Autor Tópico: Qual a probabilidade de um meteoro de 300 a 2000 m atingir a Terra este ano ?  (Lida 1353 vezes)

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
Qual a probabilidade de um meteoro de comprimento de aproximadamente:

a) 300 a 400 m  atingir a Terra este ano ?

b) 500  a 600 m atingir a Terra este ano ?

c) 600  a 700 m atingir a Terra este ano ?

d) 700  a 800 m atingir a Terra este ano ?

e) 800  a 900 m atingir a Terra este ano ?

f) 900  a 1000 m   atingir a Terra este ano ?

g) E de aproximadamente 1100 , 1200, 1300, 1400, 1500 , 1600 , 1700, 1800 , 1900 e 2000 m ?

E com quais freqüencias os meteoros dos tamanhos citados atingem a Terra ?  :?:

.
« Última modificação: 11 de Março de 2012, 19:03:41 por JJ »

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
Re:Qual a probabilidade de um meteoro de 300 a 2000 m atingir a Terra este ano ?
« Resposta #1 Online: 12 de Março de 2012, 09:06:10 »
Tem algum estatístico no fórum para responder a pergunta? Eu arriscaria, vendo essa reportagem, que aas chances de qualquer asteróide colidir com a terra nesse ano, onde nem sequer algum astrônomo detectou, é de uma em muitos milhões, se você colocar variantes de tamanho então...

Offline D|V

• Nível 20
  • *
  • Livre pensador
Re:Qual a probabilidade de um meteoro de 300 a 2000 m atingir a Terra este ano ?
« Resposta #2 Online: 12 de Março de 2012, 09:13:01 »
Eu acho que o tamanho não influencia em nada, e sim a trajetória dele. Se um meteoro de 100 metros de diâmetro estiver vindo numa trajetória tal que suas chances calculadas de atingir a Terra sejam grandes, beirando os 100%, tem obviamente maior probabilidade do que um de 10 quilômetros de diâmetro que esteja com sua trajetória apontando pra centenas de milhões de quilômetros de distância da Terra.

O tamanho do corpo não influencia no quão perto ele vai passar do planeta.

Mas não sei, é apenas minha opinião.

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 12 de Março de 2012, 12:12:30 »
Eu acho que o tamanho não influencia em nada, e sim a trajetória dele. Se um meteoro de 100 metros de diâmetro estiver vindo numa trajetória tal que suas chances calculadas de atingir a Terra sejam grandes, beirando os 100%, tem obviamente maior probabilidade do que um de 10 quilômetros de diâmetro que esteja com sua trajetória apontando pra centenas de milhões de quilômetros de distância da Terra.

O tamanho do corpo não influencia no quão perto ele vai passar do planeta.

Mas não sei, é apenas minha opinião.

diegovelloso,

O tamanho , a princípio, realmente não influencia no quão perto ele vai passar do planeta,  mas o tamanho tem a ver com a quantidade de meteoros  que  existem e que estão estão  se delocando no sistema solar (e em órbitas que cruzam a órbita da Terra).  Quanto menor o tamanho  maior a quantidade, e o inverso quanto menor o tamanho, maior a quantidade de meteoros (e de meteoritos)  se deslocando no sistema solar .     E quanto maior a quantidade , maior a probabilidade de que um deles se choque com a Terra.

« Última modificação: 12 de Março de 2012, 12:48:34 por JJ »

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 12 de Março de 2012, 12:44:12 »
Tem algum estatístico no fórum para responder a pergunta? Eu arriscaria, vendo essa reportagem, que aas chances de qualquer asteróide colidir com a terra nesse ano, onde nem sequer algum astrônomo detectou, é de uma em muitos milhões, se você colocar variantes de tamanho então...

juca,

Estima-se que os meteoros com comprimento  na faixa  de centenas de metros existem aos milhões no sistema solar ,  e pouquíssimos destes  tem suas órbitas conhecidas, muitos  cruzam a órbita da Terra sem que tenham sido detectados. Em alguns casos já ocorreu de só serem detectados após terem cruzado a órbita da Terra, e isto a  uma distância menor do que a da Lua  (< 384.000 km ).

Meteoros na faixa  de centenas de metros  só podem ser avistados a uma distância apenas razoável (provavelmente a poucos meses de cruzar a órbita ou  mesmo de impactar na Terra ) , com o uso de grandes telescópios,  e isto se este estiver por acaso direcionado para a região onde está o meteoro. 

Quanto a freqüencia, para se ter uma idéia eu já vi a informação de que um corpo em torno de  ~ 50 m colide com a Terra em média a cada 100 anos.  Como foi o caso de Tugunska em 1908.

Já para os grandes  com tamanho em torno de 10 Km ( semelhante ao do impacto KT ) , as  estimativa de freqüencias de impactos  variam muito e vão desde um a cada 1.000.000  de anos  até  um impacto a cada 100.000.000 de anos,  já um de 2,5 Km,  como  o de Manson , a estimativa que li foi a de um impacto a cada milhão de anos.   

.

