Autor Tópico: Carro movido a Hidrogênio (Avanços)  (Lida 4675 vezes)

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
Carro movido a Hidrogênio (Avanços)
« Online: 07 de Março de 2012, 16:19:36 »
Brasileiros fazem avanço rumo a carros a hidrogênio

Imagem de microscopia eletrônica de transmissão de uma amostra de CeO2. O catalisador poderia ser usado tanto na produção de hidrogênio puro em estações próprias, quanto na geração do hidrogênio no próprio veículo, partindo de um gás-fonte.[Imagem: Vinícius Dantas]

Tipos de carros elétricos

Pesquisadores do Instituto de Física de São Carlos, da USP, fizeram avanços importantes rumo a veículo elétricos alimentados por hidrogênio.

A atual onda de carros elétricos fundamenta-se em dois tipos de tecnologias.

O primeiro tipo é formado pelos carros híbridos, que possuem motores elétricos, mas possuem também um pequeno motor a combustão, que pode ser usado para fornecer potência extra ou para gerar eletricidade para suprir as necessidades das baterias.

O segundo tipo são os carros realmente elétricos, alimentados unicamente por baterias. O primeiro carro de corrida elétrico, por exemplo, é desse tipo.

O que vai alimentar os carros do futuro?

Mas há ainda um terceiro tipo, mais futurístico e mais promissor, e totalmente limpo, mas que ainda depende de vários desafios tecnológicos a serem vencidos.

São os carros a hidrogênio, cuja eletricidade para os motores elétricos não é fornecida primariamente por baterias, embora elas eventualmente continuem a existir, mas por células a combustível, por sua vez alimentadas a hidrogênio.

Uma célula a combustível a hidrogênio consome o gás para gerar eletricidade, e emite apenas água como subproduto.

Catalisadores de terras raras

Um dos desafios a serem vencidos para viabilizar os veículos a hidrogênio é aumentar a eficiência e a durabilidade das células a combustível. E isso depende de catalisadores.

O que Vinícius Dantas de Araújo e Maria Inês Bernardi fizeram foi apostar em um óxido de terras raras para purificar o hidrogênio, evitando a deterioração dos eletrodos das células a combustível.

"Os eletrodos, responsáveis por transformar hidrogênio gasoso em eletricidade, param de funcionar muito rapidamente, caso haja a presença de monóxido de carbono nesse processo," explica Vinícius.

O material usado no catalisador é o óxido de cério (CeO2) dopado com cobre, ou seja, um átomo de cério na molécula de CeO2 é substituído por um átomo de cobre.

Isso criou um material que pode ser utilizado como catalisador para fazer a oxidação do monóxido de carbono (CO), transformando-o em CO2.

"A ideia é utilizarmos o catalisador [CeO2] para transformar o monóxido em dióxido, já que este último não inviabiliza o processo, como o CO", explica o pesquisador.

"Já fizemos testes de catálise e os resultados mostraram que o óxido de cério dopado com 3% de cobre já consegue fazer 100% de oxidação do monóxido em dióxido," completa.

Armazenamento ou produção a bordo

O armazenamento do hidrogênio é um problema à parte para a viabilização dos veículos elétricos totalmente limpos.

Seria impraticável guardar o hidrogênio em tanques pressurizados, como se faz hoje com o gás natural.

Por isto, as maiores apostas têm sido feitas em cima do armazenamento sólido de hidrogênio.

Tanque de combustível sólido armazena até 10% de seu peso em hidrogênio

Vinícius aposta em uma alternativa, que ele considera bastante segura.

A ideia "seria armazenar nos automóveis um gás fonte de hidrogênio (como vapor de etanol) e fazer uma reação catalítica no veículo para obtenção do hidrogênio e, em seguida, utilizar o óxido de cério dopado com cobre para a purificação do gás rico em hidrogênio obtido [na primeira reação]," conta ele.

Assim, o material que ele está desenvolvendo poderia ser usado tanto na produção do hidrogênio, caso se adote o armazenamento do hidrogênio em tanques sólidos, ou na própria célula a combustível, caso a tecnologia que venha a ser adotada seja a produção do hidrogênio no próprio veículo.

Produção de hidrogênio a partir do etanol

Outra parte da pesquisa concentra-se em uma etapa anterior do processo, na produção do próprio combustível hidrogênio.

Neste caso, os cientistas estão testando o uso do cobalto como dopante, em vez do cobre.

