Autor Tópico: Estudo com lâmpadas de LED parece contradizer as Leis da Termodinâmica  (Lida 4623 vezes)

Offline Lord_Dracon

• Nível 11
  • *
  • =D
O que vocês acham?

Estudo com lâmpadas de LED parece contradizer as Leis da Termodinâmica

Capazes de transmitir mais energia do que a consumida, os dispositivos apresentam uma eficiência superior a 100%.

Por Maria Luciana Rincon Y Tamanini em 8 de Março de 2012

(Fonte da imagem: Reprodução/Wikipedia)

De acordo com a primeira Lei da Termodinâmica, que trata do princípio da Conservação da Energia, “a variação de energia interna de um sistema é igual à diferença entre o calor trocado com o meio externo e o trabalho por ele realizado durante uma transformação”.

Entretanto, um grupo de físicos do MIT apresentou um estudo onde demonstram, pela primeira vez, que uma lâmpada de LED é capaz de emitir mais potência (luz) do que a energia que ela consome. Durante os testes, eles conseguiram que o dispositivo produzisse 69 picowatts de energia consumindo apenas 30 pW, ou seja, ele apresentaram uma eficiência de 230%.

Como?

Os cientistas descobriram que, ao diminuir a tensão pela metade, o consumo de energia da lâmpada foi quatro vezes menor, enquanto que a luz emitida foi proporcional à tensão, ou seja, resultou duas vezes mais alta que o consumo.

Isso pode ser aplicado a qualquer lâmpada de LED e significa que, quanto menos energia é enviada ao dispositivo, mais eficiente se torna a sua produção de luz. Além disso, se a quantidade de energia é suficientemente reduzida, é possível alcançar uma eficiência superior a 100%.

As Leis da Termodinâmica já eram?

Para que fosse possível conseguir esse resultado, os cientistas aproveitaram as pequenas quantidades de calor produzidas pelas lâmpadas para gerar mais energia do que a consumida.

Em outras palavras, ao observarmos o sistema como um todo — e não apenas a energia que entra e sai —, o que realmente acontece é que, quando a lâmpada se torna mais do que 100% eficiente, ela começa a se resfriar, indicando que, na verdade, ela está roubando energia — na forma de calor — de seu próprio ambiente para convertê-la em luz emitida.

Fonte: http://www.tecmundo.com.br/mega-curioso/20421-estudo-com-lampadas-de-led-parece-contradizer-as-leis-da-termodinamica.htm

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
Re:Estudo com lâmpadas de LED parece contradizer as Leis da Termodinâmica
« Resposta #1 Online: 09 de Março de 2012, 14:25:52 »
Nada de anormal aí.
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline D|V

• Nível 20
  • *
  • Livre pensador
« Resposta #2 Online: 09 de Março de 2012, 14:52:05 »
Eu acho engraçado essas reportagens. Começa de uma forma totalmente sensacionalista, que te fazer pensar "Caramba, que revolução, inventaram um moto-perpétuo", e no último parágrafo eles apresentam a explicação que contradiz a própria manchete "Na verdade, não há qualquer violação da primeira lei da Termodinâmica..." Porque o título então? Só pra chamar a atenção mesmo?

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #3 Online: 09 de Março de 2012, 14:55:58 »
Eu acho engraçado essas reportagens. Começa de uma forma totalmente sensacionalista, que te fazer pensar "Caramba, que revolução, inventaram um moto-perpétuo", e no último parágrafo eles apresentam a explicação que contradiz a própria manchete "Na verdade, não há qualquer violação da primeira lei da Termodinâmica..." Porque o título então? Só pra chamar a atenção mesmo?
A pegadinha está e sempre esteve na sua cabeça.
Estudo com lâmpadas de LED parece contradizer as Leis da Termodinâmica
Parece contradizer e não, contradiz.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline D|V

• Nível 20
  • *
  • Livre pensador
« Resposta #4 Online: 09 de Março de 2012, 14:57:56 »
Confesso que meu cérebro ignorou totalmente a palavra 'parece' na manchete, li "Estudo com lâmpadas LED contradiz a Termodinâmica".
Meu erro nesse caso, mas a crítica continua válida, tendo em vista que já vi muitas manchetes desse tipo (e tenho certeza que não me enganei em todas elas).

