histórico, estético ou natural.

http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,governo-esconde-naufragio-de-barco-com-10-mil-litros-de-oleo-na-antartida-,840155,0.htm

Offline Price

• Nível 37
  • *
  • Manjo das putarias
« Resposta #6 Online: 25 de Fevereiro de 2012, 23:46:28 »
Governo confirma morte de militares na Antártica

De acordo com o Ministério da Defesa, o suboficial Carlos Alberto Vieira Figueiredo e o primeiro-sargento Roberto Lopes dos Santos morreram no acidente da base Comandante Ferraz

O Ministério da Defesa confirmou neste sábado que estão mortos os dois militares que estavam desaparecidos após o acidente na Estação Comandante Ferraz (EACF), na Antártica. São eles o suboficial Carlos Alberto Vieira Figueiredo e o primeiro-sargento Roberto Lopes dos Santos. Os corpos foram encontrados nesta tarde na base atingida por um incêndio. Uma equipe da Força Naval será enviada ao local para perícia.

http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/militares-desaparecidos-na-antartica-estao-mortos
Se você aceitar algumas colocações minhas...
A única e verdadeira razão de eu fazer este comentário em resposta é deixar absolutamente claro que NÃO ACEITO "colocações" suas nem de quem quer que seja.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 25 de Fevereiro de 2012, 23:20:08 »
Governo esconde naufrágio de barco com 10 mil litros de óleo na Antártida
[...]

Típico.
Foto USGS

Offline Vento Sul

• Nível 34
  • *
  • Os lábios são as primeiras barreiras
« Resposta #8 Online: 25 de Fevereiro de 2012, 23:26:12 »
Os comentários conseguem ser mais interessantes que a própria notícia:

Os comentários provam que a ignorância é reinante neste país, não vi nada de interessante neles.
.
.
Resumindo: Ou acreditamos em mágica ou não!

.

Offline Sr. Bradley P. Richfield

• Nível 20
  • *
« Resposta #9 Online: 26 de Fevereiro de 2012, 03:10:25 »
Quanto tempo até começarem as conspirações?
"O problema da internet é que ninguém sabe quando as citações realmente pertencem a quem se atribui." -- Abraham Lincoln

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 26 de Fevereiro de 2012, 07:46:11 »

Acho que não será o caso, só vai ter gente colocando a culpa no PT.
Alfred E. Newman

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 26 de Fevereiro de 2012, 08:12:32 »

Não pelo incêndio, mas como explicar que esconderam o caso do óleo até agora?

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 26 de Fevereiro de 2012, 08:25:54 »

Eu não gosto de responder essas coisas, Arcanjo, pois tem gente que vai me taxar de petista (não é o seu caso, você sempre foi cortês comigo, mesmo quando o provoquei), mas, até onde eu sei, existe um protocolo para certas situações e, não estou fazendo piada, envolve ficar de boca fechada quando alguma alguma coisa dá merda e você não consegue achar um culpado imediatamente (algo do tipo "ACHATA AFUNDOU E FOI CULPA DO SARGENTO") ou ter certeza do tamanho da encrenca (principalmente quando envolve algum tipo de política internacional).

Como a própria reportagem dá a entender o Brasil parece ter escondido o acidente até ter certeza de que o óleo não vazou.
Alfred E. Newman

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 26 de Fevereiro de 2012, 08:40:34 »

Eu não gosto de responder essas coisas, Arcanjo, pois tem gente que vai me taxar de petista (não é o seu caso, você sempre foi cortês comigo, mesmo quando o provoquei), mas, até onde eu sei, existe um protocolo para certas situações e, não estou fazendo piada, envolve ficar de boca fechada quando alguma alguma coisa dá merda e você não consegue achar um culpado imediatamente (algo do tipo "ACHATA AFUNDOU E FOI CULPA DO SARGENTO") ou ter certeza do tamanho da encrenca (principalmente quando envolve algum tipo de política internacional).

Como a própria reportagem dá a entender o Brasil parece ter escondido o acidente até ter certeza de que o óleo não vazou.