O intuito final é que o óxido de cério dopado com cobalto seja eficiente na produção de hidrogênio gasoso, a partir da reforma do vapor do etanol.

"Pegamos as moléculas de etanol, as fazemos passar pelo catalisador e, do outro lado, tudo será transformado em hidrogênio e dióxido de carbono," explica Vinícius.

"O óxido de cério dopado com cobalto já conseguiu transformar o etanol em hidrogênio", comemora o pesquisador, embora ainda seja necessário trabalhar na questão da eficiência.

Resultados para o futuro

Vinícius está indo agora para a Universidade de Valência, na Espanha, onde pretende usar técnicas de caracterização óptica para correlacionar as propriedades ópticas e estruturais dos seus novos materiais catalisadores - o óxido de cério dopado com cobre ou com cobalto.

"No momento, esses materiais não são viáveis economicamente para uma produção em larga escala. Mas, em um futuro breve, isso mudará", finaliza Vinicius, apostando nos veículos a hidrogênio do futuro.

Fonte
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Gutislo, o godo

• Nível 10
  • *
Re:Carro movido a Hidrogênio (Avanços)
« Resposta #1 Online: 07 de Março de 2012, 18:04:57 »
Movido a hidrogênio? Agora sim pode-se falar literalmente "este carro é uma bomba"...  :hihi:

Na Europa e EUA estão sendo feitos muitos avanços em carros elétricos e híbridos; aqui temos à venda o Fusion, mas o preço é muito elevado. Este tipoi de automóvel parecem muito racional, pois utiliza duas formas de energia renováveis.

Lembro-me já ter lido há uns dez anos relativamente ao uso de célula de combustível de hidrogênio para abastecer carros, e julgava que fosse um projeto abandonado.
"Todas as verdades estão contra nós. Mas continuamos vivendo porque as aceitamos em si mesmas, porque nos recusamos a tirar as conseqüências. Onde existe alguém que tenha traduzido uma só conclusão do ensino da astronomia, da biologia e tenha decidido não levantar-se mais por revolta ou por humildade face às distâncias siderais ou aos fenômenos naturais? Houve alguma vez um orgulho vencido pela evidência de nossa irrealidade?... As ciências provam nosso nada. Mas quem tirou disso a última lição?" E. Cioran

Offline EuSouOqueSou

• Nível 31
  • *
  • Question not thy god, for thy god doth not respond
« Resposta #2 Online: 08 de Novembro de 2015, 12:05:39 »
Modelos movidos a hidrogênio são um dos destaques do salão de Tóquio
http://g1.globo.com/carros/autoesporte/videos/t/todos-os-videos/v/modelos-movidos-a-hidrogenio-sao-um-dos-destaques-do-salao-de-toquio/4594297/

Como o hidrogênio (combustível) é isolado? O que entra no tanque do carro é gás H2 puro, certo? Como exatamente a eletricidade é gerada na célula de combustível?
Qualquer sistema de pensamento pode ser racional, pois basta que as suas conclusões não contrariem as suas premissas.

Mas isto não significa que este sistema de pensamento tenha correspondência com a realidade objetiva, sendo este o motivo pelo qual o conhecimento científico ser reconhecido como a única forma do homem estudar, explicar e compreender a Natureza.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 08 de Novembro de 2015, 15:38:44 »
Como o hidrogênio (combustível) é isolado? O que entra no tanque do carro é gás H2 puro, certo? Como exatamente a eletricidade é gerada na célula de combustível?

Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 08 de Novembro de 2015, 17:00:35 »
Modelos movidos a hidrogênio são um dos destaques do salão de Tóquio
http://g1.globo.com/carros/autoesporte/videos/t/todos-os-videos/v/modelos-movidos-a-hidrogenio-sao-um-dos-destaques-do-salao-de-toquio/4594297/

Maravilha de sistema, espero que um dia tenha um custo aceitável.

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 30 de Dezembro de 2016, 20:58:14 »
Pessoal, vou ressuscitar esse tópico porque hoje aconteceu algo interessante no meu trabalho.

Um grupo de colegas estava discutindo sobre carros e um deles estava pesquisando sobre um aparato que injetava hidrogênio na mistura do motor e o carro ganhava com isso mais potência com a explosão aumentada, aprimorada pelo hidrogênio.

Esse hidrogênio é retirado diretamente de um tanque de água através de eletrólise, cuja energia vem da própria bateria.

Eu fiquei muito curioso e comecei a conversar com eles.

Logo essa conversa meio que descambou para a tal da energia grátis, moto-perpétuo, conspirações da indústria do petróleo e tal.