Offline Lord_Dracon

• Nível 11
  • *
  • =D
« Resposta #5 Online: 09 de Março de 2012, 15:26:56 »
Pois é, acho que fui "pego" de maneira semelhante ao diegovelloso. Só que o meu entendimento da palavra "parece" foi no sentido "estamos avaliando".
Se eu tivesse tido um pouco mais de atenção eu não teria postado.  :vergonha:

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #6 Online: 09 de Março de 2012, 15:48:57 »
Pois é, acho que fui "pego" de maneira semelhante ao diegovelloso. Só que o meu entendimento da palavra "parece" foi no sentido "estamos avaliando".
Se eu tivesse tido um pouco mais de atenção eu não teria postado.  :vergonha:
Calma, rapaz! A matéria em sí é muito boa! :wink:

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #7 Online: 09 de Março de 2012, 15:51:56 »
Uma possibilidade poderia ser a de criar ambientes refrigerados à base de leds e ainda por cima iluminados!  :umm:

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 09 de Março de 2012, 15:53:02 »
Com potência de nanowatts? Vai sonhando ;P
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Feynman

• Nível 32
  • *
« Resposta #9 Online: 09 de Março de 2012, 16:19:59 »
Pois é, na hora em que conseguirem passar de alguns watts com este efeito de "energia livre", aí sim o negócio vai ficar interessante.   :-)
"Poetas dizem que a Ciência tira toda a beleza das estrelas - meros globos de átomos de gases. Eu também posso ver estrelas em uma noite limpa e sentí-las. Mas eu vejo mais ou menos que eles?" - Richard Feynman

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 09 de Março de 2012, 16:23:17 »
Não dá. É energia térmica, que, a temperatura ambiente, não passa de 2,5 kJ/mol.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Feynman

• Nível 32
  • *
« Resposta #11 Online: 09 de Março de 2012, 16:54:43 »
 :umm:          E se aumentar a área da junção do substrato semicondutor (exceptuando-se, inicialmente, a relação custo-benefício)?
"Poetas dizem que a Ciência tira toda a beleza das estrelas - meros globos de átomos de gases. Eu também posso ver estrelas em uma noite limpa e sentí-las. Mas eu vejo mais ou menos que eles?" - Richard Feynman

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 09 de Março de 2012, 16:56:15 »
Nope. A energia térmica não é suficiente pra produzir luz visível pra iluminação de ambientes.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Feynman

• Nível 32
  • *
« Resposta #13 Online: 09 de Março de 2012, 17:03:09 »
 :(     O jeito é voltar à busca da energia livre.  :D

Offline J Ricardo

• Nível 26
  • *
  • trolling mode
« Resposta #14 Online: 09 de Março de 2012, 17:18:05 »
Isso realmente é um sistema isolado?

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 09 de Março de 2012, 19:33:52 »
Não.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline gogorongon

• Nível 30
  • *
  • Não.
« Resposta #16 Online: 09 de Março de 2012, 22:29:33 »
Talvez fosse útil para sistemas de transmissão ótica de dados.

Offline D|V

• Nível 20
  • *
  • Livre pensador
« Resposta #17 Online: 09 de Março de 2012, 22:33:01 »
Talvez como sistema de resfriamento de circuitos, processadores.

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #18 Online: 10 de Março de 2012, 23:33:32 »
A bestialidade nossa de cada minuto...

EU JÁ ENTENDI! EU JÁ ENTENDI! Já sei que vivo no universo do bullshit, da imbecilidade, da cretinice, do charlatanismo...! Não precisa mais, por favor! CHEGA!!!

O subtítulo lá em cima é um exemplar da possibilidade de se expressar mentira e verdade concomitantemente. É um caso tipo-ilusão: as estruturas/processos informacionais são reais, mas alguma correspondência, não. Coisas assim fazem parte dos processos da mente e estabelecer rigor sobre eles para que não constituam essa duplicidade antagônica é fazer ciência. Para seu Buckaroo Banzai, em especial mas não somente, entender a importância das sutilezas signo-semânticas...

Uma possibilidade poderia ser a de criar ambientes refrigerados à base de leds e ainda por cima iluminados!  :umm:
Você que dizer "aquecidos a base de LED", não? Não é efeito Peltier o que ocorre aí.

Pois é, na hora em que conseguirem passar de alguns watts com este efeito de "energia livre", aí sim o negócio vai ficar interessante.   :-)
Eu já fiz um "experimento"* com uma unidade Peltier que lembra muito esse bullshit (ou que esse bullshit me lembrou...). Acionei-a em efeito Peltier gerando uma diferença de temperatura entre dois dissipadores e depois desliguei a corrente e medi a energia produzida em efeito Seebeck. Consegui quase 0,5W de pico. É bem melhor que LED, inclusive porque a energia que obtenho de volta já é elétrica e dispenso um dispositivo fotovoltáico que seria necessário no caso do LED. Mas não consegui burlar nem a maldita conservação nem a maldida ineficência absoluta. Maldita termodinâmica... estraga-prazeres destruidora de desejos e sonhos...