« Última modificação: 12 de Março de 2012, 12:54:16 por JJ »

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 12 de Março de 2012, 12:59:44 »
Aqui nesta página, temos o exemplo de um que passou a 325.000 km da terra em novembro passado:

Não é filme de ficção científica, mas um asteróide de 400 metros de diâmetro passará mesmo próximo do nosso planeta no dia 08 de novembro. Felizmente não há risco de colisão.

Em Abril do ano passado (2010) o grande radiotelescópio de Arecibo, situado em Porto Rico adquiriu imagens precisas do asteróide 2005 YU55 e desta maneira foi possível calcular sua órbita, descartando qualquer chance de impacto deste objeto com a Terra nos próximos 100 anos.

A partir das 21:30 do dia 08 de novembro de 2011 o asteróide fará sua passagem há uma distância aproximada de 325.000 Km da Terra, cortando assim a órbita da Lua, que está situada a uma distância média de 384.000 Km.
Por se tratar de um objeto relativamente pequeno no universo astronômico, não será possível a visualização à olho nú. Todos os corpos celestes possuem um brilho chamado de magnitude, e quanto maior este brilho, menor o valor. A magnitude prevista para o asteróide 2005 YU55 é 11, enquanto que enxergamos no máximo objetos com magnitude 6. A Lua cheia apresenta uma magnitude de -12,6.

Grandes telescópios de várias partes do mundo irão monitorar a passagem do asteróide, coletando informações de grande valor científico para a constante pesquisa sobre a origem do universo.

Em Santa Maria, se as condições climáticas permitirem o fenômeno será observado por Fabricio Colvero, proprietário do site www,colvero.com, com o maior telescópio da região central do estado, construído em 2003 para observação de Marte, quando ocorreu a aproximação do Planeta com a Terra.

http://www.colvero.com/news/2k11/07112011/index.htm

Offline Feynman

• Nível 32
  • *
« Resposta #6 Online: 12 de Março de 2012, 20:19:22 »
A probabilidade, em todos os casos, é de 50%: ou atingem, ou não.
"Poetas dizem que a Ciência tira toda a beleza das estrelas - meros globos de átomos de gases. Eu também posso ver estrelas em uma noite limpa e sentí-las. Mas eu vejo mais ou menos que eles?" - Richard Feynman

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #7 Online: 12 de Março de 2012, 21:08:50 »
Se tiver em rota de colisão né?

É bem raro um asteroide grande atingir o nosso planeta, casos assim acontecem em milhões de anos, o espaço é muito grande, é difícil escapar (gravitacionalmente) de Júpiter, ainda tem que desviar da lua, e aí sim cair aqui...
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 12 de Março de 2012, 22:09:58 »
A probabilidade, em todos os casos, é de 50%: ou atingem, ou não.

:histeria:
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #9 Online: 12 de Março de 2012, 23:06:59 »
Para 2012 a probabilidade é zero. Porque profecias de apocalipse holywoodianas nunca se realizam.

O mesmo vale para as Testemunhas de Jeová.

Offline Price

• Nível 37
  • *
  • Manjo das putarias
« Resposta #10 Online: 12 de Março de 2012, 23:19:42 »
O meteoro pode ser de algum modo atraído pela Terra, se passar "perto"?
Se sim, o tamanho dele influencia?
Se você aceitar algumas colocações minhas...
A única e verdadeira razão de eu fazer este comentário em resposta é deixar absolutamente claro que NÃO ACEITO "colocações" suas nem de quem quer que seja.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #11 Online: 12 de Março de 2012, 23:45:04 »
Pela teoria do caos, se você espirrar hoje a meia noite e 15, num período posterior mínimo de tempo poderão eventos aparentemente desconexos gerar um efeito cascata tão inadvertido quanto complexo, coroado com sua possível colisão em cheio(ângulo de 90 graus) com a terra em 17 dias!
Até onde eu sei eu não sei.

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 13 de Março de 2012, 08:12:02 »
Se tiver em rota de colisão né?

É bem raro um asteroide grande atingir o nosso planeta, casos assim acontecem em milhões de anos, o espaço é muito grande, é difícil escapar (gravitacionalmente) de Júpiter, ainda tem que desviar da lua, e aí sim cair aqui...

Fabi,

No caso de meteoros  como o de Manson,  que calcula-se tinha 2,5 Km , a estimativa é de um impacto a cada milhão de anos ( mas estas estimativas  tem grande margem de erro) ,  pois a quantidade de  meteoros com 2,5 km é pequena se comparada com a quantidade de asteroides de 400 m ,  mas a medida que o tamanho dos  meteoros diminui , temos uma maior quantidade deles vagando no sistema solar e muitos cruzando a órbita da Terra. De modo  que o impacto de um meteoro de 400 m , 500 m  não é tão raro como o de um de 2,5 km ou maior.
Acredito que nestes casos os intervalos médios já sejam de poucos milhares de anos (mas é apenas um chute de minha parte , eu ainda não vi estimativas  de impactos para estes casos ).

.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!