Como eu era o único cético, não tinha como argumentar contra todos eles, mas expliquei que não é possível gerar mais energia do que a utilizada no processo.

Estou pesquisando mais à respeito do hidrogênio mas enquanto estou fazendo isso, achei interessante comentar com vocês para obter mais informações.

A minha primeira dúvida é como o hidrogênio pode ser inflamável. Até onde eu sei ele não é, e com isso não poderia melhorar o desempenho do motor.

A outra questão é como é possível melhorar a ponto de economizar combustível, e meu palpite é que a energia utilizada para a eletrólise seria desperdiçada pelo alternador de qualquer forma.

Não sei exatamente como o alternador funciona, se no caso da bateria já estar carregada e o carro não precisar em mais energia, ele fica gerando energia à toa ou ele utiliza menos torque do motor para poupar combustível.

Um colega chegou a afirmar que um parente dele consegue fazer o carro funcionar apenas com o hidrogênio puro, o que me deixou ainda mais intrigado, pois carros movidos a hidrogênio são na verdade elétricos, movidos com célula que converte a molécula de H2 em corrente.

Chegaram a citar vídeos no youtube dizendo que tem um carro feito por estudantes que anda mais de 100 quilômetros por litro de combustível, que a indústria do petróleo ou mesmo o país não deixa esses projetos serem comercializados e tal. Eles não desconfiam que se trata de simples fraude, de papo-furado.

É engraçado que eu citei que existem centenas de países, e que muitos desafiam a ONU e potências, e mesmo nestes não há esse tipo de projeto.

Enfim, pretendo ter algum material concreto para apresentar na semana que vem para os que ainda estão interessados lá no trabalho.
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 30 de Dezembro de 2016, 21:18:09 »
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 31 de Dezembro de 2016, 00:14:27 »
A minha primeira dúvida é como o hidrogênio pode ser inflamável. Até onde eu sei ele não é

:hein:

O que estaria acontecendo aí então?

A outra questão é como é possível melhorar a ponto de economizar combustível, e meu palpite é que a energia utilizada para a eletrólise seria desperdiçada pelo alternador de qualquer forma.

Eu não sei se isso funciona mesmo para começar, mas, se de fato houver economia de combustível, acho que seria por estar se fazendo uma gasolina "mais forte", da mesma forma que a gasolina rende mais que álcool.

Achei isso aqui:

https://en.wikipedia.org/wiki/Hydrogen_fuel_enhancement

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 31 de Dezembro de 2016, 05:54:50 »
A minha primeira dúvida é como o hidrogênio pode ser inflamável. Até onde eu sei ele não é, e com isso não poderia melhorar o desempenho do motor.

Acho que vc confundiu com hélio,  hidrogênio é  explosivo.

Não sei exatamente como o alternador funciona, se no caso da bateria já estar carregada e o carro não precisar em mais energia, ele fica gerando energia à toa ou ele utiliza menos torque do motor para poupar combustível.

Nos carros mais antigos como o meu dá para soltar os dois pólos da bateria sem desligar o motor, eu já fiz em uma emergência quando um segundo carro deu pau em um camping no fim do mundo.

Ele continua funcionando normalmente só com o alternador gerando energia.

Não sei se é possível em carro com injeção eletrônica.

« Última modificação: 31 de Dezembro de 2016, 05:56:51 por Arcanjo Lúcifer »

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 31 de Dezembro de 2016, 12:36:03 »
A minha primeira dúvida é como o hidrogênio pode ser inflamável. Até onde eu sei ele não é

Não seria a mistura do hidrogênio com oxigênio?

E parece que o que queima é o H2, e não o H. E o que vem da eletrólise é o H ou o H2?

Neste caso, tem também a pintura do dirigível que era inflamável.

De qualquer forma, é estranho imaginar que o hidrogênio queima, sendo que para algo queimar é preciso de um combustor, combustível e comburente.

O hidrogênio é o que?

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 31 de Dezembro de 2016, 12:52:36 »
Eu não entendo PoR²A nenhuma dessas coisas de quimicologia, tem todas essas diferenças nerds entre combustíveis, propelentes e o escambau.

Só tinha isso por inflamável, ainda que talvez seja algo contestável meio naquelas linhas nerds de "o vidro na verdade é um líquido de viscosidade relativista einsteiniana ao quadrado cúbico de quinze dimensões vibracionais".