*Vou considerar que, a esta altura, chamar isto de experimento chega a ser megalomaníaco (ou microlomaníaco?...).

Chamaram LED de lâmpada?!!!* Na mesma frase em que indicam uma função de potência para um dispositivo linear!!!

*Pensando bem, tenho que reconhecer que, em termos prático-populares, será bem inevitável e até conveniente isso.

O que, efetivamente, de "luz" se pode emitir a 69pW?

Isso aqui é uma bullshitada simplesmente extraordinária!
"Em outras palavras, ao observarmos o sistema como um todo — e não apenas a energia que entra e sai —, o que realmente acontece é que, quando a lâmpada se torna mais do que 100% eficiente, ela começa a se resfriar, indicando que, na verdade, ela está roubando energia — na forma de calor — de seu próprio ambiente para convertê-la em luz emitida."
Mas o LED não estaria "roubando energia na forma de calor do ambiente". Como isso depois do próprio autor afirmar que o LED se resfria no processo?!!!!O ambiente é só o sorvedouro. A energia térmica é a que estava acumulada previamente no semicondutor pela corrente mais elevada que circulava anteriormente no CICLO. CICLO porque, quando dizem que o LED "rouba" energia do ambiente, sugerem que o processo seria indefinido enquanto o ambiente "tiver energia para fornecer". Mas só durará, no máximo, até o estado de regímen ou equilíbrio térmico porque é só *a energia que está acumulada no dispositivo e que é consumida enquanto se resfria*. O que pode mesmo ocorrer, considerando que com a elevação da temperatura pela corrente haja uma tendência maior à não recombinação, sendo uma parcela relativa maior da energia liberada apenas termicamente. Quando a corrente diminui, a via de conversão energética por recombinação tende a aumentar e o calor, em vez de simplesmente ser liberado, passa a ser convertido em luz. É o que daria para concluir, em teoria.

Em resumo, no final, eles "salvam" e ao mesmo tempo estragam tudo mais ainda.

Talvez fosse útil para sistemas de transmissão ótica de dados.
Não consigo visualizar qualquer aplicação prática útil nesse sentido. Mas, ao mesmo tempo, não se me sugere de todo como um nonsense total.

Talvez como sistema de resfriamento de circuitos, processadores.
Para aquecimento pode servir.
« Última modificação: 11 de Março de 2012, 00:54:46 por Cientista »

Offline D|V

• Nível 20
  • *
  • Livre pensador
« Resposta #19 Online: 10 de Março de 2012, 23:39:31 »
WTF?

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 11 de Março de 2012, 11:45:04 »
Você se acostuma.

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 11 de Março de 2012, 21:51:28 »
E começa a ignorar...

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #22 Online: 11 de Março de 2012, 23:44:31 »
WTF?

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 12 de Março de 2012, 08:03:40 »
Infelizmente, Cientista, seu estilo de escrita meio pernóstico é cansativo de ler e o tipo de termos que você usa faz levantar a bandeirinha de "lá vem bullshit" de muitos, o que realmente desanima quem tenta ler seus posts, mesmo que não sejam bullshit.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #24 Online: 13 de Março de 2012, 01:11:45 »
O WTF? Não, não foi por isso não... Isto deveria ser óbvio, mas como sou tão perspicaz não conto mais com tanto assim. Foi uma boa porção da mesma ironia (talvez com uma pitadinha sem relevância disso) de sempre pela "ignoração" a mim. É cômico ver alguém profundamente incomodado falando em ignorar e distribuindo comentários paralelos sempre que sente uma oportunidade. Não sabe o que é ignorar, nem pode, no caso. Confundiram-me com alguma coisa que não sou e estão perplexos até hoje. Isso acontece com indivíduos realmente arrogantes acostumados com a grande matilha, estando só um pouquinho acima dela, quando encontram um bicho diferente pela frente. A experiência tem sido de algum proveito, de uma forma ou de outra.

Eu quero ser ignorado, mas fracasso demais na tarefa. E não tenho qualquer esperança de que entendam que quem não está dando a mínima sou eu.

Se meus textos parecem exigir uma cifra ou são simplesmente intragáveis, que ótimo! Pelo menos nisto tenho alcançado mais sucesso. É minha peneira. Já disse, vou repetir: não passo aqui para aprender; não passo aqui para ensinar; não estou em busca de atenção; não estou me preocupando se acreditam ou não; podem, por obséquio, me ignorar, mas ignorem mesmo, por favor, de modo que respostas como esta nem me sejam mais induzidas.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!