Desculpe, mas acho que a idéia era esconder até resolverem tudo de fininho.

http://m.estadao.com.br/noticias/vidae,marinha-admite-risco-de-vazar-oleo-de-embarcacao,840464.htm

Marinha admite risco de vazar óleo de embarcação
Acidente na Antártida foi mantido em sigilo desde dezembro pelo governo brasileiro; o navio está a 40 metros de profundidade

Preocupação. No caso de a população animal e o ecossistema antártico virem a ser contaminados pelo poluente nacional, o Brasil terá de se explicar aos países que firmaram com ele, em 1998, o Protocolo de Madri, tratado de preservação ambiental da Antártida. Essa preocupação é manifestada pela Marinha na nota de sexta-feira.

"A responsabilidade do Brasil em honrar os compromissos definidos no Protocolo ao Tratado Antártico sobre a Proteção do Meio Ambiente, pelo qual os países-membros devem tomar as medidas necessárias para reagir a situações que possam ameaçar o meio ambiente antártico, e com o intuito de mostrar aos demais membros do tratado o nosso compromisso de bem zelar por aquele continente, a Marinha do Brasil solicitou o apoio da Petrobrás para, em conjunto, realizar a operação de reflutuação da chata", diz o comunicado.

A Petrobrás, que assinou um termo de compromisso com a Marinha, não quis informar a estrutura que usará para a operação de resgate, que deve ocorrer até 10 de março, conforme as condições climáticas do período. As consequências do incêndio na base brasileira também podem atrapalhar a operação de resgate da chata.

Os ministérios que integram o Programa Antártico Brasileiro - de Ciência e Tecnologia, Defesa, Meio Ambiente, Relações Exteriores e Minas e Energia - também não se manifestaram.

O acidente aconteceu em DEZEMBRO, estamos no fim de Fevereiro e a Petrocumpanherus só vai tomar uma atitude em Março, quase três meses após o acidente.

E até hoje não houve sequer uma notinha dos três ministérios envolvidos.

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 26 de Fevereiro de 2012, 08:48:11 »
Desculpe, mas acho que a idéia era esconder até resolverem tudo de fininho.

http://m.estadao.com.br/noticias/vidae,marinha-admite-risco-de-vazar-oleo-de-embarcacao,840464.htm

Sim, é um possibilidade também, não vejo nada de anormal nisso aí.
Alfred E. Newman

Offline Luiz Souto

• Nível 33
  • *
  • Magia é 90% atitude
« Resposta #15 Online: 26 de Fevereiro de 2012, 13:10:13 »
Posso dar uma contribuição a uma teoria da conspiração?  :)

Porque a informação sobre o acidente com a chata de combustível foi divulgada junto com a notícia do incêndio na estação , se não há relação entre as duas ocorrências? Coincidência?
Me parece que a imprensa ( ou melhor, a editoria do Estadão ou do Globo , não sei que divulgou primeiro) já tinha esta informação guardada mas não divulgou esperando um momento para ter maior impacto. Como o governo nada falou , nem iria falar , possivelmente iriam divulgar quando a missão de resgate fosse lançada ou se ocorresse algum vazamento ( já que aí o governo não poderia negar e estaria de calças curtas). Como ocorreu o inesperado acidente com a estação isso possivelmente mudou os planos , pois as atenções se voltaram para a missão na Antartida.

Nada que mude a responsabilidade ( ou irresponsabilidade) do governo na questão , mas dá para avaliar  como a posse e divulgação de  informações importantes podem ser utilizadas de acordo com as políticas das empresas jornalísticas.
Se não queres que riam de teus argumentos , porque usas argumentos risíveis ?

A liberdade só para os que apóiam o governo,só para os membros de um partido (por mais numeroso que este seja) não é liberdade em absoluto.A liberdade é sempre e exclusivamente liberdade para quem pensa de maneira diferente. - Rosa Luxemburgo

Conheça a seção em português do Marxists Internet Archive

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 26 de Fevereiro de 2012, 13:28:59 »
(...)
Me parece que a imprensa ( ou melhor, a editoria do Estadão ou do Globo , não sei que divulgou primeiro) já tinha esta informação guardada mas não divulgou esperando um momento para ter maior impacto. (...)