E quando eu mesmo fiz hidrogênio por eletrólise lembro que ele explodia, então nada do que disserem abalará MINHA CRENÇA na combustibilidade do hidrogênio.

O hidrogênio, misturado à gasolina, não vai uma hora ou outra se misturar ao ar também, de qualquer forma?

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 31 de Dezembro de 2016, 13:05:00 »
O hidrogênio, misturado à gasolina, não vai uma hora ou outra se misturar ao ar também, de qualquer forma?

Pode ser que o hidrogênio até atrapalhe o processo.

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 31 de Dezembro de 2016, 13:37:58 »

Claro, a mistura do H mais o oxigênio presente na atmosfera e mais uma faísca inicial. 

O hidrogênio é extremamente combustível. É inclusive o combustível líquido mais energético que pode ser usado para propelir foguetes.   Só que não é viável decompor a água para extraí-lo e depois usá-lo como combustível automotivo. 

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 31 de Dezembro de 2016, 16:38:17 »
O hidrogênio é extremamente combustível. É inclusive o combustível líquido mais energético que pode ser usado para propelir foguetes.   Só que não é viável decompor a água para extraí-lo e depois usá-lo como combustível automotivo. 

Mesmo que ele aja em conjunto com a gasolina?

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 31 de Dezembro de 2016, 17:09:44 »

Mesmo que ele aja em conjunto com a gasolina?

Imagino a dificuldade em dosar a quantidade de gasolina, hidrogênio e ar na injeção de combustível do cilindro.

Se for possível.

Suponho que é necessário uma mistura ar/hidrogênio antes da injeção na câmara para depois acontecer a injeção de gasolina.

Eu não acredito que exista um modo eficiente de  fazer isso, está mais com cara de gambiarra em que o feliz proprietário só descobrirá o resultado quando o motor estourar.

Offline Alquimista

• Nível 30
  • *
« Resposta #15 Online: 03 de Janeiro de 2017, 04:21:29 »
Química Básica Nível Ginasial:

Acho que vc confundiu com hélio,

HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA... Hélio????  Ou como diria o Cebolinha, SÉLIO?????????!!!!!!!!!

hidrogênio é  explosivo

O que???????!!!!!!!!  KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK...

Moléculas ou ATTOmos???????  HEHEHEHEHEHEHEHEHE...

De qualquer forma, é estranho imaginar que o hidrogênio queima, sendo que para algo queimar é preciso de um combustor, combustível e comburente.

O hidrogênio é o que?

O hidroGÊNIO (H2) é o combustível, o oxiGÊNIO (O2) o comburente e o oniGÊNIO é O ALQUIMISTA!!!!!!!

HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA...

Claro, a mistura do H mais o oxigênio presente na atmosfera e mais uma faísca inicial.

Nada disso!!!!!  Não é o H, é o H2.  O mesmo vale para o oxigênio.

O hidrogênio é extremamente combustível.

Não na sua forma atômica, mas molecular.

Hora do recreio!!!!!!!
« Última modificação: 03 de Janeiro de 2017, 04:36:56 por Alquimista »
"O Alquimista é o supremo alquimista alfa e o ômega das transmutações aurintelectofilosofais."

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 03 de Janeiro de 2017, 09:23:21 »
Alquimista, vendo que você é um, er... alquimista, me explique: A eletrólise da água produz H2 e O2, ou H e O?

O H solto ao entrar em contato com outro H se torna H2 imediatamente?

Offline AlienígenA

• Nível 34
  • *
« Resposta #17 Online: 03 de Janeiro de 2017, 10:13:51 »
Pessoal, vou ressuscitar esse tópico porque hoje aconteceu algo interessante no meu trabalho.

...

Enfim, pretendo ter algum material concreto para apresentar na semana que vem para os que ainda estão interessados lá no trabalho.

Meu mecânico tempos atrás, muito cético, me perguntou sobre um kit gerador de hidrogênio à venda que se dizia diminuir o consumo de combustível. Segundo ele, havia vários clientes perguntando, dispostos a adquirir o aparato. Indiquei o e-farsas:

Kit de hidrogênio

Quando a reportagem do brasileiro “inventor do carro a água” começou a fazer sucesso na web, vários leitores do E-farsas entraram em contato, nos questionando a respeito de kits de hidrogênio que estão sendo vendidos online. O produto seria um conjunto de componentes que realizariam a eletrólise da água (igual ao aparelho que foi supostamente inventado pelo homem da reportagem) e que o hidrogênio resultante ajudaria a diminuir o consumo de gasolina do automóvel.

