A bestialidade nossa de cada minuto...
EU JÁ ENTENDI! EU JÁ ENTENDI! Já sei que vivo no universo do bullshit, da imbecilidade, da cretinice, do charlatanismo...! Não precisa mais, por favor! CHEGA!!!
O subtítulo lá em cima é um exemplar da possibilidade de se expressar mentira e verdade concomitantemente. É um caso tipo-ilusão: as estruturas/processos informacionais são reais, mas alguma correspondência, não. Coisas assim fazem parte dos processos da mente e estabelecer rigor sobre eles para que não constituam essa duplicidade antagônica é fazer ciência. Para seu Buckaroo Banzai, em especial mas não somente, entender a importância das sutilezas signo-semânticas...
Uma possibilidade poderia ser a de criar ambientes refrigerados à base de leds e ainda por cima iluminados!
Você que dizer "aquecidos a base de LED", não? Não é efeito Peltier o que ocorre aí.
Pois é, na hora em que conseguirem passar de alguns watts com este efeito de "energia livre", aí sim o negócio vai ficar interessante.
Eu já fiz um "experimento"* com uma unidade Peltier que lembra muito esse bullshit (ou que esse bullshit me lembrou...). Acionei-a em efeito Peltier gerando uma diferença de temperatura entre dois dissipadores e depois desliguei a corrente e medi a energia produzida em efeito Seebeck. Consegui quase 0,5W de pico. É bem melhor que LED, inclusive porque a energia que obtenho de volta já é elétrica e dispenso um dispositivo fotovoltáico que seria necessário no caso do LED. Mas não consegui burlar nem a maldita conservação nem a maldida ineficência absoluta. Maldita termodinâmica... estraga-prazeres destruidora de desejos e sonhos...
*Vou considerar que, a esta altura, chamar isto de experimento chega a ser megalomaníaco (ou microlomaníaco?...).
Chamaram LED de lâmpada?!!!* Na mesma frase em que indicam uma função de potência para um dispositivo linear!!!
*Pensando bem, tenho que reconhecer que, em termos prático-populares, será bem inevitável e até conveniente isso.
O que, efetivamente, de "luz" se pode emitir a 69pW?
Isso aqui é uma bullshitada simplesmente extraordinária!
"Em outras palavras, ao observarmos o sistema como um todo — e não apenas a energia que entra e sai —, o que realmente acontece é que, quando a lâmpada se torna mais do que 100% eficiente, ela começa a se resfriar, indicando que, na verdade, ela está roubando energia — na forma de calor — de seu próprio ambiente para convertê-la em luz emitida."
Mas o LED não estaria "roubando energia na forma de calor do ambiente". Como isso depois do próprio autor afirmar que o LED se resfria no processo?!!!!O ambiente é só o sorvedouro. A energia térmica é a que estava acumulada previamente no semicondutor pela corrente mais elevada que circulava anteriormente no CICLO. CICLO porque, quando dizem que o LED "rouba" energia do ambiente, sugerem que o processo seria indefinido enquanto o ambiente "tiver energia para fornecer". Mas só durará, no máximo, até o estado de regímen ou equilíbrio térmico porque é só *a energia que está acumulada no dispositivo e que é consumida enquanto se resfria*. O que pode mesmo ocorrer, considerando que com a elevação da temperatura pela corrente haja uma tendência maior à não recombinação, sendo uma parcela relativa maior da energia liberada apenas termicamente. Quando a corrente diminui, a via de conversão energética por recombinação tende a aumentar e o calor, em vez de simplesmente ser liberado, passa a ser convertido em luz. É o que daria para concluir, em teoria.
Em resumo, no final, eles "salvam" e ao mesmo tempo estragam tudo mais ainda.
Talvez fosse útil para sistemas de transmissão ótica de dados.
Não consigo visualizar qualquer aplicação prática útil nesse sentido. Mas, ao mesmo tempo, não se me sugere de todo como um nonsense total.
Talvez como sistema de resfriamento de circuitos, processadores.
Para aquecimento pode servir.