Aposto que foi a Globo, eles sempre tiveram gente bem posicionada em Brasília. Usem a imaginação.
Alfred E. Newman

Offline Luiz Souto

• Nível 33
  • *
  • Magia é 90% atitude
« Resposta #17 Online: 26 de Fevereiro de 2012, 15:08:51 »
(...)
Me parece que a imprensa ( ou melhor, a editoria do Estadão ou do Globo , não sei que divulgou primeiro) já tinha esta informação guardada mas não divulgou esperando um momento para ter maior impacto. (...)

Aposto que foi a Globo, eles sempre tiveram gente bem posicionada em Brasília. Usem a imaginação.

Li hoje no Globo que a divulgação inicial foi do Estadão.
Se não queres que riam de teus argumentos , porque usas argumentos risíveis ?

A liberdade só para os que apóiam o governo,só para os membros de um partido (por mais numeroso que este seja) não é liberdade em absoluto.A liberdade é sempre e exclusivamente liberdade para quem pensa de maneira diferente. - Rosa Luxemburgo

Conheça a seção em português do Marxists Internet Archive

Skorpios

• Visitante
« Resposta #18 Online: 29 de Fevereiro de 2012, 13:05:26 »
Já foi escolhido o  lugar para a construção da nova base. :P

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
« Resposta #19 Online: 01 de Março de 2012, 09:33:34 »
Recursos emergenciais para Antártida somam R$ 40 mi

Serão necessários pelo menos R$ 40 milhões para medidas emergenciais na Estação Antártica Comandante Ferraz, destruída por um incêndio no fim de semana passado, de acordo com estimativa feita por deputados e senadores em reunião da Frente Parlamentar Proantar (Programa Antártico Brasileiro) realizada hoje. Dois militares morreram no incêndio, que destruiu 70% da base - ambos foram homenageados no Rio de Janeiro em cerimônia com o vice-presidente Michel Temer.

De acordo com os parlamentares, o valor de R$ 40 milhões leva em conta apenas a remoção de entulhos do incêndio e a implantação de módulos para manter as pesquisas no local. Ou seja, a conta não incluiria a reconstrução da base. 'Esse critério extraordinário corresponde apenas às medidas emergenciais para a manutenção mínima da pesquisa. Chegamos a esse valor por meio de conversas com especialistas', disse a deputada Jô Moraes (PC do B-MG).

A ideia, diz a deputada, é o governo apresentar uma medida provisória que contemple esses recursos. Por enquanto, a matéria ainda não chegou à Secretaria de Relações Institucionais. Durante a reunião, os parlamentares também se comprometeram a apresentar emendas de R$ 500 mil ao Proantar. Sem ajuda internacional o Brasil não terá como remover até o final do ano os destroços da estação, já que em março começa o inverno na região.

http://estadao.br.msn.com/ultimas-noticias/recursos-emergenciais-para-ant%c3%a1rtida-somam-rdollar-40-mi

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 01 de Março de 2012, 09:56:03 »
[...]
Sem ajuda internacional o Brasil não terá como remover até o final do ano os destroços da estação, já que em março começa o inverno na região.
[...]

Ajuda internacional = EUA, Rússia, França, Grã-Bretanha, Chile, Argentina e (talvez) Polônia.
Foto USGS

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #21 Online: 04 de Março de 2012, 08:13:59 »
Marinha resgata barca que afundou na Antártida com 10 mil litros de óleo
PUBLICIDADE

DE SÃO PAULO

Uma barca com 10 mil litros de óleo combustível, que afundou em dezembro na baía do Almirantado, perto da estação Comandante Ferraz, na Antártida, já está em terra firme.

A Marinha informou neste sábado (3) que a embarcação "foi reflutuada e levada para terra, onde se encontra em segurança, sem causar qualquer dano ambiental".

Lei livra de multa países que provoquem acidentes ambientais na Antártida

Apesar de ter ocorrido em dezembro, o episódio só veio à tona no dia 25 de fevereiro, em reportagem do jornal "O Estado de S.Paulo" --por coincidência, na mesma data em que um incêndio destruiu grande parte da base brasileira no continente.

O resgate da barca levou cinco dias e foi feito por mergulhadores embarcados no navio Gulmar Atlantis, cedido pela Petrobras, com escolta de um navio da Marinha.

Para realizar a operação, os mergulhadores tiveram de remover alguns itens, como rampas de acesso e uma barreira para contenção do óleo, antes de trazer a estrutura de volta à superfície.