O que podemos afirmar é que vários testes já foram feitos com esse tipo de produto e a sua eficácia beira ao zero por cento! Em janeiro de 2014, por exemplo, a revista automotiva Quatro Rodas testou o mais popular desses kits que estão à venda por aí e concluiu que o aparelho (vendido a R$2mil) não diminuiu em nada o consumo de combustível.

Comprar esse tipo de kit é jogar dinheiro fora!

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 03 de Janeiro de 2017, 11:03:16 »

...

Meu mecânico tempos atrás, muito cético, me perguntou sobre um kit gerador de hidrogênio à venda que se dizia diminuir o consumo de combustível. Segundo ele, havia vários clientes perguntando, dispostos a adquirir o aparato. Indiquei o e-farsas:

Kit de hidrogênio

Quando a reportagem do brasileiro “inventor do carro a água” começou a fazer sucesso na web, vários leitores do E-farsas entraram em contato, nos questionando a respeito de kits de hidrogênio que estão sendo vendidos online. O produto seria um conjunto de componentes que realizariam a eletrólise da água (igual ao aparelho que foi supostamente inventado pelo homem da reportagem) e que o hidrogênio resultante ajudaria a diminuir o consumo de gasolina do automóvel.

O que podemos afirmar é que vários testes já foram feitos com esse tipo de produto e a sua eficácia beira ao zero por cento! Em janeiro de 2014, por exemplo, a revista automotiva Quatro Rodas testou o mais popular desses kits que estão à venda por aí e concluiu que o aparelho (vendido a R$2mil) não diminuiu em nada o consumo de combustível.

O problema é que o argumento que ouço é que funciona porque as pessoas estão comprando e afirmando isso.

Eles não entendem de viés confirmatório, efeito Dunning-Kruger, teorias da conspiração, etc.

Ou seja, não basta explicar que não funciona. Preciso explicar que as pessoas que dizem funcionar estão erradas, e isso não é simples.

Offline AlienígenA

• Nível 34
  • *
« Resposta #19 Online: 03 de Janeiro de 2017, 11:24:25 »

...

Kit de hidrogênio

O problema é que o argumento que ouço é que funciona porque as pessoas estão comprando e afirmando isso.

Eles não entendem de viés confirmatório, efeito Dunning-Kruger, teorias da conspiração, etc.

Ou seja, não basta explicar que não funciona. Preciso explicar que as pessoas que dizem funcionar estão erradas, e isso não é simples.

Então isso vai depender mais da sua capacidade de persuasão. Nesses casos eu costumo indicar esse documentário.

Offline Alquimista

• Nível 30
  • *
« Resposta #20 Online: 03 de Janeiro de 2017, 16:34:35 »
Fim do Recreio!!!!!  Aula de reforço!!!!

Alquimista, vendo que você é um, er... alquimista, me explique: A eletrólise da água produz H2 e O2, ou H e O?

HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA...

Você começa a discussão afirmando isso:
Esse hidrogênio é retirado diretamente de um tanque de água através de eletrólise, cuja energia vem da própria bateria.
E ainda pergunta se a eletrólise da água produz um gás inflamável ou átomo????? Evidente que é 2H2 e O2. 

O H solto ao entrar em contato com outro H se torna H2 imediatamente?

Tá de brincadeira, né???!!!!!!!
Dois átomos de hidrogênio se estabilizam através da ligação covalente formando o gás hidrogênio.
« Última modificação: 03 de Janeiro de 2017, 16:57:12 por Alquimista »
"O Alquimista é o supremo alquimista alfa e o ômega das transmutações aurintelectofilosofais."

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 03 de Janeiro de 2017, 16:43:01 »
Obrigado, ó grande mestre.

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 03 de Janeiro de 2017, 19:24:42 »
:hehe: mude o nick para "lorentzprbr"

Demorei uns 20 segundos tentando entender, lendo alguns posts acima, relendo seu post...

Mas a referência foi boa.  :ok:

Offline Sdelareza

• Nível 15
  • *
« Resposta #24 Online: 03 de Janeiro de 2017, 23:31:35 »
Nesse tipo de carro, o hidrogênio obtido pela eletrólise é imediatamente convertido em energia? Ou ele deve ser antes armazenado?
Parece que a armazenagem do hidrogênio (em forma líquida, gás comprimido) tem um custo bastante alto, razão pelo qual o carro a hidrogênio ainda não ser uma coisa corriqueira.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!