Nem sempre foi possível continuar o resgate: más condições meteorológicas obrigaram a interrupção das atividades, segundo a Marinha.

Na superfície, foram instalados flutuadores no casco da barca. Depois, o óleo que estava nos tanques foi bombeado e armazenado em recipientes, impedindo vazamento, afirma a Marinha.

BRECHA

Um buraco na legislação internacional faz com que países que provoquem acidentes ambientais na Antártida fiquem livres de multa e da obrigação de reportá-los imediatamente.

A proteção ambiental na Antártida é regulada pelo Protocolo de Madri, de 1991 (que entrou em vigor em 1998). O acordo transformou a Antártida em um continente destinado apenas à pesquisa científica e ao turismo, congelando toda a exploração econômica por 50 anos.

O texto do protocolo tem vários anexos, que dispõem sobre fauna, flora e poluição marinha, por exemplo. Um desses anexos, o 6º, determina que emergências ambientais devam ser imediatamente comunicadas aos outros países e estabelece um fundo internacional para proteção ambiental. Este seria constituído com dinheiro de multas aplicadas a poluidores.

Para que o Anexo 6º possa se aplicar, porém, todos os 28 membros consultivos do Tratado da Antártida devem ratificá-lo, ou seja, transformá-lo em lei em seus respectivos parlamentos. Até hoje, só cinco nações --entre elas Austrália e Nova Zelândia-- o fizeram. Brasil e EUA, por exemplo, ainda não ratificaram a norma.

http://www1.folha.uol.com.br/poder/1056826-marinha-resgata-barca-que-afundou-na-antartida-com-10-mil-litros-de-oleo.shtml
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Lucks

• Nível 15
  • *
  • <no comments>
« Resposta #22 Online: 04 de Março de 2012, 08:43:45 »
Não é nada além de minha opinião, mas não vejo mal algum em não se divulgar uma informação como essas desde que se faça o necessário para contornar o problema.

Entendo que divulgar ou não, significa motivar questionamentos ou não, e não implica (necessariamente) em acelerar ou facilitar a correção do problema.
Tenho certeza que episódios semelhantes não são incomuns nas demais nações na região.

O ponto que questionaria é: "Em três meses não houve tempo suficiente para o resgate do material?!" ou "O procedimento de resgate está sem feito da maneira adequada?"

Se estão fazendo a "lição de casa" direitinho...nenhum problema em anunciar: "A 5 meses uma embarcação nossa naufragou com óleo....mas já foi devidamente removido sem prejuízo ambiental!" - e ainda fariam um lobby - "Usando os profissionais competentes e super-preparados para lidar com esse tipo de situação da Petrobrás, a operação foi um sucesso!"
:)

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
« Resposta #23 Online: 06 de Março de 2012, 14:03:17 »
Reconstrução de base na Antártida ocorrerá até 2018

O ministro da Defesa, Celso Amorim, informou hoje em audiência no Senado que a reconstrução da base da Marinha na Antártida ocorrerá até 2018. Para isso, o governo disponibilizará ainda neste ano um recurso extra inicial de R$ 40 milhões. Técnicos do governo avaliam modelos de base recentemente desenvolvidos pela Espanha e pela Coreia do Sul. 'Estima-se que essas bases, não as monumentais, mas as razoáveis, custem na ordem de R$ 100 milhões', disse Amorim.

Ele ressaltou que pesquisadores e militares poderão voltar aos seus trabalhos na Antártida utilizando módulos provisórios, que serão instalados na área da antiga base Comandante Ferraz. A reconstrução definitiva, no entanto, levará mais tempo para começar. 'Se tudo ocorrer muito bem, (a reconstrução) só poderá começar no verão de 2014', disse o ministro. 'A experiência indica que este projeto de construção levará de três ou quatro anos, caso os recursos venham de maneira contínua.'

http://estadao.br.msn.com/ultimas-noticias/reconstru%C3%A7%C3%A3o-de-base-na-ant%C3%A1rtida-ocorrer%C3%A1-at%C3%A9-2018

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 06 de Março de 2012, 14:33:39 »
Reconstrução de base na Antártida ocorrerá até 2018

O ministro da Defesa, Celso Amorim, informou hoje...

Este "cidadão" não deveria ocupar a chefia deste Ministério.
Foto USGS

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!